Empresa instala quebra-molas sem sinalização adequada || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Duas semanas depois de protestos de moradores do Jardim das Hortênsias, em Itabuna, uma empresa que presta serviços à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) instalou quebras-molas nas proximidades do acesso ao condomínio e ao atacadão Mix Mateus, no quilômetro 24 da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). A instalação foi iniciada e dada como concluída nesta segunda-feira (30). A sinalização precária com placas de trânsito apenas nas laterais dos quebra-molas gerou incidentes.

Desde o final da tarde de ontem e até o início da manhã desta terça-feira (1º), moradores do Jardim das Hortênsias e clientes do Mix Mateus relatam incidentes devido à sinalização inadequada. Não há placas informando da existência de quebra-molas a 100m e 50m de distância, como determina a legislação de trânsito. Um contorno entre os dois quebra-molas agrava ainda mais a situação. “Poderiam sinalizar, né? Serviço pela metade. Como é que pode?”, questiona Jadilson Souza, que se dirigia ao Mix Mateus no momento da entrevista.

Carro passa por quebra-molas mal-sinalizado na BR-415 || Foto PIMENTA

RISCO DE ACIDENTE

Metade das placas de trânsito ao lado dos quebra-molas está gasta pelo tempo, reduzindo bastante a sua visibilidade, agravado pela falta de placas de aviso. “Somos surpreendidos e, a depender da velocidade, pode ocorrer acidente com vítimas, pois é área de grande fluxo, com estabelecimentos comerciais e moradias”, afirma Raimundo Santos, técnico em Segurança do Trabalho.

Os quebra-molas também não foram pintados com faixa amarela, como prevê as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Técnicos que estavam próximos ao local foram consultados pela reportagem. A resposta de um responsável era de que os quebra-molas não seriam devidamente pintados com faixas em amarelo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *