Tempo de leitura: 2 minutos

violênciaItabuna aparece em 42º lugar entre os municípios mais violentos do país, quando considerados apenas os municípios com 100 mil ou mais habitantes. O Atlas da Violência 2017 baseia-se em dados de 2015. Chegou-se a tava de 61,9 mortes violentas para cada universo de 100 mil habitantes. Ilhéus ficou em 58º lugar, com 58,8 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Altamira (PA) lidera o ranking nacional, com 107 mortes violentas por 100 mil habitantes. Baiano, Lauro de Freitas figura em 2º, com 97,7 mortes violentas por 100 mil habitantes. Para o ranking, o Atlas da Violência considera também as mortes violentas de causas indeterminadas. Para o Ipea, o “causas indeterminadas” pode ser uma forma que estruturas de segurança utilizam para mascarar o número verdadeiro de homicídio.

Além de Lauro de Freitas, mais três municípios baianos figuram entre os dez com maior média de mortes violentas do país. Simões Filho é o quinto, com 92,3; Teixeira de Freitas aparece em sétimo, com 88,1; e Porto Seguro figura em nono lugar, com 86 mortes violentas por 100 mil habitantes.

O PIMENTA destacou os demais municípios baianos que aparecem no Atlas (somente aqueles acima de 100 mil habitantes). Confira:

14º Barreiras – 78 mortes violentas por 100 mil habitantes
15º Camaçari – 77,7 mortes violentas por 100 mil habitantes
18º Alagoinhas – 75,7 mortes violentas por 100 mil habitantes
19º Eunápolis – 75,1 mortes violentas por 100 mil habitantes
30º Feira de Santana – 68,5 mortes violentas por 100 mil habitantes
47º Paulo Afonso – 60,4 mortes violentas por 100 mil habitantes
49º Jequié – 60,1 mortes violentas por 100 mil habitantes
53º Juazeiro – 59,5 mortes violentas por 100 mil habitantes
55º Salvador – 59,3 mortes violentas por 100 mil habitantes
64º Vitória da Conquista – 56,5 mortes violentas por 100 mil habitantes
102º Santo Antônio de Jesus – 48,3 mortes violentas por 100 mil habitantes

O Atlas da Violência foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

3 respostas

  1. Sua informação seria ainda mais chocante sem utilizar um”filtro” para incluir Itabuna. No “atlas da violência” das dez mais violentas do país a 2ª colocada é LAURO DE FREITAS, A 5ª SIMÕES FILHO, 7ª TEIXEIRA DE FREITAS, 9ª PORTO SEGURO. Portanto, das dez cidades mais violentas do Brasil, 04 SÃO BAIANAS!!!!!!!!!!

    Da Redação: Respeitamos o seu filtro, ótica, caríssimo Giba II. Observe que todos os nossos municípios baianos acima de 100 mil habitantes aparecem mal. Todos estão entre os mais violentos do país. Aliás, todos estão aí, devidamente classificados no ranking dos mais de 300 municípios que compõem o Atlas da Violência 2017. Tivemos esse cuidado. Agradecidos!

  2. “Se queres acabar com a violência e com a miséria, dê educação ao povo” frase dita na metade do século XVII e muitos países adotaram esta máxima.

    O quanto o Brasil nestes últimos malditos 14 anos o maior marginal que fomentou a miséria e a violência tem nome e sobre nome,só os marginais que (fingem) que não sabem.

    A violência e a miséria são pública e notória,basta olhar do lado,ruas,viadutos,
    pontes,marquises, logadouros praças e jardins,o uso do crack e cheirando pó,o País se tornou no mundo 1º lugar em consumo de crack e 2º lugar consumo de cocaína.

    É público e notório que o maior produtor de cocaína do mundo é Evo Morales,o mesmo bandido e traficante de cocaína para o mundo,fato publico e notório que
    6O% de toda produção vem para o consumo no Brasil,Lula traficante e colega de
    Evo Morales,segundo a Polícia americana e o Brasil se tornou entreposto comercial de entrada de cocaína para o mundo,isso é real,as fronteiras são livres como o “céu é do condor” Castro Alves.

    A realidade que o Brasil é um país de miserável e analfabetos é notório,a propaganda nazista perpetrada nestes 14 anos pelo “governo” PT é predeterminada
    a esconder a verdadeira condição do Brasil nestes 14 anos,criança tendo seu corpo vendido para alimentar a própria família,criança usada como traficar cocaína para alimentar própria família.

    O quanto educação de crianças,só é visto na propaganda oficial nestes últimos 14 anos de Dilma Ladra e Lula lalau e uma legião de bandidos ou talvez (fingem) que
    não verem,o que tá escrito neste comentário são de conhecimentos público,a mídia
    divulgou,basta ter prazer pela leitura e ser um crítico da sociedade em caráter
    universal.

    Há 35O anos o Brasil se fez mudo,surdo a respeito desta máxima de Cesare Beccaria,aqui pra nós,Lula Lalau, analfabeto de Pai e Mãe sabe quem é este pensador? Dilma penso que sabe,mas ela é bandida por natureza,veja sua vida pregressa.

    Todo efeito têm causa,o efeito da violência no Brasil e específico aqui em Itabuna,a causa são estes 14 anos “governado” por marginal o Brasil. Isso é real
    é publico e notório.

    Uma presidente perdeu cargo por ser ladrona,Dilma mequetrefe,Lula Lalau próximo
    ir pra cadeia,o mesmo responde 6 processo por formação quadrilha, uma corja de ladrões sendo usado como “laranjas” aos dois marginais.

    Afinal,queres o que do Brasil?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *