Tempo de leitura: 2 minutos
bobo-da-corte2

Do deputado Fernando Gabeira, luminar da ética, descobriu-se que contratou a namorada para prestar serviços a seu gabinete.
Resposta: contratou-a quando era apenas namorada, depois que passou a ter uma relação estável (eufemismo dos tempos modernos para “viver juntos”), nunca mais utilizou os serviços, profissionais é claro, da moça.
Do senador Cristovam Buarque, outro luminar da ética, soube-se que a sua mulher foi colocada à disposição do gabinete de um senador amigo
Resposta: ele não sabia disso, mas garantiu que se houver irregularidade, aceita ser punido, desde que todos os envolvidos em irregularidades também sejam punidos.
Do senador César Borges, apurou-se que seu nome aparece entre os inúmeros atos secretos do Senado.
Resposta: exige que alguém explique como seu nome foi parar lá, certamente deixando entendido que se por um ato secreto ele foi beneficiado, isso se deu sem o seu conhecimento.
De um dos netos do senador José Sarney, não aquele estudante universitário que recebia cerca de 8 mil reais por mês do Senado e que, flagrado,  passou o cargo à mãe; mas outro, enfronhado nos meandros bancários, revelou-se que montou uma empresa para intermediar empréstimos consignados entre um grande banco e…o Senado!
Resposta: o neto disse que estava vencendo na vida pelos méritos próprios e não por apadrinhamento (não seria “avodrinhamento”, neologismo que está muito em voga?) e o avô, envolvido em tantas acusações que vão de netos e filhos a mordomos e viúvas de amigos beneficiados, se disse vítima de uma campanha difamatória da mídia.
Do ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello, que está mais para treva do que luminar, sabe-se agora que a alimentação de seus seguranças na Casa da Dinda (a célebre moradia dos tempos de PC Farias e quetais) é paga com dinheiro do Senado.
Resposta: Collor nem se dignou a responder, provavelmente por imaginar que, pelo passado que tem, onde as cifras ultrapassavam facilmente a casa do milhão, é bobagem perder tempo com  irrisórios (para ele)  4.830 reais com marmitas adquiridas num restaurante chamado, ora vejam,  Boka Loca.
De um punhado de senadores, vestais, bestiais e outras rimas mais,  apurou-se que 21 deles tem as contas telefônicas residenciais (contas particulares,  portanto)  pagas com dinheiro do Senado (dinheiro público, portanto). Encabeça a lista de beneficiadas com mais essa mordomia, a ex-senadora e ora governadora do Maranhão, Roseana Sarney, como se já não bastasse a mordomia do mordomo pago pelo Senado.
Resposta: ninguém, até o momento, se dignou a responder, talvez com receio de que, descoberta mais essa mamata, a partir de agora tenham que pagar as ligações telefônicas com dinheiro do próprio bolso e não do nosso bolso.
Quais serão os próximos atos desse verdadeiro teatro do absurdo, onde  atores-canastrões se revezam numa sucessão de papéis de vilões com pose de mocinhos, enquanto a platéia (ou a patuléia) assiste sem poder interferir no roteiro?
Ou melhor, pode sim, aproveitando essa fantástica arma chamada voto para mudar os atores e, quem sabe, o roteiro.
Enquanto isso não ocorrer, poderemos até eventualmente entrar em cena nesse teatro, mas apenas e tão somente no papel de palhaços.
Ou de bobos da corte, o que dá no mesmo.
Daniel Thame
Leia mais em www.danielthame.blogspot.com

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será celebrada neste sábado (27), a partir das 18 horas, na Catedral de São José, em Itabuna, missa de sétimo dia em memória do comerciante Delcione Soares. Proprietário de um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade – a loja A Paulistinha – ele faleceu no último dia 21.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeitura de Itabuna finalmente cumpriu acordo firmado com Ministério Público do Trabalho e a comissão dos aprovados em concurso público do ano passado ao divulgar editais de convocação de 56 aprovados. As convocações são para a administração direta e Fundação Marimbeta.
Para conferir a relação de convocados para auxiliar de infraestrutura, agentes de fiscalização e serviços gerais, clique aqui.
Já para as funções de serviços gerais, professor nível I (informática e artesanato), da Fundação Marimbeta, clique aqui.
Os convocados devem estar atentos para os prazos. No caso da Fundação Marimbeta, o prazo se encerra no dia 30. Quanto aos convocados da prefeitura, o prazo vai do dia 1º a 10 de julho.
A relação tem 58 aprovados e faz parte do termo de ajustamento de conduta assinado no último dia 15 de junho, no Ministério Público do Trabalho, em Itabuna, entre representantes dos aprovados em concurso, prefeitura e a procuradoria do MPT.
A comissão dos aprovados terá nova audiência no MPT nos dias 30 de junho (terça) e 6 de julho. O objetivo é pressionar a prefeitura para que ela convoque todos os 447 aprovados no concurso realizado em 2008.
De acordo com termo de ajustamento, todos já deveriam estar trabalhando, mas a prefeitura retardou as convocações alegando falta de dinheiro. A Associação dos Funcionários e Concursados de Itabuna pressionou e fez a prefeitura rever os seus planos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Até o presidente da República se rendeu aos novos tempos e defendeu, hoje, em Porto Alegre (RS), a liberdade de acesso à informação por meio da internet. Foi durante o 10º Fórum Internacional Software Livre, na cidade gaúcha.
Segundo Lula, que vai ter seu próprio blog em julho, a internet como ferramenta de comunicação reduz o poder da grande imprensa no país. “Estamos vivendo um momento revolucionário da humanidade em que a imprensa já não tem o poder que tinha há alguns anos”, disse.
O presidente também se posicionou contra o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que aumenta a repressão contra downloads de conteúdos protegidos por direitos autorais. “Essa lei não visa corrigir abusos na internet. Na verdade, quer fazer censura. Precisamos responsabilizar as pessoas, mas não proibir ou condenar”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

JUSTIÇA bloqueia contas de Nelson Rosado.
JUSTIÇA bloqueia contas de Nelson Rosado.

A Justiça Federal bloqueou as contas bancárias do empresário Nelson Rosado Lima, atendendo a pedidos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Rosado é apontado como um dos principais operadores de um esquema que desviou mais de R$ 50 milhões de prefeituras do sul e sudoeste da Bahia.
Tanto a PF como o MPF ainda aguardam que a Justiça também determine o bloqueio dos bens e a quebra de sigilo bancário do empresário.
Rosado está entre os indiciados na Operação Vassoura-de-Bruxa, da Polícia Federal, que foi deflagrada em mais de 30 prefeituras baianas em dezembro do ano passado, inclusive Itabuna, e deteve ex-prefeitos como Adailton Magalhães, o Dai da Caixa, de Ubatã.
Os processos de Rosado foram encaminhados tanto ao Superior Tribunal de Justiça como ao Tribunal Regional Federal, da 1ª Região (TRF1). O Pimenta tentou contato com o delegado da polícia federal, Eduardo Assis, que comanda as investigações da Vassoura-de-Bruxa. Assis encontrava-se em reunião, com a superintendência, em Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fábio vai cobrar a fatura
Fábio vai cobrar a fatura

Acordos misteriosos em troca de desistências mal-explicadas, promessas na iminência de serem descumpridas, apreensão com um futuro político ameaçado… Tudo isso vai emanar neste sábado (27), na entrevista que o deputado estadual Capitão Fábio dará ao programa Resenha da Cidade (10h às 12h, na Jornal AM).
Fábio deve cobrar a fatura. Ele teria desistido da sucessão municipal itabunense, em 2008, em troca de apoio de Geraldo Simões à sua reeleição na Assembleia.
Na semana passada, GS deixou claro que a candidatura da esposa Juçara Feitosa é uma possibilidade bastante forte. Fábio não gostou e exige a compensação pelo desgaste sofrido com o refugo eleitoral do ano passado.
É esperar pra ver no que vai dar esse bobó…

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Agnaldo Santos

A aposentada registrou queixa contra o PM que a agrediu
A aposentada registrou queixa contra o PM

A dona de casa aposentada Luzinete Maria de Jesus, 72 anos, moradora da Cidade Alta, centro de Camacan, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, na manhã de quinta-feira (25), contra um policial militar, que a teria agredido fisicamente.
De acordo com a denúncia, a agressão ocorreu quando ela tentou evitar que sua neta, identificada como Ana Paula, continuasse sendo torturada por um PM que efetuou sua prisão. Ana Paula havia sido detida após se envolver em uma briga com outra mulher no interior de um bar, e foi levada sob agressões até a viatura.
A mulher contou na delegacia que o policial bateu com tampa do porta-malas da viatura na perna da detida, e ela tentou pedir para que o PM não fizesse aquilo. Segundo a aposentada, foi quando o militar teria se irritado com a intervenção e desferiu um chute em sua perna esquerda, o que provocou sangramento imediato.
A idosa relatou ainda que a agressão ocorreu na presença de várias pessoas. O genro da vítima, Geraldino Patrício dos Santos, disse que vai procurar todos os meios para que o policial responda pelo seu ato. “Ele desrespeitou e ainda agrediu uma senhora de 72 anos”.
A aposentada Luzinete Maria de Jesus foi atendida na Fundação Hospitalar de Camacan. O delegado Jackson Silva já adiantou que vai ouvir o PM. O major Silvério, comandante da 62ª Cia. Independente da PM em Camacan, informou que só se posicionará sobre o caso após a aposentada formalizar seu depoimento no Batalhão da Polícia Militar. A identidade do PM não foi revelada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna negou que os pagamentos do PAA estejam sofrendo atrasos de até três meses, conforme denúncia feita hoje pelo vereador Roberto de Souza, no programa Resenha da Cidade Esporte e Notícia (Difusora AM).
De acordo com a Prefeitura, os pagamentos pelos produtos sempre ocorrem no mês subsequente à aquisição e, agora em junho, teria havido um atraso de “alguns dias”, por conta de questões operacionais na Secretaria de Agricultura.
Já associação de pequenos produtores rurais sustenta a denúncia do vereador e confirma os atrasos de três meses nos pagamentos. No entanto, a entidade não responsabiliza o secretário de Agricultura, Marcelino Oliveira, mas o da Fazenda, Carlos Burgos.
Representantes da associação entraram em contato com o vereador para informar que os pagamentos atrasados começaram a sair hoje à tarde, após a denúncia feita no rádio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de atrair cerca de 70 mil pessoas, em quatro dias de festa na Praça Coronel João Borges, a cidade de Itororó ainda tem fôlego para mais forró. Neste final de semana, o arraiá muda de cenário e o arrasta-pé vai se concentrar no distrito de Itati, onde nove atrações musicais estão na programação.
O prefeito Adroaldo Almeida (PT) comemorou o sucesso do Festsol deste ano que, em sua opinião, foi o “melhor da história”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de conseguir o feito inédito de antecipar a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna,  e de quebra assegurar para si a presidência da casa a partir de 2011, Roberto de Souza já sonha com empreendimentos mais ambiciosos.
Há alguns dias, Roberto conseguiu fazer o deputado federal Geraldo Simões e o ex-deputado estadual Renato Costa fumarem o cachimbo da paz. Seu sonho, segundo amigos próximos, é promover um casamento entre GS, Renato e outras lideranças, visando a próxima sucessão municipal. Algo parecido com a união histórica que se deu em 2000, quando nove partidos se agruparam para derrotar Fernando Gomes.
Caso consiga realizar tal milagre, Roberto certamente entrará para o rol dos grandes articuladores políticos da história.

Roberto de Souza entre Geraldo Simões e Renato Costa: pensando em 2012
Roberto de Souza entre Geraldo Simões e Renato Costa: pensando em 2012

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bebê de oito dias é vítima de abandono em Itabuna
Bebê de oito dias é vítima de abandono em Itabuna

O que leva uma mãe a abandonar o próprio filho, com apenas oito dias de vida? Nesta semana, muita gente fez novamente essa mesma pergunta em Itabuna, sem encontrar uma resposta.
Em uma noite fria, às 23 horas da última quarta-feira (24), um frentista encontrou o recém-nascido, em frente a uma loja da avenida Juracy Magalhães.
O pequeno foi levado para o Hospital Manoel Novaes, onde ficou constatado que ele está com a saúde perfeita. Ontem, o Conselho Tutelar o encaminhou para o orfanato SOS Canto da Criança, no bairro Nova Califórnia.
A mãe está sendo procurada e poderá responder a processo por abandono.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O solteirão itabunense que se diz disposto a oferecer um rim em troca de um grande amor já começa a ver uma luz no fim do túnel. Desde que o Pimenta publicou sua história e o prêmio que recebeu de um site de relacionamentos, Beto Clésio, de 52 anos, passou a receber propostas de trabalho e até convite para desenvolver uma campanha publicitária.
Mas namorada, por enquanto… Nada!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Félix Mendonça quer pendurar as chuteiras
Félix Mendonça quer pendurar as chuteiras

Mais cedo, o Pimenta informou que dois deputados federais baianos (Fernando de Fabinho e Fábio Souto, ambos do DEM) estariam propensos a não disputar reeleição na Câmara e, possivelmente, tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Mas há um veterano parlamentar da legenda que está na iminência de pendurar definitivamente as chuteiras. Trata-se do ex-prefeito de Itabuna, Félix Mendonça, que acumula uma penca de mandatos na Câmara Federal.
De acordo com os blogs Bahia Notícias e Políticos do Sul da Bahia, o desejo do velho Félix é passar o bastão para o filho, Félix Mendonça Júnior. O herdeiro ainda não tem partido, mas já se movimenta nos bastidores da política.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foram identificados os três ocupantes do veículo Ford Fusion, que morreram em um acidente próximo a Arataca, na BR-101. O motorista era José Carlos da Silva, de 45 anos, e os dois passageiros eram o casal Vera Lúcia Lembrance, de 39 anos, e Djalma Evandro Xavier Borges, 73 anos. Este era fazendeiro e cultivava eucalipto no extremo sul.
Todas as vítimas eram de Teixeira de Freitas. Segundo informações de familiares divulgadas pelo Diário Bahia, os ocupantes do carro iriam participar do velório do motorista do fazendeiro, identificado pelo prenome Benedito.
A Polícia Rodoviária Federal disse que o veículo saiu da pista depois que o moorista perdeu o controle da direção. O excesso de velocidade teria sido a causa do acidente, ainda segundo a PRF.