Tempo de leitura: 2 minutos

Atos foram afixados nas paredes da Câmara (foto Fábio Roberto/Pimenta)

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola, oficializou a exoneração de três ocupantes de cargos estratégicos no legislativo municipal. Os atos foram afixados hoje na entrada da Câmara e, segundo informações, estarão publicados até esta quarta-feira, 25, no Diário Oficial do Município (edição online).
Pelo ato de número 1, foram exonerados o diretor administrativo, Alisson Cerqueira, e o diretor de RH, Kleber Ferreira. Outro ato, o de número 3, dispensou de suas funções o chefe do Setor de Controle Interno da Câmara, Antônio José Pinto Muniz.
O atual chefe de gabinete de Loiola, Eduardo Freire Menezes, foi designado para a diretoria administrativa. Já a direção de Recursos Humanos do legislativo será assumida por Antônio Carlos Costa (conhecido como “Carrero”), que era diretor de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde. A advogada Maria Laurinda dos Santos, que também trabalhava no gabinete de Loiola, foi nomeada para a chefia do setor de Controle Interno.
Da cozinha – Outra pessoa “da cozinha” do presidente foi sacada para assumir um posto estratégico na Câmara. É Indira Carvalho Santana, que vai para a Secretaria Parlamentar, ficando responsável pelo protocolo de documentos relacionados ao processo legislativo.
O “pacote de agosto” também fez outra vítima: o advogado Franklin Souza Silva, que prestava consultoria na área de licitações e contratos, teve os seus serviços dispensados.
Devido às exonerações de Kleber Ferreira e Alisson Cerqueira, a Câmara também mudou os componentes de sua Comissão Permanente de Licitação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste final de semana, o eleitor baiano assistirá a uma “enxurrada” de pesquisas. São três. O jornal A Tarde contratou o Vox Populi para aplicar mil questionários em todo o estado para aferir as intenções de voto na Bahia para governador, senador e presidente da República. O campo da pesquisa foi concluído ontem. O principal diário baiano poderá divulgar a pesquisa já na próxima quinta, 26. As outras duas pesquisas são do Datafolha (1.060 eleitores ouvidos), contratada pela Folha de São Paulo, e do Ibope, encomendada pela Rede Bahia (1.008 eleitores).
Os números virão à luz após duas semanas “de escuro”. O último levantamento foi publicado no início da semana passada, encomendado pela TV Bandeirantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após denúncia feita aqui, a prefeitura de Itabuna finalmente mandou eliminar um obstáculo a mais criado para deficientes na avenida do Cinquentenário. Uma faixa direcional para quem perdeu completa ou parcialmente a visão dava exatamente em um telefone público (orelhão), instalado no meio da calçada. O piso tátil não possuía nenhum sinal de alerta para os deficientes. Mas o equívoco foi reparado e os cegos podem caminhar sem mais aquele trambolho à frente. Livres.

O piso tátil (faixa amarela) agora esta livre para cegos (Foto Pimenta).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos da Petrobras realizam hoje uma visita ao sul da Bahia. A missão é verificar a infraestrutura disponível, sobretudo a disponibilidade de água, para a instalação de uma usina termelétrica. Uma adutora poderá ser construída, para trazer água do Rio Pardo ou do Rio de Contas até Ilhéus, que é a cidade preferida para receber o projeto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, abre na próxima semana o prazo de inscrições para o Vestibular 2011. A instituição vai oferecer quatro novos cursos, todos na área de engenharia, e um total de 1.600 vagas nas suas 33 opções de graduação.
As inscrições serão aceitas somente pela internet no período de 1º até as 20 horas do 30 de setembro (www.uesc.br). O valor da taxa ficou definido em R$ 85,00. Os cursos mais concorridos são os de Medicina, Direito e Enfermagem.
(Confira edital)
A instituição reserva metade das suas vagas para o sistema de cotas para oriundos de escolas públicas, afrodescentes e indígenas. Conforme edital, as provas serão aplicadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Já lá se vão alguns minutos desta já segunda-feira, dia 23 de Agosto de 2010. Já sei que hoje vou dormir depois das 2 da manhã. Talvez 3.
Como aconteceu ontem. E anteontem.
Não, não tomem minha boemia tão a sério. Gostaria de ter dormido mais cedo anteontem. Não consegui. Ontem também não. E tampouco conseguirei hoje. Amanhã tenho que trabalhar, e o azar de não ter descansado no final de semana será meu.
E de meus vizinhos.
Leia mais no Blog do Degas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da coluna Tempo Presente (A Tarde):
Lula apareceu no horário eleitoral não só pedindo votos para o governador Jaques Wagner, mas também dizendo tratar-se do melhor entre os petistas no Brasil.
Ontem, também no horário eleitoral, pediu votos para a dupla Lídice e Pinheiro, que disputa o Senado. E quinta estará aqui no comício de Wagner. Isto é muito mais do que o “carinho” que Geddel diz não postular. É apoio ostensivo, uma opção preferencial declarada, partindo justamente do detentor da popularidade que em 2006 foi capital para a vitória de Wagner e agora influencia decisivamente o cenário nacional.
Objetivamente, Lula desdenha Geddel e César Borges. Talvez por achar que no contexto atual (pelo que dizem as pesquisas aqui e alhures), os cuidados que parecia mostrar antes já não tenham importância cabal.
É a tal história do filho biológico com todos os privilégios e o adotivo de lado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Suzana chega algemada ao complexo (Foto Fábio Roberto/Pimenta)

Alguns dos principais portais e jornais do país repercutiram a prisão de Suzana Andrade, secretária particular do prefeito de Itabuna. O jornal O Globo destaca as contradições da secretária nos depoimentos à polícia (leia aqui).
O portal Terra observa que Suzana atribuía a morte do marido, Alex Santos, a quatro homens que invadiram a residência, no Parque Verde, quando ela teria sido a autora, pelo menos intelectual, do crime (veja).
Suzana Andrade foi presa ainda ontem à tarde (dia 23) quando trabalhava no gabinete do prefeito José Nilton Azevedo. Investigações e quebra de sigilo possibilitaram à polícia concluir que ela foi a autora do crime, que teria a participação do seu pai e de uma irmã.
Suzana, após ser ouvida pela delegada Sione Porto e passar por exames, foi levada para o Conjunto Penal de Itabuna.
CONFIRA AINDA:
SUZANA FOI PRESA NA ANTESSALA DE AZEVEDO
“SUZANA FOI A AUTORA DOS DISPAROS”, DIZ DELEGADA
DELEGADA FALA SOBRE O CRIME DE SUZANA ANDRADE. OUÇA!

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Valec não recebeu ontem apenas as propostas de consórcios interessados em construir a primeira etapa da Ferrovia Oeste-Leste, perfazendo os 1.022 quilômetros entre Barreiras e Ilhéus.
Além dos 12 consórcios interessados em construir esse trecho, a estatal também obteve no mesmo dia outras dez propostas de empresas e consórcios que se candidatam a fazer o segmento da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde (Goiás) e Estrela D’Oeste (São Paulo).
Os documentos serão avaliados pela Valec e ainda não se sabe quando o resultado final da habilitação será divulgado.
Leia mais sobre o assunto

Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma, Serra e Marina

Após o Datafolha do final de semana, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) aparece 17,9 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB) na disputa presidencial e também vencendo no primeiro turno na pesquisa CNT/Sensus divulgada há pouco.
Dilma soma 46% das intenções de voto e Serra pontua com 28,1%. A ex-ministra Marina Silva (PV) atingiu 8,1% e a soma de votos dos demais candidatos atinge 1,3 ponto percentual.
Por este placar (46% x 37,5%), Dilma estaria eleita no primeiro turno com 8,5 pontos de vantagem. O percentual de indecisos é de 11,7% e o daqueles que votariam em branco ou nulo, 5,1%. A pesquisa foi realizada de 20 a 22 de agosto e ouviu 2 mil eleitores de diversas partes do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
(Confira relatório da pesquisa)
A petista subiu 4,4 pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada no início do mês. Serra caiu 3,5 pontos e Marina oscilou 0,4 pontos.  Conforme a pesquisa, a petista teria 49,4% dos votos dos homens e 42,9% dos votos femininos. O tucano ficou com 28,7% e 27,4%, respectivamente.
Na espontânea, Dilma saiu de 30,4% e aparece agora com 37,2% das intenções de voto. Serra saiu de 20,2% para 21,2%. Marina tem 6%, um a mais que no início do mês. Só a petista
A CNT/Sensus ainda aferiu as intenções de voto para um eventual segundo turno. Dilma bateria Serra por 52,9% a 34%. Ou seja, Dilma soma 6,9 pontos na peleja direta com Serra, que acumularia 5,9.
A pesquisa foi aplicada com, pelo menos, dois programas presidenciais exibidos na televisão e no rádio. Só 42,9% assistiram aos programas, sendo que 56% destes disseram que o programa de Dilma foi o melhor. 34,4 cravaram Serra e 7,5% acreditam que foi o de Marina.
EMPATE
Dilma conseguiu superar José Serra em todas as faixas de renda até 20 salários mínimos (R$ 11 mil). Acima de 20 salários mínimos, verificou-se empate entre os dois presidenciáveis em exatos 36,8%. Entre aqueles de nível superior, Serra ainda aparece à frente: 35,3% a 32,7%, faixa em que a “verde” Marina atinge 10,9%. Na área rural, a candidata petista atinge 57% das intenções de voto e Serra, 26,2%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Amostras da água estão sendo coletadas para se verificar o nível de poluição

A praia que você frequenta em Ilhéus é poluída? Apesar de muitos desconfiarem, ainda não é possível responder com rigor científico, mas é isso que um trabalho realizado pela Prefeitura e a Embasa, monitorado pelo Ministério Público Federal, pretende fazer.
Desde o dia 9 de agosto, equipes estão coletando amostras de água do mar, que serão analisadas para descobrir o nível de poluentes e saber se determinadas praias podem ser frequentadas sem restrições. Ou, como dizem os técnicos, se elas têm “condições de balneabilidade”.
Além de simplesmente identificar a poluição, o objetivo do trabalho é servir como base para projetos de saneamento. É exatamente a execução destes a parte mais difícil, considerando-se – a título de exemplo – que os esgotos do bairro do Pontal são lançados in natura, há decadas, na baía que é o mais belo cartão postal e símbolo de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgará, ainda nesta manhã, mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial. A expectativa é de que neste levantamento da CNT/Sensus a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) já apareça impondo vantagem superior ou próxima a 20 pontos percentuais em relação ao seu principal adversário na corrida, o tucano José Serra. A pesquisa foi aplicada de 20 a 22 de agosto e ouviu duas mil pessoas, conforme a CNT.
Na última pesquisa da CNT, Dilma já aparecia 10 pontos à frente de Serra: 41,6% das preferências, contra 31,6% do tucano. Já Marina Silva (PV) pontuava com 8,5%.
Aguardemos, pois.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A prisão de Suzana Andrade, suspeita de matar o seu próprio companheiro, trouxe alívio à família da vítima. Alex Santos foi morto no dia 21 de novembro do ano passado, em casa, com dois tiros nas costas. Segundo as investigações, Suzana foi a autora dos disparos e ainda modificou a cena do crime, contando com a ajuda de outras pessoas, para dificultar o trabalho da polícia. Ela foi presa ontem, nove meses após o homicídio.
O Pimenta ouviu Mário Santos Filho, o pai da vítima. Ele esteve ontem no Complexo Policial de Itabuna e disse que a prisão de Suzana é um alerta para que “seus comparsas e os que andam lhe acobertando saibam que também podem ser presos”.
Mário Santos Filho ainda acusou Suzana Andrade de apropriar-se de dinheiro, documentos e cartões de crédito da vítima. “Ela assassinou covardemente meu filho”, afirmou.
CLIQUE ABAIXO PARA OUVIR A ENTREVISTA:

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um encontro casual ocorrido na agitada tarde desta segunda-feira, 23, foi um sintoma ou símbolo de como os fatos políticos e policiais têm andado mais perto do que nunca em Itabuna. Deu-se no plantão da 6ª Coordenadoria de Polícia: a secretária do prefeito, suspeita de assassinato, chegava presa ao local quando se viu em meio a um tropel de vereadores.
“Estamos todos presos? Deu a louca na polícia?” – deve ter imaginado a complicada auxiliar do Capitão Azevedo, por um instante sentindo aquele conforto fugaz que acomete os sofredores, no momento em que encontram companhia na lama onde chafurdam. Mas a edilidade, tão complicada quanto a secretária do Capitão, estava ali tão-somente para solicitar a força policial e abrir as portas do legislativo, as quais o presidente Clóvis Loiola trancou e escondeu a chave. 
“Que pena!” – deve ter pensado Suzana Andrade, ao descobrir que a justiça não age no atacado. Somente no varejo, e em doses homeopáticas (quando muito!).
Suzana, forte candidata a viúva assassina, não terá a solidariedade dos vereadores, muito embora ela lhes tenha prestado um grande serviço. Com a sua entrada, quiçá triunfal, na prisão, a secretária do prefeito conseguiu abafar os gritos que vêm da Câmara de Vereadores, casa onde o desenrolar dos fatos ainda reserva surpresa para muita gente. Além da infeliz, mas aqui inevitável, mistura do noticiário político com o policial.