A empresa Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança, lançou na última semana dois projetos em Ilhéus cujo foco está na participação comunitária e cidadã.
Um deles é o Programa de Capacitação de Lideranças, que está em sua segunda edição e reúne principalmente representantes de Associações de Moradores. A ideia é oferecer a esses líderes comunitários um conjunto de informações capaz de ajudá-los a ter uma atuação mais incisiva na defesa de direitos coletivos.
O programa terá duas etapas: de 22 a 24 de março e de 12 a 14 de abril, com atividades concentradas no auditório do Sinsepi (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), que fica na rua Carneiro da Rocha, 91, centro da cidade.
Outra ação com finalidade semelhante, mas com outro público, é o Projeto de Formação Cidadã de Jovens, que reunirá 30 pessoas com idade de 15 a 24 anos. Esse grupo terá encontros nos dias 17, 24 e 31 de março e ainda em 14 e 28 de abril, no IME (Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne). As reuniões na escola serão intercaladas por atividades externas que, segundo os coordenadores, vão fazer conexão com os conteúdos trabalhados.
Segundo a gerente de comunicação da Bamin, Sabrina de Branco, o desejo é de que “esses jovens sejam agentes multiplicadores em suas comunidades, ampliando o exercício da cidadania”.
Resposta de 0
Não entendo;
Porque nós alunos e professores do Colégio Estadual Dona Amélia Amado em Itabuna, somos finalistas na maior Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, representando o sul da Bahia e Itabuna de forma pioneira. E nem uma nota é postada no pimenta, um site tão visitado pela comunidade itabunense. Precisamos valorizar mais quem representa nossa terra.
prof. Abraão Matos