Tempo de leitura: < 1 minuto

A última pesquisa Ibope antes das eleições foi divulgada há pouco pela TV Bahia mostrando vantagem para o candidato Nelson Pelegrino (PT), com 34% das intenções de votos contra 29% de ACM Neto (DEM), mas mantendo a expectativa de que o nome do próximo prefeito de Salvador seja conhecido apenas no segundo turno.

No levantamento anterior, Pelegrino tinha também 34% e ACM Neto 31%.  Já na terceira colocação não houve mudança e o peemedebista Mário Kertész continua com 7%. Logo em seguida aparece o deputado Márcio Marinho (PRB) e o candidato Rogério Tadeu Da Luz (PRTB), com 5% e 3%, respectivamente. Hamilton Assis (PSOL) mantém-se com 2% das intenções do eleitorado, mesmo percentual do último levantamento.

Entre os entrevistados, 11% afirmaram votar em branco ou nulo. Indecisos totalizaram 9%. A margem de erro é de 3,1%. O instituto começou a ouvir a população na quinta-feira e terminou a apuração neste sábado, com 805 pessoas. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00487/2012. Do Política Livre.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha

A disputa pela Prefeitura de São Paulo chega ao primeiro turno com três candidatos empatados tecnicamente e com um segundo turno indefinido, de acordo com pesquisa Datafolha. Na véspera da eleição, José Serra (PSDB) aparece com 28% dos votos válidos, contra 27% de Celso Russomanno (PRB) e 24% Fernando Haddad (PT).

A margem de erro das pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Embora tenha oscilado dentro da margem de erro em relação a pesquisa anterior, realizada entre os dias 2 e 3 de outubro, o levantamento atual mostra queda acentuada de Russomanno nas últimas pesquisas. Há oito dias, na pesquisa concluída no dia 27, ele aparecia com 34% dos votos válidos.

No levantamento atual, Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 13%, Soninha (PPS) tem 5% dos votos válidos. Carlos Giannazzi (PSOL), Paulinho (PDT), Ana Luiza (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) aparecem com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

O levantamento foi feito nesta sexta-feira (5) e sábado (6) e ouviu 3.959 pessoas. A pesquisa foi registrada com o número SP-01778/2012.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Azevedo fez grande caminhada acompanhado de deputados como Augusto Castro (Foto Pimenta).

O candidato a prefeito de Itabuna pelo DEM, Capitão Azevedo, encerrou atos de campanha à reeleição com uma grande caminhada. O ato político começou no São Caetano e foi encerrado na região do Bairro de Fátima no início desta tarde.

A mistura de caminhada e carreata teve a presença de políticos da base de sustentação ao governo do candidato do Democratas, a exemplo dos deputados estaduais Augusto Castro (PSDB) e Coronel Santana (PTN).

Azevedo chega no dia da eleição na condição de líder em duas das três pesquisas divulgadas nesta reta final. Ele lidera intenções de voto das consultas Compet e Seculus. Vane do Renascer (PRB) lidera a pesquisa do Instituto Gasparetto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O eleitorado de Ibicaraí vai às urnas neste domingo, 7, para escolher o prefeito que governará o município pelos próximos quatro anos, mas apenas um candidatura aparecerá na computação dos votos válidos. São dois candidatos na disputa, mas apenas Lenildo Santana (PT) já foi liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Monalisa Tavares (PRP) teve de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não ter apresentado certidão criminal ao inscrever a sua chapa.

Ontem, já constava no hot site Divulgacand, do TSE, Lenildo com o novo vice, Allain Fabrício, também do PT, em substituição a Lula Sampaio (PV). A quebra de coligação e a necessidade de mudança de vice ocorreram devido a erro no registro da chapa.

A falha fez com que o TRE liberasse a candidatura de Lenildo, mas sem que ele pudesse fazer coligação na majoritária. Assim, Lula Sampaio (PV) renunciou e Allain foi o seu substituto na chapa. O escolhido do PT cumpre mandato de vereador, mas não concorria à reeleição. Atualizado às 11h55

Tempo de leitura: < 1 minuto

Falta um dia para as eleições municipais de 2012. Os mais de 480 mil candidatos que concorrem neste domingo (7) aos cargos de prefeito e vereador ainda podem fazer propaganda eleitoral até às 22h deste sábado.

A propaganda, no entanto, restringe-se à distribuição de material gráfico e à promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som divulgando jingles ou mensagens dos candidatos, assim como o uso de alto-falantes ou amplificadores de som.

Neste domingo, dia do pleito, não é permitido nenhum tipo de propaganda, com exceção da manifestação silenciosa do eleitor, por meio de bandeiras, broches e adesivos. Da Agência TSE.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato a prefeito de Itabuna pelo PRB, Vane do Renascer, foi surpreendido nesta manhã de sábado, 6, ao chegar ao comitê central da campanha, na Avenida Princesa Isabel.

Adversário fizeram “vodu” com boneco plástico de bigode e espetado na região do abdome. O boneco, além de espetado, estava com as pernas amarradas. “É o desespero”, resumiu o vice, Wenceslau Júnior. Vane é evangélico.

O despacho colocado na porta do comitê (Foto Judson Júnior).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A reta final de campanha trouxe duas pesquisas. Ontem, a Seculus trazia Capitão Azevedo (DEM) na liderança e sem ninguém em seu encalço (confira os números aqui). Hoje, a Rádio Difusora Sul da Bahia divulgou pesquisa que destoa tanto da Seculus como da Gasparetto Pesquisas.

A pesquisa contratada à Compet aponta Azevedo na liderança, mas em situação de empate técnico com Juçara Feitosa (PT): 35,82% e ela com 33,44%, atribuindo 23,08% para Vane do Renascer (PRB).

Na sequência, vêm José Roberto (PSTU) com 1,98% e Zem Costa (PSOL) com 1,91%. Pedro Eliodório (PCB) atinge 0,85%. A pesquisa foi registrada com o número 00507/2012. Nesta pesquisa, 1,23% afirmam que vão votar em branco  ou nulo e 1,21% se disseram indecisos, enquanto o universo dos que não opinaram atingiu 0,48%.

Já a pesquisa do respeitado Gasparetto, divulgada no dia 30, trazia Vane na liderança com 38,5% e Azevedo com 35,9%, tendo Juçara com 11,1% (relembre aqui). Agora, é aguardar a pesquisa que tem margem de erro zero: a das urnas.