Tempo de leitura: < 1 minuto

Cronograma prevê conclusão das obras em seis meses
Cronograma prevê conclusão das obras em seis meses

A Prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira, 1º, as obras de requalificação da orla da Ribeira. Um dos pontos mais tradicionais da capital baiana, o trecho ganhará nova pavimentação, ciclovia, quiosques, iluminação cênica e um anfiteatro.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada neste sábado, 29, pelo prefeito ACM Neto (DEM). De acordo com a Prefeitura, o projeto está orçado em R$ 5 milhões e tem prazo de conclusão de seis meses.
ACM Neto diz que seu governo desenvolve um plano voltado ao fortalecimento econômico da Península Itapagipana, onde fica o bairro da Ribeira. Conversas nesse sentido estariam ocorrendo com representantes do comércio na localidade.
O projeto de requalificação da orla de Salvador abrange nove trechos e deverá ser concluído até o final da Copa de 2014.

4 respostas

  1. A CONDER iniciou essa revitalização em 2011, coincidentemente às vésperas das eleições municipais, após a derrota de Pelegrino dona CONDER abandonou a tal obra, os comerciantes e demais moradores da área reclamaram bastante, principalmente pelas modificações incompatíveis com o local.
    Na época a Conder, responsável pela revitalização da Orla da Ribeira, informou que o projeto foi apresentado em reunião com a comunidade e aprovado pela Prefeitura. Disse ainda que as obras estavam em andamento, só que, assim como em outros municípios onde o PT levou chumbo as obras pararam. E ainda tem gente achando que a mídia é contra o PT.

  2. Primeiramente, gostaria de parabenizar e agradecer ao sr. Prefeito desta cidade pela iniciativa da tão necessária requalificação da orla do bairro da Ribeira, bem como destacar algumas providência que se fazem necessárias durante a requalificação>
    1. drenagem e desentupimento dos esgotos localizados na Av. Beira Mar, notadamente entre o trecho compreendido entre o Bar e restaurante Lagula e o Bar e restaurante Recanto do Mar, com a troca de manilhas existente por uma tubulação de maior bitola em condições de dar vazão às água da chuva, evitando o alagamento que frequentemente ocorre neste local, quando da ocorrência de chuva;
    2. colocação de camadas de asfalto no citado trecho, a fim de nivelá-lo com o nível da avenida, a fim de evitar o constante empoçamento das águas.
    3. retirada das mesas e cadeiras colocadas pelos bares no canteiro central da referida avenida, acabando dessa forma a privatização equivocada do espação público e da utilização de instrumentos sonoros por parte de alguns bares, notadamente os bares LAGULA e RECANTO do MAR, devolvendo dessa forma a saúde e o sossego alheio extremamente afetado por conta desses desmandos.
    4.Podagem das árvores existentes em toda a avenida, providência esta que há mais de 15 anos não é adotada, concorrendo para o entupimento dos esgotos existentes no local.
    5. Para finalizar, entendo que uma verdadeira requalificação não pode contemplar apenas os aspectos de infraestrutura, mas sobretudo deve contemplar também a saúde emocional dos moradores, com a desocupação do espaço que pertence ao público, e que foi abusivamente ocupada pelos proprietários dos bares locais, pois tal providência melhoraria a mobilidade das pessoas na avenida e acabaria com a poluição sonora provocadas pelos bares locais.

  3. Pena que o blogueiro parece não conhecer a orla da “cidade baixa”. Postou foto da praia do Monte Serrat em lugar da Ribeira. Ainda dá pra corrigir… Sds.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *