Tempo de leitura: < 1 minuto

Bahia é eliminado da Copa do Brasil

O Vitória não teve dó nem piedade do Náutico (PE), nesta noite. Depois de vencer por 1 a 0, em Recife, o rubro-negro baiano enfiou 5 a 0 no time pernambucano nesta noite e avançou às oitas de final da Copa do Brasil. O jogo foi disputado no estádio Emanoel Barradas, o Barradão, em Salvador.

Os gols foram marcados por Ramon, Júnior, Nino Paraíba, Elkson e Renato. O placar poderia ser ainda mais elástico se Ramon e Viáfara não perdessem os dois pênaltis favoráveis ao rubro-negro baiano.

Se o Vitória deu show, o mesmo não se pode dizer do Bahia. O time perdeu por 2×0 o jogo de ida contra o Atlético Goianiense e precisava fazer três gols para cima do adversário. Repetindo o fantasma da Série B do Brasileiro, o time fraquejou ao conseguiu meter apenas um gol no Atlético-GO, marcado por Abedi, aos 46min do primeiro tempo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretório do PPS itabunense definiu a “cartela” de candidatos nas eleições de 2010. O partido vai de César Brandão para deputado estadual e Ed Brasil, para federal. Para presidente da República, o escolhido é o tucano José Serra. Os nomes de César e Ed serão os do partido no sul e extremo-sul da Bahia.

A legenda vai aguardar o dia 17 para definir com quem marchará na eleição para governador e os dois nomes que terão apoio na disputa ao Senado. Quem torceu o nariz para as escolhas anunciadas foi o presidente da Câmara, o totalflex Clóvis Loiola. Raimundo “Zacarias” Pólvora disse que apoiará Ed Brasil e César Brandão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não bastasse o conflito agrário, Buerarema vive também uma crise político-administrativa que se arrasta há mais de um ano e meio. Hoje, o secretário de Administração, o primeiro-ministro Eribaldo Lima, entregou o seu pedido de exoneração. Seguiu os passos da secretária de Saúde, Maria do Carmo. Outro pedido “na gaveta” é o da titular da Pasta da Educação, Edvanete Torquato.

A secretária de Saúde, que enfrentava greve dos servidores há quase duas semanas, nem falou com o prefeito-interino, Eudes Bonfim. A carta foi entregue a um dos irmãos do mandatário. A surpresa na política de Macuco foi o pedido de exoneração de Eribaldo Lima. Ele integrava o time de frente do (des) governo. Preferiu pular fora antes que o barco afunde – de vez.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Reforçando a tese do articulista Marco Wense, defendida no post abaixo, pode-se afirmar sem a menor dúvida que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, está com um pé e meio na campanha de Jaques Wagner. O cálculo que Azevedo faz hoje é apenas se mergulha de cabeça ou se mantém um apoio velado, fora dos palanques, mas com todo gás (não é trocadilho).

As motivações do prefeito são conhecidas. Têm a ver com a má-vontade explícita que Paulo Souto lhe devotou durante a campanha eleitoral de 2008. Há quem diga que a birra vingativa de Azevedo é infantil, que ele está agindo como um kamikase político. Afirmam, com alguma razão, que o prefeito está preferindo quem não irá lhe retribuir em 2012 e por aí vai…

Argumentos lúcidos, sem dúvida, mas Azevedo não consegue deixar de torcer o nariz para Paulo Souto e, em consequência, o ex-governador também passou a revelar claramente que não morre de amores pelo prefeito itabunense.

Desenhou-se a seguinte situação: Azevedo está entre o correligionário inimigo e o adversário político com quem mantém uma relação cordial. Por seu estilo, o capitão prefere a cordialidade às imposições das regras partidárias.

É provável que Azevedo imagine que Wagner não o apoiará daqui a dois anos, mas ele por certo acredita igualmente que seria retaliado em um eventual governo Paulo Souto. Confia também que, em mais dois anos com Wagner, terá melhores chances de  obter apoio do que conseguiria com Paulo Souto. E quanto à eleição de 2012, seja o que Deus quiser!

Alea jacta est!

Tempo de leitura: < 1 minuto

A terra do descobrimento e do agito quer também se tornar conhecida como um santuário do maior mamífero da terra. Todos os anos, de julho a outubro, o litoral de Porto Seguro recebe um grande número de baleias jubarte, que vêm da Antártida em busca de águas mornas para se reproduzir.

Como a presença das baleias coincide com o período da baixa estação,  as empresas ligadas ao turismo querem aproveitá-la como mote para atrair visitantes, disputando um público que hoje tem preferência pelo arquipélago de Abrolhos.

(Atendendo a diversos apelos e aos indignados a foto das meninas… sumiu deste espaço!)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geddel Vieira Lima, transmitiu há pouco, às 15 horas, o cargo de ministro da Integração Nacional ao secretário-executivo João Reis Santana Filho. O novo ministro está na pasta desde 2007, a convite do próprio Geddel.

Até hoje, Santana acumulava as funções de secretário de infraestrutura hídrica e secretário-executivo, e comandou de perto o processo licitatório das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional e o início das obras dos dois Eixos, a partir do lago de Itaparica em Pernambuco.

Leia mais no Trombone

Tempo de leitura: 2 minutos

Em discurso na cerimônia de despedida de dez ministros que deixam o governo federal nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado ao pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, ao afirmar que seus adversários terão que “trabalhar muito mais” do que ele para chegar ao poder. Sem citar o nome de Serra, Lula disse que aqueles que “dormem até as 10h” terão que lutar para conseguir se eleger – numa referência indireta ao hábito de Serra de não acordar cedo.

“Quem quiser me derrotar, vai ter que trabalhar mais do que eu. Quem quiser dormir até as 10h, achar que deve fazer relação com formador de opinião pública, para me derrotar vai ter que pôr o pé no barro, viajar esse país. As pessoas têm que aprender que esse país não aceita mais ser tratado como país de segunda classe”, afirmou.

Ao longo do discurso, Lula mandou vários recados à oposição. O presidente disse que o governo federal é o grande responsável por implantar políticas sociais no país, ao contrário de governos estaduais e municipais –uma vez que Serra governa São Paulo.

O presidente também mencionou o apagão que atingiu o país em 2001 ao afirmar que, durante o seu governo, não houve “surpresas” na área de energia elétrica. “Quantas aves de mau agouro torceram para que faltasse energia nesse país, para que tivesse o mesmo apagão de 2001? Vamos terminar o nosso governo sem ter o tão sonhado apagão dos nossos adversários”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O clima voltou a ficar tenso em Buerarema. Ontem, a Polícia Federal foi recebida a bala por índios tupinambás em mais uma tentativa de garantir a reintegração de posse da fazenda Serra da Palmeira, localizada na Serra do Padeiro.

Os índios efetuaram vários disparos e também soltaram fogos para confundir a polícia, que não se intimidou e partiu para o confronto. Apesar disso, a posse da fazenda não foi devolvida ao agricultor Alfredo Falcão. A fazenda foi ocupada em 19 de fevereiro.

Há mais de 15 dias, agentes da PF prenderam Rosivaldo Ferreira, o Cacique Babau, e – dias depois, o irmão dele, Gil Ferreira. Babau foi transferido para Salvador. A tribo é comandada por outro irmão de Babau, Aelson Silva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O comerciante Roberto Cardoso Medrado, o “Beto”, de 36 anos, morador do bairro Califórnia, foi preso sob acusação de tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos aproximadamente 40 gramas de crack que renderiam cerca de R$ 1.500, 00. Conforme os policiais, a abordagem foi realizada no Nova Califórnia, próximo a um campo de futebol.

Leia mais no Xilindró Web

Tempo de leitura: 2 minutos

Marcos Wense

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, eleito pelo DEM, quando é questionado sobre quem foi o melhor governador, se Jaques Wagner ou Paulo Souto, diz que “os dois são bons, mas Paulo Souto teve mais tempo”.

Esse “mas” de Azevedo significa que o apoio do democrata ao projeto de reeleição do governador caminha a passos largos. O secretário de Administração, Gilson Nascimento, faz o trabalho de convencimento entre os que ocupam cargo de confiança.

A opinião do prefeito é compartilhada por milhares de eleitores. Se o pessoal de ACM passou 16 anos governando a Bahia, inclusive com o próprio Paulo Souto, porque Wagner não pode ficar 8 anos?

Em decorrência do cada vez mais provável apoio do chefe do Executivo ao segundo mandato de Wagner, outra pergunta vem à tona: quais os secretários que acompanhariam Azevedo no apoio ao petista?

Antonio Vieira, Carlos Burgos e Maurício Athaide, respectivamente da Saúde, Finanças e Planejamento, membros do diretório municipal do DEM, até mesmo por uma questão de fidelidade partidária, ficam com Paulo Souto. Antonio Marcelino (Agricultura), Formigli Rebouças (Assistência Social), Walmir Rosário (Ações Governamentais e Comunicação) e Juliana Burgos (Procuradoria Jurídica) também votam no ex-governador.

O secretário de Esporte, Alcântara Pelegrine, segue Gilson, que é uma espécie de, digamos, interlocutor político do PT no Centro Administrativo Firmino Alves. O engenheiro Fernando Vita (Desenvolvimento Urbano), filiado ao PMDB, vota no ministro Geddel.

A única dúvida é Carlos Leahy, secretário de Indústria e Comércio. A coluna acha que Leahy fica com a reeleição do governador Jaques Wagner. A margem de erro do comentário de hoje é de dois secretários.

CIRO VERSUS PSDB

O imprevisível deputado Ciro Gomes (PSB), que a qualquer momento pode desistir da sua pré-candidatura à presidência da República, como deseja o comando nacional socialista, continua com sua metralhadora giratória acionada.

Depois de dizer que o PT de São Paulo é um “desastre”, o parlamentar partiu para o PSDB: “É cruel. O brasileiro talvez não tenha ideia do que é enfrentar a máquina clandestina de difamação que o PSDB de São Paulo montou. Eu já passei por isso”.

A resposta dos tucanos: “Não tendo o que fazer, depois que foi enganado e rejeitado pelo PT, o deputado, que já foi condenado quatro vezes pela Justiça por difamação, faz o que lhe resta: o uso da língua de aluguel”.

Ciro Gomes versus PSDB.  Sem dúvida, como diz a sabedoria popular, uma autêntica briga de cachorro grande.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Newton Lima assinou decreto regulamentando a gratuidade no transporte coletivo urbano para idosos e deficientes, mas o cadastramento só terá início em sessenta dias ou quando a Secretaria de Assistência Social de Ilhéus se pronunciar. Hoje, já foi registrada uma correria de pessoas em busca do recadastramento.

A publicação do decreto saiu hoje e estipula o prazo para início do cadastro. A via-crúcis de idosos e deficientes em Ilhéus dura quase nove anos. O decreto agora regulamentado é de novembro de 2001.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O bochicho em Feira de Santana dá conta da aproximação política cada vez mais forte do prefeito Tarcizio Pimenta (DEM) com o governador Jaques Wagner (PT).

Os dois conversaram reservadamente no gabinete do prefeito nesta manhã de quarta-feira. Repórteres que cobrem a política local dão como favas contadas o apoio de Tarcizio a Wagner. O governador está em Feira de Santana desde o início da manhã para entregar 440 moradias do Minha Casa, Minha Vida. Ele também assinou a liberação de R$ 600 mil para a micareta de Feira e autorizou obras de saneamento no município.

Nos compromissos públicos o que mais chama a atenção é o comportamento dos secretários municipais indicados pelo ex-prefeito José Ronaldo, pré-candidato ao Senado pelo DEM. Pra onde Wagner vai, os secretários simpáticos a Zé Ronaldo procuram manter um afastamento mais do que prudente. Tudo para evitar sair na foto com o “Galego”.

Enquanto isso, Pimenta sacode a política feirense a cada visita do governador. Mas, por enquanto, ele nada diz sobre quem deve apoiar nas eleições de 2010. Se Wagner ou Paulo Souto, que é de seu partido.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O entrevero do radialista Val Cabral com o presidente da Emasa, Alfredo Melo, ainda rende. Como foi noticiado ontem no Pimenta, Alfredo chamou Val de “jabazeiro”, dizendo que não paga a radialista para falar bem dele. O fato se deu na Câmara de Vereadores de Itabuna.

Val saiu possesso da Câmara e agora é vítima de gozação geral. Não apenas por ter sido chamado de jabazeiro, mas porque está anunciando uma grande feijoada  para o mês de  abril.

No cartaz que anuncia o evento, o radialista aparece ao lado de uma apetitosa panela de feijão-com-tudo-dentro… Inclusive boa quantidade de jabá.

Val e a panela de feijão com jabá