Tempo de leitura: 7 minutos

Wenceslau Júnior iniciou a carreira política no final dos anos 80, como integrante do movimento estudantil. Foi dirigente do DCE da Uesc e da União da Juventude Socialista. Aos 40 anos, o membro do PCdoB já está em seu terceiro mandato na Câmara de Itabuna e é um dos pré-candidatos do partidão a deputado estadual.

Num bate-papo com o Pimenta, o vereador analisa as possibilidades de vir a ser o primeiro comunista a representar o sul da Bahia na Assembleia Legislativa. Ele também analisa as mudanças sofridas pelo PCdoB para se manter no jogo político e comenta sobre a postura maleável que adotou no relacionamento com o governo Azevedo.

Segundo o entrevistado, o prefeito de Itabuna é melhor do que seu antecessor no quesito diálogo, mas deixa a desejar quando o assunto é a gestão do município. O vereador observa ainda que Itabuna e região estão prestes a receber um volumoso pacote de investimentos, mas o governo está “dormindo”.

Confira os principais trechos da conversa:

Você tem uma relação próxima com o governo do DEM e recentemente o jornalista Eduardo Anunciação afirmou que você tem cargos no governo. Isso é verdade?
Assim que surgiu essa notícia, eu liguei para o jornalista Eduardo Anunciação, que é uma pessoa a que eu respeito muito, e disse que a fonte dele era furada e mentirosa. Eu aceito qualquer tipo de crítica, desde que tenha fundamento. Disse a ele, e repeti no plenário, que rasgaria meu diploma de vereador e renunciaria ao mandato se aparecesse qualquer pessoa indicada por mim para trabalhar na Prefeitura de Itabuna.

Mas você tem um bom relacionamento com o governo…
Não tenho nenhum cargo e tenho independência. As pessoas estão acostumadas a um tratamento hostil quando se está em partidos opostos, mas eu costumo dizer que Lula e o governador Jaques Wagner mudaram essa história ao propor uma relação chamada republicana. Durante a campanha eleitoral, você se posiciona e apresenta seus projetos à população e pós-eleição a gente tem que buscar não só fazer as críticas à gestão da qual discordamos do ponto de vista ideológico, mas também procurar dar algum tipo de contribuição à população que nos elegeu.

Como assim?
 Quero dizer que eu tenho a independência suficiente para fazer os embates que considerar justos e necessários e, ao mesmo tempo, condição de ajudar a cidade de Itabuna, não o prefeito Azevedo. Em todos os embates ocorridos na Câmara de Vereadores durante a atual gestão, eu estive do lado da oposição, como foi no episódio da nomeação da Juliana Burgos (procuradora do município), na luta pela convocação dos concursados, na luta pela redução do número de parcelas nos convênios para aquisição da patrulha mecânica, na luta contra a política nefasta da Emasa contra os consumidores, que é uma política de espoliação, combinada com a prestação de um serviço de péssima qualidade, assim como denunciei e continuo denunciando as mazelas do serviço de saúde de Itabuna. Tenho uma posição de tranquilidade e muita independência.

O que mudou no Wenceslau vereador do período em que o prefeito era Fernando Gomes, na comparação com o atual mandato?
O tratamento que o prefeito Fernando Gomes tinha com a Câmara de Vereadores, sem nenhum tipo de resposta nem diálogo, isso criou uma intransigência do ponto de vista da relação entre os dois poderes. Hoje a gente pode dizer que há uma mudança. O governo tem seus equívocos, mas está aberto ao diálogo e há um respeito maior.

Em todos os embates ocorridos na Câmara de Vereadores durante a atual gestão, eu estive do lado da oposição.

 

O atual governo é melhor que o anterior?
 Do ponto de vista da relação e do diálogo, com certeza.

E do ponto de vista da gestão?
Aí o governo deixa muito a desejar. É um governo que não conseguiu se organizar, se planejar para preparar a cidade. Já falei diretamente ao prefeito em algumas oportunidades que Itabuna precisa se preparar para o que está vindo aí. Não estão se dando conta, ainda estão dormindo. Itabuna, Ilhéus e região vão receber milhares de pessoas nos próximos cinco, dez anos, em razão dos investimentos.  Diga-se de passagem que pela primeira vez em trinta anos, governo federal e governo estadual se unem na região, que esteve esse tempo todo abandonada pelo carlismo e pelos governos neoliberais de Fernando Henrique e outros presidentes que antecederam a Lula. A região vai entrar num processo de ebulição econômica, com mais de R$ 25 bilhões em investimentos, e as cidades não estão se planejando para isso, infelizmente.

Os prefeitos alegam falta de recursos para gerir os municípios. Como você vê esse argumento?
Essa é uma realidade, mas não apenas nos municípios. O próprio governo federal e o governo Wagner em determinado momento enfrentaram dificuldades em razão da queda na arrecadação. Os municípios também sofreram e vêm sofrendo, porque não houve ainda a recuperação da arrecadação. Creio que isso deva melhorar até o final desse ano e em 2011. Mas é nessa situação que as pessoas que estão à frente das prefeituras devem demonstrar capacidade de gerenciamento. Se você tem menos recursos, você deve enxugar mais em determinadas áreas, precisa planejar melhor e otimizar os recursos, que são escassos. É uma vergonha Itabuna estar até hoje em situação irregular no Cauc (Cadastro Único de Convênios o Governo Federal) devido a problemas de gestões anteriores, e não sei por que razão, o governo não entra com uma medida judicial. Não sei se é por algum pacto com Fernando Gomes, que não entra com uma ação contra esse ex-gestor, responsabilizando-o e limpando o nome do município, que perde investimentos devido à inadimplência.

Quanto o município tem perdido?
Para você ter uma ideia, eu consegui viabilizar um convênio para o projeto Segundo Tempo em Itabuna, para atender 2.500 crianças e adolescentes. Na hora de assinar o convênio, cadê as certidões negativas? Não tinha, e infelizmente a Secretaria de Esporte perdeu a oportunidade de trazer um investimento como esse, sobretudo num momento de crise da violência entre os jovens. Itabuna foi apontada como uma das cidades com maior vulnerabilidade juvenil à violência.

Não podemos esquecer que o PCdoB correu o risco de desaparecer.

 

Como você analisa que em meio a toda essa crise a Prefeitura gaste quase meio milhão de reais na contratação de artistas caros para comemorar o centenário do município?
Cada governo tem a sua concepção e uma das razões para eu não indicar pessoas para compor esse governo é essa forma que o prefeito tem de gerir a cidade . Quando assumiu a gestão, Azevedo fez um carnaval em plena crise de dengue, que matou pessoas em Itabuna. Um governo que tem responsabilidade deveria suspender a festa e investir os recursos que seriam gastos nela para atacar o problema da dengue. Em seguida, ele quis organizar um São João, o que não ocorreu graças às reações do Ministério Público e da Câmara de Vereadores. Agora, se fala em crise, mas se investe uma quantidade razoável de recursos para comemorar o centenário. Poderia realizar atividades mais culturais, de resgate da memória. Está chegando o centenário e Itabuna não tem um museu, não tem nada que resgate a memória da construção dessa cidade.

Mas o governo quer festa.
Tem muita coisa mais importante do que fazer festa. Comemoração a gente faz quando se está bem, com saúde, mas a cidade em crise, com várias dificuldades, eu não vejo muita coisa para se comemorar.

A Câmara de Vereadores pretende se posicionar com relação a isso?
Eu penso em convocar a comissão organizadora para ir até a Câmara de Vereadores, até porque não se tem muita publicidade acerca do que vai ser feito. Queremos que eles apresentem a programação, para que possamos sugerir, ajudar de alguma forma a melhorar a imagem de Itabuna.

A atual composição da Câmara é melhor que a anterior?
Na verdade, cada composição do legislativo tem as suas características. Hoje nós temos jovens vereadores que estão iniciando o mandato e já se destacando em algumas ações, como a defesa dos direitos do consumidor, apresentação de projetos, articulação com as associações de moradores. Vejo que efetivamente a Câmara vem tendo um desempenho razoável. Claro que nós perdemos quadros como Luís Sena, Acilino, Edson Dantas, César Brandão e outros que acabaram deixando de estar presentes na legislatura, mas há novos vereadores que estão dando o seu recado.

O PCdoB se abriu a políticos de diversas origens, inclusive provenientes da direita. O que mudou nos comunistas?
O nosso partido tem essa tradição de ser um partido de militância, que busca a formação ideológica de seus militantes, mas nós estamos vivendo um período diferenciado. Em 1985, o PCdoB retornou à legalidade; em 1988, foi promulgada a nova Constituição Federal… E de lá para cá o Brasil vem vivendo um processo constante de ampliação do espaço democrático. O partido tomou essa decisão de se abrir mais, desde que as pessoas que vierem tenham ficha limpa. Aqueles que se adequarem à linha partidária vão permanecer e outros, até mesmo que se elegeram, podem não continuar, caso haja incompatibilidade da forma de gestão com as ideias que o partido defende. Não podemos esquecer que o PCdoB correu o risco de desaparecer, de se encolher a ponto de não participar do jogo atual da política. 

O senhor acredita que o PCdoB poderá eleger de três a quatro deputados estaduais. Como ficam suas expectativas de eleição nesse contexto?
Eu acho que aqui no sul da Bahia é a primeira vez que nós vislumbramos uma possibilidade concreta de eleição. Sempre tivemos candidaturas, desde 1994. Até 2002, nós disputamos num campo adverso, pois o carlismo controlava o Estado. Era uma situação desfavorável. Em 2006, a gente consolida o projeto Lula, vira o quadro na Bahia e o PCdoB cresce. Aqui na região sul, nós temos quatro prefeituras dirigidas pelo PCdoB, temos três vice-prefeitos, uns 35 vereadores. E o partido fez todo esse avanço na área institucional sem descuidar da sua marca principal, que é o movimento social. Consolidamos a CTB, retomamos a luta e a organização da juventude, com a UJS no movimento estudantil universitário, estamos buscando retomar a organização do movimento estudantil secundarista e estamos presentes no movimento sindical. Temos, além disso,  conseguido apoios fora do PCdoB, fazendo as alianças políticas necessárias para colocar nossa pré-candidatura num patamar de viabilidade. Estamos amealhando apoios fora do sul da Bahia, de modo que com certeza dessa vez o PCdoB tem uma chance muito grande de ter um deputado do sul da Bahia na Assembleia Legislativa.

18 respostas

  1. Eu admiro muito o Wenceslau, creio que ele seja uma das novas lideranças, que tem tudo para crescer politicamente, colocar o nome dele na história, de forma positiva, mas como não existe um bom sem defeitos, aí vão algumas críticas, que julgo tempestivas, relevantes e construtivas, a saber:

    1 – Ele, assim como o Partido, não deveria ter feito alianças com o GS e outros bichos (em hipótese alguma), pois se assim fosse, o partido dele continuaria sem máculas. Para que isto fosse possível, o Luiz Sena teria que ter saído candidato a Prefeito – não a vice – sozinho, mesmo que perdesse (vejam o que aconteceu: Ele se juntou com quem não presta e acabou perdendo de qualquer forma). O Lula é o maior exemplo de perseverança, pois perdeu algumas vezes antes de ser Presidente (hoje, infelizmente, faz alianças com Deus e com o Diabo. Terminou perdendo a identidade. Foi se juntar até com o PMDB);

    2 – Não adianta fazer oposição sistemática. Oposição por oposição. Demonstração de flexibilidade política, sem envolvimento, é sinal de evolução, de crescimento, de inteligência;

    3 – Se ele faz parte de um bloco que apóia o atual governo, deveriam, desde o início, ter trazido obras e realizações para cá, fazendo uma espécie de paralelismo ao governo municipal, ao invés de entrar no jogo do GS que, ao invés de contribuir, simplesmente bloqueia tudo que é destinado a Itabuna, por puro capricho pessoal (e ainda tem coragem de criticar os métodos antiquados utilizados pelo ACM durante toda sua vida política). Resultado: O tiro sempre acaba saindo pela culatra (qando pensam que vão ganhar uma eleição – Pau – derrota);

    Hoje a cidade de Itabuna, a nossa região, já tem espaço bastante e suficiente para abrigar mais de sois grupos políticos.

    Muitos políticos ainda precisam aprender que, muitas vezes, mais vale uma derrota com dignidade que se juntar com os “maníacos sexuais da política”, visando apenas a continuidade no poder, a qualquer custo. Quem é bom pode até perder, mas acaba retornando à liderança mais forte ainda, de cabeça erguida, irrefutavelmente reconhecido, …!!!

    Temos que acabar com a diarquia de Fernando e Geraldo, que foi, e continua sendo, muito nociva à cidade. Um até que fez alguma coisa, mas cobrou um preço muito alto à população. O outro, não fez absolutamente nada, …!!!

    Tomara que ele, por ser uma liderança nova, pense de forma diferente, ou pelo menos que tenha capacidade de evoluir, ao contrário de muitos outros – depreciados por obsolescência – que ainda insistem em continuar na vida política local, infelizmente, …!!!

    Wenceslau: Pense, evolua, vá em frente, deixe de lado as más companhias, siga o teu caminho…!!!

  2. Sérgio Oliveira

    Nao concordo com voce quando diz que o PC do B se suje quando se hunte a GS pois Azevedo sempre foi do ninho de Fernando Gomes e foi bem votado!!!

    Outra: Se SENA fosse candidato a prefeito perdia do mesmo jeito pois os votos dele e de Juçara iriam se dividir e os Fernandistas em peso votariam em Azevedo…

    Espero que em 2012 Se Geraldo nao sair candidato que seja SENA o cabeça da chapa e Juçara vice, temos que nos unir para que o DEM nao se perpetue na prefeitura!!!

  3. Todos sabem da competência, inteligência e simpatia do vereador e possívelmente deputado Wenceslau.Porém não acho que o mesmo tem a capacidade de fazer uma análise crítica ao governo municipal, pois o partido que ele representa, que hoje tem identidade e reconehcimento, graças a atuação de Davidson Magalhães, Haroldo Lima e todo pessoal de apoio, que são fiéis e verdadeiros,teve a chance de governar a cidade de Itabuna, com Luís Sena, vereador várias vezes, sempre acessível, sempre simpático, sempre simples.
    Então..Wenceslau e seu partido tiveram a chance de dar continuidade a toda ideologia, procedimento e diretrizes, escritas no “papel” , e fizeram alianças, “anéis” e “dedos”….desistindo de por em prática tudo aquilo que é a “solução”.
    Não faço parte do PC do B, mas reconheço que este partido tem muitas pessoas benéficas não só a itabuna, mas a toda nação, e Wenceslau é bom nome, um bom homem, tem seus defeitos , mas uma grande virtude, mesmo sendo uma autoridade está sempre perto do povo, assim pode ver e sentir os sabores, sofrimento, odores e carência.
    Por fim não se pode analisar críticamene aquilo que se teve a chance de interferir para melhorar.

  4. conheço o vereador desde a epoca da UESC, onde ele profissionalmente perdia matérias para demorar na instituição publica gastando o dinheiro do contribuinte para fazer politica .Será que isso é etico, ocupar a vaga de quem realmente necesita estudar? com a palavra o vereador do “povo”.

  5. Sou uma new eleitora do itabunense Wenceslau ele novo bem jovem mas com ideias maduras é equilibrado centrado… vejo uns coroas que deveria ter mais coerencia, vovô na vida e na politica e faz umas burradas na politica chega a ser ridiculo.. Wenceslau promete !!!!!! e será o maior lider politico de Itabuna e região. Vai desmontar essas velharias ridiculas e tb esses noviços com ideias de girico… tão velhas quanto as ratazanas da politica de Itabuna e região os velhos politico . Tou contigo Wenceslau nunca votei em vc mas agora já estamos nesse seu novo salto na politica….eu com toda a minha familia!!!!!!!!

    dá-lhe Weeeeeeeeeecesssssssssslauuuuuuuuuuuuu

  6. Respondendo ao Sr. Júnior:

    Eu também não concordo com a tua análise, mas eu respeito, …!!!

    Eis algumas das razões pelas quais eu não concordo:

    Sinceramente, se for feita uma dobradinha “puro sangue” entre o Wenceslau e o Sena, no futuro, ainda será um caso a se pensar, “palatável” politicamente, mas o que você está propondo é completamente fora de lógica, inaceitável, com toda a probabilidade de sofrer nova derrota acachapante, tal qual a ocorrida nas últims eleições, …!!!

    Tanto o Sena quanto o Wenceslau, de uma forma ou de outra, já fizeram algo enquanto Vereadores – têm uma história, um caminho traçado, uma trajetória política – mas o outro nome, o da candidata derrotada nas eleições passadas, para Prefeito de Itabuna, a única “credencial” que tem é ser esposa do GS, assim como ter sido Secretária municipal – nomeada por ele próprio – no Governo dele mesmo, sendo que hoje tal nomeação se configuraria em prática de nepotismo, mais nada, …!!!

    O que é isso, cara?! Vamos devagar com o andor que o santo é de barro. Vamos separar o joio do trigo, …!!!

    Se a candidata que tu queres para vice do Wenceslau tivesse começado a vida política como o Sena e o próprio Wenceslau começaram, primeiro representando uma categoria (bancários e estudantes, respectivamente), depois como Vereadors, fazendo um trabalho para ficarem conhecidos e reconhecidos perante a comunidade, prestando algum tipo de serviço – tudo bem – mas cair de paraquedas na política, mediante uma candidatura imposta, …, o povo (dos analfas aos doutos) simplesmente não aceita mais esse tipo de coisa, …!!!

    Ninguém começa uma construção pelo telhado, pois a mesma corre sério risco de desabar (por falta de base), exatamente como ocorreu com a candidatura dela, …!!!

    Por isso mesmo, cara: PENSE, …!!!

  7. Hoje tanto quanto em tempos atrás, muitas pessoas anônimas e sem nenhum serviço prestado à sociedade local, fizeram ou fazem “carreira” política apenas porque foram apresentadas por algúem influente. O próprio FG, dizem, vaquejava na fazenda do sogro e de lá saiu para trabalhar com o prefeito que simpatizou com ele e candidatou-o à prefeitura de Itabuna de onde ele só saiu para sucessivos saltos de sucesso.

    Quem tinha ouvido falar de Sérgio Oliveira vereador que o pai assim o quis? Quem era um tal ACM Neto, vulgo grampinho; ACM Júnior, senador da República? Que relevância tiveram e tem essas pessoas nos cargos que ocupam?

    Recentemente o sr. Marcos Gomes e a sra. Luciana Reis, pessoas perversas ou pervertidas e sem nenhum serviço prestado às comunidades – algum deles tendo prestado “serviços” hediondos -, aproveitando que seus pais eram os mandatários nos municípios de Ilhéus e Itabuna, respectivamente, foram com toda sede ao pote, pleiteiando vaga na Assembleia Legislativa, financiados por desvios de verbas públicas e com o apoio do próprio povo, que parece desprovido de auto-estima ou amor-próprio.

    Este imenso preâmbulo é para lembrar a todos nós, o quanto ainda somos preconceituosos, quando se trata de reconhecer o valor da pessoa que segue os princípios de uma sociedade que se quer igualitária, lembrando também, que ninguém é perfeito. Quero ressaltar aqui que somente citei nomes reiteradas vezes citados na imprensa local e até nacional, seja por improbidade, crimes de morte, ou omissão.

    Na condição de cidadã ativa nesta sociedade, afirmo e confirmo meu apoio ao vereador Wenceslau Júnior pela primeira vez. Apesar de admiradora da sigla, sempre votei em outra, porque herdei de meu pai a defesa do proletariado, mas agora, estou conversando com minha família que este ano recebe novos eleitores, para que Wenceslau seja nosso representante aqui e alhures; se não for ele quem o será? Como bem disse o próprio, Itabuna jamais recebeu apoio de um governante majoritário como recebe, desde quando o presidente LULA o governador Wagner estão nos postos – lembrando que eles não são dos tempos áureos do cacau -, por isto deve se preparar para receber mais investimentos e multiplicá-los.

    Quando o Pimenta aborda questões políticas, muita gente acorre com ironias, améns, deprecações e outras coisas mais, esquecendo de que política é coisa séria por nós, por nossos filhos, por aqueles que virão e dependem de nossos encaminhamentos políticos. Todos os que escrevem neste blog, precisam ter consciência disso, e não ficar servindo de testa de ferro de políticos omissos, incompetentes, cujas companhias falsas são beneficiadas por nossas escolhas e nossos impostos. Avante Wenceslau, estamos com você!

  8. Sérgio Oliveira

    Eu tbem nao concordei com a indicação de Juçara para prefeita porem votei nela por nao ter pra onde correr pois nao gosto tbem nem do cap. fabio nem o cap. azevedo…So votei mesmo pra nao ver fernando gomes sair vitorioso daki elegendo alguem do seu grupo!!!

    Em 2012 se for esse mesmo quadro eleitoral pretendo anular meu voto so votaria no PT se o candidato fosse Geraldo!!!

  9. Sérgio Oliveira

    E se for por experiencia politica o unico que tinha ali era o Cap. Fabio mas nao gosto dele acho muito metido meio estilo tucano sei la..

  10. Zelão diz: -Já que não pode mais “comer criançinha”…
    … Que resgate a dignidade perdida!

    Os argumentos do vereador e candidato a deputado, Wenceslau Júnior, não convence a ninguém e duvido muito que ele mesmo acredite serem verdadeiros.

    O que acontece é que Wenceslau e o PCdoB, aliados e subordinados do PT, foram deixados de lado. Aqui na região, onde o PT tem; em Geraldo Simões, a sua principal liderança, o apoio, presumivelmente, deveria ser dado a Wenceslau. No entanto os nomes anunciados por Geraldo são os do capitão Fábio e de J. Carlos. Só restando a Wenceslau, fazer parte da “rodinha de apoio” do “capitão prefeito.”

    Quem sempre conheceu a forma aguerrida do PCdoB em fazer oposição, nota de logo, que a atuação “amigável” de Wenceslau, em relação ao governo do capitão é no mínimo suspeita. Se não é verdadeira a afirmação de Eduardo Anunciação, de que Wenceslau tem indicados seus no governo, é inegável as “boas relações” entre os dois, que tem gerado ciúmes, até mesmo entre os vereadores assumidamente da bancada do prefeito.

    Torço sinceramente para que Wenceslau consiga se eleger e, que principalmente, o PCdoB, que ficou de fora da majoritária do PT na Bahia, tenha aprendido a lição e doravante resgate a dignidade política de um partido de tradição histórica, hoje submetido à condição de “apêndice do PT.”

  11. PODEM FALAR,PODEM ESCREVER,PODEM GRITAR E CHORAR.O MEU VOTO É DESSE CARA.NUNCA VOTEI NO CANDIDATO DA MINHA CIDADE.ESSA É A PRIMEIRA VEZ.”DU BATISTA”QUANTOS JÁ FALARÃO COM SERIEDADE PARA VOCÊ,E VOCÊ ACREDITOU?.E DEPOIS LHE DECEPSIONOU.QUER ALGUNS EXEMPLOS.FERNADO COLLO,ARRUDA,ACM,VALDIR PIRES,MALUF E OUTROS QUE NÃO CABEM NESSE COMENTÁRIO.PENA QUE NA MINHA FAMILIA NÃO TENHO MUITOS VOTOS PARA WENCESLAU,POR QUE ELA É PEQUENA,MAIS VOU SUBTITUIR COM OS AMIGOS.

  12. Sinceramente não entendi o PC DO B ter escolhido Wenceslau e preterido Luís Sena, mas de qualquer maneira boa sorte Wenceslau. Caso venha a ganhar, continue nos horando com o mais alto nível de parlamentar.

  13. Gostei de saber que tem Itabunense com vontade de ter um forte e serio representante no legislativo estadual é isso ai pessoal vamos levantar essa bandeira e dizer que agora temos um nome de verdade não vamos deichar os forasteiro que so aparece aqui de 4 em 4 anos so para levar os votos e depois esquece que foi itabuna que ajudou a eleger e levar a nossa oportunidade de ter um representate de nossa região tenho certesa que o nosso povo vai estar de olho bem abertos obrigado e boa sorte Wenceslau.!!!!!!

  14. Wenceslau, assim como nós da UESC, iniciamos nossa vida politica na militancia de juventude do PCdoB e na UJS, é assim q forma-se grandes politicos… Wenceslau 2010!

  15. É com muita satisfação que digo que, sou ilheense e que votarei em um candidato de Itabuna, este sim tem serviços prestados, e Ilhéus sinceramente estamos sem opção política, as velhas caras amarradas estão aí de volta.
    Vamos a vitória Wenceslau.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *