Tempo de leitura: < 1 minuto

Wenceslau quer ver o documento que oficializou nomeação de Juliana Burgos
Juliana Burgos já assinou documentos oficiais da Procuradoria

O vereador Wenceslau Júnior, do PCdoB de Itabuna, protocolou requerimento solicitando que o prefeito Capitão Azevedo envie para a Câmara o documento pelo qual a advogada Juliana Burgos foi nomeada para a Procuradoria Geral do Município.
É claro que o tal documento não existe, uma vez que a indicação de Juliana teria que passar pelo legislativo municipal, mas foi retirada pelo governo depois de ter sido rejeitada em primeira votação.
Ainda assim, a advogada permaneceu na Procuradoria e até assinou atos oficiais enviados à própria Câmara. O mal-estar foi instalado, uma vez que boa parte da Câmara acha que o prefeito não está respeitando os vereadores.
É esperar pra ver em que bicho isso vai dar…

Tempo de leitura: < 1 minuto

As precárias condições de funcionamento da escola estadual que serve à comunidade tupinambá de Olivença provocaram a invasão da sede da Direc 6, em Ilhéus, nesta quarta-feira (03).
Cerca de 50 índios, inclusive crianças de colo, fazem parte da ocupação. Eles protestam contra a falta de merenda escolar e o atraso dos salários dos professores (que chega a sete meses!). Entre os docentes, há também insatisfação por conta do regime de contrato – temporário – mantido pelo governo do Estado.
Segundo o site Bahia Online, o diretor da Direc, Ednei Mendonça, se encontrava em Salvador durante todo o dia de hoje. Já o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, foi acionado e informou que vai regularizar a situação dos salários dos professores.

Ocupação indígena na Direc 6 (foto Bahia Online)
Ocupação indígena na Direc 6 (foto Bahia Online)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Encontra-se à venda a única praça do bairro Castália, considerado área nobre em Itabuna. O lugar é agradável, tranquilo, arejado e quem tiver interesse em adquirir esse cantinho aprazível deve entrar em contato com o Sr .Paulo Nunes Filho.
Talvez você não tenha visto esse anúncio em nenhum caderno de classificados, mas a oferta é real. O cidadão supramencionado não apenas colocou uma área verde do bairro à venda, como já torrou no cobre um pedaço da rua Paulo Portela (e já estão construindo no local!).
As vendas, obviamente, são ilegais, mas parece que tem algúém fazendo vista grossa ou cochilando diante da esperteza do vendedor. E moradores do bairro ficam cada vez mais assustados diante do surgimento do estranho projeto imobiliário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador itabunense Milton Gramacho, que acaba de assumir a liderança do prefeito Azevedo na Câmara, será pressionado a deixar a presidência do Conselho Municipal de Transportes.
No Conselho, Milton deve agir de maneira imparcial, pendendo ligeiramente para o lado do usuário. Como líder do prefeito, seu papel é defender o governo sem pestanejar.
Como as duas funções parecem incompatíveis…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em nota postada abaixo, o Pimenta comentou o entrevero nada civilizado entre dois ministros de Lula, um dos quais foi chamado de “viado” pelo outro.
Episódios como esse chamam atenção na vaselinada capital federal, mas são bastante comuns na periferia. Prova disso foi a campanha travada recentemente em Itabuna, em que dois candidatos disputavam a presidência da Associação de Moradores do bairro Pedro Jerônimo.
Um dos candidatos atendia pelo apelido de “Bode”; o outro é conhecido como Didiu, mas seu adversário só se referia a ele pejorativamente como “o viado”.
Amabilidades à parte, o fato é que a peleja no bairro em questão foi vencida pelo Didiu, e com larga vantagem. O novo pesidente, que não faz segredo de sua condição de homossexual, tira onda com o derrotado:
– O Pedro Jerônimo é o primeiro lugar em que um “viado” detonou um “bode”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há pouco, a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou o projeto de lei do executivo que dá ao prefeito liberdade para remanejar o orçamento municipal em até 40%. O governo queria 60%, mas acabou prevalecendo a posição do vereador Claudevane Leite (PT), que foi o relator da matéria e sugeriu uma suplementação menor.
Apesar da margem de manobra ter sido reduzida, a votação foi positiva para o governo, que se contenta com o percentual aprovado.
Quem não gostou nada do resultado, por incrível que pareça, foi a bancada governista, que desejava usar o projeto da suplementação como trunfo junto ao prefeito. Ficou sem a carta na manga.
A segunda votação do projeto será na próxima sexta-feira (05).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A reunião de ministros para avaliar o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), encerrada agora há pouco no Palácio do PLanalto, acabou em bate boca entre os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Alfredo Nascimento (TRansportes).
A briga começou quando Minc se dirigiu para apertar a mão de Nascimento, que recusou o cumprimento: “Não vou cumprimentar você”. O ministro do Meio Ambiente reagiu e disse que somente se relacionaria com o colega institucionalmente. “Nem institucuionalmente!”, respondeu Nascimento.
O ministro dos Transportes está irritado com Minc, que o acusou de ligação com empreiteiros. Para terminar, Nascimento surpreendeu a todos ao olhar fixamente para o colega e dizer: “Eu ando dizendo por aí que você é viado, para você falar mal de mim?”.
Do site de Cláudio Humberto

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quase duas semanas depois de encerrada a maior greve de ônibus da história de Itabuna, as empresas Expresso Rio Cachoeira e São Miguel decidiram ir à forra.
Nesta semana, pelo menos 20 trabalhadores foram demitidos. Fotos das manifestações dos rodoviários estão sendo utilizadas pelas empresas para definir a relação da “tábua de graxa”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sete funcionários demitidos da Emasa decidiram buscar apoio na Justiça do Trabalho. Eles saíram mais tristes da audiência com o prefeito Capitão Azevedo, ontem.
Azevedo não ofereceu nenhuma solução para o impasse e passou a bola para o presidente da Emasa, Alfredo Melo, aquele mesmo que provocou um princípio de infarto no assessor de comunicação, Joselito Reis (confira).
Os trabalhadores consideram as demissões injustas e arbitrárias. Todos são concursados, alguns com 10 meses e outros mais de 3 anos de empresa. A presidência da Emasa alega que eles teriam agredido física e verbalmente dirigentes da empresa. Os demitidos dizem que tudo não passa de uma farsa. O processo administrativo contra eles foi aberto e concluído em menos de 24 horas.
O trocadilho é infame, mas alguém na empresa ficou com sede de vingança por conta da paralisação e o protesto dos funcionários na avenida do Cinquentenário, na última sexta, 29.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Milton Gramacho assumiu com ímpeto e vontade a liderança do governo e já saiu querendo chutar a canela do comunista Wenceslau Júnior.
O vereador do PCdoB criticava a demissão, a seu ver arbitrária, de sete servidores da Emasa, quando Gramacho pediu um aparte e disse que o oposicionista estava se precipitando.
 “O senhor não deveria fazer esse discurso neste momento, pois o prefeito ainda vai ouvir a direção da Emasa”, ensaiou o líder.
Wenceslau rebateu “de com força”. Afirmou que era dono do próprio mandato e que usa a tribuna quando e para falar o que quiser”. E completou, ironicamente, elogiando a “extrema dedicação” do líder governista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A liderança do governo Azevedo na Câmara de Itabuna não ficou com o vereador Ruy Machado, que a desejava, nem com Solon Pinheiro, que não quis assumir o papel…
Hoje, chegou ao legislativo o ofício do prefeito, nomeando o experiente vereador Milton Gramacho para a sua liderança. E o vice-líder é Milton Cerqueira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A construção do estádio do futebol amador é um sonho da comunidade esportiva de Itabuna, que aparentemente começa a ganhar corpo.
O prefeito Capitão Azevedo se reuniu na segunda-feira (1º) com dirigentes e desportistas, além do secretário de Esportes, Alcântara Pellegrine, e pediu a estes um projeto completo para a construção do estádio.
A intenção do prefeito e dos dirigentes seria a construção do equipamento próximo ao Caic, no Jardim Primavera. O campo, mais que uma praça esportiva restrita aos atletas, será uma opção de lazer para o itabunense.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O trovador Agulhão se solidariza com os sofredores clientes da Oi, que a todo instante são obrigados a suportar a ineficiência da operadora.

A Oi muito contribui

para tamanho clamor,

e mudá-la de Oi pra Ui!

seria um grande favor…

É um nome necessário

pra quem não tem usuário,

tem mesmo é consome… dor!