Tempo de leitura: 3 minutos
Lúcio defende nomeação de Juvenal: qualificado e articulado.
Lúcio defende nomeação de Juvenal: qualificado e articulado.

O deputado federal Lúcio Vieira Lima concedeu entrevista ao Diário Bahia para abordar a nova fase da Ceplac, que foi transformada em departamento do Ministério da Agricultura. Na conversa com o jornalista Ederivaldo Benedito, o peemedebista fala do prestígio de Juvenal Maynart, que assume a direção geral da Ceplac na próxima segunda (21), e fala em comprometimento do governo federal para fortalecer o departamento. Confira alguns trechos da entrevista publicada na edição de hoje (18).

JUVENAL QUALIFICADO

Juvenal assume direção geral da Ceplac na segunda.
Juvenal assume direção geral da Ceplac na segunda.

Juvenal é um técnico altamente qualificado, bem articulado, conhecedor da nossa problemática e com bom trânsito na cadeia produtiva do cacau. Tem prestígio político tanto em nível estadual quanto federal e chega à direção da Ceplac, em Brasília, respaldado e referendado pelo ministro Geddel Vieira Lima, e com apoio dos agricultores, das bancadas baiana e das regiões produtoras de cacau. Juvenal tem experiência, passagem pelo setor de crédito do Banco do Brasil e pela própria Ceplac. Ele é neto e filho de produtores de cacau, conhece o universo do cacau e é o nome certo no lugar certo.

PRIORIDADES

As duas prioridades e as suas missões de Juvenal na direção da Ceplac, em Brasília, são revitalizar a Ceplac e levar crédito agrícola ao produtor de cacau. O sul da Bahia vive uma fase difícil e enfrenta grandes dificuldades econômicas. A questão do crédito é a que mais preocupa os cacaucultores hoje. E a prioridade é atender essa reivindicação da lavoura e transformar a Ceplac num organismo mais atuante.

MUDANÇA DA CEPLAC

A Ceplac precisa ter um novo regimento interno para se adequar à realidade agrícola e se ajustar à sua nova estrutura dentro do Ministério da Agricultura, e nós estamos lutando para que isso aconteça. Juvenal Maynart dará uma grande contribuição nesse sentido.

RIO+20

Em 2012, ele levou para a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, o sistema cacau-cabruca e expôs o projeto ao mundo. Estabeleceu, também, uma perfeita parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, levando para dentro da Sede Regional da Ceplac os cursos de Engenharias Florestal e Agrárias, e o Parque Tecnológico, unindo os o sistema acadêmico da região.

MOMENTO DE UNIÃO

Cabe a nós buscar uma unidade em torno do projeto Ceplac, envolvendo os produtores tradicionais, os agricultores familiares, os trabalhadores e os empresários urbanos. Se todos estiverem unidos e falando a mesma língua, a cacauicultura brasileira sairá fortalecida e o cacau é que ganhará. O momento é de união, ação e buscar soluções para o cacau.

ORÇAMENTO DA CEPLAC 

O agronegócio é prioridade no Ministério [da Agricultura] e o cacau é o nosso agronegócio. O orçamento da Ceplac é preocupante. Mas o ministro Geddel Vieira já levou a questão ao conhecimento do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e tratou com ele a situação do orçamento do órgão para o próximo ano. Com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator-geral do orçamento de 2017, ele está discutindo a possibilidade de um ajuste no orçamento da Ceplac.

Respostas de 2

  1. Caro Lucio e Juvenal , a nossa região está endividada por erro da Ceplac em parceria com o B.do Brasil. Fomos induzidos por eles de que tinha salvação a cultura do cacau. Quero ver é Temer vir aqui e dar anistia de 100 % aos cacauicultores ATIVOS. Tenho certeza que o BB não é o dono do dinheiro. Então caro LUCIO , promova esse movimento. Vai ficar na história!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *