O MC Jef Rodriguez, da banda OQuadro, em vídeo performance sobre invasão policial || Imagem do filme "Várias Fita, Mano"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O curta Várias Fita, Mano retrata o dia em que a casa do músico e professor Jef Rodriguez (OQuadro) foi invadida pela Polícia Militar. O episódio real aconteceu no Rio de Janeiro, mas a cena é comum nas periferias de todo o país. Nas bordas dos territórios urbanos, as leis se afrouxam e os princípios, como o da inviabilidade da casa, dão lugar ao arbítrio.

A Constituição Federal de 1988 define a casa como asilo inviolável do indivíduo. Ao mesmo tempo em que consagra a inviolabilidade, o artigo 5º (inciso 11) estabelece os casos de exceção. Uma pessoa pode ser obrigada a permitir a entrada de autoridades públicas em sua casa, por exemplo, durante a ocorrência de flagrante criminal, de um desastre ou da prestação de socorro a alguém em perigo. Fora dessas exceções, só uma ordem da Justiça supera o poder de consentimento do morador sobre a presença de outras pessoas no seu lar. Nesse sentido, a porta da casa é um limite físico ao poder do Estado de agir sobre os corpos.

No caso de Jef, naquela tarde de junho de 2021, uma troca de tiros na parte de cima do morro levou a polícia até a sua casa, que foi alvo de buscas sem mandado judicial. “Quando pestanejei [o policial] já estava no meu quarto”, lembra o músico. Assista ao filme.

QUEM FEZ

A trilha sonora original do filme é de Lucas LT. Texto e performance são de Jef Rodriguez. Lukas Horus editou e tratou o áudio. Breno Platais produziu, dirigiu e editou Várias Fita, Mano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *