Dos mais de 112 mil inscritos para o concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia, mais de 23 mil deixaram de fazer a prova aplicada neste domingo (19). O certame atingiu 20,67% de abstenção, conforme a Secretaria de Administração do Estado (Saeb). As provas correspondem à primeira e à segunda etapas do concurso e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre as cidades de Salvador e mais seis municípios baianos.
As provas tiveram início às 9h15min, em 45 locais em Salvador e outros 138 em Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A avaliação teve cinco horas de duração, prazo para que os candidatos respondessem a 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação.
Por meio do certame, lançado em outubro de 2019, a administração pública baiana disponibilizou 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.
O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho, comentou a realização das provas neste domingo. “As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse Carvalho.
De acordo com o Decreto Estadual nº 15.353/2014, 30% das vagas ofertadas foram reservadas a candidatos que se autodeclaram negros. O certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.
Os candidatos podem acompanhar o andamento das demais fases do concurso através do site institucional do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), empresa responsável pela organização do concurso.