Tempo de leitura: < 1 minuto

dengueA Prefeitura de Itabuna divulgou hoje o resultado do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Os números gerais revelam estabilidade no quadro geral: 23,68% em janeiro contra 21,3% agora em março. Ou seja, a cada cem casas, 21 possuem focos de larvas do mosquito que transmite a dengue.
Estatisticamente, não se pode considerar como queda a diferença entre dezembro e março. Pelo contrário, revela estabilidade. Para o LIRAa, foram vistoriados 3.463 imóveis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.  O município possui cerca de 60 mil imóveis cadastrados.
Por fim, o percentual registrado em Itabuna é 20 vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é abaixo de 1%. Ou seja, a situação da dengue ainda é alarmante no município.
Se há algo a comemorar é a queda nos casos de dengue. Abaixo dos 200 nos três primeiros meses do ano. A queda, aliás, ocorreu em todo o estado – e superior a 90%, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Mas aí entram fatores como a resistência imunológica aos vírus já existentes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *