Geral

ITAJUÍPE E A GASTRONOMIA SUL-BAIANA PERDEM “SEU KITO”, AOS 72 ANOS

Economia & Negócios

EMPRESAS DE TELEFONIA SÃO LIBERADAS PARA ATIVAR SERVIÇO 5G EM SALVADOR

Polícia

POLÍCIA INDICIA EMPRESÁRIO QUE ATROPELOU E MATOU DENTISTA EM ILHÉUS

Política

VEREADORES ENCAMINHAM INTEGRAÇÃO DE ESCOLA TUPINAMBÁ À REDE DE ILHÉUS

Artigos

ITABUNA X NOVOS BAIANOS E A REAÇÃO DA TORCIDA

Esportes

CRIANÇAS DE ABRIGO ILHEENSE INICIAM AULAS DO PROJETO GAP SURF

Geral

ILHÉUS HOLIDAY REÚNE NATTAN, TRIO DA HUANNA E DJ ARTHUR NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA EXPLICA FALTA DE MEDICAMENTOS

Cultura

MORRE O CANTOR E COMPOSITOR ZELITO MIRANDA

Sebrae tem mais de mil vagas para capacitações no sul da Bahia em agosto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae ofertará mais de mil vagas de capacitação gratuita para empreendedores no sul da Bahia, em agosto. Os cursos terão foco em vendas, liderança, empreendedorismo feminino, saúde e material de construção, dentre outros temas. As capacitações ocorrerem nas cidades de Ilhéus, Itabuna e região. As inscrições podem ser feitas no pela internet, no link https://emkt.ba.sebrae.com.br/agenda-sebrae-2022.

A instituição também iniciou, neste mês de agosto, o projeto Sebrae nos Bairros, que irá treinar e capacitar empreendedores com foco no empreendedorismo local, na formalização das empresas e no desenvolvimento dos líderes.

“Iniciamos o projeto na cidade de Ilhéus e iremos também realizar no município de Itabuna. Os pequenos negócios são a razão da existência do Sebrae e, por isso, estamos sempre em busca de soluções que atendam a esse público”, diz o gerente adjunto do Sebrae regional de Ilhéus, Michel Lima.

Outras informações e a programação completa das capacitações realizadas pelo Sebrae podem ser obtidas também por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

Seu Kito deixa 3 filhos e uma legião de amigos e fãs da melhor comida caseira
Tempo de leitura: 2 minutos

Itajuípe e o universo da gastronomia sul-baiana acordaram mais tristes neste sábado (13). Um infarto fulminante tirou a vida de Francisco Galvão de Almeida, carinhosamente chamado pelos seus clientes de Kito ou Seu Kito.

Kito estava em casa, quando sofreu o infarto, informa o filho Luiz, “Luizinho”, companheiro de todos os dias na jornada de atendimento aos clientes.

O Bar do Kito, em Sequeiro Grande, à margem da rodovia que liga Itajuípe a Coaraci, era parada obrigatória para um almoço farto, acompanhado de uma cerveja ou um “refri”, seguido sempre por uma deliciosa sobremesa e prosa das boas com o próprio Kito e Luizinho.

Francisco Galvão de Almeida, ou simplesmente Kito, tinha 72 anos. Ele deixa três filhos – Luizinho, Viviane e Lili -, uma legião de amigos e clientes. Era dos chefes de cozinha mais famosos do sul da Bahia e reconhecido desde os tempos do Chão de Estrelas, na década de 80, nem Itabuna.

VELÓRIO

O corpo de Seu Kito está sendo velado no SAF de Itajuípe, na região central da cidade. O enterro será no cemitério local, às 16h deste sábado.

HOMENAGENS

Amigos e clientes do Bar do Kito lamentam a partida do mestre da arte de cozinhar e servir. “Lembro dele não apenas pela comida excelente, mas pela forma carinhosa como sempre atendia as pessoas”, afirma o publicitário e amigo Gilvan Rodrigues, responsável por apresentar as maravilhas gastronômicas de Kito a uma infinidade de amigos. “Gilvan me apresentou a Kito, dono do restaurante em que se devia comer de joelhos. O céu terá cardápio especial”, afirma o jornalista e escritor Daniel Thame.

“Soube agora também da notícia.  Lamentável. Gente boa, Kito”, escreveu Marcos Vinícius Sousa, Japu, secretário de Administração de Itacaré e filho de Itajuípe. A comida e o atendimento fizeram com que muitos dos seus clientes se tornassem amigos de Kito e da família. “Sempre tivemos atendimento de excelência de Seu Kito, do filho. Era mais que dono de um restaurante. Parava para ouvir o cliente e conversar. Era o padrão excelência Kito de ser e de atender”, afirma Raimundo Leal, que confessa. “A gente abusava na resenha com seu Kito. Era sempre um ótimo papo, ótimo atendimento e ótima comida”, afirma.

Telefonia móvel 5G chega à capital baiana na próxima semana|| Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta sexta-feira (12), que partir da próxima terça-feira (16), as prestadoras poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel, mais conhecida como 5G, nas capitais Salvador, Curitiba (PR), Goiânia (GO).

A decisão foi tomada  pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). O grupo é formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e de empresas, incluindo as de radiodifusão afetadas pelo projeto. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

Já possuem estações de 5G em operação as capitais Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

EXPANSÃO PARA OUTRAS CAPITAIS

De acordo com a Entidade Administradora da Faixa (EAF – Siga Antenado), deverão estar aptas para receber o 5G até 29 de agosto as cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Nas demais capitais, a liberação para implantação do 5G a partir de 28 de outubro.

A Agência Nacional de Telecomunicações informou que quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. É preciso que seja feito agendamento para a instalação dos novos equipamentos.

Ministério Público da Bahia começa na segunda Mutirão para reconhecimento de paternidade|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) promove, a partir da próxima segunda-feira (15), um mutirão para reconhecimento de paternidade nos municípios de Ilhéus e Canavieiras. A ação de cidadania será realizada por meio por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife).

De acordo com o cronograma, em Canavieiras, a unidade móvel do MP-BA estará na Praça da Bandeira, nesta segunda, das 8h às 17h. Já em Ilhéus, o reconhecimento acontecerá entre os dias na terça-feira (16) e na sexta-feira (19), também das 8h às 17h, no estacionamento do Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes.

Criado pelo Ministério Público da Bahia em 1999, O projeto “Paternidade Responsável” visa ampliar o número de reconhecimento formais de paternidade e de assegurar o direito à filiação às crianças e aos adolescentes. Desde criação, já foram quase 80 mil processos de reconhecimento de paternidade, que é feito a partir de audiências com promotores de Justiça.

Assistentes sociais e servidores do Caocife também estarão presentes no local para esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à área cível, bem como para realizar o atendimento de demandas espontâneas da população. No mês de julho, quase 700 mães estiveram presentes nas palestras promovidas pelo MP-BA em Ilhéus e Canavieiras sobre reconhecimento de paternidade.

Tharciso é indiciado por homicídio doloso
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário Tharciso Romeiro Aguiar, de 38 anos, que dirigia o carro que atropelou e matou a dentista Ranitla Scaramussa Bonella, de 23 anos, no dia 11 de junho, em Ilhéus, foi indiciado, nesta quinta-feira (11), pelo crime de homicídio doloso (dolo eventual).

Ao encerrar as investigações, o delegado do Núcleo de Homicídios da Polícia Civil de Ilhéus, Helder Carvalhal de Almeida, entendeu que as provas produzidas comprovam a materialidade e a autoria do crime de homicídio com dolo eventual, que ocorre quando a pessoa não tem intenção de atingir determinado resultado, mas assume o risco de produzi-lo.

FALSO TESTEMUNHO

Durante o inquérito policial, duas testemunhas que prestaram depoimento com evidente objetivo de beneficiar Tharciso também foram indiciadas pelo crime de falso testemunho, previsto no artigo 342 do Código Penal. Leia mais no Radar 64.

Câmara de Ilhéus aprova lei que cria a categoria escola indígena no município
Tempo de leitura: 2 minutos

O povo Tupinambá de Olivença superou mais uma etapa no processo de reconhecimento formal da sua existência pelo Estado brasileiro, com a aprovação unânime, nesta quarta-feira (10), pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, do projeto de lei que integra a escola indígena da comunidade ao sistema municipal de ensino. O texto segue para a sanção do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

Primeiro tupinambá do Legislativo ilheense, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) divide a autoria do projeto com a colega Enilda Mendonça (PT). Num plenário Gilberto Fialho lotado por professores, caciques e outros representantes dos tupinambá, Cláudio lembrou do papel de sua tia, Nivalda Amotara, na recuperação da cultura indígena. Para ele, a nova legislação vai reconhecer o trabalho desenvolvido há mais de uma década na comunidade.

“Nós queremos que seja respeitada a Constituição Federal, no seu artigo 231, e aqui nessa Casa, o capítulo 20 e o artigo 282 [da Lei Orgânica do Município], que diz que nós, povos indígenas originários do município de Ilhéus, temos que ter o apoio institucional. E é isso que estamos pedindo”, acrescentou Cláudio Magalhães.

Enilda Mendonça explicou que o projeto formaliza, na esfera institucional, um trabalho que já existe no mundo da vida. “As crianças já estão matriculadas, os professores estão lá dando aula, apenas precisa colocar no sistema municipal de ensino como categoria indígena, conforme prevê todas as legislações. Inclusive, o plano municipal de educação de Ilhéus já prevê uma meta para escola indígena”, explicou.

Para o presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), Cláudio Magalhães faz justiça ao desafio de ser o primeiro tupinambá do parlamento municipal. “Você é uma pessoa que honra os seus princípios, sua origem. Isso engrandece muito essa casa, a gente tem contribuído com essa luta, no que for possível. A gente vê que a esperança desse povo reflete no seu mandato”.

O dia em que os Novos Baianos FC foram goleados pelo Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

 

O Itabuna fez 11 e o adversário apenas 1, o de honra. Se é que um gol honra um time que leva 11 ou uma seleção que toma sete.

 

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

Em 1969 uma jovem conheceu, numa festa/exposição, integrantes dos Novos Baianos. Gostou e tomou uma decisão tão louca quanto o grupo: abandonou o curso de Comunicação na USP, família que morava num confortável casarão, amigos e estágio. Partiu junto.

Marília Aguiar não tocava nem cantava. Mas, nesta aventura, muito ajudou na administração 1979, quando o grupo se separou. Ela relata a experiência no livro Caí na Estrada com os Novos Baianos (ed. Agir), prefácio de Zélia Duncan e posfácio de Paulinho Boca de Cantor.

Um dos capítulos é sobre um jogo contra o Itabuna. No retorno de Salvador ao Rio, no final do carnaval de 1973, o dinheiro já estava acabando quando passavam na cidade. Então lembraram de um amigo fazendeiro.

Marília não entra em detalhes, mas o fazendeiro era Reinaldo Sepúlveda e quem fez o contato foi o repórter fotográfico Mário Queiroz, produtor do grupo na Bahia e amigo de Reinaldinho.

Na fazenda Amaralina, ela diz “que surgiu uma proposta bizarra”, marcar uma partida contra o Itabuna. Lembra que, “além da música, os Novos Baianos eram apaixonados por futebol. Tinha até time, o NBFC-Novos Baianos Futebol Clube e acreditavam que eram craques”. Doce ilusão.

Mário conversou com o então presidente do Itabuna, o advogado Gervásio José dos Santos, e ficou combinada a realização da partida com a renda dividida, 50% para cada equipe. A divulgação foi ampla e o estádio, a Desportiva Itabunense, lotou.

Livro de Marília Aguiar narra experiência com o grupo Novos Baianos

Segundo Marília, “o NBFC jogava muito mal”. Os torcedores reagiam com vaias, palavrões e chamavam os cabeludos de veados. “Baby não gostou, subiu no banco de reservas e revidou com os mesmos adjetivos. ”

O Itabuna fez 11 e o adversário apenas 1, o de honra. Se é que um gol honra um time que leva 11 ou uma seleção que toma sete.

A autora diz que a torcida ficou revoltadíssima quando percebeu que havia sido enganada e pagou para o seu time jogar contra amadores. Começou a ameaçar. A polícia foi chamada e escoltou o grupo até a fazenda. Receberam a parte combinada e foram despachados cedinho, pra evitar novas confusões.

Na véspera do jogo foi realizado um show no cine Marabá. Assisti ao belo espetáculo, Inesquecível. “Pernas de pau” no futebol, craques na música, os Novos Baianos entram na história da MPB. Há documentários sobre eles, o mais famoso é Filhos de João, referência a João Gilberto, que teve decisiva influência sobre os caminhos musicais do grupo.

Marival Guedes é jornalista.

Projeto GAP Surf será lançado neste sábado (13) || Foto ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Está marcado para este sábado (13), às 9h, o lançamento do projeto GAP Surf, do Grupo Amigos da Praia, em Ilhéus. As primeiras turmas de futuros surfistas são de crianças do Abrigo Renascer. As aulas serão na Praia da Avenida, no trecho próximo à Catedral São Sebastião.

O Abrigo Renascer acolhe crianças apartadas do convívio familiar como medida de proteção determinada pela Vara da Infância e Juventude de Ilhéus. A iniciativa é do professor e presidente da entidade civil, Gabriel Macedo, surfista profissional e membro da Confederação Brasileira de Surf.

Com o objetivo de proporcionar às crianças um momento inesquecível e fortalecer o projeto GAP Surf, a organização de voluntários promove campanha de doações de lanches, brinquedos e livros infantis, que poderão ser entregues na sede da instituição, localizada na sala lateral da Catedral, no Centro Histórico de Ilhéus. Quem quiser também pode fazer doações em dinheiro, via PIX: 330137950001-21 (CNPJ).

Nattanzinho é uma das atrações confirmadas no Ilhéus Holiday, em setembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Novo fenômeno da música brasileira, o cantor Nattan tem show confirmado para 2 de setembro em Ilhéus. Nattanzinho, como também é conhecido, se apresentará no Ilhéus Holiday, que também terá Trio da Huanna e DJ Arthur ao Centro de Convenções.

Dono do hit Morena, que já conta com mais 45 milhões de visualizações no Youtube, e famoso nas redes sociais pela versão Tem cabaré essa noite, Nattan tem show entre os mais requisitados do Brasil.

O primeiro lote de ingressos teve a venda iniciada na última semana. O evento terá dois setores, a área vip – com open bar de água, refrigerante e cerveja – e pista. O ingresso para a área vip custa R$ 200,00 e para pista está R$ 60,00.

VENDA DE INGRESSOS

Os ingressos estão à venda na Supermoda e no Armazém Carioca, em Ilhéus, e no Bigodon Barbearia, em Itabuna. Pela internet, a compra pode ser feita no site Baladapp.

Problema é consequência da escassez de insumos no mercado, segundo comunicado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna informou que enfrenta dificuldade para repor os estoques de medicamentos da Divisão de Assistência Farmacêutica. Segundo comunicado da pasta, divulgado nesta quinta-feira (11), o problema é reflexo da escassez de insumos no mercado brasileiro e afeta todo o país.

Conforme a Secretaria, o desabastecimento prejudicou, pontualmente, a disponibilidade de Valproato de Sódio, Risperidona, Metformina, Amoxicilina e Dipirona.

Fornecedores solicitaram, ainda segundo o comunicado, o cancelamento de contratos, enquanto outros atrasaram a entrega de remédios comprados pela Secretaria. “Entretanto, a Divisão de Assistência Farmacêutica não tem medido esforços, inclusive realizando novos processos de aquisição de medicamentos, para sanar as faltas o mais breve possível”, conclui o texto.

Ecopontos foram entregues para auxiliar na coleta seletiva em Itajuípe
Tempo de leitura: 2 minutos

A CVR Costa do Cacau fez a entrega de equipamentos para a Prefeitura de Itajuípe. Os equipamentos são parte de esforço da parceria da empresa com as instituições públicas e privadas do sul da Bahia pela valorização da coletiva seletiva para a conservação ambiental e geração de emprego e renda. Foram entregues dois ecopontos e dois carrinhos para recepção e coleta de materiais recicláveis e uma mesa separadora.

A coleta seletiva em Itajuípe que destina seus resíduos sólidos ao aterro sanitário da CVR Costa do Cacau na Rodovia Jorge Amado, é gerenciada pela ONG Protetores dos Animais de Itajuípe (Paita), que absorveu os trabalhadores do antigo lixão, com salário pago pelo município. A arrecadação com a comercialização dos produtos coletados é destinada aos cuidados de cerca de 120 cães e gatos.

“Os equipamentos vão contribuir para ampliar a coleta seletiva, permitindo atender moradores que desejam fazer a entrega domiciliar em horários alternativos”, afirma a presidente da ONG Paita, Alba Valete.

COLETA SELETIVA

Atualmente são coletadas 7 toneladas, por mês, de material reciclável e com os novos equipamentos entregues pela CVR a meta é chegar a 10 toneladas/mês. “Essa parceria com a CVR é importante para consolidar o processo de coleta seletiva e queremos destacar o envolvimento da comunidade, nessa ação de sustentabilidade que está transformando o município numa referência ambiental”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Itajuípe, Vinicyus Guimarães.

A CVR Costa do Cacau é a única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para a destinação correta de resíduos sólidos, atendendo as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento. “Estamos reforçando a parceria com a Prefeitura de Itajuípe, através do incentivo à coleta seletiva, com impactos socioeconômicos e ambientais que beneficiam toda a população”, afirma o gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena.

Zelito Miranda faleceu na madrugada desta sexta-feira, em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor e compositor baiano Zelito Miranda faleceu na madrugada desta sexta-feira (12), em Salvador, por complicações pulmonares. A morte foi confirmada pela assessoria do cantor e pela esposa.

O músico passou mal no final da madrugada. Ele estava em casa. A esposa, Telma, acionou o Samu 192, mas ele morreu a caminho do hospital.

A menos de duas semanas, o cantor saudava a vida com a futura chegada do neto Ian, da filha Clarice.

Zelito teve a saúde dos pulmões agravada por uma pneumonia, no ano passado, quando ficou internado em tratamento intensivo na UTI do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. O tratamento da pneumonia durou cerca de um mês.

O cantor deixa esposa, Telma, e as filhas Luiza e Clarice. O enterro de Zelito deve ocorrer às 16h30min, no Bosque da Paz, na capital baiana.

Músico há 40 anos, Zelito Miranda é definido como O Rei do Forró Temperado. A discografia é composta por 1 DVD e 12 CDs em sua carreira. Era dos nomes mais requisitados nas festas juninas na Bahia e em todo o Nordeste. A carreira também foi marcada por passagem pelos Novos Bárbaros.

PESAR

A morte do cantor nascido em Serrinha (BA) gerou clima de comoção em diversos meios. Políticos como o governador Rui Costa e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, lamentaram a partida de Zelito Miranda.

“Que Deus conforte seus familaires e amigos neste momento de profunda tristeza. A música baiana está de luto”, escreveu Rui em sua conta no Twitter. Davidson lembrou que o músico foi autor da maioria dos seus jingles. “Foi compositor de muitos jingles de campanhas minhas. Pessoa e artista admiráveis!”, expressou o secretário em redes sociais.

Consultor dá dicas sobre como agir quando o óleo do motor está baixando || Foto STrânsito
Tempo de leitura: 2 minutos
Ícaro Mota é consultor automotivo

É comum as pessoas se assustarem ao tirar a vareta de óleo do motor e não ver sequer uma gota de óleo. Mas, e aí… isso é normal?

É comum e absolutamente normal que um carro com motor novo consuma em torno de 600ml a 1 litro de óleo a cada 10.000 km rodados. Isso depende do esforço que o motor está gerando em relação à rotação e ao peso de carga transportada.

Então, basicamente, chega a passar despercebido a baixa do nível do óleo ao olhar a vareta.

O que deve ser levado em consideração é que um motor de carro que já rodou bastante quilômetros – acima dos 100.000 – ou um motor usado de forma severa – roda pouquíssimo e abusa da partida-fria, ou seja, que usa pouco o carro e fica no liga-desliga.

Essas situações geram desgaste natural das peças do motor que estão em constante atrito. Por isso, o uso do óleo correto se faz extremamente importante (clique aqui e leia para entender melhor).

Logo, um motor com maior desgaste causado por atrito tende a consumir um pouco mais do óleo. Mas é necessário verificar se há vazamento(s). Se sim, saná-lo. Mas se o seu veículo tem consumido algo em torno de 1 litro a cada 1 mil ou 2 mil quilômetros, muito provavelmente estará sendo queimado em excesso, e expelido pelo escape em forma de fumaça branca. Aí, meu amigo, minha amiga, isso é um sinal de que os anéis de seguimento não estão raspando o óleo da câmara de combustão como deveria. E o motor precisará passar por uma retífica.

Muitas pessoas pensam que o fato de rodar pouco não exige muito do motor, mas estão enganadas. Para se ter uma boa noção, quando o carro está parado desligado e você acaba de ligar, essa ignição causa um desgaste equivalente ao mesmo causado por um motor que rodou 100 quilômetros.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Efetivo do Gaeco cumpre mandados na Operação Verdugo, na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público estadual (MP-BA) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) deflagraram, nesta sexta-feira (12), cumprem nove mandados de busca e apreensão contra policiais militares suspeitos de execução sumária no estado. Os mandados da Operação Verdugo são cumpridos em companhias independentes e batalhões em Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Contendas do Sincorá, além de residência de seis PMs investigados.

Há pouco, o MP-BA divulgou que já foram apreendidas quatro armas de fogo, três na capital e uma em Contendas, além de cofres e munições, em Vitória da Conquista.

Os alvos são as sedes da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Rondas Especiais (Rondesp) do Sudoeste, localizadas em Vitória da Conquista, do Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, e as residências de seis policiais militares investigados, entre eles dois oficiais, por cometerem crimes de homicídio qualificado ocorridos em 2018 e 2019. A pedido do MP, a Justiça determinou o afastamento cautelar dos PMs da função pública por um período de um ano.

A operação, que decorre de dois inquéritos policiais, foi deflagrada por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP, e pela Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão da SSP. O afastamento e os mandados de busca foram decretados pela Vara do Júri da Comarca de Vitória da Conquista, atendendo pedido do Ministério Público.

EXECUTADOS

Segundo as investigações, os policiais militares, à época dos delitos lotados em Vitória da Conquista, estavam em serviço quando teriam executado sumariamente Valdomiro de Jesus Meira Filho e Thiago Menezes de Oliveira, no interior de residências, em razão de suposto envolvimento das vítimas com o tráfico ilícito de drogas. Eles também são investigados por fraude processual.

Empregos: confira vagas em Itabuna, Ilhéus e Itapetinga para esta sexta-feira (12)
Tempo de leitura: 5 minutos

O SineBahia anunciou mais de 90 vagas de emprego, nesta sexta-feira (12), nos municípios de Itabuna e Ilhéus, na região sul, e Itapetinga, no sudoeste do estado. Os interessados devem procurar unidade do serviço de intermediação de vagas até as 15h30min de hoje.

Das 95 vagas, 72 são ofertadas pela unidade do SineBahia em Itabuna, outras 20 em Ilhéus e 3 em Itapetinga. Para cadastrar-se a uma das vagas, necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as oportunidades para hoje.

Leia Mais