Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Em Itapebi, no extremo-sul da Bahia, uma onda de assaltos assustava a população. Rapidinho, acharam um jeito de desestimular a ação de marginais…

Como, reforçando o policiamento? De jeito nenhum. A medida, muito mais eficiente, está sendo desativar alguns serviços que atraíam os bandidos, como a agência do Banco do Brasil e o posto dos correios.

Por que ninguém pensou nisso antes?

Tempo de leitura: < 1 minuto
Fábio Lima e sua mala preta
Fábio Lima e sua mala preta

O assessor do deputado federal Roberto Britto (PP), Fábio Lima, foi visto hoje no Shopping Jequitibá, na maior alegria. O rapaz portava uma mala preta novinha em folha que, aparentemente, acabara de adquirir no Hiper Bompreço.

Os conhecidos que passavam indagavam da mala. Alguns acreditavam que o articulador do deputado pepista na região iria ocupar algum apartamento funcional em Brasília. A todos, garantia que não está de mudança nem tem vocação para morar na capital federal.

Assegurou que a tal mala só continha jornais velhos, estratégia da loja para dar-lhe volume, mas não revelou quais as suas utilidades futuras.

Fábio é daquelas figuras queridíssimas nos meios políticos da região. Só precisa entender que assessor de político não pode portar mala preta em público.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória vinha de uma derrota para o Flamengo e o Santos havia quebrado o jejum de quatro jogos ao derrotar o Sport, na semana passada. É, mas a história de outra foi bem diferente. Em casa, o rubro-negro baiano foi impiedoso e enfiou 6×2 no Santos, confirmando a terceira colocação do Brasileiro 2009.

O time baiano ficou a dois pontos do líder Atlético-MG, que soma 21 e enfiou 3×0 no rival Cruzeiro. Roger marcou dois gols na partida em que a zaga do Peixe enfrentou ‘pane geral’. William, Victor Ramos, Leandro Domingus e Jackson também deixaram as suas marcas no 6×2. Kleber Pereira e Paulo Henrique fizeram para o Santos.

O Vitória vai encarar o Náutico, na próxima quinta. O Santos volta a campo para enfrentar a sensação do Brasileiro-09, o Grêmio Barueri, na quarta. Os jogos serão válidos pela 11ª rodada.

Confira todos os gols do massacre baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A partida ainda está nos 38 minutos do segundo tempo e acontece uma chuva de gols no estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador. O Leão vai devorando o Peixe: Vitória 6×2 Santos. Assim, o rubro-negro baiano se reabilita de derrota sofrida para o Flamengo, no sábado passado. Em instantes, todos os gols da partida e, claro, o placar final.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Capitão Azevedo explorou à exaustão a imagem de motoboys e mototaxistas na campanha eleitoral, mas está caladinho quanto à responsabilidade que os municípios terão para autorizar (ou não) estes serviços.

Nesta semana, o Senado Federal regulamentou as profissões de motoboy, mototaxista e motovigia, passando aos municípios o arbítrio de conceder ou não o alvará aos novos profissionais. O projeto ainda irá à sanção presidencial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Se em Itabuna as viaturas da Polícia Civil têm ficado estacionadas por falta de combustível, em Ilhéus a siuação não está muito diferente. A delegacia de furtos e roubos da 7ª Corpin já foi avisada de que terá de racionar (ainda mais!) gasolina neste mês de julho. Isto significa que em breve as viaturas devem parar.

E combustível não é a única carência na polícia civil ilheense. Por lá, até o suprimento de papel-ofício é garantido por empresas do comércio local. Senão, fica sem…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma fuga em massa foi registrada na madrugada deste domingo em Coaraci. Vinte e dois detentos de uma mesma cela – superlotada -, após furarem o teto do local, fugiram utilizando uma corda feita com lençóis (conhecida no meio policial como ‘teresa’). A polícia está à caça dos fugitivos, mas não se tem notícia de que algum tenha sido recapturado até este momento.

São eles: Acácio Souza Santos; Ademilson Alves do Nascimento; Antonio Carlos Cerqueira da Silva; Fábio Araújo Santos; Gilson Brito dos Santos; Irinei Castro dos Santos; José Claudio dos Santos; José Jesus Cézar; José Luis Guimarães Alves.

Também fugiram José Milton de Jesus Souza; Josenilton Santos Silva; Marcos Barbosa Carvalho; Edmilson Santos da Silva; José Carlos dos Santos Filho; Humberto Batista da Silva; Renilton Tavares Silva; Gilmar Barreto Costa; Luis Mário Batista Santos; Robson Nascimento Souza; João Carlos dos Santos; e Edílson Souza dos Santos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma operação da polícia militar em conjunto com a Settran apreendeu, na noite deste sábado – entre as 18 e 0 hora -, onze veículos que estavam perturbando a paz em via pública.

Os veículos foram guinchados de diversos bairros na periferia e no centro de Itabuna. Todos estavam com o som em altíssimo volume, e foram levados para o pátio do 15º Batalhão e para a sede da Settran.

Depois de perturbar a paz de muita gente, os proprietários terão, pelo menos, uma pequena dor de cabeça para reaver seus veículos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por falar no Coronel Gilberto Santana (ver nota abaixo), um grupo de militantes do pré-candidato estava empenhado ontem em uma missão nada nobre. Abastecida de adesivos com o nome do chefe, a turma ficou postada no estacionamento do Shopping Jequitibá, colando a propaganda no parachoque dos carros.

Alguns motoristas descobriram a “forçação” de barra quando retornaram para os veículos, mas muitos saíram sem perceber a malandragem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas intensas movimentações dos pré-candidatos às eleições de 2010, uma preocupação forte se concentra nos cálculos de coeficiente eleitoral, nas possíveis coligações proporcionais e nos nomes que vão estrelar em cada legenda.

Quem observa o cenário percebe, por exemplo, que o campeão de votos para deputado estadual pelo PTC será Bruno Reis, que pertence ao grupo do deputado federal ACM Neto. E o PTC coligará com o PTN.

Por conta da situação no PTN, o coronel Gilberto Santana, que vai disputar uma cadeira na Assembleia, está fortemente tentado a mudar de partido. Já procurou, entre outros, o PSDB.

Tempo de leitura: 3 minutos

Allah Góes | allah.goes@hotmail.com

Em artigo publicado neste último final de semana, o escritor Luis Fernando Veríssimo fala sobre um dos grandes problemas da humanidade, que é não saber a hora de parar, a hora de finalizar uma tarefa ou de passar a outro nível na própria vida.

Veríssimo nos dá como exemplo o cantor Michael Jackson, que não soube o momento de “parar de refazer a própria cara”. Este é um caso extremo, mas que não difere, em sua essência, de outros bem próximos a nós, sendo vários os exemplos daqueles que não souberam a hora certa de parar.

No futebol, raros são os jogadores que reconhecem a hora de parar, como foi o caso de Pelé que, por ter sabido a hora certa de “pendurar as chuteiras”, mesmo em se passando mais de 30 anos que deixou de ser jogador, até hoje ainda vive de futebol.

Outro campo onde existem muitos que não sabem reconhecer a hora certa de sair do cenário é a política. E neste meio, até por conta do enorme número de “puxa-sacos”, que ficam inventando possibilidades, mais interessados na própria sobrevivência do que na viabilidade do projeto.

Em nossa Itabuna, assistimos hoje Fernando Gomes ser tentado por alguns ex-colaboradores a, mesmo a seu contragosto, se lançar como candidato, colocando seu nome como uma das opções a deputado federal, o que é uma insensatez.

Insensatez, pois para um político que já foi prefeito por quatro vezes e três vezes deputado, e finalizou seu último mandato como um dos principais artífices da vitória do atual prefeito, arriscar-se a enfrentar uma desgastante e cara eleição, é algo que pode muito bem ser dito como, sem propósito, sem necessidade.

Sim, pois o que mais teria Fernando Gomes a acrescentar à sua trajetória política? O que mais Fernando Gomes teria que provar? Ser candidato apenas para confrontar Geraldo Simões e manter-se como seu principal antagonista?

Acredito que Fernando seja bem maior que isto, e suficientemente vivido para constatar que, muito mais como “angariador de votos” que candidato (funcionando como timoneiro, e não “capitão”, nestas eleições de 2010), poderá reposicionar seu grupo político, servir de líder e provar, de uma vez por todas, que o que ocorreu nas eleições de 2008, com a transferência de seus votos, não foi apenas um acaso do destino.

Fernando Gomes de Oliveira, que acaba de completar 70 anos, tem maturidade suficiente para constatar que, mesmo conseguindo seus 20, 30 mil votos em Itabuna, mesmo saindo do DEM e indo para uma legenda “mais fácil”, mesmo assim, é muito difícil, e caro, se conseguir mais 30, 40 mil votos fora de Itabuna, o que só assim tornaria crível sua eleição de deputado federal.

Colocar os “bigodes de molho” e manter-se como líder de seu grupo, contribuindo para a eleição de deputados federal e estadual com raízes em nossa região, recebendo, inclusive, “lastro” para tal empreitada, é muito mais sensato, que arriscar seu patrimônio numa empreitada que se sabe: é difícil, cara e imprevisível.

Nunca é demais lembrar que, a exemplo de Napoleão Bonaparte e de Carlos Lacerda, o destino é sempre cruel com aqueles que, ao não reconhecer que a hora de parar chegou, continuam insistindo, e o ostracismo é sempre a paga para esta insistência.

Allah Góes é Advogado Municipalista, articulista do Jornal AGORA. E-Mail allah.goes@hotmail.com

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leitores entraram em contato com o Pimenta, sugerindo nomes que não foram incluídos na enquete. A consulta traz 20 pré-candidatos e dentre eles certamente estão os que terão mais votos na região, assim como há alguns que nem devem entrar na disputa. Tudo fica a depender das tais nuvens da política.

Destaque para as sugestões apresentadas. Variam de nomes como os secretários estaduais Rui Costa e Valmir Assunção até o intrépido boneco Tião Buracão.

Podem esperar, que estarão na próxima.