Tempo de leitura: < 1 minuto

Cada dia mais desanda
esta terra, pobrezinha,
até Pero Vaz caminha,
só Azevedo não anda!…

Agulhão Afiado

Tempo de leitura: < 1 minuto
Polícia faz exumação de corpo de ex-deputado (Foto:TNews).
Polícia faz exumação de corpo de ex-deputado (Foto:TNews).

A polícia finalmente fez a exumação do corpo do ex-deputado estadual Maurício Cotrim, em Teixeira de Freitas, neste sábado. Apesar de Cotrim ter sido executado com cinco tiros, a perícia somente localizou uma bala no corpo do ex-deputado. O assassinato ocorreu em 14 de setembro de 2007 em Itamaraju.

A exumação ocorreu quase um mês depois que a justiça local aceitou pedido da força-tarefa destacada para investigar o caso. Após a morte de Cotrim, pelo menos outras cinco pessoas que tiveram alguma ligação com o caso foram assassinadas, inclusive a esposa do ex-deputado, Regina Cotrim (confira).

Na exumação, hoje à tarde, os policiais e peritos encontraram apenas um projétil de arma de fogo, segundo o site Teixeira News. O caixão com o corpo da esposa de Cotrim também foi retirado, mas os peritos não informaram se o corpo de Regina também será periciado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A versão é do pré-candidato a deputado estadual Augusto Castro. Ele confirma que esteve reunido com o deputado federal Roberto Britto, mas nega que tenha fechado qualquer acordo com o parlamentar do PP, assim como nega que vá mudar, por enquanto, de partido.

Ele está filiado ao PSDB, mas já conversou com PTC, PTN e PRP. Estuda as melhores possibilidades eleitorais. Castro ainda afirma que recebeu o convite de Roberto Britto para fazer uma “parceria” no sul da Bahia. “Eu me senti honrado com o convite, mas estou analisando cenários”, disse, há pouco, ao Pimenta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Geddel Vieira Lima conversou na quinta-feira com um ex-deputado federal petista, com quem sempre teve ótimas relações.

A este, disse que estava mais claro o seu caminho (eleitoral) e afirmou que o governo de Jaques Wagner não lhe deu outra opção:

– Não tenho com quem fazer interlocução no governo – disse Geddel.

O ex-deputado concordou que havia aresta a aparar e ressalva que Wagner, hoje, tem números para confrontar com o passado e provar que fez mais do que seus antecessores. É, e ganhar eleição é outra história:

[Wagner] tem que fazer muita política, se movimentar bem – ressalta o ex-deputado.

E Wagner não faz outra coisa. Está caminhando mais pelo interior do estado, inaugurando obras, fazendo política. As incursões fora de Salvador aumentaram e atingem uma média de três viagens semanais aos municípios, segundo assessores da área de comunicação.

O porém é que Wagner não tem como governar e fazer política ao mesmo tempo. É preciso criar uma melhor interlocução com os que estão no mesmo barco e procurar ampliar as alianças. Por vetos partidários nacionais, já perdeu o PSDB. O próximo pode ser o PMDB de Geddel, este, sim, por questões de relacionamento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O América-RN fez um primeiro tempo arrasador para golear o Bahia por 4 a 1, na noite deste sábado, e alcançar a zona de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Em casa, o time do técnico Guilherme Macuglia não levou sustos contra o time baiano e chegou ao terceiro lugar da Segundona, com 18 pontos.

Enquanto o América alcançou o G-4, o Bahia segue em situação complicada, já que nem mesmo a estreia do técnico Paulo Comelli neste sábado serviu para ajudar o time, que fica estagnado com 12 pontos, perto da zona de rebaixamento.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner fará o quase impossível: colocará, num mesmo palanque, o trio Humberto Matos (PV), Jackson Rezende (PP) e Pedro Jackson Brandão, o Pedrão (PMDB).

Será na próxima quinta-feira, quando o mandatário baiano estará em Itapé, no sul da Bahia, para entregar quatro novas unidades de Saúde da Família e quadra poliesportiva no Entroncamento de Itapé, informa o repórter João Ailton.

Jackson Rezende é o prefeito do município sul-baiano e tem Pedrão como aliado e seu ‘criador’ político. Ambos enfrentaram Humberto Matos. Pedrão em outubro, em eleição que teve o resultado anulado, e Jackson, em março último, quando foi eleito prefeito. Nos dois pleitos, a temperatura subiu e foi necessário um forte esquema policial.

Tempo de leitura: 2 minutos

70-mm11

.

O filme do colunista Leandro Afonso na coluna 70 Milímetros desta semana traz duas figuras exponenciais: o ex-jogador Diego Armando Maradona e o cineasta Emir Kusturica. O segundo, claro, fala sobre o primeiro no longa Maradona por Kusturica (Maradona by Kusturica -Espanha-França/2008) numa mistura de biografia e tributo de um gênio para seu ídolo – claro, outro gênio.

Dessa salada de egos poderíamos esperar algo mais que declarações de tietagem explícita mas, repete-se, é uma relação de fã com seu ídolo e, diz Afonso, em muitos momentos do filme a coisa foge do que se poderia esperar de um documentário tradicional. O nosso crítico viu também passagens inspiradas (sem trocadilho), fruto da sensibilidade do diretor, mas que não chegaram a alçar a obra a um patamar maior. Ganhou três estrelas.

Como este é daqueles filmes que nunca passariam em uma sala da região, quem quiser conferrir e tirar suas próprias conclusões tem que procurar nas (poucas) locadoras que se preocupam em oferecer títulos fora do grande circuito industrial hollyoodiano. Em uma cidade em que a falta de opções de lazer impera, a conclusão é óbvia: cinéfilos também sofrem. Para ler a coluna, clique aqui ou vá na seção Cultura, no alto da página.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Insttuto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo estadual, realiza estudo de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do Complexo Intermodal Porto Sul. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dá suporte ao trabalho.

De acordo com o IMA, o AAE será utilizado na reavaliação “do processo de tomadas de decisões” para o Complexo Porto Sul, contemplando os princípios da sustentabilidade. O projeto envolve a construção de ferrovia, porto, aeroporto e dutos de mineração.

Ainda de acordo com o Instituto de Meio Ambiente, a pesquisa leva em conta as inovações tecnológica, ambiental e social. “Os portos de Singapura (Singapura), Le Havre (França), Antuérpia (Bélgica), Long Beach e Los Angeles (EUA) se tornaram destaques para a reavaliação do processo do Complexo Porto Sul”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público ajuizou ação esta semana pedindo o afastamento do prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira. Ele é acusado de gastar, em 2008, cerca de R$ 1 milhão com a contratação irregular (sem licitação) de bandas e cantores para os festejos do São Pedro na cidade, o Pedrão 2008.

Segundo o MP, os gastos foram justificados por uma medida de inexigibilidade de licitação para os contratos, forjada pelo prefeito e pela procuradora-geral do Município, Sônia Marinho Abade. Além do prefeito, foram acionados a procuradora, o secretário de Finanças, Alécio Vian, e a empresa PR Promoções e Eventos Me Leva Ltda.

Segundo o promotor de justiça Dinalmari Mendonça, a fraude consistia em afirmar que os artistas seriam empresariados exclusivamente pela PR Promoções e Eventos, o que garantiria a inexigibilidade da licitação. “A PR Promoções e Eventos não é, e nunca foi, empresária exclusiva das bandas contratadas”, garante o promotor.

Dinalmari assinala ainda que, em Eunápolis, todos sabem que o prefeito é empresário do ramo de trio elétrico, proprietário da empresa ‘Axé & Cia’ e que, por esse motivo, “ele tem preocupação especial em promover a política do ‘pão e circo’ e em desenvolver o seu comércio privado”.

E o prefeito é festeiro mesmo. Este ano, o Pedrão 2009 teve a presença de diversas atrações de renome nacional, como Aviões do Forró, Vitor & Leo, Calcinha Preta e Chiclete com Banana, além das bandas e artistas regionais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Apesar de fechar acordo com o PSDB e acertar dobradinha com o vereador Solon Pinheiro, o administrador Augusto Castro se reuniu ontem pela manhã com o deputado federal Roberto Britto (PP).

Castro teria fechado apoio a Britto em todos os municípios da região sul. O encontro foi ontem pela manhã, no escritório do deputado federal, em Salvador. No encontro, Castro disse que pode concorrer a deputado estadual pelo PRP.

Te cuida, Capitão Fábio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Folha, na edição de hoje, informa que o ministro Geddel Vieira Lima disputará o governo baiano e romperá com Jaques Wagner. Sabe aquela velha notícia requentada? A posição do ministro peemedebista foi anunciada a Wagner ainda antes do São João, num encontro na governadoria, no dia 18 de junho.

Apesar disso, o governador ainda acredita em manutenção da aliança, assim como o seu secretário de relações institucionais, Rui Costa (confira).

A novidade, e que não está na matéria da Folha, é que o ministro anunciará, formalmente, o rompimento com o governo Wagner na próxima segunda-feira, segundo fonte peemedebista. Geddel ainda planeja formar uma ala de 250 prefeitos baianos que vão participar da Marcha à Brasília, na próxima terça, 14.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sobre a nota “PP discute 2010”, o presidente da BahiaPesca, Isaac Albagli, diz que Jabes Ribeiro defende “abertamente” a aliança pela reeleição do governador Jaques Wagner. Jabista de carteirinha, Isaac reforça que “entendimentos partidários ainda estão em curso, mas, majoritariamente, o PP deseja se manter ao lado de Wagner”.

Ainda segundo Albagli, não seria “ético” o PP ocupar cargos no governo estadual e acender uma vela a Deus e outra ao diabo.

Em tempo: o ex-prefeito Jabes Ribeiro é secretário-geral do PP baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Silenciosamente, o PP baiano iniciou os contatos para as eleições de 2010. E, claro, está conversando com todos os possíveis candidatos a governador. Fonte privilegiada nos informa que o empresário e deputado federal João Leão sonha com a senatoria, e até já conversa com o ministro Geddel Vieira Lima, com quem poderá fazer dobradinha na majoritária. Geddel a governador e João Leão, ao Senado Federal.

É como diz o secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro: o partido não tem compromisso eleitoral com o governador Jaques Wagner. A ele, quando entrou no governo, prometeu apoio à sua administração. Já a reeleição, é outra conversa. O governador terá que definir negociadores astutos para, como se diz no popular, não “levar bola nas costas”.

Tempo de leitura: 2 minutos

O repórter Ricardo Kotscho publicou em seu blog Balaio do Kotscho (http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho) uma queixa – mais uma – contra a postura da grande imprensa no país em relação ao governo Lula. Desta vez, o experiente jornalista relatou a forma como foi tratada a notícia de uma premiação a Lula na Europa, pela promoção da paz mundial e sua luta pela igualdade de direitos entre as pessoas. O prêmio é uma honraria inédita entre brasileiros, mas pouca gente ficou sabendo. Veja a crítica:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta terça-feira, em Paris, o prêmio Félix Houphouët-Boigny concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Presidido por Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, o júri premiou Lula “por sua atuação na promoção da paz e da igualdade de direitos”.

Não é um premiozinho qualquer. Entre as 23 personalidades mundiais que receberam o prêmio até hoje _ anteriormente nenhum deles brasileiro _ , estão Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Yitzhak Rabin, ex-premiê israelense, Yasser Arafat, ex-presidente da Autoridade Nacional Palestina, e Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos.

Secretário-executivo do prêmio, Alioune Traoré lembrou durante a cerimonia na sede da Unesco que um terço dos vencedores anteriores ganhou depois o Prêmio Nobel da Paz.

Pode-se imaginar no Brasil o trauma que isto causaria a certos setores políticos e da mídia caso o mesmo aconteça com Lula.

Thaoré disse a Lula que, ao receber este prêmio, “o senhor assume novas responsabilidades na história”.

Mas nada disso foi capaz de comover os editores dos dois jornalões paulistas, Folha e Estadão, que simplesmente ignoraram o fato em suas primeiras páginas. Dos três grandes jornais nacionais, apenas O Globo destacou a entrega do prêmio no alto da capa.”

O texto teve mais de 500 comentários. (Leia o texto na íntegra clicando aqui)