Tempo de leitura: < 1 minuto

A Anac divulgou os dados comparativos da aviação comercial referentes ao mês de junho. Segundo o levantamento, a Tam segue com a maior participação de mercado (44,77%), seguida bem mais de perto que há alguns meses pela Gol/Varig (42,19%). A Webjet passou de 3,99% de market-share para 4,23%, se aproximando novamente da Azul, que tem 4,31% de participação. Informações do Panrotas.

Tempo de leitura: 2 minutos
Gramacho começa perdendo no TRE.

Há pouco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a julgar o processo de cassação do vereador Milton Gramacho (PRTB), acusado de compra de votos para a sua reeleição. O relator do processo, desembargador Eserval Rocha, votou pela cassação do vereador itabunense.

Para o relator, são robustas as provas de compra de voto para a reeleição de Gramacho, que hoje é o líder do governo na Câmara. Quem acompanhou o voto do relator foi o juiz Evandro Reimão dos Reis.

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pediu vistas. De seis votos, dois foram pela cassação do registro do vereador. Ainda faltam quatro.

Julier foi preso com santinhos e camisas de Gramacho e Azevedo (Foto: Pimenta na Muqueca).
Julier foi preso com santinhos e camisas de Gramacho e Azevedo (Foto: Pimenta).

Um cabo eleitoral de Gramacho, Julier Bispo dos Santos, foi preso em flagrante, pela Polícia Militar, com R$ 2.138,00, santinhos do vereador e candidato à reeleição e do prefeito Capitão Azevedo, além de camisas do DEM.

Ele também estava com uma lista que continha mais de 20 nomes de pessoas, dentre elas um filho e um sobrinho de Julier, todas receberiam em torno de 30,00 para votar no vereador e no atual prefeito de Itabuna.

Gramacho chegou a ser cassado em Itabuna, mas conseguiu tomar posse para o seu quarto mandato por força de uma liminar obtida no TRE. Caso seja mantida a tendência de cassação, quem assume em lugar do vereador é o suplente da coligação, Welington Rodrigues, o Leléu (DEM).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Está para encerrar no dia 15 de agosto o contrato de 20 anos entre Embasa e Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Itabuna), que garante à segunda a utilização de equipamentos da primeira, em regime de comodato.

Para falar sobre as consequências dessa situação, estará amanhã em Itabuna o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira. Ele participa de uma reunião com vereadores, às 11 horas, na Câmara Municipal.

Tempo de leitura: < 1 minuto
TRE cassa registro de Mardes por 4x2.

Foi concluído há pouco o julgamento do prefeito de Buerarema, Mardes Monteiro, no Tribunal Regional Eleitoral. Acusado de crime eleitoral, o ele foi cassado por quatro votos a dois.

Esse julgamento foi iniciado em maio e quatro desembargadores decidiram pelo afastamento de Mardes Monteiro (confira). Faltavam os votos de outros dois juízes. Evandro Reimão dos Reis e Renato Reis Filho votaram contra a cassação.

O prefeito ainda pode recorrer da decisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do g1.globo.com

.

O ex-jogador Romário foi levado na tarde de hoje à 16ª DP (Barra da Tijuca). De acordo com o delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, ele está sendo acusado pelo não pagamento de pensão alimentícia.

O advogado do ex-atacante, que é atualmente dirigente do América do Rio, informou que o oficial de justiça chegou à casa de Romário por causa do atraso no pagamento de pensão de alimentos reclamadas pela ex-mulher Monica Santoro.

Policiais informaram que Romário estaria com os recibos de pagamento nas mãos, mas permanece na delegacia aguardando uma determinação do juiz que analisa o caso. Romário e Monica tiveram dois filhos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

EXCLUSIVO

O secretário Adeum Sauer sofreu um ataque mais do que especulativo, nesta terça-feira. Nada a ver com o seu desempenho à frente da pasta da Educação. O PDT quer a secretaria para entrar no governo.

Hoje, o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, esteve em Brasília para conversar com o presidente do PDT, o ministro Carlos Luppi, para selar o acordo entre a legenda de Brizola e o governo Wagner.

O governo ofereceu a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação, hoje em mãos de Ildes Ferreira, mas o PDT quer algo mais robusto, a Educação, por exemplo. Pelo menos, é com ela que sonha o deputado federal Severiano Alves.

Há menos de duas semanas, Rui Costa antecipou ao blog Pimenta na Muqueca, em entrevista exclusiva, que manteria conversa definitiva com o PDT, diálogo esse que se daria com o presidente nacional da legenda. Prevista para a semana passada, ela só ocorre agora.

De acordo com fontes do blog, porém, Adeum continua firme no cargo. Teria o aval da corrente petista Construindo um Novo Brasil, à qual pertence o  deputado federal Geraldo Simões, dito como padrinho do secretário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Diário Oficial do Estado será leitura mais do que obrigatória nestes próximos dias. De posse de relatórios de cada pasta, o governador Jaques Wagner está dando uma “geral” em seu secretariado. Quem não estiver rendendo satisfatoriamente, vai para a ‘tábua de graxa’.

Por enquanto, nomes que não constarão nesta lista são aqueles tidos como da cota peemedebista: Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Batista Neves (Infraestrutura).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Adroaldo Almeida, de Itororó, considerou altamente positivos os números da levantamento encomendado à Farani Consultoria e Pesquisa. 314 pessoas foram ouvidas no dia 1º de julho. O índice de aprovação ao governo do petista é de 83,4% quando somados os percentuais de ótimo, bom e regular positivo.

Os números foram divulgados pela assessoria do prefeito. Para 12,1% da população, o governo é ótimo. Outros 49,7%  avaliam como bom e 21,7% avaliam como “regular mais para boa”. É de 5,7% o índice dos que avaliam como regular e de 4,1% os que avaliam como “regular mais para ruim”.

O percentual dos que consideram a gestão ruim é de apenas 2,5%, sendo 1,9% os que consideram a gestão como péssima. 2,2% não souberam avaliar. A margem de erro da pesquisa é de 4,5%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Geraldo Simões teve audiência com o governador Jaques Wagner, hoje, e tratou de investimentos para o sul da Bahia e obras para Itabuna, além de discutir articulações políticas e gestão petista. O estado acelera projeto de intervenção urbanística no Jorge Amado, uma reivindicação da ex-candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa, que é vista dia sim, dia não perambulando no bairro.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jovem de 21 anos é apontado como líder do tráfico (Foto: Radar64)
Romarinho seria o líder do tráfico (Foto: Radar64)

Agentes da Polícia Federal prenderam, ontem, o chefe do tráfico de drogas no extremo-sul da Bahia. Romário Oliveira Brito, 21 anos, o Romarinho, foi preso no condomínio de luxo Anto do Mundai, em Porto Seguro. O imóvel pertence, segundo a PF, ao advogado do traficante, Frederico Lisboa.

Segundo o Radar64, a Polícia Civil prendeu, na semana passada, Geovane Oliveira Brito, Vilson Mendes de Oliveira, avô de Romarinho, e os irmãos Hélio Meireles da Silva e Hernandes Meireles da Silva. A polícia descobriu o “esconderijo” do traficante através de denúncias anônimas, no último domingo. Um mandado de busca e apreensão permitiu à PF colocar as mãos no acusado de tráfico de drogas e armas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não obteve sucesso como apagador de incêndio o secretário da Administração, o sargento Gilson Nascimento, na manhã de hoje, no 15º BPM. A missão: apaziguar as relações entre o vereador Ruy Machado e o presidente da Emasa, Alfredo Melo.

Era mesmo uma missão fadada ao fracasso. As críticas que o parlamentar faz ao engenheiro – chegou até a denunciar que a água em Itabuna seria fornecida sem tratamento – certamente têm como motivação algo mais que a saúde da população itabunense.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Será que Newton Lima terá o mesmo destino de Valderico?
Será que Newton Lima terá o mesmo destino de Valderico?

O primeiro ato da Câmara de Vereadores de Ilhéus, após o fim do recesso, será solicitar o afastamento do prefeito Newton Lima. Quem pede a cabeça do prefeito é o petista Alisson Mendonça, afirmando que a decisão é motivada pelo repasse irregular do duodécimo ao legislativo.

Somente no primeiro semestre, Newton teria deixado de repassar R$ 454 mil para a Câmara. Pelo mesmo motivo – lembra Mendonça – o ex-prefeito Valderico Reis viu o mandato “ir para o espaço”. Ele diz ser uma questão de coerência que ocorra o mesmo com Newton Lima.

Quem divulga a informação é o site Bahia Online, que também apurou serem remotas as chances de que Newton seja realmente cassado.

Confira.

Tempo de leitura: 2 minutos

Do Bahia Notícias

Plínio Filho

O imbróglio envolvendo a nomeação da Procuradora-Geral do Município de Itabuna está perto de terminar. O prefeito de Itabuna sustenta que a Lei Orgânica é inconstitucional pelo fato de exigir a submissão da indicação ao crivo dos vereadores. O advogado Bruno Adry esclarece que “o dispositivo da norma municipal ofende a tripartição dos Poderes, prevista na Constituição Federal e na própria Constituição Estadual da Bahia”.

O advogado afirmou que já foi ajuizada uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado impugnando o art. 85, da Lei Orgânica, porém o Desembargador Cícero Landin preferiu levar a apreciação da matéria ao colegiado, após a manifestação da douta Câmara de Vereadores de Itabuna e do Ministério Público, conforme decisão publicada no DPJ de hoje. O advogado afirma ainda que não vê problemas na manutenção da Procuradora-Geral, apesar dela não ter obtido, em primeira votação, o quorum de 2/3: “O Superior Tribunal de Justiça no Recurso Especial n.º 23.121, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, reconheceu o direito de o Gestor negar execução a lei que repute inconstitucional. No caso, o dispositivo da Lei Orgânica é flagrantemente inconstitucional.”, conclui Bruno.

Questionado sobre o fato de que Juliana Burgos seria filha do Secretário de Fazenda Carlos Burgos, o advogado ressaltou que as coisas devem ficar muito bem definidas: “O questionamento feito na ADIN refere-se à arbitrária submissão do nome do indicado pelo prefeito, qualquer um que seja, ao crivo do Legislativo. O Gestor Municipal tem o direito de nomear o Procurador-Geral de forma livre e sem amarras. Quanto ao nome da Dr.ª Juliana Burgos, malgrado não possa ser discutido na própria ação abstrata deflagrada, tem-se que fica repelida qualquer alegação de nepotismo, uma vez que o Supremo Tribunal Federal flexibilizou a questão e, no Recurso Extraordinário n.º 579.951, do Rio Grande do Norte, permitiu a nomeação do irmão do Governador no cargo de Secretário Estadual de Transportes, por se tratar de agente político. Para o cargo de Procurador-Geral a idéia é a mesma, já que também se trata de agente político.”

A ação direta de inconstitucionalidade tem o n.º 30.040-6/2009, cujo relator é o Desembargador Cícero Landin.