Baixa procura pela vacina contra dengue preocupa em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

É baixa a procura pela segunda dose da vacina contra dengue em Itabuna. O imunizante para crianças e adolescentes de até 14 anos está disponível nas unidades básicas de saúde. Nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde alertou os pais que o esquema vacinal deve ser concluído o mais rápido possível.

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Itabuna, Camila Brito, reforça que o chamamento é para que pais e ou responsáveis fiquem atentos aos prazos. “Estamos com altas temperaturas neste início da primavera e logo chega o verão”, diz. O clima quente, com pancadas de chuva, é propício para o aumento de casos da doença.

Camila Brito lembra que, em anos anteriores, Itabuna registrou situações críticas. “Estamos oferecendo um imunizante que tem alto índice médio de resposta imunológica. Então, pais e ou responsáveis devem ficar cientes que os filhos estarão protegidos devidamente com as duas doses da vacina”, explica.

De acordo com Camila Brito, é fundamental que a vacina seja administrada dentro do intervalo previsto de 90 dias. “Todas as unidades de saúde têm a vacina disponível e funcionam pela manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. Os pais ou responsáveis devem levar os as crianças e adolescentes à unidade mais próxima de casa”, reforça.

Itabuna está concluindo o 4º ciclo de combate às larvas do mosquito Aedes aegypti. O índice atual de infestação no município sul-baiano é de 1,5%. Até o início do mês, conforme a Secretaria de Saúde,  o controle da dengue e demais arboviroses já tinha cumprido 80% dos ciclos, sendo que o Ministério da Saúde recomenda seis ciclos por ano de combate ao mosquito.

DENGUE NA BAHIA

Em 2024, até o dia 14 de setembro, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), foram notificados 231.871 casos prováveis de dengue na Bahia, com 143 óbitos. Atualmente, 19 municípios estão em epidemia da doença. No mesmo período, foram notificados 15.712 casos prováveis de chikungunya, com nove óbitos. Em relação ao zika, 1.067 casos prováveis foram notificados, sem óbitos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *