Prefeitura de Itabuna realiza mutirão em três bairros||Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna tem notificados 1.469 casos de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus. Para reduzir o número de casos das três doenças, o município iniciou, na manhã desta quarta-feira (11), pelos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho,  um mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Os três bairros apresentam maior incidência de casos de arboviroses.

No bairro Novo Horizonte, por exemplo, registra percentual de 13,8% de infestação predial. “Outros bairros de Itabuna também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem água em muitos reservatórios pequenos”, explica a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.

A Prefeitura de Itabuna informa que, para reduzir o índice de infestação predial, as equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. O mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira (13).

A META É VISITAR 100% DOS IMÓVEIS

Lucimar Ribeiro afirma que a meta é visitar 100% dos imóveis. ” É importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.

Morador há oito anos da Rua Senhor dos Passos, no Novo Horizonte, Everaldo de Oliveira Santos, conta que sempre fez a sua parte, deixando todos os ambientes da casa limpos e sem focos de larvas do Aedes Aegypti. “Mas, infelizmente, não sei se os vizinhos fazem o mesmo. Por isso, é importante esse trabalho que a Prefeitura de Itabuna está fazendo”.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, afirma que, além de Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, os serviços de limpeza e remoção estão sendo intensificados em outras localidades, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e na saída de Itabuna sentido Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.