Tempo de leitura: < 1 minuto

Marco Wense

Os petistas precisam entender que a reeleição do governador Jaques Wagner não depende só do PT. Se não houver uma conjunção de forças, o pré-candidato do DEM, Paulo Souto, pode até encomendar o terno da posse.

Tenha santa paciência! É o mínimo que Wagner deve estar dizendo dos companheiros.

Agora, para aumentar o desespero do governador, vem o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, e diz que o PT não abre mão da vaga de vice-governador.

Segura, Wagner! O touro vermelho é bravo.

.
Tempo de leitura: < 1 minuto
guarita
Bando passou pela guarita e foi à torre administrativa (ao fundo).

Cerca de 10 homens invadiram o campus da Uesc na madrugada deste domingo, por volta das 3h, e tentaram assaltar os caixas eletrônicos dos bancos Real, Bradesco e Banco do Brasil, todos localizados na torre administrativa da universidade.

Para chegar à torre, eles renderam um segurança que estava trabalhando na guarita, tomaram-lhe a arma e seguiram em direção aos caixas eletrônicos. O bando desistiu do assalto quando todo o efetivo de seguranças se reuniu em torno da torre. Houve intensa troca de tiros.

Segundo relatos, o segurança tomado como refém foi liberado ainda no campus. O bando fugiu em dois carros. Nenhum segurança saiu ferido da ação. Em contato com a equipe de vigilância da Uesc, ninguém quis se pronunciar sobre o assunto.

Funcionários da universidade se queixam e afirmam que os bancos deixam de garantir a segurança dos caixas instalados na torre administrativa, colocando em risco a vida de quem trabalha na instituição de ensino superior.

Tempo de leitura: < 1 minuto

“Bassuma está chegando agora e já quer sentar na janela. Não é por aí. Estou receoso de que ele esteja provido por mágoas. O PV não é palanque dos ressentimentos de ninguém.”

Do secretário Juliano Mattos (Meio Ambiente) sobre o excesso de motivação do neo-verde Luiz Bassuma, que mal foi filiado ao PV (egresso do PT) e já se coloca à disposição para disputar o governo do estado.

A frase foi publicada no A Tarde deste domingo. O texto trata da divisão de opiniões dentro do Partido Verde, que está indeciso entre romper com o PT e continuar com os cargos no governo Wagner.

O secretário Juliano, o ministro da Cultura Juca Ferreira e a presidente Instituto de Meio Ambiente da Bahia, Beth Wagner, e Ari da Mata querem manter a aliança com Wagner. O deputado federal Edson Duarte e o presidente Ivanilson Gomes querem a candidatura própria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do respeitado Juca Kfouri:

Aécio é acusado de agressão a namorada.
Aécio é acusado de agressão a namorada.

Aécio Neves, o governador tucano de  Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A 33ª rodada da Série A só confirmou a fase decadente do rubro-negro baiano. Após perder para o Corinthians na quarta passada, o Vitória levou 1×0 do Coritiba, na capital paranaense, em jogo encerrado há pouco. O time praticamente deu adeus às chances de uma vaga na Libertadores do próximo ano.

O único gol do jogo foi contra. Marcelinho Paraíba cobrou escanteio, Jeci desviou de cabeça. A bola resvalou na zaga e foi morrer no fundo da rede. O Vitória conseguiu venceu apenas uma partida nos últimos sete jogos – no dia 18 de outubro, enfiou 3×1 no Náutico, no Barradão. O time acumula 44 pontos e está na 11ª colocação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Terminou com um motorista ferido com gravidade, o assalto a um ônibus do transporte coletivo no bairro Nova Itabuna, na noite de ontem.

Por volta das 21h30min, quatro bandidos armados anunciaram o assalto e depois atiraram contra o motorista Kleber Sampaio de Araújo, de 27 anos.

Ele está internado no Hospital de Base, após ser ferido no pescoço. Até a manhã de hoje a polícia não havia encontrado os assaltantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O trovador Agulhão Filho, por assim dizer, jogou a toalha. E roga aos leitores que o ajudem a entender a conjuntura política baiana, mesmo acreditando que o público esteja igualmente confuso. “Nem Octávio Mangabeira, especialista em baianidades, seria capaz de explicar tamanha barafunda”, diz o trovador, com pessimismo:

O que mostra a propaganda
é de nos causar terror:
do jeito que a coisa anda,
é Waldir pra senador,
Jaques Wagner em derrapagem,
Geddel fazendo chantagem,
e Souto… governador!
.
Então me diga você:
a Bahia está doente?
Félix agora é PT (!!!),
Pedro Egídio não dá dente…
A Bahia envelheceu?
Mudou ela ou mudei eu,
que fiquei muito exigente?
Tempo de leitura: < 1 minuto

A desgraceira provocada pela dengue no último verão em Itabuna deveria servir de advertência, mas parece que ao governo atual está faltando alguma dose de juízo.

A Secretaria Municipal de Saúde deixa faltar larvicida para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, fica cinco meses sem realizar as visitas domiciliares e o desleixo chega ao ponto de não se cumprir agenda de mutirões nos bairros. É tudo que o mosquito deseja para se reproduzir à vontade e aterrorizar a cidade daqui a algumas semanas.

Hoje, a SMS tinha um mutirão de combate programado para os bairros Fonseca, Novo Fonseca e Vale do Sol. A atividade foi marcada em virtude de uma provocação do Ministério Público, mas inexplicavelmente não ocorreu.

A cada dia que passa, a população de Itabuna fica a se perguntar o que o médico Antônio Vieira está fazendo no comando da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito José Nilton Azevedo precisa acordar, e com urgência, porque a dengue e outras mazelas estão soltas por aí, valendo-se da incompetência oficial.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
A Danúbio Azul é uma das empresas que tem sofrido com a insegurança

Empresas que exploram o comércio 24 horas no centro de Itabuna têm sofrido a pressão da falta de segurança nas madrugadas. Assaltos, furtos e até o excesso de menores pedintes que circulam pelo centro, consumindo drogas e atazanando clientes e funcionários, tornam o comércio noturno algo bem inseguro. É o crime desorganizado fazendo das suas.

No mês de outubro a sorveteria Danúbio Azul, a mais tradicional da cidade, foi assaltada três vezes, em sua loja 24 horas. Mas os empresários não pensam em deixar de abrir as lojas à noite. “Não faz sentido a gente fechar as portas. As autoridades é que devem oferecer mais segurança, em toda a cidade”, afirma um dos empresários.

Apenas no entorno da praça Otávio Mangabeira são três empresas 24 horas, duas farmácias e uma sorveteria. Todas expostas à insegurança. Mas outra empresa também reclama. A pizzaria Sabore d’Itália sofre com os constantes assaltos a dezenas de seus carrinhos de mini-pizzas em toda cidade.

“Temos que nos juntarmos, toda a sociedade, e cobrar das autoridades. Pagamos impostos, geramos empregos e lutamos para manter empresas que também desempenham um papel social importante. A Sabore, por exemplo, emprega mais de 170 pessoas diretamente”, observa um desses comerciantes, que pede anonimato enquanto não organiza uma comissão para ir às tais autoridades.