Tempo de leitura: < 1 minuto

É impressionante como a população de Itabuna se tornou vítima indefesa de trogloditas que agem como se fossem donos da cidade e não devessem respeito aos demais habitantes desta terra cada vez mais caótica.

Ontem, o Pimenta publicou nota sobre a a ação desses elementos no que diz respeito à poluição sonora, e a repercussão foi grande. Muita gente faz relatos desesperados de como bares administrados por sujeitos mal educados e carros com som abusivo, de gente com miolo mole, transformaram suas vidas em um inferno. E o problema está presente em todos os bairros, contando com a cúmplice omissão das autoridades.

Uma das funções da administração pública é garantir a ordem, inclusive para evitar que os cidadãos desamparados procurem resolver as coisas ao seu modo, como nos tempos antigos quando não havia Estado nem lei e cada uma se valia da força que tinha.

É grave o fato de existir uma “lei do silêncio” que não é cumprida porque a prefeitura deixa de fiscalizar. Sem falar que a polícia se nega a coibir os abusos, sob alegação de falta de apoio do poder público municipal.

Enquanto isso, os vizinhos dos desordeiros têm seu direito à paz, a possibilidade de ler, estudar, ver televisão e até de conversar limitados por quem transgride a lei e ainda acham que estão certos. São estes que ditam as regras e ameaçam quem se incomoda, numa inversão de valores bastante comum quando o poder público dá as costas para o cidadão.

Respostas de 31

  1. Não entendo porque a polícia não atua para proibir/coibir situações como essas, que trazem desconforto a população. Por que precisa da Prefeitura? Mesmo porque barulho excessivo é contravenção penal, perturbação do sossego alheio.

  2. A Praça do Sarinha Alcântara é o pior lugar de todos em Itabuna, e o pior é que são militares donos de bares que promovem o barulho infernal, talvez seja por isso que a polícia não faz nada.

  3. Nós moradores descentes, precisamos urgente de ajuda contra esse bando de bad boy que utilizam o seu tempo para importunar e tirar a paz das pessoas com verdadeiros trios elétrico, sem se importar com ninguém.
    É um absurdo o que acontece em nossa cidade,é extremamente necessário que volte a patrulha do som para por essas pessoas nos devidos lugares dela, só assim poderemos viver um pouco de tranquilidade, nos fins de semana.

  4. Um dos líderes da coligação de Vane é Luis Sena. Já fiquei numa casa de praia vizinha a que ele estava… e ele ligava o som numa altura terrível, que não permitia eu conversar na casa em que eu estava … o fato me fez ir embora e interromper meu descanso.

    Ele também foi crítico feroz da lei do silêncio, que limitava o funcionamento de bares pela madrugada.

    Vamos ver agora… será que ele e o PC do B mudaram?

  5. No Sarinha Alcantara é grave a altura dos sons dos bares e dos carros de son, quase todos de gente ligada a polícia, por isso ela não atua nesse tipo de crime.

  6. É por isso que muitas tragégias acontecem, as pessoas perdem a paciência. Quem passa por isso sabe como é um inferno viver perto de pessoas mal educadas e se acham donas da rua e quem reclama é que tá errado e ainda vc ligar para polícia e é mal tratado dizendo que não pode fazer nada. É um absurdo!!!

  7. É realmente um problema social dos mais graves. O cidadão comum está impotente. sofro há muitops anos aqui no bairrov da Conceição. Um bar que i9nstalou uma “boite” invadindo uma area pública ao lado da Câmara de Vereadores inferniza a vida de quem trabalha toda semana e esperava poder dormir um soninho trabquilo nos fins de semana. O pior é qwue os vereadores vizinhos e sabedores da irregularidade faz vistas grossas. POucos metros no fundo da Câmara dali uma “vizinha” que resolveu invadir uma area que deveria ser um espaço público (as margens da rua que contorna a Câmara, transforma os finais de semana em sessão nostalgia (Agnaldo Timoteo, Benito de Paula, Waldik Soriano) ou então…. Aroooocha. o volume é ensurdecedor, apartir das 06 da manhã todo fim de SEmana. NO São Caetano, minha mãe, sozinha, septagenária, vizinha de uma policial militar que coloca um som que pode ser ouvido no outro lado do Rio ( se um policial militar, responsável pela ordem e segurança pública faz isso com seus próprios vizinhos, apelar para quem???? Ministério Público? isso não dá Ibope, não aparece na Tv!!! Vamos reclamar para o Bispo Dom Ceslau… quem sabe!!!!!!

  8. aqui no parque são joão-castalia, a noite de sabado e madrugada de domingo e dia todo de domingos foi um tormento,um mal educado fazendo aniversario usou e abusou da sua falta de educação; apelar para quem?

  9. Diante de toda essa falta de respeito dos proprietários de bar e similares e também dos condutores de carros particulares, que mais parecem trios elétricos, para com a população e ainda com o descaso demonstrado pelas autoridades que, pela lei, deveriam coibir esse tipo de abuso, temo que algum morador incomodado tente resolver isso com as próprias mãos, o que pode inclusive gerar uma tragédia

  10. E pensar que Itabuna tem um tal de GAC ( Grupo de Ação Comunitária) que é mais um Grupo de Almoço Comunitário, que deveria debater problemas da cidade e plantea-los junto às autoridades, mas são apenas uns elitistas da acomodação. Uma pena, pois poderiam agir de forma destacada em prol da população se não fossem tão corporativistas.

  11. E sem falar as igrejas do jardim vitória que tocam sino e soltam fogos nas madrugadas… Numa total falta de respeito com osmmoradores vizinhos.

  12. Boa tarde
    Não nasci em Itabuna, mas a vida me empurrou para esta cidade e, como tantos outros cidadãos, tive sérios problemas com ruídos em horários e volume insanos. Meu problema foi se arrastando por anos. Conversava com o vizinho, causador do transtorno e nada era resolvido. Meu vizinho, é uma grande empresa de Itabuna, por isso não vou citar nomes. É medo de represália, sim. Recorri ao Ministério Publico, e o órgão me enrolou durante muitos meses. Afirmava que não era obrigação dele resolver o assunto. Depois e idas e vindas me encaminhou para juizado de pequenas causas, que disse que não era com ele e me mandou para a Defensoria Pública . Por sorte um defensor se compadeceu de minha causa e hoje, depois de todos os moradores da rua terem assinado um documento confirmando as queixas, o processo corre na justiça. Meu medo é só o juiz…..deixa pra lá.

    Itabuna tem maioria de gente boa e honesta. Mas “cá pra nois”: tem uma galera por ai que deveria voltar para o berço, vê se mãe dava educação. Gente porca, vagabunda, desordeira, pilantra e se tiver linha, tem nome para não acabar mais.

    Bem, se o bem vence o mal depois do temporal, vamos aguardar que vai ficar tudo ok.

  13. Uma cidade sem comando tende a aumentar o vandalismo em todos os ângulos. Isto já vem acontecendo a muito tempo. É promessa do eleito transformar a cidade na capital da paz. Vamos aguardar!

  14. É caso de polícia, sim, e essa de dizer que precisa de convênio, é mais um sinal de desprezo do poder público pelo cidadão. Alguém já viu isso, Convênio para proteger o cidadão, para por ordem na cidade? Em tempos do tal convênio, a coisa só funcionava com policial de bom caráter. Quem não quer ser decente, não seja, ser decente também não é pra todo mundo, mas tem que CUMPRIR REGRAS DE CONVIVÊNCIAS, coisa que até os detentos cumprem. Eles cumprem o Código de Honra, que certos estúpidos aqui de fora não cumprem. Só em terra de ninguém, precisa polícia para cumprir lei do silêncio.

  15. DEVERIA SER RESERVADO UM ESPAÇO NA CIDADE, (UMA ARENA, BEM FULEIRA) BEM LONGE DA ZONA RESIDENCIAL,PRA ESTES PALHAÇOS DE ALTO FALANTES SE EXIBIREM UNS PARA OS OUTROS,ATÉ FICAREM TOTALMENTE SURDOS!

  16. E quem mora na Mangabinha? as ruas estreitas, os moradores se juntam para fazer festa ( bagunça)e tome som nas alturas, insuportável. Estava com minha nora parida e tivemos que chamar a policia algumas vezes. Felizmente fomos atendidos, mas avisaram que dali em diante não mais póderiam fazer mais nada.Estamos entregues à propria sorte!!!!

  17. Apelamos para as autoridades, já que os mal educados só aceitam que estão faltando com o respeito a eles mesmos, sob força policial e a polícia está desabilitada no momento. O que faremos, então? Os agressores estão nem aí, organizando festas-supresa com todo potencial de barulho para dar o troco em quem comenta…

  18. ESSE É UM CÂNCER EM ITABUNA.AS AUTORIDADES NADA FAZEM PARA COIBIR ESSA BAGUNÇA GENERALIZADA.ESSES CARROS COM SOM EXAGERADO DEVERIAM SER RECOLHIDOS, GUINCHADOS.OS ESTÚPIDOS IDIOTAS QUE GOSTAM DE SOM ALTÍSSIMO DEVERIAM PAGAR UMA MULTA BEM ALTA E SEREM PRESOS NUMA CELA SEM JANELAS COM UM SOM DE 1.000 DECIBÉIS.

  19. Para um municipio que se tornou manchete nacional e internacional, com indices alarmantes de violência contra os jóvens, problemas relacionados ao lixo, vereadores envolvidos em corrupção etc, é realmnte lamentável, isso reforça a idéia que temos que nos unir como cidadãos, para estipar a cultura maléfica do “coronelismo” que ainda insiste em se manifetar. Creio que é possível mudar a partir das pessoas de bem.

  20. Há alguns meses atrás, surgiu uma matéria neste blog sobre o assunto poluição sonora e teve um comentário que até hoje lembro, dizia o seguinte: A situação do povo melhorou e deu-lhe condição de adquirir o que bem entendesse, porém por não terem educação não estão sabendo usar o que lhe foi dado condição para adquirir, ou seja estamos tendo condição de adquirir determinado bem de consumo e não temos se quer a educação de usar. Acho que estamos mesmo é precisando de educação e respeito aos nossos semelhantes.
    Está na hora da polícia agir e coibir tal ato que prejudica a todos.

  21. Como coibir excesso de som alto, se os dito cujos, durante periodo eleitoral, foram os principais patrocinadores e incentivadores dessa patifaria toda! Uma camara de vereadores egocentricos, so pensando no seu umbigo e barganhando tudo, se vendendo por qualquer merda dada pelo prefeito. Quem manda o povo se vender por um carguinho de um salario minimo na tetinha da vaca, por uma CNH! Cidade comandada por policiais que usa cargos publicos para se beneficiar e ainda acha otarios que votam nesses caipiras e matutao igual o prefeito atual.

  22. Os moradores do edifício Gemini não aguentam mais a bagunça e o barulho provocado pelas farras no posto Ypiranga até o amanhecer. o posto está localizado na Amélia Amado. A população de Itabuna deveria não utilizar os serviços do posto. Ninguém abasteceria lá. O proprietário do posto não respeita a comunidade e está ganhando dinheiro prejudicando o descanso e a saúde alheia.

  23. Por favor seu Pimenta não deixe este assunto morrer por aqui!
    É uma queixa geral!
    Na Rua Henrique Alves Castália, estamos com novos moradores que estão destoando dos demais!!! Fazem festa em seu terraço e ninguém tem mais o direito de estudar, assistir TV ou cochilar num Sábado à tarde ou Domingo o dia inteiro!
    Nem o bar que fica na outra esquina incomoda assim (bar de Eduardo). Muito pelo contrário!
    a vizinhança já espera pelo dia que eles mudem daqui!
    Problema é que gente assim, se nós formos conversar sobre o som alto, é capaz de aumentar mais ainda.
    Fato é que a cidade precisa ser ecudada e isto pode começar pela aplicação da lei. E ainda tem gente que diz que se o som está dentro de casa pode ser alto!!!!!
    Autoridades, novos vereadores, nos ajudem pelo amor de Deus!

  24. Bem lembrado! Wenceslau foi o vereador que aleijou a lei do silêncio existente; ele inventou que a partir de meia noite, o estabelecimento pusesse dois seguranças por conta própria. Só se fosse pago por ele. Na época alegou que as pessoas tinham que ficar em bares para não praticar violência doméstica. Esse senhor não serve para legislar. Vane que não dê espaço a ele.

    Concordo que a prefeitura deve designar uma área para as casas noturnas abrigarem esse povo que não tem família, não ama ninguém, é mal amado, por isso fica nos bares interferindo na felicidade alheia. Na verdade, são infelizes e invejosos que encontram uma forma de massacrar quem opta pelo bem. A melhor forma é criar um espaço bem grande à prova de som, para que todos eles ponham seus sons lá dentro pra não incomodar as pessoas que moram nas periferias. Eles que endoidem lá dentro.

  25. Eu sou uma refém da poluição sonora,aqui no núcleo hab. da ceplac no bar proximo a espora de ouro,todos os finais de semana é muito barulho do som do bar e dos carros de som.O som é tão alto que o telhado da casa,treme,os bebados faz xixi na frente das casas.é uma verdadeira falta de respeito.Aqui tem pessoas doentes que precisa de sossego,e tem que aguentar,essa falta de respeito da dona do bar.Aonde está as autoridades dessa cidade,não existe leis que proiba esse vandalismo.

  26. Aqui no Núcleo Habitacional da Ceplac tem um bar por nome Esquina de Ouro que vem tirando o sono de muitas pessoas que trabalha todos os dias, o som dos carros são muito alto, os moradores deste bairro não tem assossego todos os finais de semana de Sexta a Domingo até as 3:00 Horas da Manhã, vamos cobra da Justiça desta Cidade, por nome Itabuna-Ba

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *