Tempo de leitura: < 1 minuto
Michele Obama já espera o esposo para uma conversinha mais do que particular...
Michelle Obama já espera o poderoso esposo para uma conversinha mais do que séria…

Às 17h58min: O canal de TV norte-americano ABC tratou de livrar a cara “do cara” Obama. Exibiu vídeo que incrimina o colega francês, que tem um mulherão em casa…

Confira o vídeo da ABC

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em tom mais ameno do que o utilizado ontem, o governador Jaques Wagner concedeu entrevista à Rádio Sociedade, de Salvador, e analisou a sua relação com o PMDB e o ministro Geddel Vieira Lima e as críticas às gestões anteriores.

Wagner considerou Geddel um falastrão: – Se ele acha que está errado (a gestão na saúde e segurança), que faça essas críticas dentro do governo. Mas é o estilo de Geddel. Ele gosta de falar muito para fora.

Perguntado pela reportagem da rádio Sociedade se daria um prazo para o PMDB se definir se sai ou não do governo e o apoiará em 2010, Wagner jogou a responsabilidade para os peemedebistas.

Quem se deu prazo foi o PMDB, que disse que iria fazer até setembro uma avaliação para tomar sua decisão. Meu prazo pode ser qualquer um, pode ser até em 24 horas. Não pré-programo. Essas coisas a gente vai avaliando a conjuntura e toma uma decisão.

Segundo ele, a aliança continua enquanto for considerada produtiva. Wagner ainda disse na entrevista à emissora soteropolitana que não pretende antecipar o debate eleitoral ao criticar os governos passados, inclusive o do ex-governador Paulo Souto. “O que fizemos foi corrigir erros do passado. Eles nos deixaram 2.150.000 analfabetos e uma educação classificada como a segunda pior do país”.

O governador disse que o seu discurso duro de ontem (confira) se deveu ao fato de que alguns (aliados!) estão passando do ponto: – Sou paciente, humilde, republicano, mas tenho sangue nas veias. Mas longe de mim ofender algum prefeito. Não gosto de político que se movimenta com o vento. Trabalho para todos os baianos, independente do partido do prefeito de cada município.

Para ouvir a entrevista, clique aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Moradores da Rua do Prado, no bairro da Conceição,  se assustaram hoje com a “eficiência” da Emasa. Operários da empresa abriram um buraco para consertar um vazamento, mas – dois dias depois – o fecharam sem realizar o serviço.

Resultado: um caudaloso rio corre na Rua do Prado, paralelo a outro maior, o Cachoeira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Bahiana de Futebol determinou a observação de um minuto de silêncio nos jogos oficiais deste fim de semana na Bahia em virtude do falecimento do ex-jogador Gilberto Silva Moura (Santinho). Santinho foi hexacampeão baiano pela Seleção de Itabuna.

A homenagem será feita nas partidas entre Vitória x Santos, Fluminense x Atlético pelo Campeonato Brasileiro de Futebol séries “A” e “D”, bem como para as partidas do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2ª Divisão a serem realizadas nesse sábado (11). O craque itabunense faleceu na terça-feira (7).

Tempo de leitura: 2 minutos
Newton 'fatia' o duodécimo.
Newton é acusado de 'morder' o duodécimo.

O não-repasse integral do duodécimo à Câmara de Vereadores poderá derrubar mais um prefeito em Ilhéus. Depois de Valderico Reis, em 2007, a bola da vez (com rima e tudo) é Newton Lima, atual prefeito.

Segundo o ex-presidente da Câmara, o vereador Alisson Mendonça, há seis meses que a prefeitura só repassa o duodécimo com uma ‘boa mordida’, sempre faltando uma boa grana. A prática se configura crime de improbidade administrativa e prevê cassação do chefe do Executivo. O duodécimo é a verba mensal repassada pelo município para a manutenção da Câmara.

Alisson disse que vai pedir a cassação de Newton Lima, assim como ocorreu com o ex-prefeito Valderico Reis. Numa entrevista ao programa O Tabuleiro, o vereador afirmou que não pode haver dois pesos e duas medidas.

Em bom português, o pau que dá em Chico (Valderico) dá em Francisco (Newton).

Experiente, Alisson não quer meter a mão em cumbuca, sozinho. Disse que, antes de tomar qualquer iniciativa neste sentido, vai ouvir os seus 12 colegas de legislatura e pedir, ao presidente Jailson Nascimento, os extratos bancários que comprovariam a prática criminosa do prefeito.

E olha só que coisa: no segundo semestre de 2007, Newton ainda era vice e ascendeu ao poder após Valderico cair. Apesar de ter cometido outras insanidades com o dinheiro público, o ex-prefeito foi ejetado justamente porque ou não repassava ou repassava “aos pedaços” o duodécimo dos vereadores.

Resultou que, em setembro daquele ano, Newton, finalmente, assumiu o cargo. Tal era o marasmo com Valderico, que o povo gostou do feijão com arroz de Newton e o elegeu prefeito, ano passado.

Alisson defende a cassação de Newton.
Alisson defende a cassação de Newton.

Não custa lembrar que em 2009 outro prefeito sul-baiano esteve para cair por igual motivo. Capitão Azevedo, de Itabuna, repassou o duodécimo a menor em R$ 123 mil, em abril último (confira). A Câmara foi pra cima, o governo deu uma recuada e pagou o devido em três suaves prestações.

Agora, um conselho: atrasar ou dar mordida em duodécimo é coisa que não se faz, Newton. A parte mais sensível de um vereador (ou de qualquer político, como se sabe) é o bolso. Ainda mais quando, legalmente falando, estão cobertos de razão. Aí, a porca torce o rabo… E Vossa Excelência, perde o cargo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Municípios defi
Autorização para funcionar vai partir dos municípios.

O plenário do Senado aprovou, ontem à noite (8), projeto substitutivo que regulamenta as atividades de mototaxista, motoboy e do profissional em serviço de comunidade de rua (moto-vigia). O funcionamento desses serviços, entretanto, dependerá de autorização do poder público em cada município. A matéria vai à sanção do Presidente da República.

Para exercer a profissão, o motoboy, mototaxista ou motovigia terá de ter 21 anos completos; dois anos como condutor ou condutora de motocicleta; e habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Do motovigia, especificamente, serão exigidos documentos usuais como carteira de identidade, atestado de residência e certidões negativas de varas criminais.

Do ponto de vista da segurança, os profissionais deverão trabalhar vestindo colete dotado de refletores. No caso dos veículos destinados ao moto-frete (conduzidos pelos motoboys), a lei exigirá a instalação de equipamentos de segurança como os mata-cachorros e as antenas corta-pipas, que deverão ser inspecionados semestralmente, além de identificação especial. Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fiscalizar as normas de segurança. As informações são da Agência Senado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia de Itabuna prendeu ontem um dos suspeitos de participar do assalto à padaria Paulista, no dia 30 de junho. Seu nome é Geovane Santos Santana, de 20 anos, que já cumpriu pena por roubo e é acusado pelo homicídio de Wallace Machado, crime cometido há dois anos no bairro Santa Inês.

Detalhe: uma dia antes de ser preso como Geovane, o suspeito havia sido detido e se apresentado à polícia com um registro de nascimento falso, em nome de Silas Ferreira. Como os dados não bateram com a investigação, o sujeito foi liberado, mas a polícia voltou a procurá-lo e descobriu a fraude.

Geovane acabou contando que Silas Ferreira morreu no Rio de Janeiro e ele “herdou” o registro de nascimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretório itabunense do PT se reúne às 8 horas da manhã deste sábado (11), para discutir a situação do militante Francisco Estevam, mais conhecido como Chico Preto ou Chico do São Pedro.

Criticado depois de participar de um encontro com o secretário de Administração da Prefeitura de Itabuna, Gilson Nascimento, o militante aumentou a temperatura no diretório ao publicar uma carta aberta, que para muitos soou como um pedido de desfiliação.

Chico diz que o PT se tornou um partido burguês e que os gestores filiados à legenda vão de encontro “à forma petista de governar”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Economista e analista de sistema, Carlos Mascarenhas enumera, a partir das entrevistas de Gentil Pires e Paulo Machado ao Jornal Bahia Online (confira a reportagem), quais são os “gargalos” do Pólo de Informática de Ilhéus. “Além de não serem em grande número, podem ser facilmente resolvidos a curto e médio prazo”, diz.

Abaixo, os pontos destacados pelo especialista e diretor da Bitway:

1. Representatividade política e que a comunidade regional lute por ele;

2. Escola Técnica voltada a projetos tecnológicos e cursos superiores na área de tecnologia;

3. Um Distrito Industrial em condições decentes e obras de infraestrutura;

4. Aeroporto internacional e maior quantidade de vôos;

5. Recursos para capital de giro das Empresas;

6. Política pública para atração de novas indústrias;

7. Parque de software para agregar valor aos micros produzidos.

A estes, Carlos Mascarenhas também acrescenta a necessidade de instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Das vozes mais estridentes que se levantaram contra o discurso de Jaques Wagner, ontem, quando o mesmo disse que não trata mal nem os adversários nem os ‘birutas de aeroporto’ (que, à frente dele, falam bem, mas pelas costas, danam a fazer oposição), nenhum faz parte do time dos aliados de “primeira hora”.

Os prefeitos ofendidos devem ser os mal-educados ou os “birutas”, termo que, neste caso, pode ser interpretado como “traidores”. Quem se encaixa em um destes perfis é que se ofendeu. Ademais, o governador foi claro em seu discurso que nem a esses dispensará o tratamento que antes os carlistas dava a quem não era da base – e que todos conhecem.

No mais, representam mais perigo ao governador as ‘birutas de aeroporto’, que ele sabem quem são, do que os prefeitos que, de fato lhe fazem oposição. Estes, cumprem o seu papel. Os demais, acendem vela para ‘deus’ e o diabo… E cabe ao leitor apontar quem é ‘deus’ – não o Supremo, bem entendido – e quem é o diabo…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Candidatos aprovados na última fase do concurso da PM baiana, cujo resultado saiu no dia 12 de maio, ainda esperam a homologação do certame, que estava prevista para o dia 27 de junho. Todos estão certos de que o cronograma já foi pra cucuia e é praticamente impossível que a matrícula no curso de formação, programada para o dia 1º de outubro, realmente aconteça nesta data.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Franco Timóteo: será que ele sabe?
Franco Timóteo: será que ele sabe?

COMENTÁRIO DE UM LEITOR GAIATO, QUE ASSINA “ZÉ MANÉ”, SOBRE O ASSALTO AO CAIXA DO BB NA CEPLAC:

“Dizem que um tal de Luiz Henrique Franco Timóteo já sabe quem foi.
Mas ele só conta para a Veja”.

Para quem não se lembra, Franco Timóteo foi o autor das denúncias de que o surgimento da vassoura-de-bruxa na região se deu a partir de terrorismo biológico de um grupo de petistas. Depois de muito barulho  e 0ba-oba político, as investigações da Polícia Federal foram arquivadas por falta de provas.

Ficaram para Timóteo os 15 minutos de fama, com direito a destaque na Revista Veja, que também fez seu terrorismo (jornalístico) com a história.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Como bem lembrou um leitor do Pimenta (e é inquestionável), mais biruta de aeroporto do que alguns prefeitos baianos, está o PT, em sua posição dúbia diante do atrapalhado e claudicante Sarney Bigodão.

Seria o caso de mudar o nome da legenda para Partido Tonto. E não se dá nome mais apropriado porque este é um blog de respeito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia não deverá ter muitas dificuldades pelo menos para identificar os bandidos que assaltaram ontem o caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado na sede regional da Ceplac (rodovia Ilhéus – Itabuna).

Imagens do videomonitoramento já estão sendo analisadas pela Polícia Federal. Já existem também informações que podem levar ao local onde foi comprado o botijão de gás usado no roubo, juntamente com um maçarico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prédio anexo que abriga o gabinete do prefeito Capitão Azevedo, o cerimonial, a área de licitações e a secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, literalmente, ameaça desabar. O prédio foi construído há menos de três anos, em 2006, e a sua estrutura apresenta fissuras de difícil correção. Escoras de madeira foram improvisadas para dar sustentação à estrutura.