Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma família viveu horas de tensão e medo em Ilhéus. Sob a mira de armas, 11 pessoas foram mantidas reféns de uma quadrilha em uma residência no Jardim Pontal, zona sul do município. Os bandidos estavam armados e condicionaram a liberação das vítimas à cobertura de emissoras de tevês no caso.
O coordenador regional da polícia civil, André Viana, e homens da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc), da PM, negociaram a liberação. A quadrilha foi rendida e presa. A invasão à residência de um bancário ocorreu no início da noite de ontem, às 7h.
Atualizado às 18h32min

Tempo de leitura: 2 minutos

Carro pegou fogo e motorista foi salvo por motoboy (Foto: Agnaldo Santos/Pimenta).
Carro pegou fogo e motorista foi salvo por motoboy (Foto: Agnaldo Santos/Pimenta).

Agnaldo Santos

Animais causam acidente...
Animais causam acidente…

Um taxista quase perde a vida em um grave acidente ocorrido às 21h de ontem, no quilômetro 5 da BA-027, que liga os municípios sul baianos de Camacan e Pau Brasil. O Corsa Sedan, placas JRV 7778, atingiu duas vacas que atravessavam a pista.
O veículo era conduzido pelo taxista Derivaldo Alencar da Costa, 36 anos, residente na Rua Carlos Gomes, centro de Camacan. Após o choque, o taxista perdeu a direção e o veículo bateu frontalmente em uma árvore, já na contramão. O carro pegou fogo e ficou totalmente destruído.
O motorista foi socorrido pelo motoboy Jocélio Costa da Rocha, que viu o acidente. Vários animais corriam na pista, mas o motorista atingiu os dois animais que caminhavam separadamente do rebanho. O acidente ocorreu numa região de plantação de café, nas imediações da rede de gasoduto que está sendo construído pela Bueno Engenharia.
... e animal foi abatido.
… e vaca é abatida.

Com o impacto do veículo, uma das vacas morreu na hora e a outra teve que ser abatida com um tiro disparado por um policial militar. Ainda de acordo com o motoboy que prestou socorro, o taxista sangrava muito quando foi retirado do veículo.
Dere, como é conhecido,  chegou ser levado para a Fundação Hospitalar de Camacan, mas a equipe decidiu transferir a vítima para o Hospital de Base em Itabuna, onde encontra-se internado. A rodovia não tem sinalização, a vegetação é intensa em todo o trajeto e o número de animais na pista é constante. A polícia militar liberou a pista por volta das 22h30min.
Tempo de leitura: 2 minutos

Emílio Gusmão | emilio.gusmao@gmail.com
O hábito do “CTRL + C” e “CTRL + V” na internet não é nada seguro, principalmente quando aquele que copia não costuma checar as informações.
Um blog chamado “amigos do presidente Lula” publicou um artigo com o título ” o último imperador do Maranhão ou Rei Lear“.
O autor comete um erro “primário” logo no início, quando afirma que o último imperador chinês (Pu-Yi) foi deposto por Mao Tsé Tung em 1912.
Vamos com calma! Em 1912, Mao tinha apenas 19 anos (nasceu em 1893). Pu-Yi foi forçado a abdicar com a instauração da república em 1912, depois que o movimento revolucionário comandado por Sun Yat-Sen chegou ao poder.
Na verdade, Mao – “o grande timoneiro” – só conseguiu assumir o controle total do imenso país asiático em 1949, quando expulsou seus rivais nacionalistas (kuomintang) para Taiwan.
Outra relação descabida é a analogia do ex-presidente da república e atual chefe do senado, José Sarney, com o Rei Lear (personagem de William Shakespeare).
Lear cometeu um grande erro. Decidiu dividir seu reino entre suas três filhas (Cordélia, Goneril e Regan), exigindo delas homenagens e provas de fidelidade. Cordélia – a única disposta a lhe dar a vida – percebeu o fingimento das demais, e discordou do pai. Revoltado com a ousadia da filha, Lear lhe condenou ao degredo, para depois se arrepender amargamente.
Qual a similitude deste “pungente” drama escrito por Shakespeare, com a história de Sarney? Roseana Sarney seria Cordélia? Como assim? No texto, o autor não descreve sequer uma cena da tragédia shakesperiana, sendo assim, não consigo entender a justificativa para “Rei Lear” no título.
O monarca da Bretanha lamenta o erro cometido:

“Ah, pequeno erro(…),

Como te mostraste terrível em Cordélia,

Arrancando, como numa tortura, minha natureza

De seu lugar devido, expulsando de meu coração todo o amor,

E alimentando o fel! Ah Lear, Lear, Lear!”

Alguém, mesmo por acaso, ouviu os murmúrios de Sarney?
O artigo tenta fazer uma “geléia geral” com os ingredientes China, Maranhão, Bretanha, Sarney, Lear e Mao. Infelizmente, essa panela rende apenas um mingau azedo.
Insisto, é preciso ter cuidado com a rebelião dos “cretinos fundamentais”. Muita gente escreve por escrever, e outros, não possuem discernimento para compreender as argumentações ridículas, dos textos que andam copiando.
Emílio Gusmão é comunicólogo e administrador do Blog do Gusmão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em matéria de sacrifício para conseguir um amor, Agulhão garante que teria ousadia maior que a do publicitário itabunense Beto Clésio. Este afirma que doaria um rim para conseguir uma cara-metade.
Agulhão, que diz andar “pegando a bico”, oferece mais que um rim…

Troco por “costela” um rim

e sou capaz de mais, até:

dou também amor sem fim,

se ela for um… “filé”!

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner está na Argentina e terá o que comemorar nos próximos dias. Ontem, foi assinado um contrato de empréstimo de US$ 409 milhões (R$ 827 milhões) entre o estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O din-din será utilizado, segundo o secretário da Fazenda, Carlos Martins, na recuperação de estradas, construção de hospitais e obras de saneamento. Uma das estradas que entram no pacote é a BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí. O governador prometeu recuperá-la tão logo saísse o dinheiro do BID. Saiu. Agora, vamos às obras…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os nobres vereadores ilheenses idealizaram uma peça publicitária em homenagem aos 475 anos de Ilhéus, que serão comemorados no próximo domingo (28). Mas a propaganda, em forma de outdoor, traz a imagem de todos os membros do legislativo municipal, o que constitui autopromoção, paga com o dinheiro suado do contribuinte.
É como diria aquele chavão publicitário surradíssimo: “Ilhéus faz aniversário, mas quem ganha o presente são os vereadores”… Sempre querendo levar vantagem em todas as situações.
Homenagens “de grego” como essa, o povo dispensa.

A Constituição veda autopromoção com o dinheiro público
A Constituição veda autopromoção com o dinheiro público

Tempo de leitura: < 1 minuto

DILMA apresenta bom desempenho no nordeste.
DILMA apresenta bom desempenho no nordeste.

O Ex-blog do César Maia informa nesta terça-feira, 23, o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto GPP, ligado ao DEM. O levantamento avalia cenários para a eleição presidencial de 2010 e aponta os melhores cenários para Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). Abaixo, parte dos números divulgados pelo ex-prefeito do Rio de Janeiro em seu ex-blog:
1. A pesquisa espontânea inovou e perguntou quem seria o melhor presidente para o Brasil, hoje. Com isso, se testa todo o potencial de Lula. Lula obteve 42%, Serra 8%, Aécio 4%, Dilma 3%, Ciro 1%, H. Helena 1%. Pesquisa com nomes (estimulada): Serra 42%, Dilma 17% (entre os que têm até primeiro grau incompleto Dilma tem 8%), Ciro 16%, H. Helena 9%. Extremos. No Sul, Serra tem 52%, Dilma 12%, Ciro 11% e H. Helena 7%. No Nordeste, Serra tem 35%, Dilma 19%, Ciro 23% e H. Helena 9%.
2. Sem Ciro Gomes, Serra teria 46%, Dilma 29%, etc. No Nordeste, Serra teria 37,6% e Dilma 41,4%. Curiosamente, ambos torcem para Ciro não ser candidato. Serra, pelo tipo de campanha que faz Ciro. Dilma, pela imprevisibilidade de Ciro, que poderia atirar na política econômica de Lula, como vem fazendo. Lula quer um plebiscito no primeiro turno. E o PSOL decide em agosto se mantém ou retira a candidatura de HH, para ser candidata ao senado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Beto Clésio: o rim em troca de uma "costela"
Beto Clésio: o rim em troca de uma "costela"

Publicitário desempregado (como faz questão de se apresentar), o itabunense Beto Clésio, 52 anos, que nas horas vagas faz bico como motorista de aluguel, mostrou todo o seu desespero para encontrar uma cara-metade e faturou o primeiro prêmio em um concurso promovido por um site de relacionamentos.
O concurso perguntava até onde o encalhado aceitaria chegar para largar a ínglória condição de mosca de padaria. E Beto Clésio mostrou que, em matéria de desespero para achar uma costela, ele é imbatível.
A resposta do solteirão itabunense foi a seguinte: “eu daria um rim, pois posso viver só com um rim, mas sem namorada está difícil, não consigo”.
Como prêmio pela disposição automutilatória declarada, Beto Clésio ganhou uma viagem a Gramado. E ele segue para a bela cidade gaúcha em outubro… Com os dois rins e, como o prêmio dá direito a acompanhante, com a filha.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O rei do fricote é a atração junina de Ilhéus.
O rei do fricote é a atração junina de Ilhéus.

Ilhéus terá dois dias de forró e a principal atração é, veja só!, o cantor Luiz Caldas, aquele do deboche, do fricote, o rei do axé. O forró acontecerá na avenida Soares Lopes, a partir das 20h, e terá Luiz Bob e Os Gonzaga e a Fetiche. A festa rola também no dia de São João, amanhã, com Forró 4 Estações, Açucena Cheirosa, Circuito do Forró e Itassucy.
O São João acontece em Ilhéus depois da polêmica estabelecida entre a prefeitura e o governo do estado. O prefeito garantiu que não colocaria um tostão sequer na festa.
A ideia era que tudo fosse bancado pela Bahiatursa e Secretaria de Turismo do Estado.  Ao final, o estado impôs a festa, mas só arcará com parte das despesas com contratação e infraestrutura. E o município turístico fará um São João de “quinta”.