Tempo de leitura: < 1 minuto

O técnico Danielzinho não é mais o treinador do Itabuna Esporte Clube na Copa Governador do Estado. O time dirigido pelo ex-jogador amargou três derrotas seguidas na competição, o que levou a diretoria do azulino a uma intervenção, antes que a classificação se tornasse impossível, matematicamente.

Entra no lugar de Danielzinho o experiente Gelson Fogazzi, que também já dirigiu o Itabuna em várias oportunidades. O agora ex-treinador Danielzinho volta a cuidar da equipe de juniores. “Queremos disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior, e Danielzinho é importante nessa preparação”, explica o presidente Ricardo Xavier.

“Ao mesmo tempo, tentamos dar um choque de comando no time principal, ainda com esperança de nos classificarmos para a próxima fase da Copa Governador do Estado”. O próximo compromisso do Itabuna é neste sábado (24), às 19 horas, no Itabunão, contra o Vitória da Conquista. É a chance de, pelo menos, devolver os 2×0 que levou na casa do alviverde.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Dizem que não tem coisa pior que ciúme de homem. Pois na Prefeitura de Itabuna existe um caso que já está ficando patológico e pode ter consequências sérias…

Para ir direto ao ponto, o clima “dor-de-cotovelo” desabou na Secretaria da Fazenda, onde reina – talvez não mais tão absoluto – o xerifão Carlos Burgos. Ocorre que, nas últimas semanas, o ex-onipotente passou a ter diversos pedidos encaminhados para o sono profundo na geladeira do gabinete do prefeito Capitão Azevedo.

Antes, segundo consta, os pleitos de Burgos passavam direto. Azevedo liberava sem questionar. Mas, agora, acabou a boa vontade.

Enquanto isso, Burgos vê a contragosto ampliar a influência dos secretários de Administração, Gilson Nascimento, e de Planejamento, Maurício Athayde. Esses estão com a bola cheia junto ao prefeito, enquanto a bola do xerife anda cada vez mais murchinha.

Pior é que, segundo este blogueiro apurou,  foi reservado um espaço bem grande na geladeira do prefeito para os pleitos “burgueses”, o que tende a azedar ainda mais o relacionamento. E a intensificar muitíssimo a dor-de-cotovelo.

Para aliviar, recomenda-se xilocaína, uma pinga de Salinas e, se o paciente for dado a curtir as agruras do ciúme, várias doses de Lupicínio Rodrigues. É tiro e queda, em todos os sentidos…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rose Castro (centro) já viveu momentos mais felizes no governo
Rose Castro (direita) já viveu momentos mais felizes no governo; aqui, ao lado da procuradora Juliana Burgos, que pode ter assinado o decreto junto com Azevedo

A vereadora Rose Castro (PR) viveu momentos de independência, na tarde de ontem. Junto com a oposição, a parlamentar ajudou a aprovar o decreto que derrubou o reajuste ilegal que aumentou a tarifa da água em 14,92% (leia aqui). Rose, em tese, pertence à bancada do Governo na Câmara.

É da democracia, reagiriam alguns. Não foi o que pensou o prefeito Capitão Azevedo. O homem não esperou sequer o assunto esfriar. Tirou da gaveta a caneta e desceu a ripa nos nove cargos que a nobre legisladora detinha na estrutura do governo. O decreto foi assinado hoje.

Aos mais próximos, Azevedo tem confidenciado que chegou a hora de tomar as atitudes políticas para colocar seu governo nos trilhos. E avisou, em tom de mistério: vem chumbo grosso em breve, em uma outra área.

Seria o secretariado, o próximo alvo?

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
Renan Silvio Santos será hoemanageado pelos confrades do Alto Beco do Fuxico

A Confraria do Alto Beco do Fuxico lembra, nesta sexta-feira (23 de outubro de 2009), os 10 anos de saudade do confrade Renan Sílvio Santos, falecido em virtude de infarto.

Para lembrar a data, a Confraria do Alto Beco do Fuxico reúne, à noite, no seu quartel-general etílico, os bares Whiskytório e Artigos para Beber, confrades e convidados para realizar uma homenagem póstuma.

Professor e advogado conceituado, Renan Sílvio Santos era uma das figuras mais carismáticas de Itabuna, que soube construir milhares de amigos em toda a sua vida.

Os trabalhos em homenagem à memória de Renan serão abertos pela Confraria do Alto Beco do Fuxico às 18h30min, e no cerimonial estão previstas atividades como uma saudação, lembranças e reminiscências ao amigo, brindadas com muita cachaça, cerveja e sarapatel.

Bem do jeito que ele gostava.

As informações são do blog Confraria do Alto Beco

Atualizado às 22h41min

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Política Etc

Andirlei Nascimento ganhou um importante aliado em sua campanha pela presidência da subseção da OAB em Itabuna. O advogado Luilson Pinho, que disputava a eleição da Ordem, desistiu e anunciou apoio a Nascimento, que agora disputa o comando da instituição com Rafle Salume e José Lessa.

“Trata-se de um apoio importante, pois Luilson é um companheiro respeitado e que goza de grande prestígio junto à classe”, afirma Nascimento. Ele acrescenta que sua chapa tem recebido muitos apoios, “pois há um reconhecimento de que não visamos promoção pessoal”.

Na terça-feira (27), às 20 horas, haverá um coquetel no Tarik Fontes Plaza Hotel para o lançamento da campanha de Andirlei Nascimento.  Para a secional da OAB na Bahia, o candidato apoia Dinailton Oliveira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeitura já sabe de onde partiu a ordem para a emissão de novos alvarás, na calada da noite de sexta para sábado, a donos de bares e restaurantes.

Agora, resta saber se o comissionado será, como afirmou o secretário Gilson Nascimento (Administração), exonerado sumariamente.

O autor do ‘delito’ se apresentou ainda ontem durante reunião do secretariado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A crise econômica mundial deu um baque de R$ 700 milhões na arrecadação do governo baiano nos primeiros nove meses deste ano. O tamanho do prejuízo foi revelado pelo governador Jaques Wagner, em Arataca, ao lamentar não poder assumir novos compromissos ainda para este ano. Mas revelou esperar um 2010 melhor que 2009.

É nesse embalo que deve sair, entre fevereiro e março, a obra de construção de uma nova pista ligando Ilhéus a Itabuna. A licitação deve ocorrer até dezembro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma professora com 27 anos de serviço foi demitida pela prefeitura de Uruçuca, sob a alegação de abandono de serviço. E a demissão ocorreu apesar da educadora estava de licença médica e ter estabilidade sindical como representante do núcleo da APLB-Sindicato no município.

A professora Divaritana Santos diz que todo o processo de demissão foi ilegal e acredita que o ato do prefeito Moacyr Leite se trata de uma retaliação à sua postura como líder sindical em Uruçuca. O município abriu dois processos administrativos para tentar afastá-la, sustenta Divaritana.

A educadora afirma que a comissão que o afastou nem mesmo deu direito de defesa durante a investigação. “A ordem dele era demitir, pois não fui submissa, não concordei com tudo que ele queria [para a categoria dos professores]“.

Divaritana assegura que vai recorrer judicialmente contra a decisão considera arbitrária, ilegal. E enfatiza que não teve nem mesmo acesso ao processo administrativo que resultou em sua demissão.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Os realizadores do pan explicaram o evento para jornalistas
Os realizadores do pan explicaram o evento aos jornalistas

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o campeonato panamericano de surfe. Mais do que a honraria de receber o segundo evento mais importante do surfe mundial, Ilhéus vai oferecer aos realizadores uma oportunidade única de divulgar o surfe como potencial esporte olímpico.

Quem defende essa tese é o presidente da Federação Baiana e vice da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo. Ele está animado com a possibilidade de, pelo menos, fazer uma demonstração nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

“Estamos em contato com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Esse evento vai atrair a atenção de toda a mídia especializada do país e estrangeira. É a nossa chance de mostrar a viabilidade do surfe como esporte olímpico”.

O Pan American Surfing Games, que será realizado em Ilhéus, na praia de Batuba, de 7 a 15 de novembro, vai reunir mais de 300 atletas de 20 países.  O evento tem patrocínio da Bahia Mineração, que conseguiu transferir sua realização de Salvador para Ilhéus. Também apóiam o Pan a Petrobras, Bahiatursa, Azul Linhas Aéreas, Governo da Bahia e Prefeitura de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Bahia Notícias

É boa a recuperação do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas. Hoje pela manhã, após a cirurgia para correção da válvula mitral, realizada na terça-feira (20), ele saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (Incor), em São (SP).

Agora, Mascarenhas está em um apartamento do Incor. Como é praxe nas cirurgias cardíacas, o coronel Mascarenhas aguardou o período pós-operatório em uma UTI. Segundo informes do Incor, ele está bem, falando, e a recuperação segue dentro da normalidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na sua luta diária para esculhambar o presidente da Emasa, Alfredo Melo, o radialista Val CabraL, seu companheiro de Partido Verde, tem feito de tudo. Mas a de hoje, em seu programa “Língua Afiada”, na Rádio Difusora, vai dar o que falar.

No ar, o radialista – suposto aliado do governo Azevedo – disse que vai pedir a vereadores que providenciem rápido um teste de sanidade mental para o prefeito, Capitão Azevedo. A justificativa para o tresloucado comentário: só um louco teria coragem de manter o presidente Alfredo Melo na direção da Empresa Municipal de Água e Saneamento Ambiental.

Como diria o bordão aquele personagem do saudoso Francisco Milani, no humorístico global Zorra Total: “equilibrados, somente nós. O resto, só tem tantã… Com um aliado tão radical, em breve Azevedo vai estar adorando a oposição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Num fim de semana, comerciantes de Itabuna conseguiram não só que a prefeitura fosse aberta, mas também expedisse alvarás, e com urgência urgentíssima (relembre o escândalo). Nunca se viu nada igual na história desse país, como diria o outro. Agulhão F. está que não cabe em si de orgulho com a propalada eficiência do governo municipal, só agora comprovada:

Toda Itabuna, abismada,
assiste e se emociona:
até quando está fechada
a prefeitura funciona!…
Domingo, feriadão,
sábado à tarde… não importa:
se pedir com educação,
tem sempre quem abra a porta!
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agenor (à direita) diz que apoiará reeleição de Wagner porque ele "é o mlehor" (Foto Pimenta).
Agenor (à direita) diz que Wagner é o "melhor" e apoiará reeleição do petista (Foto Pimenta).

A briga acirrada entre PT e PMDB criou uma cena inusitada há pouco, em Arataca. O prefeito Agenor Birschner, que é do PMDB, anunciou que vai apoiar a reeleição de Jaques Wagner.

– Estamos unidos nesse projeto [de reeleição de Wagner]. Hoje, os prefeitos são tratados como gente em Salvador.

Além de Wagner, Agenor apoiará a reeleição de Roberto Brito, deputado federal, e Capitão Fábio, estadual. Wagner entrega obras no município sul-baiano e anuncia, em instantes, a repavimentação asfáltica da estrada que liga Arataca à BR-101, trecho de sete quilômetros.

Logo após a solenidade, o prefeito disse que vai apoiar Wagner e não Geddel porque o governador “é o melhor”. O apoio se dá após visita do governador ao município, onde entregou obras de habitação, quadra poliesportiva, um centro digital e anunciou a recuperação da rodovia.

Atualizado às 14h47min

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner diz que não se deve estimatizar partidos (Foto Pimenta).
Wagner: não se deve estigmatizar partidos.

Com um atraso de uma hora e meia, o governador Jaques Wagner acaba de chegar a Arataca, no sul da Bahia, e respondeu ao Pimenta sobre questões como a aliança nacional com o PMDB e as acusações de irregularidades na gestão peemedebista no Ibametro e na Sudic.

Wagner diz que comemorou o pré-acordo entre PT e PMDB no nível nacional, mas instado a comentar o cenário estadual, de dissidência entre as duas legendas, disse que a aliança foi rompida pelo outro lado, o lado do ministro Geddel Vieira Lima:

– Estou feliz com o acordo nacional. Não sei se o partido vai rever a sua posição [na Bahia]. Quem criou problema [aqui] foi o PMDB.
Wagner também comentou a divulgação de relatórios sobre irregularidades no Ibametro e na Sudic, dois órgãos estaduais que eream geridos pelo PMDB. “Quem foi responsável por estas gestões é que será responsabilizado [pelas irregularidades]”.

Ele tratou de afirmar que o relatório do Ibametro foi elaborado pelo Inmetro, não partiu do governo. E fez questão de separar gestor e partido. “O partido não pode ser estigmatizado por erros individuais”. Nesse caso, citou como exemplo o PT, acusado de operar o Mensalão em 2005.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há pouco, este blogueiro batia animado papo com o editor do co-irmão Blog do Gusmão, de Ilhéus, o comunicólogo e blogueiro Emílio Gusmão. De repente, surge um rapaz barbudo, meio apressado, querendo falar com o ilheense.

Com a urgência que todos os informantes imaginam ter as suas dicas, foi logo perguntando: “E aí, Gusmão, você quer um furinho, quente, pragora?” Gusmão, com a desconfiança inerente a todo bom jornalista, ponderou: “Só se for notícia. É furo, mesmo? Você já deu a alguém?” Parou tudo. Silêncio de segundos, mas tenso.

Arreliado com o rumo da prosa, a fonte decidiu começar tudo de novo. “Rapaz, tenho uma informação quente, pra você. Esse negócio de furo tá por fora”. E, finalmente, contou o que era, pra alívio do pequeno grupo que já se formava. “Ednei Espírito Santo vai pra Salvador com o governador. Saem de Comandatuba às 13 horas”.

Como se vê, nem era esse furo todo. Tanto que Gusmão fez pouco caso – e só foi contado aqui para melhor ilustrar essa prosa atravessada. Mas foram momentos de suspense no auditório do Opaba Praia Hotel, onde ocorreu o lançamento do Pan American Surfing Games.