Tempo de leitura: < 1 minuto

Gerson Marques, de óculos, em reunião com representantes da MSC, no Congresso da Abav

O diretor de Fomento da Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), Gerson Marques, reuniu-se com a diretoria da MSC, a maior operadora de navios do mundo, nesta sexta-feira (28), em São Paulo, para tratar do planejamento de receptivos da próxima temporada de cruzeiros.
O encontro ocorreu durante o 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, congresso da Agência Brasileira de Agências de Viagens. Segundo Gerson Marques, ficou agendada uma nova reunião em Ilhéus, no próximo dia 8, com a presença da diretora de operações da MSC, Marcia Leite, quando serão concluídas as ações de planejamento para os receptivos.
Ilhéus participa do estande do congresso da Abav em São Paulo em conjunto com o Governo da Bahia, empresários da iniciativa privada e setor público.
TEMPORADA DE CRUZEIROS
A temporada de cruzeiros na Bahia começa em 19 de novembro, com a chegada do MSC Fantasia ao Porto de Salvador, que zarpa em direção a Ilhéus na noite do mesmo dia, chegando no amanhecer de 20 de novembro a Ilhéus.
A expectativa é de que Ilhéus receba 79,1 mil turistas a bordo de cruzeiros na temporada que será encerrada em abril do próximo ano. Ao todo, estão previstas 20 paradas no Porto Internacional do Malhado, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Tempo de leitura: 2 minutos

Bolsonaro mantém 28%, Haddad sobe 6 pontos e Ciro oscila, assim como Alckmin e Marina

O candidato do PT, Fernando Haddad, subiu 6 pontos e atingiu 22% das intenções de voto na corrida à presidencial, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) manteve os 28% registrados na pesquisa Datafolha da quinta passada (20).
Os números foram divulgados pelo instituto há pouco.
A pesquisa ouviu 9.000 eleitores no período de 26 a 28 de setembro. Mostra oscilação do candidato Ciro Gomes (PDT) de 13% para 11%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) saiu de 9% para 10%. Marina Silva (Rede) oscilou de 7% para 5%.
Confira quadro com a evolução dos candidatos, abaixo.

CENÁRIOS DE SEGUNDO TURNO
Ciro 42% x 36% Alckmin (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)
Alckmin 45% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 2%)
Ciro 48% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 12%; não sabe: 2%)
Haddad 39% x 39% Alckmin (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)
Haddad 45% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 13%; não sabe: 2%)
Ciro 41% x 35% Haddad (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)
A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 26 a 28 de setembro, ouviu 9 mil eleitores em 343 municípios, sob encomenda da TV Globo e da Folha de São Paulo. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08687/2018. Redação com G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados

O Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), relativa ao trimestre de junho a agosto deste ano. O levantamento considera desempregada a pessoa que está sem trabalho, mas que tenha procurado emprego no período de até 30 dias antes da pesquisa.
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação, que mostra o índice de desemprego no país, no período foi de 12,1%. Esta indica uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior: 12,7%.
O contingente da população ativa desalentada (4,8 milhões) no trimestre de junho a agosto de 2018 subiu em relação ao trimestre anterior (4,720 milhões).Em relação ao mesmo trimestre de 2017 (4,2 milhões), houve alta (3,9%).
São consideradas desalentadas pessoas com idade acima de 14 anos que não conseguiram emprego por não ter experiência, porque são jovens ou idosas demais para o cargo ou ficam fora da localidade.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Orelhões da Oi estão livres para ligações gratuitas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (28) que as ligações locais e de longa distância nacional originadas de orelhões da Oi permanecerão gratuitas até 31 de março de 2019 em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A mesma medida vale para os estados de Amazonas e Amapá.
De acordo com Anatel, a operadora de telefonia não cumpriu as metas de disponibilidade de orelhões em funcionamento nestes estados. A gratuidade deveria terminar no domingo (30), em todos os estados. A Oi já foi notificada pela Agência, que informou que as chamadas permanecem gratuitas até que as metas de disponibilidade sejam alcançadas. No interior da Bahia, há muito tempo está difícil encontrar um orelhão funcionando.
A Anatel realizou a aferição da quantidade de orelhões em funcionamento da Oi em 30 de agosto deste ano. Uma nova medição deverá ser feita em 28 de fevereiro de 2019. Ela vai indicar os estados em que as ligações poderão ser cobradas a partir de 1º de abril de 2019. A decisão de manter as ligações gratuitas é uma extensão de pena aplicada a Oi pela Anatel em outubro de 2017.
A punição foi estendida após a Anatel que constatar que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos, que deve ser de, no mínimo, 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jerônimo coordena campanha à reeleição de Rui Costa
O coordenador da campanha do governador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, disse que a chapa deverá “atuar de forma ainda mais unida e organizada” para consolidar nas urnas “o trabalho feito até agora”. Foi uma mensagem aos presidentes municipais dos partidos da coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia” durante encontro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB).
A reunião contou com a participação de presidentes, secretários, lideranças e militantes dos 14 partidos da coligação de Rui Costa. A coligação é composta por PT, PSD, PP, PC do B, PSB, PR, PRP, PDT, Podemos, Avante, PMB, PTC, PMN e Pros. A reunião também envolveu movimentos sociais que interagem nas atividades de campanha.
– Nosso ambiente sempre foi de boas energias e respeito às diferenças, e conseguimos durante toda a campanha manter uma relação harmoniosa que nos levará à vitória – sintetizou o coordenador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prédio do shopping popular será demolido|| Foto Daniela Vieira/Blog Pimenta

O perito contratado pela justiça concluiu que o imóvel que abrigaria vendedores ambulantes em Itabuna apresenta falhas graves e deve ser completamente demolido. O relatório que lista os vários problemas na estrutura do prédio foi entregue na quinta-feira (27) ao juiz titular da Vara da Fazenda Pública, Ulisses Mainard Salgado.
O magistrado decidirá qual o destino do prédio depois de ouvir os representantes da Prefeitura de Itabuna, construtora, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e vendedores ambulantes. Eles terão 15 dias para a manifestação no processo, que deve ser concluído ainda na primeira quinzena de outubro.
Orçada em mais de R$ 2 milhões, a obra foi iniciada em 2014 e embargada depois do primeiro desabamento parcial em 2016. A construção chegou a ser retomada pela segunda vez em 2017, mas foi novamente paralisada. Abandonado, o imóvel foi invadido por moradores de rua. No dia 26 de julho deste ano ocorreu o segundo desabamento em uma das fachadas do prédio. Logo depois,  a justiça autorizou a demolição parcial.
O Shopping Popular abrigaria mais de 140 vendedores ambulantes nos seus três andares. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões em recursos do contribuinte itabunense. Além do destino do prédio, que deve ser mesmo demolido completamente no próximo mês, a justiça decidirá sobre a responsabilidade dos representantes da empresa e dos gestores que autorizaram a obra.

Tempo de leitura: 2 minutos

Teatro Popular estreia novo espetáculo no dia 6

Um novo espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus estreia no primeiro fim de semana de outubro, na Tenda TPI, na Avenida Soares Lopes. A peça “A espera acabou! Uma Certa Mãe Coragem” será apresentada ao público no dia 6, às 19 horas. Estão previstas ainda sessões nos dias 19 e 27 de outubro, além de 8 de novembro e 8 de dezembro.
Com texto de Paulo Atto e direção de Romualdo Lisboa, a peça inspirada na obra Mãe Coragem e seus filhos, de B. Brecht, está sendo preparada há mais de um ano. No elenco Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Victor, Franklin Costa, Pedro Albuquerque, Aldenor Garcia, Maria Cândida, Pablo Lisboa, Genícia Barbosa e Laiane Vitória dão vida aos personagens desta história passada na guerra dos trinta anos, na Europa. A direção musical é de Antônio Melo e a iluminação de José Carlos N’gão.
TRILOGIA DA GUERRA
A montagem conta a trajetória de Anna Fierling, uma vivandeira, apelidada de Mãe Coragem, que acompanha o exército sueco com sua carroça e vive os horrores da guerra que a faz lucrar. O novo trabalho é a segunda parte da Trilogia da Guerra, iniciada em 2017 com “Os fuzis da Senhora Carrar”.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Bandidos são adicionados ao Baralho do Crime baiano

O Baralho do Crime – instrumento criado em 2011 pela Secretaria da Segurança Pública com a finalidade de facilitar a identificação e ampliar o número de denúncias – recebeu cinco novas cartas com rostos dos criminosos mais procurados do estado. Três naipes sofreram modificações: ‘Ouros’, ‘Espadas’ e ‘Paus’.
Allan de Araújo Ferreira, o ‘Allan Cabeludo’, procurado por homicídio e evasão do sistema prisional passa a integrar a ferramenta como o ‘ Rei de Ouros’. O criminoso atua na região de Pernambués e entra no ligar do traficante Leidjon Fialho de Araújo.
Leonardo Silva Moares, apelidado como ‘Leo Careca’ ou ‘Fio’, substitui Marcos Paulo dos Santos, ‘Paulinho’, na carta ‘Dama de Ouros’. Leo Careca vem sendo procurado por tráfico de entorpecentes na cidade de Lençóis, região da Chapada Diamantina. Natanael de Jesus dos Santos, ‘Natan’ ou ‘Gordo’, investigado por tráfico de drogas, é o novo Oito de Ouros, removendo Reinaldo Santana dos Santos, ‘Queixo’. Gordo, que age em Candeias, é o novo ‘Oito de Ouros’.
Foragido do sistema prisional, Bruno Ramos Figueiredo, o ‘Bruno’ ou ‘Bruxa’, da Liberdade, ocupa agora a ‘Damas de Espadas’, no lugar de Leandro Anjos Santos, o ‘Teminho’. Bruxa foi preso por homicídio qualificado. Atuante no município de Candeias, o também homicida Carlos Bruno da Silva Conceição, o ‘Bruno BBB’, ocupa agora o ‘Quatro de Paus’ no lugar de Edicarlos Coutinho Brabosa, o Cal.
Por meio do Baralho do Crime, o cidadão pode conhecer os rostos dos criminosos mais perigosos do estado e contribuir para o trabalho policial por meio do Disque Denúncia, nos telefones 3235-0000 (capital e RMS) e 181 (interior). A identidade do informante é mantida em sigilo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Lewandowski libera entrevista de ex-presidente à Folha || Foto Geraldo Magela

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (28) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder entrevistas da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde ele se encontra preso desde 7 de abril.
A decisão do ministro foi proferida após reclamação ao STF feita pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelo jornalista Florestan Fernandes. Eles contestaram decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que em agosto havia negado o acesso da imprensa a Lula.
Lewandowski acolheu os argumentos dos reclamantes e entendeu que a decisão da juíza seria uma censura prévia ao trabalho da imprensa, o que viola decisão do próprio Supremo, que na ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 130 vetou qualquer tipo de censura prévia.
“Dessa forma, não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada, ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130”, escreveu Lewandowski.
MINISTRO CITA ENTREVISTAS DE ESTÃO E MARCINHO VP
O ministro também afastou a justificativa da juíza de que o acesso de jornalistas a Lula causaria um problema de segurança na carceragem onde ele se encontra, citando diversas entrevistas que presos em regime fechado concederam, “sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário”. Entre as entrevistas citadas está a do ex-senador Luiz Estevão (2017), a do narcotraficante Marcinho VP (2016) e a da cantora mexicana Gloria Trevi (2001).
“Não é crível, portanto, que a realização de entrevista jornalística com o custodiado, ex-presidente da República, ofereça maior risco à segurança do sistema penitenciário do que aquelas já citadas, concedidas por condenados por crimes de tráfico, homicídio ou criminosos internacionais, sendo esse um argumento inidôneo para fundamentar o indeferimento do pedido de entrevista”, disse o ministro.
Desde 7 de abril, Lula cumpre, na capital paranaense, pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Patrick, Cristiano e Siley, além de um menor, assaltaram as mulheres na Duque de Caxias

Três assaltantes foram presos e um menor apreendido, na noite desta quinta (27), no centro de Itabuna, após o grupo roubar um carro VW Spacefox Sportline de uma empresária, na Duque de Caxias, também no Centro, por volta das 19h30min. Siley Lima Santos, Cristiano Tavares dos Santos, Patrick Góis de Almeida e um menor foram detidos após perseguição de várias viaturas e pelotões em motos na região central da cidade.
Os assaltantes abandonaram o carro na Rua Quintino Bocaiuva ao notarem que estavam sendo perseguidos pela Polícia. Com o apoio de, pelo menos, seis guarnições, policiais conseguiram alcançar e deter os quatro assaltantes. Com o quarteto, a polícia ainda apreendeu dois celulares.
Segundo o comando da Polícia Militar, os bandidos conseguiram se livrar do revólver usado no assalto contra a empresária e uma amiga. “A arma não foi localizada”, disse o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Daniel Riccio.

Tempo de leitura: 2 minutos

Perillo é investigado por ter recebido propina da Odebrecht, segundo PF || Foto Marcelo Camargo/AB

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (28) a Operação Preposto, com o objetivo de provar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa atribuídos ao ex-senador e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB.
As suspeitas têm como origem colaborações premiadas feitas por executivos da Odebrecht. De acordo com os investigadores, a operação tenta identificar o destino de aproximadamente R$ 12 milhões em recursos desviados.
Por determinação da 11ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades goianas de Pirenópolis, Aruanã, Aparecida de Goiânia, e Goiânia, além de Campinas (SP) e São Paulo. Ao todo, 65 policiais participam das ações.
Por meio de nota, o MPF informou que a Operação Preposto é um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato, e decorre de acordos de leniência e colaboração premiada firmados pelo MPF com a Construtora Norberto Odebrecht e seus executivos.
VALORES E PROPINA
“Quando ainda era senador e, depois, também como governador, Marconi Perillo solicitou e recebeu propina no valor de, em 2010, R$ 2 milhões e, em 2014, R$ 10 milhões, em troca de favorecer interesses da empreiteira relacionados a contratos e obras no Estado de Goiás”, diz a nota do MPF.
Informa, ainda, que também são alvos da operação o ex-presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Jayme Eduardo Rincon, o filho dele, Rodrigo Godoi Rincon, o policial militar Márcio Garcia de Moura, o ex-policial militar e advogado Pablo Rogério de Oliveira e o empresário Carlos Alberto Pacheco Júnior.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Três unidades do SineBahia no sul e no sudoeste do Estado oferecem 43 vagas de emprego nesta sexta (28). São 20 oportunidades em Itabuna e 12 em Ilhéus, ambas na região sul, e 11 em Jequié, no sudoeste. Existem vagas para todos os níveis de escolaridade.
Quem ainda não possui cadastro no sistema do Sine deve comparecer ao SineBahia com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) também é exigido laudo médico. Confira as vagas disponíveis nas três cidades.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação de Uruçuca promove, nesta sexta-feira (28), o primeiro Desfile Literário nas ruas centrais da cidade. A atividade busca estimular o hábito da leitura. O início do desfile está marcado para as 8h, da Praça Gilberto Moura, e envolve crianças das escolas da educação infantil e ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino.
O secretário municipal de Educação, Antoane Kortibane, informou que este projeto é resultado de trabalho realizado nas salas de aula com obras de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta. Antoane Kortibane disse ainda que os alunos irão mostrar o que aprenderam em sala de aula sobre os escritores Jorge Amado, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e também de Reinaldo Soares, filho de Uruçuca. “Ainda, traremos obras contextualizadas de artistas locais que fizeram parte do cenário artístico do município em outros momentos”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mulheres de Itabuna e de Ilhéus promoverão ato pela democracia e contra o machismo e o preconceito de gênero, neste sábado (29). O #EleNão em Itabuna terá concentração na Praça do Berilo, em frente ao Bar Vitão, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, às 10h, de onde partirão em caminhada pela Avenida do Cinquentenário. A manifestação é ato pela democracia e contra declarações, consideradas pelo movimento como preconceituosas, do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
A organização do evento pede para que todas as participantes utilizem suas camisas e bandeiras apenas no local do ato e que estejam preferencialmente em grupo e evitem qualquer atrito com pessoas contrárias ao movimento. “Todos são convidados para esse ato histórico em nome da democracia em nosso país!”, observa o movimento #EleNão.
ILHÉUS
Já em Ilhéus, a movimentação começará às 9h, na Praça Cairu, centro. As manifestações pela democracia e contra a misoginia, racismo e homofobia ocorrerão no centro da cidade e serão encerradas na Praça Dom Eduardo. Na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, haverá apresentações culturais.
Dentre os nomes já confirmados para o #EleNão em Ilhéus, estão as atrações Billyfat, Cintia Alves, Cijay, Coletivo 7, Elas no Palco, Karen, Joémille e Petit, Marcelo Novais, Mariana Romero, Moa, Naiara Gramacho, Paulista PDF, Pedro Ubanto, Umbrella Gang e Xota 073.