O Procon da Bahia, em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), divulgou, nesta sexta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, a relação com os 30 fornecedores de produtos e serviços que mais receberam reclamações e os que menos atenderam as demandas dos consumidores baianos no ano passado. No topo da lista estão as empresas de telefonia e a Embasa.
A Diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor (DAOC) do Procon-BA, Adriana Menezes, explicou que, “além de orientar os consumidores, o Cadastro de Reclamações dá possibilidade, ao fornecedor, de avaliar e incrementar as relações de consumo”. Ainda de acordo com a diretora, caso as empresas não atendam a denúncia no prazo estipulado, elas são submetidas a sanções administrativas, ou seja, pagamento de multas.
Além de divulgar o balanço do Cadastro de Reclamações, Adriana também apresentou dados gerais de atendimento, demandas, rankings de atendimento e de reclamação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma digital consumidor.gov na Bahia, totalizando mais de 100 mil demandas atendidas pelo órgão em 2018.