Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário Wesley Melo
O secretário Wesley Melo

Motoristas estão reclamando que nos últimos dias está perigoso até trocar de marcha durante a condução do veículo em Itabuna. É que a Secretaria de Transporte e Trânsito resolveu aplicar os rigores do código de trânsito brasileiro, artigo por artigo. Dirigir com apenas uma mão, por exemplo, é infração média, sujeita a multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na certeira.
O que os motoristas reclamam (pelo menos é o que todos usam em suas defesas), é que apenas estavam trocando de marcha na hora da notificação. Trocar de marcha é tido como uma ação quase involuntária do motorista (um automatismo, como define o código de trânsito brasileiro), mas em tempos de queda na arrecadação…
O secretário Wesley Melo, ouvido pelo Pimenta, disse que a secretaria vai rever essas ações, mas garante que a lei será cumprida. “Vamos dar um tempo de adaptação aos motoristas, enquanto implementamos ações educativas – blitzen, advertências – antes de iniciarmos a cobrança desses valores”. Ele afirma que o mesmo se aplica às multas pela falta de uso do cinto de segurança.
Para os notificados, o conselho do secretário é apresentar a defesa na secretaria, alegando a falta de alerta e de ações educativas por parte do município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

.

O leitor “Jacinto Jr.” diz que adorou a briga das empresas Microsoft e Google.
Com um humor pra lá de fescenino e machista, ele explica que a inovação da Microsoft, que lança o Bing, nesta quarta, 3, pode mudar o que ainda é sinônimo de fazer buscas na internet.
Eis as explicações do Jr.
– Eu gostei. Antes, quando precisava procurar alguma coisa na internet, dizia pra minha secretária: “Neuza, dá uma guglada aí. Vê se acha isso…”.
E arremata: – Agora vou dizer “Neuza, preciso achar isso. Vamos dar uma Bingada?”.
Quem sabe não funciona!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cento e cinco trabalhadores pernambucanos foram enganados por um cidadão identificado como José Ferreira Liz, que lhes prometeu emprego na usina de cana Unialcool, no município de Lajedão, extremo-sul da Bahia.
O vigarista exigiu R$ 120,00 de cada um dos trabalhadores e se comprometeu a fretar três ônibus para transportá-los da cidade de Água Preta, em Pernambuco, até Lajedão.
No dia da viagem, apenas um ônibus apareceu para fazer o transporte. Ainda assim, os trabalhadores, que almejavam um emprego no corte de cana, foram trazidos para a Bahia.
Foi somente quando chegaram em Lajedão que todos descobriram que haviam caído em um golpe. Os pernambucanos estão há nove dias em um galpão no distrito de Jurasitaba, onde dormem sobre folhas de papelão.  Eles agora sonham em voltar para o município da Zona da Mata de Pernambuco.
COM INFORMAÇÕES DO SITE SULBAHIA NEWS.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma jovem de 21 anos que passou alguns dias em Dubai, Emirados Árabes, foi internada nesta terça-feira no Hospital Geral Luiz Vianna Filho, em Ilhéus, sul do estado, apresentando sintomas semelhantes aos da gripe suína. Ela foi acompanhada ainda no aeroporto Jorge Amado até o Hospital Geral, onde permeneceu por mais de quatro horas, isolada, passando por inúmeros exames.
A notícia foi confirmada agora à noite pelo diretor do hospital, Gustavo Cézar. Ele disse que todas as precauções foram tomadas no sentido de apurar a ocorrência e, logo que a jovem foi internada, todas as autoridades sanitárias do estado foram avisadas.
Leia todos os detalhes em www.jornalbahiaonline.com.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Microsoft lança oficialmente na quarta-feira (03/06) sua ferramenta de busca que terá a árdua missão de concorrer com o Google. Na semana passada, Bill Gates comparou com otimismo a nova aposta da Microsoft, batizada de Bing, ao rival. A equipe do Comunique-se decidiu fazer o mesmo e analisar os dois concorrentes.
O Google traz mais resultados. O volume de resultados do Bing, no entanto, é significativo. Por exemplo, para a palavra “download”, que figura entre as 10 mais buscadas por internautas em 2008, o Google apresenta 1,8 bilhão de resultados encontrados. Seu novo desafiante traz 1,3 bilhão. Para outros termos pesquisados, o atual campeão de buscas se mantém à frente com proporções variadas.
O Bing não rastreia, até agora, vídeos do YouTube, mas já tem pronto um site similar, o Bing Videos. Outra carta na manga é o Bing Maps, que ainda está numa versão bem inicial, com usabilidade muito distante do Google Maps.
Leia mais na seção Geral

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por Agnaldo Santos
Morreu na madrugada desta terça-feira (2), na Fundação Hospitalar de Camacan, Adilson da Silva Nascimento, o “Dilcinho”, 36 anos. Ele foi detido em 6 de junho de 2007, acusado de homicídios, tráfico de drogas e formação de quadrilha.
O detento iniciou uma greve de fome na prisão e afirmava que não beberia água da delegacia onde ficou preso, porque ela estava “envenenada”. E ficou sem se alimentar por 22 dias.
A greve de fome e uma doença contraída antes da prisão, a elefantíase, pioraram o estado de saúde de Dilcinho, que foi transferido para o hospital de Camacan, onde faleceu nesta madrugada. Segundo relatos, nos últimos dias ele gritava e agredia quem se aproximava da cela.

Chacina

Além de todas as acusações contra Dilcinho, ele também era um dos principais suspeitos de ordenar uma chacina no dia dois de janeiro de 2007, no km 593 da BR-101, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal de Camacan.
Na chacina, morreram o trabalhador rural Clerisval Santos da Hora, 34 anos, e o filho, um bebê de apenas quatro meses, que levou coronhadas e um tiro na cabeça.
A mulher do trabalhador, Carla de Jesus dos Santos, hoje com 21 anos, conseguiu fugir e o menor J.S.H., hoje com 11 anos, se escondeu embaixo da cama para escapar dos assassinos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não é de hoje que a falta de segurança em Itabuna ignora as difrenças entre simples mortais e autoridades policiais. Há alguns anos, um titular da 7ª Coordenadoria de Polícia teve sua casa arrombada por marginais na periferia da cidade. O  fato se repetiu na semana passada, quando bandidos arrombaram o carro do delegado Moisés Damasceno, atual titular da Corpin. Entre outros objetos, foi surrupiada uma câmera fotográfica que era utilizada em diligências.
No momento da ação, o veículo se encontrava em frente à casa do policial, no bairro Zildolândia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Lula tem reiterado que nem cogita disputar um terceiro mandato, alegando suas convicções democráticas. Mas parece que o barbudinho não quer mesmo é saber de voltar a lidar com algumas figuras, tipo o deputado ACM Neto, ou o senador Arthur Virgílio. Muito menos ficar apagando incêndios do PMDB, em sua eterna briga com o PT nos estados.
Na verdade, Lula está sendo cogitado pra algo acima disso, dessas picuinhas. Segundo a revista Exame, o nome do ex-metalúrgico está sendo cotado para a presidência do Banco Mundial. E a chancela é de seu fã número um, o presidente dos EUA, Barak Obama.
O motivo? “O presidente norte-americano Barack Obama está interessado em que o Banco Mundial, depois da crise financeira atual, tenha uma estrutura mais focada às políticas sociais e mais preocupada com os países mais pobres do planeta”, diz a revista, que já está nas bancas.
Chique. Como diria o próprio Lula. Leia aqui a matéria do Uol na íntegra.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Assembleia que deliberou sobre a greve na Santa Casa
Assembleia que deliberou sobre a greve na Santa Casa

Indignados com a posição da provedoria da Santa Casa de Misericórdia na mesa de negociações da campanha salarial, funcionários dos hospitais mantidos pela instituição filantrópica ameaçam cruzar os braços a partir da próxima terça-feira, dia 9.
A ameaça foi confirmada hoje à noite, em assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi). O coordenador administrativo da entidade, Raimundo Santana, diz que na última rodada de negociações, nesta segunda-feira, a Santa Casa voltou atrás em pontos que já haviam sido pactuados.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 12%, e 20% de reposição para os profissionais de enfermagem. Estes, de acordo com o Sindicato, estão com uma maior defasagem salarial.
Caso se confirme, a greve atingirá os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.

Tempo de leitura: 2 minutos

POR ENQUANTO, MARDES PERDE POR 3X0 E TENDÊNCIA É DE CASSAÇÃO

TENDÊNCIA é de cassação de Mardes.
TENDÊNCIA é de cassação de Mardes.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retomou nesta terça-feira, 2, o processo de cassação do registro de candidatura do prefeito Mardes Monteiro (PT), de Buerarema. E o resultado até aqui não é nada bom para o petista. Os desembargadores Cynthia Resende e Maurício Vasconcelos seguiram o relator Eserval Rocha e votaram pela cassação de Mardes, perfazendo 3×0.
A sessão começou por volta das 18h. O TRE quase adia a sequência do julgamento, porque o relator Eserval Rocha está de férias desde ontem (1º). Um consenso permitiu a retomada, pois Eserval deu o seu voto ainda na semana passada, quando o desembargador Maurício Vasconcelos pediu vista.
Hoje, Vasconcelos votou pela cassação de Mardes, assim como Cynthia Resende. O placar já estava 3×0 e outro magistrado, Marcelo Brito, pediu vista. Nem isso aliviou a tensão do prefeito de Buerarema. A tendência no TRE é de derrota do prefeito.
A próxima sessão do tribunal ocorreria na quinta, 4, mas foi antecipada para amanhã. É possível que ainda nesta quarta a votação seja retomada e saia o resultado do processo. A pauta será divulgada horas antes da sessão do TRE. Ainda faltam ser apurados três votos. Caso haja empate, o voto de minerva será do presidente do TRE, Sinézio Cabral Filho.
O julgamento foi acompanhado pelo prefeito e todo o primeiro escalão. Apenas o secretário municipal de agricultura não pôde comparecer ao TRE. A ação contra a diplomação e registro da candidatura de Mardes é de autoria do candidato derrotado Cristóvam Monteiro (PMDB).
Cristóvam acabou em terceiro lugar na eleição. Caso Mardes seja cassado, quem assume a prefeitura é o petebista José Agnaldo Barreto dos Anjos, Guima (PTB). O processo ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Tribunal Superior iniciou a análise do processo, mas os autos retornaram para Salvador porque o prefeito obteve uma liminar da Vara da Fazenda Pública, contra o julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a votação na Câmara de Vereadores de Buerarema.
A alegação de Mardes é de que ele não teve a oportunidade de defesa tanto na corte de contas como no julgamento das contas na Câmara. Essas contas são relativas ao período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2005, quando o petista governou o município. As acusações vão de desvio de recursos públicos a fraudes em licitações.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo colocado no Campeonato Brasileiro, com nove pontos, o Vitória quer provar que não é um “cavalo paraguaio” e se manter nas primeiras posições da tabela. Porém, não poderá contar com seu artilheiro nas próximas oito rodadas.
Devido a uma cusparada em Ramon, do Vasco, na Copa do Brasil, Neto Baiano foi julgado nesta terça-feira, dia 2 de junho, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e acabou suspenso por oito partidas, a maioria de votos. Com isso, ele já não atua no jogo do próximo domingo, dia 7, contra o Palmeiras, no Palestra Itália, e só retorna no confronto com o Corinthians, marcado para o dia 23 de julho.
Leia mais no Sport News (clique no link)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Está ainda mais difícil a vida do prefeito de Buerarema, Mardes Monteiro, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Há pouco, às 19h15min, os desembargadores Maurício Vasconcelos e Cynthia Resende acompanharam o relator Eserval Rocha e votaram pela cassação do registro de candidatura do prefeito petista. A votação foi suspensa com o pedido de vista de Marcelo Brito.
Por enquanto, Mardes tem contra si três dos seis votos possíveis. Ele está sendo julgado por ser incluído na lista de políticos fichas-sujas, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em tese, ele não poderia ter disputado a eleição em outubro, mas o julgamento da ação só ocorreu depois do pleito municipal.
Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A MARQUISE é responsável pela limpeza pública em Itabuna, e decidiu publicar nos jornais o cronograma de coleta de lixo na cidade. Acima, ela informa os bairros e os limites de cada região. Observe a referência à região da Burundanga... Casas do Pombo. Era como o ex-prefeito Fernando Gomes chamava as casas populares construídas, em 2004, na Bananeira. Durma com um barulho desses.
.

A Marquise é a empresa responsável pela limpeza pública em Itabuna. Ela publicou em jornais locais o cronograma da coleta de lixo na cidade.
Acima, ela informa os bairros e os limites de cada região. Observe a referência usada para a região da Burundanga… Isso mesmo. “Casas do Pombo”.
Era como o ex-prefeito Fernando Gomes chamava as casas populares construídas, em 2004, na Bananeira.
Durma com um barulho desses. O caso é, antes de mais nada, de desrespeito aos seus moradores!

Tempo de leitura: < 1 minuto

PARECER reprova contas de JW (Foto: Fernando Vivas/A Tarde).
PARECER reprova contas de JW (Foto: Fernando Vivas/A Tarde).

Por essa o governador Jaques Wagner, talvez, não esperasse. As suas contas relativas ao exercício de 2008 foram reprovadas em parecer do relator Pedro Lino, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os demais conselheiros do TCE têm até o dia 16 para decidir se acompanham o voto do relator ou aprovam a prestação de contas do governo.
Ainda faltam os votos dos conselheiros Zilton Rocha, França Teixeira, Ridalva Figueiredo, Antônio Honorato e Filemon Matos. Caso precise do voto de desempate (minerva), ele será do presidente do tribunal, Manoel Castro.
Uma das primeiras implicações para Wagner, caso o voto do relator se confirme, é não poder disputar a reeleição, ano que vem – mas aí ainda cabe votação por parte da Assembleia Legislativa, onde o governador detém maioria. Com informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O mês para os funcionários do Instituto Biofábrica de Cacau tem mais de 90 dias.
Expliquemos, pois: eles estão há mais de três meses sem receber salário.
E já perderam a paciência com o diretor da Biofábrica, Moacir Smith Lima, que, para variar, pede aos funcionários para ter um pouco mais de… paciência.
É mole?