Depois de bairros como Conceição e Santo Antônio, mutirão da dengue chega ao João Soares
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de bairros como Pontalzinho, Santo Antônio e Conceição, será a vez do João Soares ser contemplado, nesta terça-feira (21), com o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de Saúde contarão com apoio de funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

O Mutirão de Combate à Dengue acontece das 8 às 13h. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, todos os imóveis, residenciais e não residenciais, além de terrenos, serão vistoriados pelas equipes. Por isso, a recomendação é que lixo e entulhos sejam removidos no “bota-fora”, com o recolhimento pela Limpeza Pública.

Além de fiscalizar os domicílios, as equipes vão orientar os moradores a tampar ou remover objetos que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito no interior de suas residências. Os moradores também serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito.

PULVERIZAÇÃO

Haverá a pulverização de todo o bairro com inseticida, além do uso de larvicida em terrenos baldios para eliminação de criadouros do Aedes aegypti em pontos estratégicos. As equipes também farão a roçagem de locais com muita vegetação enquanto a equipe de Educação em Saúde distribuirá panfletos.

A Secretaria de Saúde informou que a ação tem assegurado a queda dos índices de infestação predial, tendo a cidade deixado a fase epidêmica estando agora no alerta laranja. Por isso, é fundamental o engajamento das pessoas na luta contra a proliferação de larvas do mosquito causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água parada, a partir de ovos colocados pelas fêmeas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.