Tempo de leitura: < 1 minuto

Unidade do Sesi no sul da Bahia funciona em Ilhéus

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) inscreve até dia 29 de outubro candidatos a bolsas de estudo destinadas a estudantes do 1º ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2019. O principal critério para concorrer a uma das bolsas é ter renda familiar de até dois salários mínimos. Os candidatos deverão se submeter a uma prova, a ser realizada no dia 18 de novembro.
Estão sendo oferecidas 291 bolsas, nas sete escolas de Ensino Médio do SESI Bahia, em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
Em Ilhéus, o SESI oferece 120 vagas para o 1º ano do Ensino Médio na Escola SESI Adonias Filho. No total, a escola oferta 312 vagas nas três séries do ensino médio. A escola no município sul-baiano funciona na Unidade Integrada da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Em toda a rede da Bahia, o SESI oferece 17% de vagas gratuitas para 2019. Ao todo, são disponibilizadas 1.749 vagas para o próximo ano letivo. A matrícula para os alunos que não participarão da seleção para bolsas, bem como para os trabalhadores da indústria, que têm direito a descontos de acordo com a renda familiar, já estão abertas. O edital com todas as informações está disponível no site www.escolasesiba.com.br.

Tempo de leitura: 2 minutos

Cacau é tema de encontro mundial em São Paulo || Foto Maurício Maron

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse hoje (24), em São Paulo, após participar de encontro promovido pela World Cocoa Foundation, que a pasta vem fazendo “grande esforço” para que o Brasil volte a liderar a produção mundial de cacau.
“É um setor que começa a despertar o interesse econômico. Mas ninguém vai produzir cacau porque acha bonito. Tem que produzir para ganhar dinheiro. Todo mundo lá no campo tem que ser remunerado e quem é do topo dessa cadeia e não percebe isso, vai matar seu maior parceiro, que é o produtor rural, e não vai ter futuro”, afirmou.
A produção brasileira de cacau alcança, atualmente, 180 mil toneladas ao ano, menos da metade da produção no final da década de 1980, quando o país ocupava a primeira colocação no ranking mundial, com 400 mil toneladas.
Durante a palestra, o ministro estimou aumento de 50% na produção brasileira do produto nos próximos cinco anos, passando a 300 mil toneladas anuais. Para os próximos 10 anos, o ministro prevê um crescimento de 100%.
Na tentativa de resgatar uma posição de liderança, o ministério incorporou a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a fim de recuperar as ações que estavam abandonadas. A meta consta no plano de expansão Sustentável da Produção, informou. Na Amazônia, o fruto tem apresentado crescimento médio de 10 mil hectares por ano em sistemas agroflorestais, disse.
Para voltar a fazer parte ativa da Organização Internacional do Cacau (ICCO), de acordo com o ministro, é preciso realinhar políticas públicas e de gestão como a oferta de assistência técnica pelos governos estaduais. “Deixamos de contribuir com entidades que o Brasil fazia parte e estamos colocar isso novamente para fazer com que o país tenha voz de voto.”
“Houve um desmantelamento dessa cadeia como um todo e perdeu-se também a questão da assistência técnica. Mas, agora, constatado o problema, refazendo as questões, esperamos que as mudanças de governo não venham atrapalhar programas muito importante que temos”, disse, em relação a sua expectativa quanto ao sucessor no cargo.
Blairo Maggi disse esperar que o novo governo mantenha ações em andamento, dando suporte aos produtores rurais e desenvolvendo um programa de desburocratização. Ele defendeu menos interferência do estado, regras claras e ações que permitam agilizar as etapas de escoamento da safra de forma a reduzir os custos de produção.

Tempo de leitura: 2 minutos

Zé Ronaldo quer ser o nome de Bolsonaro na Bahia
Do Metro1
O ex-prefeito de Feira de Santana e ex-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), reuniu, ontem (23), a bancada de deputados estaduais e federais eleitos para um almoço no Restaurante Bargaço, em Salvador.
No encontro, segundo apurou o Metro1, Zé Ronaldo foi lançado candidato a presidente do DEM na Bahia pelo deputado federal Arthur Maia (DEM). Hoje, o partido é comando no estado pelo parlamentar José Carlos Aleluia, que não conseguiu a recondução. O parlamentar, no entanto, nega a informação.
De acordo com aliados, a ideia agrada o ex-gestor feirense, que observa no cargo uma forma de se manter no cenário político e projetar uma candidatura para 2022. Neste cenário, Aleluia tem sido cotado para chefiar um instituto ou ocupar um posto no DEM nacional.
Na eleição, os deputados estaduais ficaram chateados com Aleluia por destinar parte dos recursos da sigla para a campanha do filho, o vereador Alexandre Aleluia (DEM),e não distribuir para outros candidatos.
Parte dos correligionários do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), viu na atitude de Zé Ronaldo de reunir a bancada uma tentativa de tomar a liderança na oposição, já que o democrata soteropolitano ficou desgastado no grupo ao não ser postulante ao Palácio de Ondina na eleição deste ano. Neto e Ronaldo estão desgastados e a relação dos dois, segundo aliados, é “péssima”
Além disso, a relação do prefeito com Zé Ronaldo não anda boa desde que o feirense anunciou apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no debate da TV Bahia. Isto porque Neto era apoiador da candidatura presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) e viu como “deslealdade” a atitude do aliado.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Projeto social é finalista de prêmio estadual na Bahia

Um sargento da Polícia Militar é um dos finalistas do Prêmio Servidor Cidadão 2018, destinado a servidores públicos estaduais que desenvolvem ações ou projetos de caráter voluntário visando à melhoria da qualidade de vida da população baiana. A solenidade de premiação será nesta quinta-feira (25), às 15h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da SSP.

O sargento PM Malherbe Alessandro, lotado na 68ª CIPM, que está há 26 anos na Corporação, concorre com o projeto “Sítio Atalaia”, uma comunidade terapêutica que acolhe pessoas em situação de rua e que se envolveram com drogas.

O projeto funciona em um sítio alugado na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, e se mantém com recursos do sargento e de doações da comunidade e de familiares, atendendo moradores de Ilhéus e de outras cidades da região cacaueira.

Os acolhidos, que ficam internados de 9 a 12 meses, recebem alimentação e participam de atividades físicas e terapêuticas como artesanato, pintura, leitura, além de aprenderam a trabalhar na horta.

O Servidor Cidadão vai distribuir R$ 42 mil em prêmios, contemplando os que ficarem do 1º ao 10º lugar.

Tempo de leitura: 2 minutos

Caminhão cai em ribanceira no bairro de Fátima

Um caminhão que transportava botijão de gás desceu uma ribanceira e invadiu uma casa, em Itabuna na tarde de terça-feira (23). Duas pessoas ficaram feridas.
O veículo ficou pendurado entre a ribanceira e o imóvel. O caso aconteceu na Rua São Francisco, no bairro de Fátima, por volta das 12h. Segundo informações da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), a parte da frente da casa ficou bastante danificada.
Equipes do Corpo de Bombeiros socorreram os feridos

Havia moradores no imóvel no momento do acidente, duas pessoas foram atingidas pelos destroços da parede em que o veículo bateu. As duas vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital de Base de Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde delas.
De acordo com a Sesttran, o acidente aconteceu após o motorista estacionar a carreta para fazer uma entrega. No momento que ele retirou um botijão, o veículo desceu desgovernado. Policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na delegacia e o condutor ainda será ouvido. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Curso será ministrado na sede do Sebrae em Ilhéus || Foto Maurício Maron

O Sebrae em Ilhéus está com inscrições abertas para a Clínica Tecnológica sobre Boas Práticas de Gestão de Estoques, que acontece nesta quinta-feira (25), das 19h às 21h, no auditório da instituição.
Na programação, estão previstas a aplicação dos seguintes conteúdos: causa dos problemas de gestão de estoques; ciclo de gestão de logística comercial; boas práticas; ferramentas; gestão de custos; entre outros.
Os interessados já podem se inscrever gratuitamente na Loja Virtual do Sebrae ou pelos telefones (73) 3634-4068/(73) 99974-2263. O Sebrae em Ilhéus fica localizado no Edifício Premier Business Center, Avenida Osvaldo Cruz, 74, Cidade Nova.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Brasil registra mais de 2,4 mil casos de sarampo
Até o dia 22 de outubro, 2.425 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima. Os dois estados registram ainda um total de 7.674 casos em investigação. De acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados da doença foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), no Rio Grande do Sul (43), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).
O levantamento mostra que, até o momento, 12 mortes por sarampo foram confirmadas no país, incluindo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros, sendo três de Manaus, dois do município de Autazes e um do município de Manacapuru) e duas no Pará (indígenas venezuelanos).
Em nota, o ministério informou que, de janeiro a outubro, encaminhou o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para os seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e o Distrito Federal. O objetivo, segundo o ministério, é atender à demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos da doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa, que subiu o tom contra Jair Bolsonaro (PSL) desde a semana passada, foi às redes sociais em reação a vídeo em que o presidenciável faz piada contra os baianos. O vídeo viralizou e traz Bolsonaro dizendo que é vantagem comprar carro na Bahia, porque o veículo já vem com o freio de mão puxado, relacionando o baiano à preguiça.
– Respeite os baianos, candidato. Lamentável o comentário do candidato Jair Bolsonaro sobre a Bahia e os baianos. Aqui, com muito raça foi consolidada a independência do Brasil e o povo gritou: “Com tiranos não combinam brasileiros corações” – reagiu Rui Costa.
O governador disse que o estado é formado por “gente trabalhadora no campo e na cidade”. E conclui:
– Aqui se trabalha muito para sobreviver com dignidade. Baianas e baianos desprezam, candidato, sua fala preconceituosa e estarão sempre a postos para responder a quem quer que seja que tente desrespeitar a Bahia. Nosso Estado é de paz, é criativo, é de todas as crenças e credos. Chega de preconceito, de racismo, de Ódio e Violência. Somos um Povo só: O Povo Brasileiro.
Em vídeo, Bolsonaro relaciona a preguiça aos baianos:
https://www.facebook.com/ruicostaoficial/videos/1114811648684655

Tempo de leitura: < 1 minuto

Polícia Federal investiga crimes eleitorais cometidos no 1º turno
Tendo por base acompanhamentos feitos nas redes sociais, a Polícia Federal deflagrou hoje (24) a Operação Olhos de Lince, com o objetivo de coibir crimes relacionados às eleições. Entre os crimes apurados estão os de violação do sigilo do voto e de incitação a homicídio.
Ao todo, nove ações estão sendo cumpridas de forma simultânea. São quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Paulo e Sorocaba/SP; em Uberlândia (MG) e em Caxias do Sul (RS).
Também foram expedidos cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (registros de infração de menor potencial ofensivo), com a intimação de investigados em Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), Recife (PE) e Caxias do Sul (RS).
“Para a identificação dos investigados foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, que, por meio de critérios científicos, permitem a realização de análises e comparações das características faciais, tais como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos”, informou, por meio de nota, a PF.
Tais ações, implementadas no âmbito do Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral, decorrem do trabalho de acompanhamento, via redes sociais, com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito de 2018. AB.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As unidades do SineBahia em Ilhéus e Jequié oferecem vagas de emprego com carteira assinada nesta quarta-feira (24). São oportunidades para quem possui níveis fundamental, médio e superior.
Os interessados devem procurar uma das unidades para cadastro. Deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Clique no “leia mais”, na sequência, e confira as vagas disponíveis.Leia Mais