Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisador da Unicamp e produtor de cacau e chocolate no Sul da Bahia, Gonçalo Guimarães Pereira é um dos defensores de que parte da estrutura da sede regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus-Itabuna, seja utilizada pela futura Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá campus e reitoria em Itabuna e campi em Porto Seguro de Teixeira de Freitas.
O deputado federal Geraldo Simões disse que é frontalmente contrário à proposta. Ele defende que a reitoria e o campus da Ufesba sejam localizados em Itabuna:
– Houve uma grande mobilização para que se fizesse justiça com Itabuna, com a participação da bancada baiana e do governador Wagner e não há sentido em levar uma parte do campus para Ilhéus.
Confira mais no Blog do Thame

0 resposta

  1. Geraldo, agradeço a sua atenção com a nossa cidade em especial, é essencial para o desenvolvimento de Itabuna, que esta possua importantes institutos em seu próprio território. Muito obrigado.

  2. Geraldo, com você, o governador Wagner e a Presidente Dilma atuando por Itabuna, para completar o time e termos uma completa reestruturação da nossa cidade, falta Juçara, com pulso firme de administradora e amplamente qualificada para o cargo de prefeita de Itabuna.

  3. Está certo o deputado Geraldo Simões
    Ilhéus já tem a Uesc, que é a melhor universidade estadual da Bahia e está ganhando o Instituto Federal de Educação, com cursos tecnológicos de nivel superior.
    É justo que Itabuna tenha a sua Universidade Federal, com cursos importantes, e que a Ceplac seja fortalecida e não retalhada.

  4. Eu cocordo, plenamente, que seja na CEPLAC …. se: ……
    o projeto do Cl. Santana vingar: A área de Salobrinho para cá, ser território de Itabuna. Aí, sim! B-leza!

  5. Essa história e piada de construir a Ufesba na Ceplaca já enjuou.O anúnciu da presidenta Dilma e de Haddad(Ministro da Educação)deixou claro que que a Ufesba será criada em IITABUNA(sede),que ao longo das lutas e mobilização da sociedade conquistou essa importante isntituição federal e NÃO na Ceplac que é totalmente sem lógica mesmo,pois nem a Ceplac e nem ilheus te ve papel em pró da vinda dessa instituição,além de ficar sem noção mesmo em território ilheense que nada fez.Estou com Geraldo…a Ufesba foi anunciada aqui para Itabuna e nela tem que ser construida ÓBVIO.Azevedo,dê logo esse terreno,que demora viu.

  6. Por questão logistíca,será muito positivo na localidade de ferradas(melhor com à anunciada duplicação).Pela expansão cultural e de desenvolvimento de mercado para esta localidade.
    Ainda assim pela proxímidade das cidades proxímas.
    Quanto ao Sr.Gonçalo Pereira,aqui vindo por meio da Biofábrica
    de paraqueda, via Carlos Macêdo deve conter sua opinião não representativa aos interesses da nossa região e desta sociedade.

  7. Gonçalo Guimarães Pereira, vai cuidar do seu cacauzinho, pela 1º vez concordo com o Geraldo.
    Se observar-mos a cidade de Ilhéus não sai cresce para as bandas de Itabuna a Uesc fica em frente ao Salobrinho, vamos e convenhamos, sempre foi ABANDONADO, e agora esse tal Gonçalo Guimarães Pereira, quer colocar chocolate Amargo na história..
    nessa “briga sou mais Gerallllllldoooo” ok seu nescal.. kkkk Vait-imbora!!!

  8. Mas é óbvio que Gonçalo teria que dizer uma asneira dessas. Despeito é assim mesmo! Esse ai é a típica pessoa que espera a cama ser feita para poder se deitar!

  9. So tem esperto aqui e pensam pequeno
    a Universidade ja esta garantida..o que deve ser feito é transformar a CEPLAC em EMBRAPA-CACAU, daí a região vai dar um pulo.
    Se colocassem a universidade na CEPLAC, perderiamos um grande centro de pesquisas.. Mudança para EMBRAPA-Cacau e deixem a universidade queta..
    Temos que atrair mais investimentos FEDERAIS e não coloca-los em um lugar apenas como alguns pensam..
    A região de ferradas (um dia) vai receber um investimento do ESTADO na duplicação da pista do trevo até lá..e Itabuna cresceria para o oeste.. a universidade seria beneficiada e as outras cidades também..
    Entre Itabuna-Ilhéus, temos que ter uma EMBRAPA-Cacau e a transferência do Aeroporto Internacional para a região do Salobrinho, além de lutar para a expansão do IFET que tem naquela região..
    Pensem grande minha gente!!!

  10. Para quem é da UNICAMP, ele já está dando muitos pitacos por aqui, …!!!
    Será que seria bom para Campinas se a UNICAMP fosse em Osasco, …?!?!?!
    Tem gente que – calado – passa por sábio, …!!!

  11. Pra quem não é daqui, ou não vive nossos problemas é facil de depois de tanta luta em conseguir o campus e a sede em Itabuna simplesmente sugerir instalá-la na Ceplac que é em Ilhéus.
    O pesquisador em questão deve entender de Cacau, mas da nossa realidade econômica nada.
    Itabuna vem por anos carregando toda uma região nas costas, sendo suporte nas áreas de saúde e educação, por exemplo. A UESC, que fica territorialmente em Ilhéus, nasceu da união das faculdades das duas cidades, mas colhe todos os frutos, desde os impostos e encargos gerados pelo seu funcionamento a renda per-capta contabilizada em seu município, Itabuna sequer é lembrada como formadora desta importante universidade. Nada mais justo que por uma questão de equilibrio entre as duas cidades que a sede da UFESBA fique aqui, como de direito.
    O deputado está corretíssimo e não há o que discutir, o anuncio feito pela presidenta Dilma foi: Universidade Federal do Sul da Bahia com sede em ITABUNA e campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
    Sugiro inclusive que a imprensa Itabunense aborte sugestões deste tipo, que ao meu ver ferem uma conquista que é nossa por direito e merecimento.

  12. CONCORDO PLENAMENTE COM GERALDO SIMÕES, NÃO HÁ SENTINDO PARTE DO CAMPUS DA UFESBA IR PARA ILHÉUS, ALIÁS NÃO TEM NADA HAVER, TEM QUE FICAR É EM ITABUNA MESMOOOOOOOOOOO.

  13. Este bairrismo entre Ilhéus e Itabuna tem que acabar, esse negócio de que tem que ser em Itabuna, com uma estrutura que tem a CEPLAC para dar suporte a uma Universidade Federal, tem que ser utilizado, somente assim a nossa região continua a crescer e a se desenvolver.

  14. Zelão diz: – Sem bairrismo!
    Longe dessa história de bairrismo, defendo a revindicação de que seja em Itabuna o campus principal e a reitoria da UFESBA (que deveria ser UFESULBA) e não na área da Ceplac, que poderá servir de apoio e extensão aos curos ligados a zootecnia e botânica, que venham ser implantados na universidade.
    Por outro lado defendo a incorporação da Ceplac pela EMBRAPA e a sua transformação em Centro de Pesquisas Avançadas de Culturas Tropicais.

  15. Perfeito , não faz sentido gastar mais recursos públicos na construção de uma estrutura que esta pronta na CEPLAC, este negocio de Ilhéus ou Itabuna eh coisa de gente que não entende que recurso publico e escasso e precisa ser gasto com parcimônia, melhor gastar em equipamentos e contratação de professores qualificados.
    O povo de ilhéus deu um monte de votos a GS sera que ele não aceitaria recebe-los? sei..
    Deveríamos discutir quais cursos deverão ser implantados.
    Povinho , se for na CEPLAC os servidores irão morar em Itabuna pela proximidade da cidade, não consta que a Universidade pague imposto para a prefeitura. No mais eh puro bairrismo de pais atrasado.

  16. Fico com a opinião de Geraldo Simões e Gustavo Lisboa porque precisamos de algo que nos devolva a autoestima. Tudo que cai em Ilhéus não vai pra frente.

  17. ESTÁ CERTÍSSIMO O DEPUTADO! ITABUNA NÃO PODE PERDER MAIS ESTA! MINHA SUGESTÃO É QUE SEJA APROVEITADA A ESTRUTURA INICIADA PARA O CENTRO DE CONVENÇÕES. TERMINAVA A OBRA E INTEGRAVA ELA AO CAMPUS DA UNIVERSIDADE, PELO MENOS ASSIM APROVEITA AQUELE ELEFANTE BRANCO!

  18. Universidade Federal em Itabuna, isto é irrefutável, e já pode ser feito logo. Falta apenas a definição, com urgência, de uma área aqui no município, para evitar “fantasmas”, …!!!
    Transformar o CEPEC em EMBRAPA Cultivos Tropicais – Só será possível depois que aposentar todo mundo que faz parte do quadro atual, por lá, pois a EMBRAPA exige produtividade, produção científica e avaliações periódicas bastante severas, …, o que iria, de cara, causar greves, reclamações, licenças, mal estar, expor feridas, e por aí vai, …!!!

  19. CONCORDO QUE SEJA EM ITABUNA, MAIS VAMOS DEIXA DESSA BRIGA BOBA DE ILHEUS X ITABUNA VAMOS LUTA MESMO PELA REGIAO…. FIQUEM ALIMENTANDO ESTE POLITICO COM UNIVESIDADE, CENTRO TECNOLOGICO,CEPLAC E OUTROS QUE SEVEM DE CABIDI DE EMPREGO PARA ESTES POLITICOS … TODOS FARINHA DO MESMO SACO,,, GERALDO, JABES, GUSTAVO LISBOA, FERNANDO GOMES, CORANEL SANTANA E MUITOS MAIS… MEU POVO VAMOS SIM BRIGA PELO CRESCIMENTO DE NOSSA REGIAO…ITABUNA, ILHEUS, UNA, CANASVIEIRA, IBICARAI, BUERAREMA, FLORESTA AZUL E TODOS MUNICIPIOS DO SUL DA BAHIA…
    SOU DE ILHEUS E APOIO A UNIVESIDADE EM ITABUNA,,, EM UMA REGIAO FORTE…

  20. Prezados,
    Deixem de Bairrismos, isso tudo vai virar regiãp metropolitana. Coloquem a Reitoria em Itabuna, e encampem a Ceplac, pois é a melhor saida economizando aos cofres públicos uma bela grana. O restante de comentários é de ceplaqueanos com receio de verem sua combalida instituição virar Embrapa – Cacau. Deixem disso, A Ceplac é o futuro Campus, não tem retorno e esse Geraldo VB Simões não vai ter forças para influenciar em nada. Se fose ele estaria preocupado com o crime da vb.

  21. Já chega de entregar tudo pra cidade de Ilhéus esse empreendimento tem que ficar dentro do território de Itabuna, sem falar que nada vai pra frente em Ilhéus.

  22. Claro que os ‘líderes’ regionais serão contra a utilização da estrutura da CEPLAC!!! Afinal, onde estraria a liberação de verbas/recursos para a construção do campus e as já embutidas propinas e comissões para os próprios líderes?

  23. Claro que os ‘líderes’ regionais serão contra a utilização da estrutura da CEPLAC!!! Afinal, onde estaria a liberação de verbas/recursos para a construção do campus e as já embutidas propinas e comissões para os próprios líderes?

  24. O Prof Dr Gonçalo está corretíssimo.
    Com o projeto Genoma da Vassoura-de-bruxa, a sua equipe tem prestado um enorme serviço a nossa região. E o respeitado Pesquisador da UNICAMP entende, e muito bem, de Universidade.
    Com sua politicalha e influência nociva, o Geraldo VB Simões transformou a CEPLAC num órgão inútil, para a nossa região e para o Brasil. Ele nomeou como diretores todos os seus “colegas” acusados pelo crime da Vassoura de Bruxa.
    Quando a doença perniciosa foi identificada em 1988 em Uruçuca, o Geraldo VB Simões, então presidente do Sindicato dos Servidores, deflagrou uma GREVE GERAL na CEPLAC que durou 8 meses. Exatamente para que a doença não fosse combatida!

  25. As tentativas de fazer Ilhéus crescer por decreto, ou seja, pela simples instalação de equipamentos públicos relevantes na cidade ( CEPLAC,UESC,AEROPORTO, SEDE DA POLICIA FEDERAL, SEDE DA JUSTIÇA FEDERAL, PROCURADORIA DA FEZENDA NACIONAL, IFET, SEDE DA JUSTIÇA ELEITORAL, SEDE DO IBAMA)não foram suficientes para fazer a princesa do sul deslanchar economicamente.
    Falta a Ilhéus a localização estratégica. foi justamente pr falta dessa localização estratégica, que os empresários da MAKRO e ATACADÃO preferiram instalar suas unidades praticamente “dentro” de Itabuna, que só perdeu os “impostos” gerados pelos empreendimentos por absoluta falta de competência do atual “gestor” itabunenense.
    Se o interesse e a comodidade dos moradores da maioria dos municipios da região tivessem sido levados em conta, hoje não teriam grandes transtornos na hora de tirarem um passaporte, acompanhar um processo na justiça federal, pegar um avião, etc. É esse bom senso que faz Recife sediar tantos orgãos públicos essenciais (SUDENE, BANCO DO NORDESTE, SEDE DE CONSULADOS ETC.). Porque estratégicamente sua localização no nordeste é privilegiada, apesar de Salvador ser a maior capital.
    Portanto, a prefeitura de Itabuna tem o dever de deixar de levar o trófeu “bola mucha” e acertar dessa vez, ESCOLHENDO RAPIDAMENTE UM LOCAL APROPRIADO, PENSANDO NA COMODIDADE DE TODOS OS ESTUDANTES DO SUL DA BAHIA.
    Quanto a Ilhéus, é lutar pela viabilização urgente da duplicação da Ilhéus-Itabuna, novo aeroporto com localização e estrutura adequada, Porto Sul, nova ponte ILhéus-Pontal, melhoria da estrutura turistica, do atendimento aos visitantes, para recolocar Ilhéus no local que ela merece.

  26. Depois de tantos anos de espera, colocar a tão falada universidade em Ilhéus, ai já é demais… Itabuna merece sim a UFESBA em território Itabunense.

  27. Olha só! Se levarmos em conta que a “estrutura” para abrigar a UFSULBA seja erguida do “zero” em area ainda a ser escolhida, sem levar em conta a lentidão, talvez o CAMPUS fique pronto em algumas decadas, sendo mais uma obra do governo Federal a se arrastar por anos a fio. A estrutura da Ceplac é ideal para abriga-lá, necessitando apenas de alguns ajustes, inclusive poderiam ser mantidas as operações da Ceplac em conjunto com a faculdade. Imaginem vcs. alunos aprendendo na prática em algumas areas afins, com laboratorios já prontos,cientistas experientes podendo inclusive absorver alguns “dotores” que já fazem parte da mesma como professor da UFSULBA, eu acho que não seria ruim para nossa região, é melhor “um na mão doque dois voando”.

  28. Isso é um absurdo! Um dos problemas da Uesc é ter professores arcaicos provenientes da Ceplac (salvo raras exceções!).
    Imagina o que acontecerá se o campus ficar lá?
    Coitados dos alunos!
    E outra, Itabuna mais que merece essa Universidade!

  29. Alguns comentários postados aqui, a exemplo dos de “eu sei”, “Robson Almeida”, etc, devem levar em consideração alguns fatores:
    1 – Ilhéus já possui uma universidade pública e se isso fosse levado em conta caso ela fosse uma das analisadas, jamais seria escolhida, pois um dos fatores levados em conta pelo MEC para escolha das cidades foi justamente a oferta de ensino superior público.
    2 – além da Ceplac ficar em Ilhéus, o que já invialibizaria sua sede pelo descrito no ítem 1, a vinda de uma universidade representa muito mais do que se imagina. Sua instalação passa a ser uma nova vertente de desenvolvimento para uma cidade, como o shopping foi para Itabuna, basta ver o crescente desenvolvimento em seu entorno. Além disso temos é que lutar para fortalecer a Ceplac e não apaga-la com uma nova destinação.
    3 – A conclusão de sua estrutura física não demora décadas como foi dito em algum comentário, basta verificar o exemplo da UNIVASF em Petrolina-Pe, que começou do zero em terreno doado pela prefeitura e já tem inclusive um hospital universitário em seu anexo e não para de crescer, movimentando não só seu entorno, mas toda a cidade e isso faz apenas 5 anos.
    4 – sem bairrismo algum, muito pelo contrário, para que Itabuna e Ilhéus cresçam juntas deve haver equilibrio. Para Ilhéus equipamentos importantes serão implantados, como a ferrovia, o porto e o novo aeroporto, além de uma ZPE, para Itabuna, a universidade federal e um possível pólo textil colocaria em equilíbrio as duas principais cidades da tão esperada Região Metropolitana tendo Ilhéus com sua vocação turistica, industrial e portuária e Itabuna com sua vocação para as áreas de educação, serviços, comércio, e saúde.

  30. Tem uma meia duzia que quer transformar um momento único da nossa região em briga politica das mais rasteiras possiveis, como sempre, requentando velhas “estórias” fantasiosas, mais absurdas do que a do lobo mau e mula sem cabeça. Vamos cuidar de consolidar o que conquistamos e deixar esse blá-blá-blá improdutivo para o ano que vem, época de eleições, inclusive jáestou aumentando meu estoque de cotonete para limpar meu ouvido, que tradicionalmente nesta época vira “piníco”.!!!!

  31. Faço das sua as minha palavras(itabunense)!!!!
    Amigos e amigas da região cacaueira, temos que se unir,ao invés de ficarmos trocando farpas,afinal,Itabuna precisa de Ilhéus, com Ilhéus precisa de Itabuna(A união faz a força)Pensem nisso.

  32. Tem uns inteligentes que querem matar a CEPLAC. A Universidade ja esta garantida..temos que lutar agora pela:
    1- região metropolitana com integração de transportes para facilitar o acesso dos moradores às duas cidades
    2 – Mudança da CEPLAC para EMBRAPA CACAU, não vamos perder este centro de pesquisas. E que as decisões sejam tomadas aqui na região.
    3 – Instalação do novo aeroporto no Salobrinho
    4 – Duplicação da Rodovia itabuna-Ilhéus
    5 – Crescimento do IFET
    6 – Duplicação da Avenida Até Ferradas
    7 – construção da ponte do pontal
    8 – Conclusão da Ferrovia e Porto Sul, com transformação do Porto do Malhado em um porto para receber os turistas.
    9 – Ampliação dos cursos de pós graduação na UESC
    10 – e por ultimo, mudar os prefeitos destas cidades que nada fazem. So lesam o erário.

  33. Pela estrutura do CEPEC, a EMBRAPA é o melhor caminho, …!!!
    Se colocar muito movimento de gente lá dentro (como é o caso de uma Universidade), muitas pesquisas começarão a correr risco, por falta de segurança, faltará controle na entrada e saída de pessoas, comprometendo até mesmo a guarda de equipamentos, e por aí vai, …!!!
    Observem o controle que existe na portaria do CEPEC, ao passo que na Universidade é praticamente livre a entrada e saída de psoas o tempo todo, …!!!
    Um Centro de Pesquisas sempre terá que ser mais restrito que uma Universidade. Agora, o que me causou espécie foi tal opinião, inclusive, ter partido de um “Pesquiaador”, e da área de genética, …!!!
    Querem um exemplo: Caiam na besteira de fazer um experimento de campo dentro da área de cacau da UESC (não em casa de vegetação, mas no campo mesmo), para ver o que irá acontecer, …!!!
    Há muita gente opinando, mas sem o mínimo conhecimento de causa, …!!!
    Por falar em bairrismo, porque o pessoal de Ilhéus não faz uma campanha em pról de um novo Aeroporto que realmente sirva a toda a região, que fique situado às margens da BR-101, pois ficará mais centralizado, servindo a muito mais municípios da região como um todo, que o projetado para ser construído lá na praia do norte, longe de tudo e de todos, …?!?!?!
    Não se dizem tão “democráticos”, tão “solidários” à região, tão “voluntariosos”, porque, então, fizeram tanta questão da área – de cada milímetro – onde estão situados o Atacadão e o Makro, …?!?!?!
    Como diz o ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, …!!!

  34. Prezado Sérgio Oliveira,
    Não sei dos trabalhos específicos feitos no CEPECC (confesso ignorância no caso), mas sua argumentação leva a crer que pesquisas sensíveis não podem ser feitas numa Universidade. Não creio que seja o caso. É bom lembrar que o Instituto de Pesquisas Nucleares fica dentro do CAMPUS da USP, assim como a Comissão Nacional de Energia Nuclear fica no campus da UFRJ, só para citar exemplos extremos.
    Acredito que o principal componente desta discussão seja qual o local mais adequado para o crescimento da UFESBA (acesso à infraestrutura necessária), para que ela seja capaz de desempenhar seu papel com qualidade. Assim ela ajudará a região. Isso e a segurança e facilidade de acesso. A existência da Universidade não resolverá de seu entorno, ou Salobrinho e UESC teriam acesso ininterrupto de água e energia e serviços de saúde muito bons após todos estes anos. É bom também lembrar que UESC e IFBA está localizados no mesmo eixo Itabuna-Ilhéus, o que as torna mais acessíveis à população regional que se estivessem em qualquer outro ponto do território de Ilhéus.

  35. Tanta discussão por algo já pré-determinado no Ministério da Educação, foi a cidade de Itabuna escolhida para sediar a Universidade, em nenhum momento, mínimo sequer, foi citado o nome da cidade de Ilhéus, esta é uma conquista grapiúna e fim de papo, Ilhéus será um importante e bom parceiro, como Itabuna o é em relação a UESC. Sugiro que a Universidade seja instalada não em Ferradas mas nas proximidades do semi-anel rodoviário, aí sim todos os problemas de acesso estarão resolvidos, trânsito livre e rápido, sentido BR que liga a maioria dos municípios e se o problema é utilizar a CEPLAC como extensão, tb fica fácil o acesso.

  36. Caro Sr. Dr. Gesil:
    Como esse comentário está sendo feito meio tarde, espero que o Sr. o leia, …!!!
    Um coisa é uma pesquisa feita dentro de um laboratório de Física Nuclear (ambiente controlado, hermeticamente fechado, com acesso restrito, …, outra totalmente diferente é um experimento agrícola, realizado em campo aberto, numa região onde até hoje “ninguém sabe” quem introduziu a Vasssoura de Bruxa por aqui, se foi criminosa ou apenas efeitos do fatores ambientais, que são aleatórios, randômicos, …!!!
    Imagina, agora, um Centro de Pesquisas sem um controle total de quem entra e de quem sai, …?!?!?!
    Como diz a música: “É BOMBA”, …!!!

  37. Pela proximidade das duas cidades, daqui a algum tempo, provavelmente, vai haver uma conurbação. Portanto, a universidade em qualquer um dos municípios trará benefícios. Deixem essa briga de lado e rezem para que ela seja construída o mais rápido possível.

  38. Caros amigos da discussão em pauta:
    Os homems assumem posições terríveis quando individualizam seus interesses. Quando deixam os interesses da população do sul da Bahia de lado. Como são cruéis! Imaginem se persistir uma retaliação municipal no que diz respeito às atitudes mesquinhas: a exemplos de, um porto para navios para servir Itabuna, bem longe de Ilhéus! Ir às praias geradas pelo Oceano Atlantico bem distante do litoral de Ilhéus e Uruçuca, Itacaré,etc. Existem muitos outros exemplos patéticos… O que vão dizer os outros municípios interessados no projeto Universidade Federal? Caso a área e edificações do Governo Federal pertencentes ao órgão CEPLAC sejam viáveis e tragam economia de tempo e dinheiro para o Ministério da Educação por que não aproveitar? É claro que deve haver um tratamento cuidadoso quando se observar as funções e interesses do órgão CEPLAC no âmbito regional. A briga Ilhéus x Itabuna parece mais uma briga de criança(você tem seu time e seu campo a bola é minha, então não haverá jogo!)Fato assim, só ocorre com gente muito jovem. No caso da Universidade, decidido pela área CEPLAC, seria ideal o Governo Federal criar uma zona , prefeitura BELIGERANTE E aí seria resolvido o impasse,nem Itabuna, nem Ilhéus. Que tratamento horrível para a educação regional! Vamos pensar na juventude do Sul da Bahia! Deixa-se de lado o bairrismo.

  39. Chega de super faturamento,
    a CEPLAC tem uma ampla extensão, sendo possível comporta O Instituto Federal bem como a EMBRAPA que também servirá para a elaboração de pesquisas desenvolvidas pelos universitários. Itabuna está tão perigosa, que qualquer lugar um pouco mais ermo nos transmite medo. O melhor seria na CEPLAC mesmo que nos passa um pouco mais de segurança, Ferradas não tem estrutura de locomoção e fica esperando que o governa duplique qualquer via pode demorá décadas. O interesse politico é um questão social e não pessoal, a proposta a ser considerada deve ser a melhor para toda a região e não para Itabuna. A construção de uma estrutura para a nova Universidade Federal em local desprivilegiado é o mesmo que jogar dinheiro público fora.
    A CEPLAC pouco utiliza a área que tem, vamos utiliza-la ao invés de espera por Azevedo doa qualquer área, vocês estão vendo o que está acontecendo com os pacientes no HBLEM que esperam por Azevedo. Não esperem muito dessas falsas promessas, vamos aproveitar a realidade que temos, e, a realidade que temos é a CEPLAC que já é uma área do Governo Federal e não uma área erma na perigosa cidade de Itabuna.
    Moro em Itabuna e tenho medo de andar em Itabuna a qualquer hora do dia ou da noite. As grandes áreas de Itabuna disponíveis se encontram em locais distantes e ermos. Se no centro não temos segurança quanto mais em áreas distantes e sem estrutura alguma como Ferradas que está abandonada pelo governo de Itabuna. CEPLAC é a via mais rápida e segura para a nova Universidade Federal.

  40. Chega de super faturamento,
    a CEPLAC tem uma ampla extensão, sendo possível comporta O Instituto Federal bem como a EMBRAPA que também servirá para a elaboração de pesquisas desenvolvidas pelos universitários. Itabuna está tão perigosa, que qualquer lugar um pouco mais ermo nos transmite medo. O melhor seria na CEPLAC mesmo, que nos passa um pouco mais de segurança, Ferradas não tem estrutura de locomoção e fica esperando que o governa duplique qualquer via pode demorá décadas. O interesse politico é um questão social e não pessoal, a proposta a ser considerada deve ser a melhor para toda a região e não para Itabuna. A construção de uma estrutura para a nova Universidade Federal em local desprivilegiado é o mesmo que jogar dinheiro público fora.
    A CEPLAC pouco utiliza a área que tem, vamos utiliza-la ao invés de espera por Azevedo doa qualquer área, vocês estão vendo o que está acontecendo com os pacientes no HBLEM que esperam por Azevedo. Não esperem muito dessas falsas promessas, vamos aproveitar a realidade que temos, e, a realidade que temos é a CEPLAC que já é uma área do Governo Federal e não uma área erma na perigosa cidade de Itabuna.
    Moro em Itabuna e tenho medo de andar em Itabuna a qualquer hora do dia ou da noite. As grandes áreas de Itabuna disponíveis se encontram em locais distantes e ermos. Se no centro não temos segurança quanto mais em áreas distantes e sem estrutura alguma como Ferradas que está abandonada pelo governo de Itabuna. CEPLAC é a via mais rápida e segura para a nova Universidade Federal.

  41. Esse Gonçalo é uma tremendo Charlatão, ele odeia a Ceplac, pois o tempo que ficou trabalhando em convênio com o Cepec (UnicampxCepec), só fez se aproveitar de todo o aparato e conhecimento dos pesquisadores do Cepec. Pois esse centro de pesquisas continua sendo um dos maiores do mundo, e o mesmo usou o conhecimento adquirido no Cepec em benefício próprio, o que tem que ser feito é reestruturar a Ceplac, pois a Embrapa não encampou o cacau ainda, porque sabe que é uma cultura muito difícil de ser trabalhada em termos científicos e o resultado é demorado, pois a mesma trabalha com cultivos muito mais fáceis de se obter resultados com um curto espaço de tempo. Vamos mandar esse Gonçalo de volta para SP e vamos levar a universidade federal para Itabuna e reestruturar o nosso grande patrimônio que continua sendo a Ceplac…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *