Tempo de leitura: 2 minutos
Pouca coisa os profissionais do Samu podem fazer, quando não podem contar, sequer, com ambulâncias que andem
Pouca coisa os profissionais do Samu podem fazer, quando não podem contar, sequer, com ambulâncias que andem

As vítimas do grave acidente ocorrido nesse domingo, na BR-415, próximo a Floresta Azul, não puderam contar plenamente com o socorro do Samu de Itabuna.

Isso porque os profissionais também não puderam contar com equipamentos que permitissem ao menos um atendimento digno ao cidadão na pior hora de sua vida – a da quase morte.

Pelo menos três pessoas faleceram em decorrência desse acidente. De um dos veículos, o Corsa, uma criança de três anos morreu após ser arremessada para a pista – há informação de uma segunda vítima fatal.

Do outro veículo, o Pálio, dois adultos faleceram no local  – os sargentos bombeiros militares Cleomar Pereira e Gilson Fernandes.

Quanto ao socorro, apuramos várias deficiências. Primeiro: apenas uma viatura das duas enviadas para atender as vítimas chegou ao local. Por falta de manutenção, uma ambulância simplesmente estourou o motor, após um vazamento de óleo.

A segunda viatura foi obrigada a desenvolver velocidade baixíssima para que o sistema de refrigeração – já denunciado aqui – não pifasse também, chegou ‘arrastada’. Várias vítimas foram socorridas por ambulância comum, do município de Floresta Azul.

Essa última, por sinal, é a mesma ambulância avançada cujos mangotes que levam a água que refrigera o motor estão improvisados. Uma pressão maior poderia botar tudo a perder. O atendimento médico acabou sendo prestado também por um integrante do Samu de Vitória da Conquista.

Ao final, os ocupantes da  ambulância do motor fundido é que tiveram que ser socorridos.

Atualizada às 09h58min, com informações do Programa do Bocão

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem assistiu, gostou. Mas o filme Lula, o filho do Brasil não encontrou eco por estas plagas. A média é de 70 pessoas, por sessão, no Starplex Cinemas, em Itabuna. Não chega a um terço dos ingressos disponíveis para cada sala de exibição.

Talvez seja reflexo do feriadão de Ano Novo. Ou não.

(Um amigo deste blog diria que essa baixa audiência da película é reflexo da pequena insatisfação dos cinéfilos com o majestoso Starplex).

Tempo de leitura: 2 minutos

Gazeta Esportiva

Torcida do Flamengo fica maior após título nacional em 2009.
Torcida do Flamengo: maior após título em 2009.

Passar 17 anos sem conquistar um Campeonato Brasileiro não fez o Flamengo perder o posto de dono da maior torcida do país. Ganhar o hexacampeonato em 2009, no entanto, já causou um aumento da massa rubro-negra. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha , o clube carioca tem 2% mais de torcedores do que em relação à última medição, feita em 2008.

A pesquisa foi promovida dias depois da confirmação do título brasileiro do Flamengo. Segundo os dados colhidos, 19% dos brasileiros com mais de 16 anos são flamenguistas. De acordo com o último levantamento, realizado em novembro de 2008, o índice era menor: 17%. O trabalho do técnico Andrade e do elenco fez aumentar o número de seguidores.

O Flamengo continua dono da maior torcida do Brasil por conta de seu alto índice de popularidade em todo o país. Na regiões Norte e Centro-oeste, por exemplo, tem cerca de 30% do número total de torcedores. No Nordeste, o número é um pouco menor, mais ainda assim significativo: 25% da torcida. Entre os jovens, o predomínio é alto: 23% das pessoas entre 16 e 24 anos são flamenguistas.

O Corinthians segue como segundo time de torcida mais populosa, com 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou menos, os rubro-negros têm maioria garantida, segundo os dados colhidos. A terceira colocação fica com o São Paulo, com 8%, seguido pelo Palmeiras, com 7%. O Vasco é o quinto, com 5%.

O novo ranking (em %)

Flamengo – 19
Corinthians – 13
São Paulo – 8
Palmeiras – 7
Vasco – 5
Cruzeiro – 4
Grêmio – 3
Internacional – 3
Santos – 2
Atlético-MG – 2
Botafogo – 2
Fluminense – 1
Bahia – 1
Vitória – 1

Tempo de leitura: < 1 minuto

Capitão Azevedo (DEM) ordenou secretários a comparecer à festa do réveillon, na praça Adami, para inaugurar o relógio para a contagem dos cem anos de Itabuna.

A ordem, claro, gerou insatisfações, que aumentaram à medida que se constatava o numeroso público que compareceu à solenidade.

Apesar de contratar o Cacau com Leite a um cachê de R$ 17 mil, além de outras duas bandas, a praça não reuniu mais que 300 pessoas na virada. Um gaiato – insuspeito, após observar a festa na praça Adami, asseverou que, por lá, existiam mais policiais (150 homens, segundo o 15º Batalhão da Polícia Militar) do que público.

Se a programação do centenário de Itabuna for semelhante ao evento da virada do ano, prepare-se.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grave acidente na BR-415, no início da tarde desse domingo, próximo a Floresta Azul, deixou oito vítimas. Dois veículos colidiram frontalmente (supostamente dois GM Corsa Sedan), e oito pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade.

Nos automóveis estavam, pelo menos, oito pessoas, entre adultos e crianças. Todos ocupantes de seus respectivos veículos eram parentes. As duas famílias eram de Vitória da Conquista e de Goiás. Algumas vítimas foram levadas para o Hospital de Base, outras para o Calixto Midlej Filho.

Profissionais de saúde ouvidos pelo Pimenta não confirmam a existência de mortes nem comentam sobre a gravidade dos socorridos, assim como também omitiram seus nomes, alegando que alguns dos familiares pediram reserva quanto a essas informações.

O Pimenta apurou que a atitude partiu de alguns familiares de vítimas, que já chegaram a Itabuna, visando preservar outros parentes que ainda não estariam em condições de receber tais informações.

Por enquanto, nos absteremos de transmitir esses detalhes e pedimos a compreensão dos leitores. Ainda hoje, teremos mais informações, inclusive sobre a participação do Samu de Itabuna no socorro às vítimas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
    Tanque descoberto está em construção, com fácil acesso e boa visualisação a partir da área externa: só falta chegar
Tanque descoberto está em construção, com fácil acesso e boa visualisação a partir da área externa: só falta a fiscalização chegar

Um leitor do Pimenta – e cidadão, antes de tudo –, nos enviou a seguinte mensagem, acompanhada da foto que ilustra a nota:

“Senhor redator:

Em tempos de sérias ameaças de mais uma temível epidemia de dengue, vemos o descaso do proprietário desta obra, que ao longo de todo o ano manteve este tanque descoberto para armazenar água de chuva acumulada na laje da construção.

Com as recentes chuvas, o tanque está cheio e descoberto, ameaçando a saúde de todos os vizinhos. Clamo por providências das autoridades.

Em tempo: essa construção fica no fundo do Shopping Jequitibá, em frente a uma antiga pista de kart, no Jardim Vitória.

Grato.”

Eis um bom exemplo de exercício da cidadania.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna detém o maior índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti no país (10,7% das residências). Mesmo assim, em matéria da Agência Brasil, não figura entre os municípios brasileiros que estão sendo louvados por estarem capacitando agentes para combater a epidemia que se avizinha.

Até Ilhéus tem algo a mostrar. Segundo o governo federal, o município, que tem infestação de 4,7% está treinando médicos, enfermeiros e técnicos, assim como profissionais de saúde com nível médio.

O destaque, diz o texto, está na mobilização de agentes do Programa Saúde da Família, que se juntam aos demais para um trabalho de conscientização da população.

Itabuna nem é citada, embora todos os outros municípios da lista apresentem índices bem menores (quase três vezes menores, diga-se), o que não os impede de se esforçarem para evitar o pior. Itabuna, aliás, deu férias a um grupo de agentes. É pedir pra ser alvo.