Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de assimilar o golpe do “sai pra lá com essa preguiça”, de Geddel, a campanha de Wagner arranjou um jeitinho “povão” de enquadrar o adversário. E no ritmo do arrocha (eca!).
O “clip” é uma direta no ex-aliado Geddel Vieira Lima (PMDB). A letra diz que tem candidato que só sabe criticar, falar mal da Bahia e querer pongar no (apoio do) presidente Lula. “Vive de olho gordo// Não merece confiança”, reforça a letra. Acompanhe, no melhor estilo Casseta&Planeta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia será um dos seis primeiros estados brasileiros a testar um novo modelo de carteira de identidade que virá com chip. O Registro de Identidade Civil (RIC) terá espaço para armazenar dados também do título de eleitor, PIS-Pasep e CPF. Além da Bahia, Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro e o Distrito Federal adotarão o sistema.
A definição ocorreu durante reunião do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil. A previsão é de que todas as “velhas” carteiras de identidade sejam substituídas num prazo máximo de nove anos.
Abaixo, como será a nova carteira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma cirurgia mal-sucedida tirou a vida da jovem Carla Melo, filha do advogado tributarista Carlos Valder e da professora e ex-secretária de Educação de Ilhéus, Dinalva Melo. Carla sofreu complicações ainda no centro de cirurgia em Salvador, conforme as primeiras notícias confirmadas por familiares. Os pais, ambos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), estão transtornados com a notícia da perda da filha única. Carla se submetia a um procedimento de redução de estômago.

Tempo de leitura: 2 minutos

O grandalhão Duda e a pequenina Dona Marli, sua mãe, cheia de orgulho

O Pimenta esteve hoje pela manhã na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ilhéus, para a cerimônia de formatura dos novos soldados da PM. E havia um motivo especial para a cobertura do evento: é que um dos que estão iniciando nesta tão delicada e honrosa tarefa de zelar pela segurança pública é o nosso amigo Duda Lessa. Que agora é, para todos os efeitos, o Soldado Lessa.
Bem relacionado que só ele, o soldado conseguiu dar a impressão de que a solenidade acontecia em Itabuna, já que autoridades desta cidade, como os secretários de Assuntos Governamentais e Comunicação, Ramiro Aquino, e de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, além do vereador Wenceslau Júnior,  marcavam sua presença civil no evento militar. Do governo ilheense, ninguém.
Carlos, Ramiro e Wenceslau são grandes amigos e admiradores da seriedade, do esforço e da dedicação que Duda aplica em tudo. O Pimenta lá estava também por nutrir a mesma admiração.
Ao cumprimentar o amigo, este blogueiro lembrou o tempo em que o Soldado Lessa era somente o fotógrafo Duda, da Câmara de Vereadores de Itabuna. Desde que ele deixou a função, para dedicar-se integralmente às suas atribuições de aspirante à PM, a Câmara não recompôs seu quadro, continuando até hoje sem fotógrafo.
Naturalmente, o Pimenta aproveitou para dizer a Duda que ele agora seria ainda mais útil no legislativo municipal. O soldado perguntou por que razão e a resposta foi a seguinte:
– Porque a Câmara continua precisando de fotógrafo e, mais do que nunca, precisa de polícia. Você é o homem certo.
Era só uma brincadeira e nós demos boas risadas, mas até que não seria má ideia.

Ricardo Ribeiro

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prestadores de serviço reclamaram do atraso nos pagamentos e pediram o retorno do ex-chefe do RH (foto Fábio Roberto)

No mesmo compasso do prefeito José Nilton Azevedo (aliás, eles nunca estiveram tão sintonizados), o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna exonerou nesta quinta-feira, 16, cinco assessores de cada gabinete dos membros da mesa diretora da casa. A notícia gerou novo reboliço na sede do legislativo esta tarde.
Há pouco, Loiola convocou uma reunião para as 18 horas com os assessores que não foram atingidos pela degola.
Para completar a confusão, alguns prestadores de serviço protestaram hoje contra o atraso nos pagamentos. Um dos insatisfeitos afixou um pequeno cartaz na entrada da Câmara, apelando pelo retorno do ex-chefe do setor de Recursos Humanos, Kleber Ferreira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Juiz volta a decidir sobre processo (Foto Google).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) negou recurso apresentado pela defesa da coligação Trabalho e Progresso, do peemedebista Cristóvam Monteiro, contra o juiz da 166ª Zona Eleitoral de Buerarema, Antônio Carlos de Souza Hygino.
A coligação pedia a suspeição do magistrado, alegando que este beneficiou o prefeito cassado Mardes Monteiro (PT) ao devolvê-lo ao cargo em 17 de maio deste ano (relembre) e documento de diplomação do petista somente ter se tornado público em 1º de junho, dentre outras decisões ao longo da ação.
O relator do processo de impugnação, Eserval Rocha, rejeitou a suspeição do juiz. O recurso de exceção de suspeição não apresentava provas contra o magistrado de Buerarema. Com isso, o processo que determinará ou não nova eleição no município volta a ser analisado por Antônio Hygino.
Nos bastidores políticos, comenta-se que a medida foi tomada pelo prefeito interino, Eudes Bonfim (PR), para protelar a situação e, assim, ganhar mais dias no cargo. É possível agora que a eleição suplementar no município ocorra em dezembro, provavelmente no dia 5 daquele mês, caso o juiz local se convença que o decreto legislativo que julgou irregulares as contas de Mardes Monteiro relativas a 2005, existe.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Bahia Notícias
O delegado José Nélis Araújo Júnior, acusado de ser o mandante do assassinato do colega André Luiz Serra de Souza, da cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, foi liberado pela polícia por volta das 19h desta quarta-feira (15). O assassinato aconteceu no dia 29 de outubro de 2009, e, segundo apontam investigações da polícia, Nélis, que comandava a 8ª Coordenadoria da Polícia Civil (Coorpin), em Teixeira de Freitas, era inimigo de Serra.
Os dois se tornaram desafetos por conta da investigação do homicídio do deputado Maurício Cotrim, em 2007, mas ele teria ordenado o assassinato do colega porque este o investigava. Nélis, que estava detido na Polinter, na Praça da Piedade, em Salvador, em virtude de um pedido de prisão preventiva, que tinha prazo de 30 dias e venceu nesta quarta. Sem o pedido de prisão temporária, o Tribunal de Justiça (TJ-BA) ordenou sua liberação, e o delegado deverá responder ao processo em liberdade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) talvez soubesse porque não deveria colocar a mão no fogo pela sua sucessora na Casa Civil. Erenice Guerra acaba de pedir exoneração do cargo ao se ver no olho de um furacão que envolve sua família em esquema de tráfico de influência e recebimento de propina para agilizar empréstimos ou licitações federais.
Erenice caiu após um dedinho de prosa com o presidente Lula, há pouco. Ela será substituída interinamente por Carlos Eduardo Esteves. O PT diz que a mudança tem a finalidade de evitar mais exploração eleitoral do caso por parte dos adversários tucanos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O mês que passou não foi dos melhores para quem procurou emprego com carteira assinada em Itabuna, segundo os últimos números divulgados ao final desta manhã pelo Ministério do Trabalho. Ao contrário do país, a cidade demitiu mais que empregou, cortando 10 vagas quando analisados todos os setores da economia.
O baque foi mais sentido no comércio, um dos que mais empregam no município. Em números absolutos, o setor admitiu 264 trabalhadores e demitiu 358. Corte de 95 postos de trabalho. É o pior saldo do ano.
Serviços e indústria registram números melhores, mas juntos abriram apenas 60 novas vagas no período. A área de construção civil também revela desaquecimento: abertura de 10 vagas com carteira assinada.
Em 2010, Itabuna gerou apenas 503 novos empregos, conforme o Ministério do Trabalho. Se computados os últimos 12 meses, foram abertos (só) 718 novos postos de trabalho.
EM ILHÉUS, É DIFERENTE
Como comparativo, a vizinha Ilhéus gerou 930 empregos neste ano e 1.781 nos últimos 12 meses. Na terra de Gabriela, agosto ficou no azul com a abertura de 96 novas vagas. Indústria e serviços geraram 115 empregos, juntos.
O saldo de agosto em Ilhéus não foi melhor por conta dos cortes no comércio (-21 vagas) e na construção civil (-20). A cidade reverte tendência histórica de gerar menos emprego que a vizinha Itabuna quando computados apenas os dados de um ano e de janeiro a agosto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda na noite de quarta-feira (15), assim que pessoas influentes do governo Azevedo tomaram conhecimento das exonerações, uma série de ‘pedidos’ foram feitos ao prefeito.
Alguns argumentos não sensibilizaram o alcaide, enquanto outros, bem mais robustos, foram aceitos. Isso quer dizer que o Diário Oficial Eletrônico do Município volta a trabalhar nesta quinta-feira (16), com mais intensidade, revertendo os atos tomados pelo prefeito ontem.
Em política, dizem os entendidos, não há quem resista a determinadas conversas.
Leia mais no Cia da Notícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Antigamente, todo comunista era materialista, ateu e não queria saber de polícia. Pois o vereador itabunense Wenceslau Júnior, candidato a deputado estadual pelo PCdoB, está se tornando cada vez mais um “cururu” diferente daqueles do passado.
Além de ser apoiado por um grupo ligado à igreja Assembleia de Deus, Wenceslau também se aproximou da Polícia Militar e foi o patrono da turma de novos soldados que se formaram nesta quinta-feira, 16, no 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ilhéus.
No palanque da solenidade, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Carlos Leahy, não deixou escapar: “os tempos mudam, hein vereador!”, brincou Leahy.
Wenceslau, o comunista atípico e eclético, só fez confirmar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nascimento foi um dos coordenadores da campanha de Azevedo, mas não escapou às disputas internas no governo

Às 44 exonerações de cargos de confiança determinadas nesta quarta-feira, 15, pelo prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, pode se somar mais uma: a do secretário da Administração, Gilson Nascimento.
Fontes do Centro Administrativo Firmino Alves informam que as 44 dispensas foram definidas a dedo pela secretária particular do prefeito, Joelma Santos, e por outro colaborador da estrita confiança de Azevedo, o Soldado Pinheiro. Gilson chegou a ser ouvido, talvez por um resto de deferência, mas sua opinião não foi levada em conta para decidir quem sairia e quem ficaria no governo.
O episódio ampliou o mal-estar que já existia entre o secretário e o prefeito. E há informações de que ele já saiu da Prefeitura ontem com o pedido de exoneração redigido. O Pimenta tentou, sem êxito, contato com Nascimento na manhã de hoje, para confirmar se o pedido já havia sido entregue ao prefeito.
Nos corredores da Prefeitura, a informação é de que o nome do substituto (ou melhor, substituta) de Gilson Nascimento já está definido: ao que tudo indica, será a secretária do prefeito, Joelma Santos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nelson Rodrigues inspirou desabafo de Edvaldo Brito

O jurista Edvaldo Brito, vice-prefeito de Salvador e candidato ao Senado pela coligação “A Bahia tem pressa”, recorreu a Nelson Rodrigues para explicar o apoio do senador João Durval Carneiro ao grupo do governador Jaques Wagner (PT).
“É a vida como ela é, mas a história permitirá o julgamento do caráter dos homens”, afirmou o jurista, após atestar que Durval “está apoiando seus históricos adversários”.
Brito não deixou de lembrar sua aliança com o filho do senador, João Henrique, em Salvador, nas eleições municipais de 2008. “Associei-me a João Henrique Carneiro quando ele estava com 67% de rejeição e apenas 7% de aprovação”, passou na cara o velho jurista.
A política, assim como o amor, também é feita de decepções…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Recomenda-se Fosfosol ao deputado federal José Carlos Aleluia, candidato a senador pelo DEM.
Com a intenção de constranger seus adversários Jaques Wagner, Walter Pinheiro e Lídice da Mata, o deputado os desafiou a levar algum parente a um hospital público da Bahia. E agora alardeia que nenhum dos oponentes encarou a parada.
Ora, antes de mais nada é preciso saber se os desafiados por Aleluia estão no momento com algum parente necessitando de cuidados médicos, já que hospital não é nenhum shopping center, onde se vai só por querer.
Além do mais, há que se perguntar ao ilustre deputado se no tempo do falecido ACêMê os hospitais públicos da Bahia eram essas maravilhas todas. A mesma indagação vale para outros setores que, conforme os carlistas procuram fazer crer, tinham nível de primeiro mundo na era Malvadeza.
Ou Aleluia perdeu a memória, ou imagina serem os baianos os esquecidos…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna fazem protesto nesta quinta-feira, 16, às 12h30min, contra o atraso de salário. Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi), João Evangelista, o setor administrativo da instituição anunciou que o dinheiro só deve sair na próxima semana. A Santa Casa mantém os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.