Tempo de leitura: < 1 minuto
É, talvez você não tenha percebido, caro leitor, mas lá se foram 180 dias do governo de Sir José Nilton Azevedo, o popular (ainda é?) Capitão Azevedo. A enquete abaixo, reconheçamos, foge aos padrões do Pimenta na formulação das perguntas, que busca sempre o caminho do humor para extrair o que há de verdadeiro na opinião dos leitores.

Desta vez, o rigor nas opções e em sua formulação é quase científico. É, lembremos, para permitir que aqui se tenha a melhor interpretação possível das impressões que o pobre leitor-eleitor possui do atual governo, completados seis meses de gestão.

Sem firulas e lero-lero, vamos a ela, a enquete.

O governo do prefeito José Nilton Azevedo completou 180 dias. Como você avalia a atual gestão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Concursados fizeram barulho em frente ao Palácio
Concursados de Ilhéus fizeram barulho em frente ao Palácio Paranaguá

Depois de muito apito e palavras de ordem, os aprovados no concurso de 2007 da Prefeitura de Ilhéus conseguiram uma audiência, não com o prefeito Newton Lima – que foge de problema como menino de bicho-papão -, mas com o procurador-geral do município, Luís Carlos Nascimento.

Nada foi decidido. Apenas se agendou uma conversa com o prefeito, para amanhã, às 10 horas da manhã.

Os concursados reclamam de que, por enquanto, estão sendo “empurrad0s com a barriga” pelo governo e ainda não encontram apoio na Câmara de Vereadores.

A Justiça do Trabalho já determinou as nomeações, sob pena de multa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante pelo menos sete décadas do século passado, países da América Central como Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá e Guatemala eram uma espécie de fazenda multinacional da célebre American Fruit Company.

Foi daí que surgiu a expressão “República de Bananas”. Pejorativa ela classificava os países que tinham governantes fantoches, patrocinados e defensores dos interesses da companhia ianque produtora de frutas.
Quando se elegia um presidente com visão socialista e disposto a combater a exploração dos trabalhadores, eram perpetrados golpes de estado, com dinheiro dos americanos e o proverbial apoio logístico da CIA…

Leia mais no Blog do Thame.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Solon Pinheiro, Imbassahy, Rose e Augusto Castro, Adervan e o advogado Allah Góes na reunião em que se discutiu a dobradinha
Solon Pinheiro, Imbassahy, Rose e Augusto Castro, Adervan e o advogado Allah Góes na reunião em que se discutiu a dobradinha

A aposta na dobradinha entre Solon Pinheiro e Augusto Castro (pré-candidatos, respectivamente, a deputado federal e estadual) é vista no PSDB baiano como um passo para reposicionar o partido em Itabuna, onde há muito tempo os tucanos só executam voos curtos.

Augusto ainda não confirmou por qual partido disputará a eleição, embora já seja filiado ao PSDB. Há pouco, em conversa com o Pimenta, ele disse que mantém portas abertas no PTN, PMN e no PPS.

Fonte confiável e “testemunha ocular e auricular” de reunião ocorrida hoje em Salvador, entre Augusto Castro, Solon Pinheiro e o presidente do PSDB na Bahia, Antônio Imbassahy, além do presidente do diretório itabunense, José Adervan, afirma que Augusto faz discurso cauteloso, mas já estaria decidido a permanecer no ninho tucano.

Aliás, o clima no encontro com Imbassahy foi bem descontraído. Tanto que o presidente tucano não perdeu a viagem e convidou a vereadora Rose Castro, do PR de Itabuna, a mudar de mala e cuia para o PSDB. E ela, que não se sente à vontade no PR desde as eleições, ficou toda animada com a proposta.

Tempo de leitura: 2 minutos

Domingos Matos | domingosmatos@pimentanamuqueca.com.br

Que Itabuna precisa de espaços públicos de lazer e cultura, até o ex-prefeito Fernando Gomes concorda – pelo menos ele disse isso esta semana, em entrevista ao Jornal Tribuna dos Municípios. O projeto Artes na Praça, implantado pela prefeitura através da FICC, busca minimizar essa necessidade, reconheça-se.

Mas não se pode negligenciar a segurança, o conforto e a higiene da clientela, a população local, órfã desses espaços. O município precisa fazer mais que enaltecer o evento semanal, na propaganda oficial: deve desenvolver ações que garantam não só as manifestações artísticas, mas também a segurança de todos que as prestigiam.

No domingo, cenas de desespero foram registradas na praça Camacan, onde o município realiza o projeto. Era um dia dedicado às crianças, com apresentação de palhaço, além dos já conhecidos parquinhos móveis, que semanalmente se instalam ali, como opção de diversão para a meninada. Mas nem tudo foi alegria. Um tiroteio deixou um rapaz ferido, e por pouco não se presenciou uma tragédia. O autor fugiu do local, arma em punho. Pais e mães tentavam proteger seus filhos, e para isso contaram principalmente com a sorte.

Espaços públicos como praças e jardins devem ser vigiados pela Guarda Civil Municipal, com eventual reforço da Polícia Militar para a segurança pública. No ano passado, logo após a reforma, eram tantos desses guardas na praça Camacan, que as pessoas praticamente esbarravam neles ao transitarem pelo local. Hoje, é raro ver um desses guardadores do patrimônio público municipal, cuja função, segundo o que foi prometido na campanha de 2008, deveria ser ampliada para atuar na segurança pública em parceria com as forças policiais do estado.

Fora as promessas não cumpridas, é hora de a GCM se fazer mais presente na praça Camacan nesses eventos promovidos pelo projeto Artes na Praça, assim como nos dias da semana. Há cerca de 15 dias, a mesma deficiência foi notada durante o concurso de quadrilhas, que ali foi realizado. Está na hora de se buscar ações mais efetivas para garantir o lazer com segurança ao cidadão que só quer – ou, em muitos casos, só pode – ir à praça pública passear com sua família.

Vamos reinverter os valores. Apreciar cultura, desfrutar do lazer público, não devem ser uma operação de risco.

Domingos Matos é repórter e um dos blogueiros do Pimenta na Muqueca.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Muita gente estremeceu quando o reitor Naomar Almeida Filho, da Ufba, mencionou uma palavra como condição essencial à instalação de um campus da universidade federal em Itabuna: “consenso”.

Segundo Naomar, é necessária a formação de um consenso regional em torno da proposta, além de se construir uma articulação política forte, envolvendo os muncípios, o governo baiano e a bancada federal da Bahia, na Câmara dos Deputados e no Senado.

Infelizmente, a região não tem o forte de se unir em torno de projetos maiores, por isso a palavrinha dita por Naomar foi quase como um balde de gelo.

De qualquer maneira, o vereador Wenceslau Júnior, autor da proposta, está otimista. Já conseguiu o apoio da Amurc e dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB) e Geraldo Simões (PT).

Wenceslau anuncia a formação de um comitê regional, que vai agendar audiências com o governador Jaques Wagner, o secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, e os congressistas baianos. Além disso, planeja reuniões em todos os municípios da região, para formar o tal do consenso.

Mais que uma missão, é um sonho. Espera-se que, dessa vez, a região sonhe junto.

Wenceslau afirma que a proposta é boa para toda a região (foto Duda Lessa)
Wenceslau Júnior afirma que a proposta é boa para toda a região (foto Duda Lessa)
Tempo de leitura: < 1 minuto
Vereador quer saber se a rede de saúde está preparada para a gripe suína
Vereador quer saber se a rede de saúde está preparada para a gripe suína

O secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, irá nesta terça, 07, ao programa Conexão Direta, apresentado pelo vereador Ricardo Bacelar na Difusora AM. Vieira vai falar sobre como a rede pública de saúde está se preparando para a possibilidade do surto de gripe A (H1N1), ou gripe suína, chegar a Itabuna.

O risco foi levantado pelo vereador, lembrando que Itabuna sofreu com a última epidemia de dengue por ter falhado com as medidas preventivas. “Não podemos permitir que isso ocorra com a gripe suína”, afirma Bacelar, que destaca a necessidade de preparar as unidades de saúde e garantir o suprimento de remédios.

O surto de gripe suína é considerado uma pandemia, que já alcançou 35 países. No Brasil, o número de casos chegou hoje a 885.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
Dengue cresce em ritmo bem menor desde abril.

O registro de casos de dengue caiu nas últimas semanas, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado há pouco pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na semana compreendida entre os dias 21 e 27 de julho, ocorreram 320 notificações da doença em toda a Bahia. No auge da epidemia de dengue, em abril, a média semanal era superior a cinco mil casos.

Segundo o último boletim, o estado registrou 93.191 notificações de dengue neste ano, sendo 1.816 da forma mais grave, a hemorrágica. A Sesab, no entanto, orienta a não reduzir as ações de prevenção à doença. Uma das hipóteses para a redução dos casos, também, é o clima mais frio do período.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

No encontro realizado ontem e hoje pelo PSB da Bahia, a deputada federal Lídice da Mata comunicou qual será o seu caminho em 2010. Ela deve mesmo ser candidata ao Senado, na chapa do governador Jaques Wagner.

O encontro iniciado ontem no Hotel Porto da Barra, contou com a participação do deputado federal Ciro Gomes, que ainda se diz indeciso. Demontra estar tentado a disputar a sucessão de Lula, mas não descarta a candidatura ao governo de São Paulo.

Hoje à tarde, Ciro encontrou-se com Wagner e proferiu palestra na Associação Comercial de Salvador, sobre a crise mundial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conheça a Sarneylândia

Não é o melhor lugar para nascer, mas no Maranhão lugar de nascimento é a Maternidade Marly Sarney. Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney. Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney.

Para o ensino superior e pesquisa, você pode apanhar um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney, vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney.

Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM – todas os veículos do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário, do tal José Sarney.

Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney e para entrar ou sair de São Luís, a capital do Estado, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas ‘maravilhosas’ rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.

Não gostou de nada disso? Então, quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Rádio Difusora de Itabuna, brilha na cobetura esportiva a apresentadora Silmara Souza, identificada pelo slogan “A loira e a bola”. Mas quem anda arrasando na emissora é outra loira, Maria Alice, que se comporta mais como “a dona da bola”.

Maria Alice estreou na Difusora há alguns meses e, para acomodá-la, já foi necessário fazer diversas adequações na programação da rádio. Começou tirando um pedaço do programa de Val Cabral, fulminou o horário de Marcelo Soares e agora tirou da reta o programa Boa Tarde Difusora, comandado por Marcos Soares.

Do jeito que vai, Alice já mete medo na turma do vespertino “O Crime não compensa”, campeão de audiência da Difusora, que corre o risco de mudar de horário diante do apetite da loira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma reunião está acontecendo, neste momento, no escritório estadual do PSDB, no centro empresarial Iguatemi, em Salvador. Dela, participam o presidente do diretório dos tucanos de Itabuna, José Adervan, o presidente estadual do PSDB, Antônio Imbassahy, e os pré-candidatos Augusto Castro e Solon Pinheiro, além da vereadora Rose Castro, irmã de Augusto.

O encontro discute uma dobradinha regional entre o vereador Solon Pinheiro e o administrador Augusto Castro. O tucano almeja disputar uma vaga na Câmara Federal em 2010. Augusto anunciou que sairá candidato a deputado estadual pelo PTC, partido que está ligado ao deputado federal ACM Neto e tem como um de seus mais novos filiados o ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação do sistema carcerário atingiu um nível de sucateamento inédito em Itabuna. Com a cadeia pública interditada e o conjunto penal sem receber presos provisórios, a cidade não tem mais onde colocar os detentos, que estão sendo amontoados na ala correcional do Complexo Policial

O problema é ainda mais grave com relação às mulheres detidas, para as quais o único espaço existente é um cubículo no Complexo. Duas suspeitas de tráfico presas ontem continuavam largadas nesse espaço até o horário desta postagem.

Até quando fica desse jeito, só Deus sabe…

Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia de Itabuna ainda tenta localizar as seis pessoas que assaltaram o taxista Paulo César Moreira Santos, no início da madrugada de hoje.

Os seis assaltantes (eram três casais) tomaram o táxi na praça 26, nas imediações da ponte que liga o centro da cidade ao bairro São Caetano, e anunciaram o assalto quando o mesmo se encontrava próximo à estação de tratamento da Emasa, no bairro São Judas Tadeu.

Os bandidos levaram dois telefones celulares e R$ 160,00 do taxista, que ainda foi agredido com coronhadas e ficou preso no porta-malas do veículo.