Tempo de leitura: < 1 minuto
Newton quer Geddel.
Newton quer Geddel.

Do Política Etc | www.politicaetc.com.br

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, só espera um jeito, uma oportunidade para escapulir do PSB e filiar-se ao PTB, onde poderá satisfazer um desejo que lhe consome: o de apoiar a eleição do peemedebista Geddel Vieira Lima para governador da Bahia.

Por enquanto, Newton nega a pulada de cerca partidária, mas – por via das dúvidas – já deixou seu “homem forte”, Carlinhos Freitas, escalado no controle do PTB em Ilhéus.  No Estado, a legenda está sob o comando dos irmãos Vieira Lima.

O prefeito não esconde o desassossego com Wagner. Reclama de que o governador dá pouca atenção a Ilhéus, é um alheio aos problemas da Terra da Gabriela.

Em contrapartida, Newton não pode ouvir dizer que Geddel vai aterrissar com seu jatinho no Aeroporto Jorge Amado, que corre pra receber o homem e lhe conceder todas as honras. É paixão arrebatadora, que não tem Lídice da Mata capaz de conter.

Do Pimenta: O caso é de paixão mesmo. E das não correspondidas, pois ‘santo’ Geddel não fez pingar um centavo que seja em Ilhéus, via ‘seu’ Ministério da Integração Nacional. Já em Itabuna, a previsão é de chuva forte. E o devoto Capitão Azevedo (DEM) está rindo à toa com os milagres (prometidos) do ministro…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Edson: fritura em fogo brando? (Foto A Região).
Edson: fritura em fogo brando? (Foto A Região).

Ao final do seu Congresso Municipal, nesse domingo (18), na Câmara Municipal de Itabuna, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), já apresentava nova cara. Saiu Edson Dantas (1ª vice-presidência), entrou Ricardo Bacelar. A presidência continua com o professor Aurélio Macedo, agora mais afastado da influência de Edson.

O vereador Ricardo Bacelar deu entrevista defendendo a eleição de Edson Dantas a deputado federal, “como forma de fortalecer o partido na região”. Convenhamos que isso não é lá ‘uma defesa’ daquelas, firmes…

A verdade é que o médico Edson Dantas perdeu espaço dentro do PSB, após a eleição de 2008, para prefeito. Alguns dizem que a sua derrocada se deu depois que ele tirou o pé do acelerador na reta final, o que muitos companheiros identificaram como uma ajudinha à adversária Juçara Feitosa (PT).

Pura especulação, uma vez que as conversas esbarraram no que se convencionou chamar, numa linguagem mais comercial, de desacordo entre as partes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A afirmação é do superintendente da Infraero em Ilhéus, João Bosco Bezerra: o novo aeroporto de Ilhéus não sairá do papel antes de 2012. Até lá, serão cumpridas as exigências legais para que a obra seja iniciada. O superintendente concedeu entrevista coletiva em Ilhéus.

João Bosco também falou da situação do aeroporto Jorge Amado, um pobre terminal com data marcada para morrer e que agoniza enquanto o novo não vem (e vem?). O aeroporto atual  não poderá mais receber voos de grande porte, como os de aeronaves A-320, nem tem data para voltar a operação sem as restrições para pousos e decolagens à noite ou em períodos chuvosos. Confira mais no Jornal Bahia Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Atravessar a ponte Calixto Midlej (Ponte Nova) a partir das 18 horas está se tornando um teste de coragem. Pedestres, ciclistas e até motociclistas reclamam que a escuridão é quase absoluta ao longo do arco que liga o bairro de Fátima ao Vila Zara, e a diversos outros, como Conceição, São Judas e São Pedro.

Mas não é só lá. Itabuna, a cada dia vai ficando mais parecida com a fictícia Gottham City, a cidade do Batman, o herói das trevas, sucesso dos quadrinhos e do cinema. Uma penumbra total.

Pensando melhor, não só pela escuridão. Essa quase centenária senhora, há muito, passou a ser dominada pelo crime e pela violência. Só falta aparecer um Coringa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Criticado por seu jogo duplo no cenário político, Capitão Azevedo (DEM) parece se divertir com a situação. No lançamento da campanha natalina da CDL, ele falou da situação. “Esses dias, criei uma confusão política danada, porque sou de um partido e tenho aliança com deputados de outros [partidos]“.

Por Azevedo, a confusão vai continuar. Ele afirma que o “partido de Itabuna” é aquele que ajudar a cidade. No caso, colaborar com o governo dele. E se é assim e pelo andar da carruagem, Paulo Souto (DEM) pode dar adeus ao pretenso apoio de Azevedo na campanha a governador. O prefeito pende mais para o ministro peemedebista Geddel Vieira Lima

Tempo de leitura: < 1 minuto

As andanças do governador Jaques Wagner pelo interior da Bahia se intensificaram nesta semana. E o “galego” visita o sul do estado na próxima quinta, 22, e pousa em Arataca para entregar 150 moradias populares e inaugurar o Centro Digital de Cidadania e uma quadra poliesportiva.

A chegada ao município está prevista para as 11h. Os programas de inclusão digital e de habitação são considerados dois pontos fortes do seu governo em ano eleitoral. A expectativa é entregar até 50 mil moradias até 0 final de 2010.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A denúncia de emissão de alvarás na calada da noite na prefeitura de Itabuna deixou abismada a equipe de governo que estava no plenário da Câmara de Vereadores, nesta tarde. Há pouco, o repórter Fábio Luciano, do Pimenta, conversou com o secretário de Administração, Gilson Nascimento. “Se os alvarás foram emitidos no sábado, alguém abriu a prefeitura de forma escusa”, diz.

Segundo o secretário de Administração, um processo administrativo será instaurado para investigar a denúncia e punir responsáveis pelo suposto crime. De acordo com a denúncia do fiscal José Roberto Farias, alvarás de funcionamento (porta aberta) foram expedidos logo após a ‘batida’ da Patrulha do Sossego no bairro Pontalzinho (leia mais no post abaixo). A equipe do governo estava na Câmara para discutir o Plano de Cargos e Salários do servidor municipal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Escândalo na emissão de alvarás para bares e restaurantes em Itabuna. De acordo com o fiscal da Secretaria de Indústria e Comércio, José Roberto Farias, a Patrulha do Sossego fechou 10 bares no Pontalzinho, na noite de sexta-feira, 16. Todos estavam sem alvará de funcionamento. Por isso, foram interditados.

A surpresa da patrulha (integrada pelo Ministério Público, Polícia Militar e fiscais da prefeitura) é que, apesar da irregularidade, todos os bares reabriram normalmente na noite de sábado. A surpresa maior é que todos já exibiam alvará de funcionamento (portas abertas), que é emitido pelo setor de tributos da Secretaria da Fazenda.

A Patrulha questionou, mas não obteve resposta, sobre como os comerciantes obtiveram o alvará se a batida nos bares ocorreu na sexta à noite e a prefeitura somente reabriria na terça (hoje) pela manhã.

Essa parte da história ficará para a prefeitura desvendar. A liberação de um alvará é processo que leva, no mínimo, três a quatro dias. A emissão ocorre após verificação, in loco, da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Especulava-se, até, que os alvarás seriam falsos. Não são. A denúncia foi feita há pouco no plenário da Câmara de Vereadores e causou o maior rebuliço na equipe do governo. Lá estavam os secretários municipais Gilson Nascimento (Administração) e Maurício Athayde (Planejamento).

Alterado às 17h12min

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não será em águas totalmente tranquilas a navegação da candidatura do comunista Wenceslau Júnior a deputado estadual. O presidente da Federação dos Agentes de Saúde, Josevaldo Gonçalves, que também é comunista, garante que estará nos calcanhares do presidente do PC do B itabunense até 2010 por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Até pouco tempo atrás o cenário se anunciava hegemônico para o presidente do PC do B itabunense. Josevaldo, porém, não faz questão de esconder que será a pedra no sapato de Wenceslau por uma cadeira na AL-BA.

Será, literalmente, uma briga de foices. E martelos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais da prefeitura destruíram, na manhã de hoje, cerca de três mil CDs e DVDs apreendidos de camelôs do centro da cidade. Segundo a prefeitura, após as apreensões na área central, as ações de fiscalização devem ser levadas a bairros como Califórnia e São Caetano.

A apreensão e destruição dos discos piratas atende a legislação sobre direitos autorais brasileira, mas tem um grande peso social, uma vez que apenas são apreendidas e destruídas mercadorias de pequenos revendedores. Os grandes produtores normalmente não são alcançados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato a presidente da OAB – BA (subseção Itabuna), Rafle Salume, foi visto hoje no Centro Administrativo Firmino Alves. Não se sabe se o destino foi a secretaria da Fazenda (onde reina o advogado Carlos Burgos) ou a Procuradoria-geral, onde permanece, absoluta, a filha Juliana Burgos.

Se a visita foi para o Burgos sênior, é possível que a conversa tenha girado em torno do mal-entendido da declaração de voto deste ao visitante, prontamente contestada pelo concorrente Andirlei Nascimento (leia aqui).

A visita menos provável, porém, seria para a procuradora Juliana Burgos. Com essa, até aqui, não tem confusão. Andirlei contabiliza como voto seu, declarado e garantido. Fortes emoções se anunciam para essa reta final de campanha.

Tempo de leitura: 2 minutos
Os agentes ocuparam o prédio da prefeitura
Os agentes ocuparam a prefeitura e ameaçam fazer greve

Essa é mais uma balançada na corda do secretário Antônio Vieira, que volta do feriadão se equilibrando numa corda mais do que bamba. Após cinco reuniões agendadas e não realizadas desde abril pelo prefeito Capitão Azevedo, os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias resolveram partir para o revide.

Ocuparam, durante boa parte da manhã, as dependências da prefeitura de Itabuna enquanto aguardam por mais uma reunião com o prefeito e com o secretário da Saúde, Antônio Vieira. Querem, além das questões salariais, discutir questões como regulamentação do termo de posse, fardamento, protetor solar para quem trabalha no campo e reajuste do adicional por insalubridade.

De acordo com o presidente do sindicato dos agentes, Roberto Lima, o município só faz retirar direitos dos trabalhadores. “O ministério da Saúde repassa valores que deveriam garantir o salário integral dos agentes. Recebemos R$ 581,00, quando deveria ser R$ 651,00”.

Outra cepada: os agentes tinham um acréscimo sobre o salário de R$ 44,00, que também foi retirado. “Além disso, eles descontam nossos INSS e FGTS, e não repassam. Estamos descobertos”, reforça o presidente da federação dos agentes, Josevaldo Gonçalves.

Os sindicalistas bateram o pé dizem que sem uma solução, hoje, o encaminhamento será pela greve, por tempo indeterminado. Essa não é a melhor notícia para um município que bateu todos os recordes de infestação do mosquito da dengue este ano, num momento em que o clima começa a ficar novamente favorável ao Aedes Aegipty .

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agulhão F. acha que o médico Ruy Carvalho, habitualmente comedido, errou na dose, elevando César Borges a alturas nunca antes imaginadas (veja AQUI). Na leitura do trovador, Dr. Ruy, ao tentar xingar o governador, valorizou muito o ex:

Certo, não é elogio
“César Borges melhorado”,
pois cheira a demagogia,
a louvor exagerado…
Em nome da nossa gente
eu me pergunto daqui:
se Wagner não é Brastemp,
melhorar César quem há-de?