Tempo de leitura: < 1 minuto

Tempo de leitura: < 1 minuto

A justificativa dada pela presidência da Emasa para demitir sete funcionários concursados (sabotagem no sistema de abastecimento) fez rolar de rir servidores da empresa que leram a entrevista publicada, ontem, no Pimenta.
Para “sabotar o sistema”, os funcionários teriam que trabalhar em áreas afins (captação e distribuição). O grupo dos sete atua no atendimento externo – corte/religação ou área de esgoto – chamada de saneamento. “É o chamado povo de rua, que trabalha no campo”, define um funcionário.

Na empresa, os comentários são de que, na verdade, os sete trabalhadores foram utilizados como bodes expiatórios numa briga que envolve as presidências da Emasa e da Embasa e os sindicatos (o Sindae e o fantasmão Sintrase).
Em jogo, a disputa sindical pelos mais de 300 servidores da empresa e a concessão da Emasa, que vence em agosto deste ano. “Leiam com mais cuidado as entrevistas do Alfredo. As respostas verdadeiras para as demissões encontram-se nas entrelinhas”, recomenda um funcionário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna rejeitou o nome da advogada Juliana Burgos para o cargo de procuradora-geral do município, em votação ocorrida em março (confira o caso). Alheio à decisão da Câmara, a quem cabe aprovar ou não a escolha do procurador, o prefeito Capitão Azevedo decidiu peitar o legislativo.

Dias depois da votação, ele decidiu renomear a advogada para o cargo, conforme decreto 8.595, de 1º de abril deste ano. Passados dois meses, Juliana não só se mantém como procuradora-geral. Ela participa de eventos e reuniões oficiais e assina como procuradora. Por enquanto, a Câmara está calada em relação ao assunto. Abaixo, o decreto assinado pelo prefeito Capitão Azevedo e o secretário de administração, Gilson Nascimento.

JULIANA Burgos foi rejeitada pela Câmara, mas Azevedo decidiu peitar o legislativo e a nomeou procuradora no dia 1º de abril.
JULIANA Burgos foi rejeitada pela Câmara, mas Azevedo decidiu peitar o legislativo e a nomeou procuradora no dia 1º de abril.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ibicaraí tem adotado algumas medidas para organizar a feira da cidade, mas enfrenta resistências isoladas, normalmente de quem está mais preocupado com interesses particulares.
Ontem, por exemplo, o vereador conhecido como Pedro da Farinha fez a maior confusão para atender um comerciante do local, de quem é funcionário.
Ficou feio…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Se Jorge Vercilo fosse João Gilberto, teria parado o show realizado ontem no Centro de Convenções de Ilhéus e ido de calundu para o camarim. É que havia um ruído de motossera que se misturava à  apresentação.
Chegaram a pensar que fosse alguma bomba hidráulica ou um gerador ligado próximo ao auditório, mas o barulho na verdade era produzido na plateia pelo jornalista Gilvan Rodrigues, que dormia o sono dos justos e roncava impiedosamente enquanto Vercilo cantava.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após o protesto, o que era buraco e lama...
Após o protesto, o que era buraco e lama…

O impressionante feito de Tião Buracão, que provocou ação-relâmpago do governo para consertar a travessa Ruy Penalva de Farias, ainda rende muitos comentários.
Infelizmente, Tião foi “sequestrado”, mas conseguiu mostrar que a mobilização da comunidade ainda é a melhor forma de fazer um governo se mexer.
Até o nosso trovador Agulhão ficou impressionado com o desempenho do boneco, tanto que renovou as manifestações elogiosas ao Tião:

No centro ou no Góis Calmon,

Califórnia ou Conceição,

ele é o cara, é o bom,

tem povo no coração!

Proclama a sociedade,

sem discrepância de um “não”:

“Pra consertar a cidade,

só o Tião Buracão!”


Na travessa Ruy Penalva, os moradores ainda comemoram o feito e lamentam o desaparecimento do herói.


... virou um tapete
… virou um tapete

Tempo de leitura: < 1 minuto

É notório que em Itabuna as drogas têm sido o caminho buscado por um número cada vez maior de jovens. Muitos procuram nelas uma espécie de fuga para os seus problemas e frustrações e acabam encontrando a própria destruição, desagregação da família, muita dor e tristeza.
Mas não falta gente boa que dedica tempo, trabalho e coração para enfrentar o problema. Entre as frentes de resistência está um ministério cristão chamado Maidequifa (Ministério de Atenção Integral ao Dependente Químico e Familiares).
Como se nota, o ministério não trabalha apenas na atenção ao depedente, mas também à família, que é sempre atingida pelo vício de um dos seus. Se você quiser conhecer um pouco desse trabalho e descobrir formas de participar e ajudar, visite o blog do Maidequifa. O endereço é www.maidequifa.blogspot.com.