Tempo de leitura: < 1 minuto

Foram mais do que audíveis a troca de gentilezas entre o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, e o radialista Elivaldo Cabral, há pouco, na cerimônia de 93 anos da Santa Casa de Misericórdia.

Vieira dizia ao radialista que, ao contrário do informado em seu programa, não foi preso. Sua ida ao Complexo Policial se tratava de depoimento em inquérito aberto contra 12 agentes  acusados de falsos registros e omissões de focos da dengue.

Elivaldo se aproximou do secretário, disse que retificaria a informação e perguntou-lhe algo que despertou a ira do secretário. “Tava procurando a sua mãe”, foi o que se ouviu como resposta.

Descobriu-se depois que o distinto provocador havia perguntado ao secretário se este se encontrava no litoral capixaba na semana passada.

Pano rápido.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O eterno candidato a vereador de Itabuna, Otoniel Azevedo, participava do coquetel dos 93 anos da Santa Casa de Misericórdia. Doses de uísque a mais, levantou-se e sugeriu a candidatura do provedor Renan Moreira a prefeito de Itabuna. “Dou meu apoio”, garantiu.

Renan, que pode rejeitar apoios, mas virou midiático, cortou conversa:

– Quero seu apoio, nada. Quem você apoia, perde -, disse, aos risos.

A batata foi passada às mãos do pré-candidato a deputado estadual, Wenceslau Júnior. “Você quer Wenceslau?”, perguntou Renan. O cururu disse que aceita o voto. Apoio, não…

Atualizado às 10h21min

Tempo de leitura: < 1 minuto

Brown, Wagner, Fátima Mendonça e João Henrique lançam o "Tudo de cor para Salvador".
Brown, Wagner, Fátima Mendonça e João Henrique lançam o "Tudo de cor para Salvador".

Quase uma semana depois de revelado conteúdo de grampos telefônicos em que o ministro Geddel Vieira Lima o ‘acusa’ de não ser pessoa confiável, João Henrique ‘se vingou’ nesta quinta, 28, ao aparecer ao lado do governador Jaques Wagner.

Os dois, acompanhados da primeira-dama, Fátima Mendonça, e do cantor Carlinhos Brown, pintaram o sete no Pelourinho. João Henrique e Wagner foram juntos lançar um programa de intervenções urbanísticas que promete (óia aí…) mudar a cara da capital, o Tudo de Cor para Salvador.

Se do papel pouca coisa sair, pelo menos rendeu boa foto…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Passados quatro dias do assassinato da ex-funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eliane Oliveira, a polícia ainda não conseguiu prender o principal suspeito do crime ocorrido no último domingo (24), na rua Tuiuti, Pontalzinho, em Itabuna.

Francisco Paulo Lins da Silva, namorado de Eliane, está foragido. Ontem, a delegada Sione Porto solicitou a prisão preventiva do motorista. Segundo informações do Xilindró Web, Francisco foi visto pela última em um posto de combustível e tomando a direção de Ibicaraí (BR-415).

Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Thame | danielthame.blogspot.com

.

W. S. O. e J. S. S. não são apenas duas iniciais, embora seja melhor que continuem  conhecidos assim, para poupá-los de novos constrangimentos.

Porque, de constrangimentos e de privações W. S. O. e J. S. S. já devem estar cheios.

W. S. O. e J. S. S. são feitos de carne, osso e alma.

Talvez mais osso do que carne, talvez nem liguem para essa coisa de alma ou nem tenham tempo para se preocuparem com isso, dadas as necessidades menos transcendentais e mais reais de suas vidas.

W. S. O. e J. S. S. são dois meninos de Itabuna, meninos da Bahia, meninos do Brasil.

Meninos de um mundo absurdamente desigual.

W. S. O. e J. S. S. cresceram num meio em que lhes falta tudo, da comida que sacia a fome aos serviços básicos que garantem uma existência digna.

Integram aquela legião que a estatística aponta como excluídos sociais. Exclusão que uma considerável parte da população brasileira traz no código genético, passando de pai para filho, ainda que seja necessário destacar a validade de programas como o Bolsa Família, porta de acesso para que milhões de brasileiros rompessem a barreira da miséria absoluta e adentrassem, mesmo que de forma modesta, ao planeta cidadania.

Infelizmente esse não é o caso de W. S. O. e J. S. S., detentores da Bolsa Miséria e habitantes do planeta fome.

W. S. O. e J. S. S. são exemplos de que ainda há muito que ser feito, um longo caminho a ser percorrido para que eles e seus colegas de infortúnio deixem de ser apenas estatística.

Ou iniciais que impedem suas identificações.

Poderiam ser Wilson e João, por exemplo, colegas de escola e de time de futebol, filhos de dona Maria e seu José e de dona Antonia e seu Pedro, trabalhadores que moram num bairro onde existe saneamento, lazer, escola de qualidade e posto de saúde que funciona de verdade.

Mas são apenas W. S. O. e J. S. S., que além de engrossarem a estatística da exclusão social, agora engrossam também a estatística de menores que cometem ato infracional.

Na noite de quarta-feira, W. S. O. e J. S. S. foram apreendidos pela Polícia Militar e encaminhados ao Complexo Policial de Itabuna.

O “crime” que eles cometeram: furtar comida, brinquedo e material escolar num supermercado do Shopping Jequitibá.

Para alguns, W. S. O. e J. S. S. estavam pisando no primeiro degrau da escada da criminalidade.

Idiotice pura.

W. S. O. e J. S. S., ao pegarem comida, brinquedo e material escolar sinalizaram apenas as necessidades básicas de que eles foram privados.

Caso efetivamente subam novos degraus nessa escalada infame, a culpa é menos deles e mais de quem deveria zelar para que meninos e meninas como eles tenham presente e tenham futuro.

Um presente e um futuro que lhes está sendo roubado.

Quem é mesmo o ladrão nessa história?

___________

Daniel Thame é jornalista e blogueiro

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Belo saque o da turma de direito da FTC-Itabuna que se forma por estes dias. Os futuros bacharéis vão homenagear os 400 anos de história do primeiro tribunal de Justiça das Américas. O convite da turma, a cargo da Formandus, faz um resgate desta longa história e de figuras como Ruy Barbosa.

Elisabete Soares, uma das integrantes da turma, diz que a homenagem ao TJ-BA é “mais do que justa” e o tribunal é exemplo para todos aqueles que escolheram a prática do Direito como profissão e motivação de vida”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores do bairro Campo Formoso, vizinho à Urbis IV, temem o pior nestes dias de fortes pancadas de chuva. Faz tempo que o canal que atravessa a localidade não passa por uma limpeza. Ao temor, juntou-se a revolta. Uma moradora, indignada, lembra que o prefeito ocupou espaço numa emissora local e afirmou ter limpado vários canais, “inclusive o do Campo Formoso”.

Não foi prefeito, não foi…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Eleandro é acusado de matar policial civil em Goiás.
Eleandro, acusado de matar policial civil em Goiás.

A polícia rodoviária federal prendeu nesta tarde, no quilômetro 403 da BR-101, Eleandro Rodrigues dos Santos, 27 anos.

Ele é acusado de matar o policial Adriano José Caixeta em 14 de agosto de 2006, no estado de Goiás, segundo informou com exclusividade o programa Tribuna Livre, apresentado por Costa Filho (Rádio Jornal).

A prisão ocorreu entre o distrito de Itamarati, município de Ibirapitanga, e Gandu. Eleandro dirigia um Volkswagen Voyage, licenciado em São Paulo (SP), placas HOR-1628.

O motorista ‘caiu’ quando policiais rastrearam as informações da rede Infoseg e descobriram que havia um mandado de prisão contra o foragido.

Após efetuar a prisão do trançado, a polícia o encaminhou para a delegacia central em Ilhéus, de onde seguiu para o presídio Ariston Cardoso.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Presidente da Natura, Guilherme Leal.
Presidente da Natura, Guilherme Leal.

A senadora Marina Silva (PV), confirmou o nome do empresário Guilherme Leal, da Natura, como o vice na sua chapa presidencial à eleição marcada para outubro deste ano.

“Dificilmente faremos aliança com algum partido político. Por isso, fiz questão de filiar o Guilherme em tempo hábil”, disse a senadora. Em almoço com empresários na Federação do Comércio do Rio Grande do Sul, Marina disse que a candidatura do empresário “depende somente dele”.

Marina não poupou elogios ao seu virtual candidato a vice. “É um empresário que trabalha com a sustentabilidade desde ante de o tema virar moda. Sua candidatura terá um significado muito grande para o PV”, disse. As informações são do UOL Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube anunciou, há pouco, o nome do novo treinador do Azulino. Hugo Aparecido Matos de Oliveira, 44 anos, ex-atleta do Vitória (meia), vai substituir Célio Costa, que pediu demissão do cargo ontem, logo após a derrota contra o Bahia de Feira (0x3).

Apesar de pouco conhecido dos itabunenses, Hugo já tem larga experiência como treinador, inclusive fora do país. Em 2001 ele treinou o Itzaes, do México e já treinou times do sul do país, como o Grêmio de Maringá e Império Toledo, ambos do Paraná.

Na Bahia, os times de maior expressão pelos quais trabalhou foram o Flu de Feira, quando sagrou-se vice-campeão baiano de 2002, e o Camaçari. Também treinou o Quemadense (PB).

A diretoria espera contar com o treinador no banco do Itabuna já no jogo contra o Conquista, no próximo domingo, na casa do adversário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu, ontem, em Camacan, Florisvaldo Souza Santos (“Cojack”), 32, um dos acusados de participar do assassinato do ex-prefeito de Aurelino Leal, Giberto Andrade, em 5 de maio de 2007, informa Agnaldo Santos.

“Cojack” caminhava tranquilamente pelo bairro Joana Angélica, em Camacan, quando foi preso. Estava em companhia de uma criança de 10 anos, que segurava 31 pedras de crack, e Fernando Santos da Silva, 27 anos.

O comandante da Companhia Independente da PM de Camacan, major Silvério, há algum tempo vinha monitorando os criminosos. Fernando Santos tinha tatuado no corpo o nome de uma facção criminosa do extremo-sul baiano, identificada como Facção Central.

De acordo com a polícia, Cojack fazia parte do grupo liderado por José Renato Domiciano dos Santos, “Corcoran”, que foi encontrado morto na quinta-feira, 21, na rodovia que liga Camamu a Valença. Com a dupla, a polícia ainda encontrou dois celulares e R$ 10,00 em dinheiro. O menor foi liberado mediante a presença dos pais e do conselho tutelar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária do prefeito Capitão Azevedo,  Suzana Andrade, está de volta às suas atividades laborais. Depois de um tempo sem aparecer no emprego, ela foi ‘autorizada’ a voltar a bater ponto no gabinete pelo advogado Carlos Burgos, que não vê risco dela ser presa em Itabuna.

Suzana havia se dado férias após rumores de que sua prisão preventiva teria sido pedida à justiça, no início de janeiro. Ela, viúva do servidor municipal Alex Silva Santos, morto a tiros em 21 de novembro do ano pasado, passou a integrar o rol dos suspeitos no decorrer da investigação do assassinato do marido.

Agora, porém, tudo parece ter voltado ao normal. Burgos é o secretário municipal da Fazenda e também faz a defesa de Suzana, secretária particular de Azevedo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
O jornalista Ottoni Silva

A comemoração do aniversário de 93 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, hoje será marcada pelas homenagens da instituição a três personalidades. Receberão a Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto o médico radiologista Itamar Pitanga, o ex-provedor e superintendente da instituição, Ailton Messias, e o jornalista Ottoni Silva.

A solenidade de entrega da honraria está marcada para as 20 horas, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho. Antes, às 18 horas, será celebrada uma Missa Solene, na Catedral de São José, em louvor aos 93 anos de fundação da SCMI.

Durante todo o dia, os três hospitais da rede – Calixto Midlej, Manoel Novaes e São Lucas – comemoram a data festiva com funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Condenado a 14 anos de prisão, Luna circulava pelo centro de Itabuna, há pouco.
Condenado a 14 anos de prisão, Luna circulava pelo centro de Itabuna, há pouco.

O corretor Fernando Luna já circula livremente pelas ruas de Itabuna. Com a progressão, sua pena mudou de regime fechado para semi-aberto, retornando para a prisão à noite.

Ele é acusado de ser o mandante do crime que matou a professora Sônia Almeida dos Santos, há um ano e meio. O corretor foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, em sentença do juiz da 1ª Vara Crime de Itabuna, Murilo Staut Barreto.

Em 2 de agosto de 2007, Sônia caminhava pela avenida Aziz Maron, após deixar filho de sete anos numa escola infantil. A professora foi surpreendida por um homem, Wadson Lima Santos, que desceu de uma moto e lançou contra ela ácido muriático. Sônia faleceu em novembro daquele ano.

Segundo as investigações da polícia, Fernando Luna teria pago R$ 250,00 a Wadson para executar o crime. Tanto a Justiça como o Ministério Público estadual entenderam haver provas suficientes para a condenção do corretor, que estava no Conjunto Penal de Itabuna desde janeiro do ano passado.

O crime teria sido uma vingança de Luna contra Sônia, que era assediada pelo corretor e teria dito que não trairia o marido para ficar com o corretor.

Tempo de leitura: < 1 minuto
MORRERAM ABRAÇADOS: Célio Costa e Edu Lima caem (Foto José Nazal).
Célio Costa e Edu Lima "morreram" abraçados (Foto José Nazal).

Caiu mais um técnico no Campeonato Baiano. Edu Lima foi demitido nesta manhã e deixa o comando do Colo Colo, de Ilhéus. Segundo o repórter Eri Lavinscky, quem assume em lugar de Edu é o ex-treinador Ferreira, campeão baiano pelo Colo Colo em 2006.

Com Edu Lima à frente do Tigre, o time acumulou três derrotas em quatro jogos no Baianão. Logo no início, o Bahia aplicou 1×5 no Colo Colo, em pleno Mário Pessoa. Depois, perdeu para o Ipitanga (2×1), venceu o Itabuna (2×1) e voltou a perder ontem para o Camaçari, por 2×1.

O time volta a campo no sábado, contra o Feirense, às 17h, no estádio Jóia da Princesa. Ontem, o também sul-baiano Itabuna perdeu Célio Costa, que pediu demissão após o time levar 0x3 do Bahia de Feira, em pleno estádio Luiz Viana Filho. Costa disse que havia comunicado aos jogadores, ainda no intervalo da partida, que abandonaria o Azulino.