Crianças morrem em incêndio em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um incêndio num apartamento no Condomínio Lagoa Azul/Campinhos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, neste domingo (22), deixou duas crianças mortas e um bebê em estado grave. A tragédia ocorreu por volta das duas horas da madrugada. Os irmãos tinham um ano e 11 meses e cinco anos, respectivamente.

As três crianças dormiam com outras quatro, que receberam os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU/192). Elas estão fora de perigo. Os pais de seis das sete crianças estavam dormindo no quarto ao lado quando perceberam que o imóvel estava pegando fogo. A sétima criança, que é um bebê de nove meses, é sobrinha do casal e está internada em estado grave.

Os irmãos mortos foram identificados como Matheus Cauan de Jesus Amaral, de 1 ano e 11 meses, e Samuel de Jesus dos Santos, de 5. Dois dos irmãos (um menino e uma menina) que sobreviveram é um casal de três. Um menino de 12 e uma menina de 13 anos, segundo informou o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência e controlou as chamas que atingiam cinco cômodos do apartamento. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

Cacá (à esq.) e Junior (à dir.) em visita a Itapetinga, neste sábado (21)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os presidentes do PP e do União Brasil em Ilhéus, Cacá Colchões e Valderico Junior, respectivamente, podem caminhar juntos nas eleições deste ano. Ainda em seus movimentos iniciais, a aproximação política é reflexo local do apoio dos progressistas à pré-candidatura de ACM Neto (UB) ao governo baiano.

A aliança pode ir além do fortalecimento do palanque de Neto, diz uma fonte do PIMENTA, que falou ao site sob a condição de ter a identidade mantida em sigilo. Apesar de embrionária, a conversa esboça os contornos de uma dobradinha, mas ainda sem a definição de quem disputaria o quê. Até o momento, Cacá não apresentou pré-candidatura. Já Valderico Junior é pré-candidato a deputado federal.

Na eleição anterior, Cacá e Junior foram adversários na disputa pela Prefeitura de Ilhéus, vencida pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). Além disso, no passado mais remoto, o ex-prefeito Valderico Reis, pai de Junior, foi adversário do também ex-prefeito Jabes Ribeiro, de quem Cacá recebeu o comando do PP ilheense.

O histórico em lados adversários, segundo a fonte, é reconhecido como uma dificuldade por ambos, mas não interdita o diálogo, pois Cacá e Junior avaliam que a dobradinha tenderia a ampliar o alcance das suas candidaturas.

Juntos, também poderiam dar maior integração à campanha de Neto na cidade. O pré-candidato a governador frustrou-se com a fragmentação e a consequente baixa adesão dos atos políticos que marcaram sua última visita a Ilhéus, no dia 28 de abril.

Ontem (21), Cacá e Júnior se encontraram na Exposição Agropecuária de Itapetinga e apareceram juntos em fotos. Enquanto deixam a rivalidade no passado, olham para o futuro próximo e um pouco adiante. Têm em mente que, se a parceria vingar em 2022, poderão estendê-la para 2024.

Itabauna vence na estreia da série B do Campeonato Baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O  Itabuna estreou bem na Série B do Campeonato Baiano de 2022. Jogando na tarde deste domingo (22), no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, o Azulino venceu o Botafogo por 1 a 0 na estreia da competição, que na primeira fase reúne 12 equipes em um único grupo.

Itabuna tinha o mando de campo, mas jogou longe da torcida porque o Estádio Luz Viana Filho não está em condições de receber eventos esportivos. O único gol da partida foi marcado por Alexsandre. Na próxima rodada, no domingo (29), o Itabuna fará clássico contra o Grapiúna, que estreou empatando 0 a 0 contra o Flamengo de Guanambi, fora de casa. O clássico regional está marcado para as 14h45min.

Além de Itabuna, Grapiúna, Botafogo e Flamengo de Guanambi, a Série B do Campeonato Baiano é disputado por Feirense, Galícia, Fluminense de Feira, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Canaã, Jacobinense. Os quatro primeiros colocados na primeira fase se classificam para a semifinal, que disputarão vaga final em partidas de ida e volta.

SAC passa a funcionar em novo endereço em Porto Seguro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com investimento de quase R$ 2 milhões, segundo o governo baiano, o SAC passará a atender em novo endereço em Porto Seguro a partir da próxima terça-feira (24). A nova estrutura será inaugurada nesta segunda-feira (23), às 15h, pelo secretário estadual da Administração, Edelvino Góes.

O posto, que terá como novidade o Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (Same), vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. O atendimento à população tem início na próxima terça-feira (24).

Com a mudança para o Shopping Central Park, o novo SAC Porto Seguro se adequa ainda mais ao modelo atual de estrutura dos postos na Bahia, incluindo acessibilidade e programação visual.

O posto tem capacidade para realizar cerca de 10,3 mil atendimentos por mês, sendo que haverá o dobro de atendimentos de RG por dia, em relação ao antigo posto.

SERVIÇOS DO SAC

Em uma estrutura totalmente nova, com 680m², o novo SAC Porto Seguro vai realizar todos os serviços que já oferecia, como emissão de RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça (TJBA), Embasa, Sefaz Estadual, SineBahia, Planserv, Ceprev, e, em breve, o Procon, entre outros.

Leia Mais

Rosemberg Pinto e Jerônimo Rodrigues participam de feira agropecuária de Itapetinga
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato ao governo baiano pelo PT, Jerônimo Rodrigues, e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), participam do encerramento da 50ª edição da Exposição Agropecuária de Itapetinga, no sudoeste baiano, neste domingo (22). Rosemberg, deputado estadual mais votado na região, acompanhará o pré-candidato na visita ao evento.

A feira, uma das mais tradicionais do estado, espera atrair até hoje um público superior a 40 mil pessoas e movimentação de mais de R$ 100 milhões em negócios. Segundo o organizador e presidente do Sindicato Rural, Éder Rezende, participam da exposição 3,7 mil animais entre bovinos, equinos, ovinos, caprinos e jumentos.

A programação ainda inclui feiras da agricultura familiar e economia solidária, gastronômicas, praça de alimentação, a realização de julgamentos de raças, leilões, concursos leiteiros, grandes shows, vendas de maquinários e implementos agrícolas, além do atendimento junto aos agentes financeiros para financiamentos.

Dados oficiais revelam que a região Sudoeste é uma das mais tradicionais na bovinocultura do estado com mais de um milhão de cabeças e representa a maior bacia leiteira. “Apenas na microrregião de Itapetinga, temos cerca de 100 mil gados de corte e a maior concentração de laticínios da Bahia”, justifica Rezende.

Idosa estava com filha e netos dentro de carro e foi morta a tiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma idosa de 65 anos morreu neste sábado (21) depois de ser atingida por disparos de arma de fogo em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O caso aconteceu por volta do meio-dia, quando a vítima, Maria de Lourdes Nardaci Rodrigues, voltava para casa acompanhada da filha e dois netos, informa o G1-BA.

De acordo com a delegada Andressa Carvalho, a família estava dentro do carro e, ao virar uma curva na Avenida Mário Augusto, no bairro Loteamento Nanuque, foi surpreendida por um homem em uma motocicleta que começou a atirar.

Uma outra ocupante do veículo era a filha de Maria de Lourdes, de 29 anos, que não teve o nome revelado. Ela foi transferida em estado grave para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Foram feitos quatro disparos que atingiram o vidro traseiro do veículo. Duas balas atravessaram o banco da motorista. As duas crianças, de dois e oito anos, não foram atingidas.

A delegada afirma que o caso será investigado como homicídio e tentativa de homicídio. A princípio, foi levantada a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), mas não há até o momento registro de furto de bens.

Wenceslau faz defesa de voto regional e de compromisso com mandato || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal, na noite desta sexta-feira (20), em Itabuna, o ex-vereador e presidente municipal do PCdoB, Wenceslau Júnior, defendeu que a região vote em candidatos que tenham compromisso em disputar eleição e cumprir o mandato e não usá-lo como trampolim para eleições municipais.

– Precisamos entender a importância de ter e votar em alguém preparado e não preocupado em lançar-se para projetar o nome para ser candidato a prefeito, vereador ou para pegar o dinheiro do fundo partidário e gastar como quiser. É alguém que tem vontade, desejo, garra e disposição de fazer diferente e construir uma nova página – disse ele Wenceslau em evento que teve o salão nobre da AABB de Itabuna lotado.

O pré-candidato também falou em falta de representatividade estadual e federal dos dois maiores municípios do sul da Bahia. “Como é hoje? Nós não temos ninguém em Itabuna nem Ilhéus na Assembleia Legislativa nem na Câmara Federal. Mas a gente pode ter. Primeiro, representação que esteja ao lado dos sem terras, dos trabalhadores, do sul da Bahia. E ter representação ao lado do presidente Lula para ajudar a reconstruir essa nação”, afirmou.

ELEIÇÃO DE LULA, JERÔNIMO E OTTO

Ao abrir seu discurso no evento, Wenceslau afirmou estar preparado para exercer mandato de deputado, representando o sul, o extremo-sul e o baixo-sul da Bahia, e lembrou quando exerceu mandato de vereador. “Nós não brincamos nesse tempo como vereador”, ressaltou, elencando projetos de sua autoria, a exemplo do Primeiro Emprego.

Wenceslau também ressaltou que, como vice-prefeito, a gestão entregou 5 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida, o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Urbis IV, dentre outros equipamentos. “[O Governo Vane] Não fez mais porque colocou a caneta nas mãos dos irmãos [evangélicos]. Nada contra os irmãos”.

O pré-candidato afirmou que Itabuna perdeu com a saída da presidente Dilma Rousseff, em 2016. “Depois que colocaram essa miséria no poder, não construíram mais nada”, observou, para na sequência falar de país: “O Brasil tem tudo pra ser maior potência energética do mundo. Mas falta homem pra fazer isso”.

Wenceslau também falou do compromisso do campo progressista “arregaçar as mangas” e trabalhar pela eleição de Lula (presidente), Jerônimo Rodrigues (governador) e Otto Alencar (senador). “Cada um se transformar em soldado em defesa de Lula, Jerônimo, Otto, nosso grande senador”.

O evento de Wenceslau Júnior reuniu representantes de movimentos sociais e de políticos das regiões sul, extremo-sul, baixo-sul e sudoeste do Estado, além do presidente estadual do PCdoB e secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do ex-prefeito de Itajuípe e pré-candidato a deputado estadual Marcone Amaral. Também participaram o deputado estadual Fabrício Falcão, e a ex-vereadora de Itabuna e pré-candidata a deputada estadual Charliane Sousa, do PCdoB, além de vereadores e prefeitos e o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

O PIMENTA fez uma entrevista exclusiva com o pré-candidato a deputado estadual. Ela será publicada na próxima semana.

Candidatos têm até este sábado para se inscrever no Enem 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina às 23h59min deste sábado (21), horário de Brasília, o prazo de inscrição para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. O exame será aplicado em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha. O prazo para pagar a taxa, no valor de R$ 85, vai até 27 de maio.

Atacante Davó duas vezes na noite desta sexta-feira|| Renan Oliveira/AGIF
Tempo de leitura: 2 minutos

O Bahia voltou a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Jogando na noite desta sexta-feira (20), na Arena Fonte, em Salvador, o Tricolor Aço venceu a Ponte Preta por 2 a 1 e presenteou os quase 24 mil torcedores que foram acompanhar de perto o time. Com o resultado, a equipe baiana chegou aos 16 pontos e divide a liderança da competição com o Cruzeiro.

Os gols do Bahia foram marcados pelo atacante Davó, um em cada tempo. No segundo gol, a bola bateu o rosto do atacante. “Eu acho que foi meio com pé, cabeça. A vontade de fazer o gol estava grande. Importante foi o resultado para presentear essa torcida maravilhosa. Estou muito feliz por ter feito os primeiros gols com a camisa do Bahia. É um sonho”, disse ao final da partida.

O jogador Fessin, que atuou pelo Tricolor na temporada de 2020, descontou para Ponte Preta, que ocupa a 12ª colocação com oito pontos. Enquanto o Tricolor Baiano chegou a liderança, mas pode perder a posição para o Cruzeriro, que também tem 16 pontos, mas entra em campo contra o Sampaio Corrêa, no domingo (22).

COMO FOI O JOGO

O Bahia começou o jogo pressionando os visitantes. No primeiro minuto, Davó invadiu a área e chutou firme para a boa defesa de Caíque França. Aos nove, Rildo chutou forte por cima do gol. Ofensivo, o Esquadrão conseguiu o gol aos 14 minutos. Davó aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para o fundo das redes.

O Tricolor quase fez o segundo aos 21, quando Rezende cabeceou e a bola raspou o travessão. A Macaca tentou responder quatro minutos depois, aos 25, em chute forte de Danilo Gomes, que Danilo Fernandes espalmou. Dez minutos depois, a Ponte quase empatou. Danilo chutou com categoria e assustou o goleiro do Bahia.

O segundo tempo começou menos intenso. Danilo Gomes levou perigo ao Bahia aos 13 minutos, em cobrança de falta pela linha de fundo. Cinco minutos depois, o atacante voltou ao ataque e chutou pela linha de fundo. A Ponte Preta empatou o jogo aos 30 minutos da etapa final.

Em jogada coletiva, Jean Carlos serviu Fessin na área, que chutou de primeira para deixar tudo igual. Mas o Esquadrão fez o gol da vitória aos 38 minutos. Davó recebeu passe de Jacaré na área e completou para o fundo das redes.

Mega-Sena sorteia 53 milhões de reais neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia, neste sábado (21), prêmio de R$ 53 milhões pelo concurso 2.483. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). No último concurso, na quarta-feira (18), houve 52 apostas ganhadoras na quina e cada uma receberá R$ 82.539,97.

Caso apenas um apostador leve o prêmio principal de R$ 53 milhões e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 332,7 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir em imóveis, o valor é suficiente para comprar 11 mansões em condomínios de luxo por R$ 4,8 milhões cada.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Trabalhadores nascidos em julho recebem neste sábado|| Foto Marcelo Camargo/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

A Caixa Econômica Federal libera, neste sábado (21), o Saque Extraordinário do FGTS para cerca de 3,5 milhões de trabalhadores nascidos em julho. Serão creditados quase R$ 2,5 bilhões nas Contas Poupança Social Digital, que podem ser movimentadas pelo aplicativo do banco.

Todos os trabalhadores que possuem conta do FGTS com saldo disponível terão direito ao Saque Extraordinário do FGTS de até R$ 1 mil. O crédito é feito de forma automática na conta do Caixa Tem, em nome do trabalhador. Em todo o calendário de pagamento, serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para cerca de 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

Após o crédito dos valores, por meio do aplicativo Caixa Tem, é possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas.

O valor também pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento e nas casas lotéricas.

APLICATIVO

Caso o crédito do Saque Extraordinário não seja disponibilizado de forma automática, o trabalhador deverá acessar o App FGTS, no menu “Saque Extraordinário”, confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em “Solicitar Saque” para liberação do valor.

Os trabalhadores que não utilizaram o Saque Emergencial em 2020 podem precisar atualizar o cadastro e solicitar o saque no App FGTS, de forma rápida e 100% digital, sem precisar ir a uma agência. Nesse caso, o crédito será realizado no Caixa Tem na próxima janela de processamento.

Em caso de dúvida, os trabalhadores devem acessar o App FGTS, no menu “Saque Extraordinário”, ou ainda, os canais oficiais da Caixa, como o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões.

Comerciantes do bairro Califórnia sofrem com descarte irregular de entulho|| Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta sexta-feira (20), que vai apertar o cerco contra quem insiste em descartar lixo e entulhos em vias públicas da cidade. Um dos pontos classificado como viciado é uma área em frente ao Colégio Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Califórnia. A ação irregular prejudica comerciantes e os próprios moradores.

Além de aplicar multas e aprender carroças e veículos carregados de lixo e entulho que se utilizam do local para descarte, o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, Lázaro Pelegrini, disse que o primeiro passo já foi dado, com a construção de um muro no local, pelo proprietário da área, que atendeu solicitação da Prefeitura de Itabuna.

A próxima etapa será a instalação de uma câmara de segurança e a presença de agentes de fiscalização no local para evitar descarte irregular. “Com imagens da câmara de segurança, será possível identificar os infratores que podem ser punidos com multas e apreensão de seus respectivos veículos e carroças”, afirma o diretor.

Ele reclama que não se justifica o lixão naquela área, já que o caminhão coletor passa diariamente. Diz ainda que a cada dois dias, equipes da limpeza pública, com máquina pesada, fazem a remoção do lixo.

COLETA DIÁRIA

Moradores da Travessa Castro Alves confirmam a passagem diária do caminhão compactador e remoção do lixo que se acumula ao longo do dia. “Não adianta. Eles limpam e 10 minutos depois chegam carroças e carros com entulho e lixo, seja durante o dia ou à noite”, afirma a dona de casa Fátima Sobral.

Leia Mais

João Roma diz que troca de acusações entre Rui e Neto é "sujo falando do mal lavado"
Tempo de leitura: < 1 minuto

A troca de acusações entre o pré-candidato ACM Neto (União Brasil) e o governador Rui Costa (PT) sobre ameaça a prefeitos por parte do governo estadual e de uso da máquina federal com a Codevasf por parte de ACM Neto e o União Brasil (clique aqui para relembrar) levou o deputado federal João Roma, pré-candidato ao governo baiano pelo PL, a tirar casquinha do tiroteio verbal dos dois atores políticos:

– É o sujo falando do mal lavado – cravou João Roma (PL).

Sem falar do uso da Codevasf por parte de políticos do União Brasil, partido de ACM Neto, Roma se limitou a lembrar que “servidores da prefeitura de Salvador também passaram pelo mesmo constrangimento de perseguições e ameaças, quando manifestavam até pouco tempo uma simples curtida na rede social do ex-ministro da Cidadania”.

– Quando falo da necessidade de mudança de verdade, de oxigenação da vida pública baiana, é para justamente abolir essas práticas autoritárias e execráveis de uma política do Século XIX que não cabe mais na Bahia do Século XXI – disse o candidato bolsonarista ao Governo da Bahia.

Corpo e carro foram queimados na estrada do Acuípe
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um corpo carbonizado foi achado dentro de um carro na estrada do Acuípe, zona rural de Ilhéus, nesta sexta-feira (20). O veículo, um Toyota Etios hatch, também foi queimado, informou o radialista Robertinho Scarpita, do Tropa de Elite, programa da rádio Gabriela FM.

Scarpita fez um vídeo no local. As circunstâncias indicam que se trata da cena de um crime. As imagens mostram o carro sem placa e completamente destruído pelas chamas, num ponto já afastado da BA-001. Ainda não se sabe se o corpo é de homem ou mulher. A Polícia Civil investiga o caso.

Nahraujo e Múcio comandam discotecagem no Flow Burger Bar
Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda edição da Feira do Clube do Vinil será hoje (20), a partir das 17h, no Flow Burger Bar, localizado na Avenida Soares Lopes, nº 506, no Centro Histórico de Ilhéus. A feira é um espaço de exposição, troca e venda de discos.

Além de ter acesso a discos raros de artistas brasileiros e estrangeiros, os visitantes vão ser recebidos pelos DJs Múcio Caló e Nahraujo. O Badauê, sebo e livraria ilheense, e a cervejaria itabunense Três Barbaças são parceiros da iniciativa.