Tempo de leitura: < 1 minuto

Não demora a se formar uma fila na porta do gabinete do prefeito de Itabuna, tantos são os credores em desespero com o atraso em seus pagamentos. As principais vítimas, como tem ocorrido há vários meses, são os servidores do município.
Apenas os funcionários da educação haviam recebido seus salários de setembro até ontem (dia 06), mas vale lembrar que nesse caso as verbas para o pagamento são federais e carimbadas. Nesta quinta-feira, 7, informações dão conta de que foram quitados os salários dos servidores efetivos.
Mas quem está no perrengue mesmo é a turma de servidores comissionados e os contratados. Estes simplesmente não sabem quando o dinheiro cai na conta e é certo que vão passar o feriadão do Dia das Crianças na maior dureza.
Ê governo!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fazendo uma relação entre a seção de política e a de obituário, o intrépido Risomar Lima – o mesmo que mais cedo revelou no Pimenta a “identidade secreta” do Zé Serra – saiu com a seguinte observação:
– Enéas foi o candidato a deputado federal mais votado em 2002 e morreu. Clodovil foi o candidato mais votado em 2006 e… puf! Tiririca foi o candidato mais votado em 2010 e…
É bom se cuidar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha “Com que roupa eu vou” deu à RCM Propaganda o título de melhor trabalho para tevê na edição sul-baiana do Bahia Recall/TV Santa Cruz. A campanha foi desenvolvida para a Casa Padim. Com isso, a RCM disputará o Grand Prix Estadual, dia 21, em Salvador.
A premiação ocorreu ontem, em Itabuna, e contou com a presença de agências baianas e do vice-presidente do regional Bahia do Sindicato Nacional das Agências de Propaganda/Bahia, Rafael Ladeia.
Confira mais no Trombone.

Tempo de leitura: < 1 minuto


O senador César Borges (PR) foi “deletado” até pelos eleitores da sua cidade natal, Jequié, no sudoeste baiano.
Em solo jequieense, Walter Pinheiro (PT) teve 31,22% dos votos e Lídice (PSB), 27,50%.
Borges ficou distante: 19,96%.
Aliás, o senador não foi o único carlista a se dar mal na terra onde nasceu. Veja o caso do presidente do Democratas, Paulo Souto. Em Caetité, o ex-governador teve 22,66% dos votos, ante 68,87% de Wagner (PT).
Em números absolutos, foi algo como 3 votos pra 1. O petista obteve 15.856 votos e o democrata só 5.216.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Loiola: cassação à vista.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola (PPS), que ponha as barbas de molho. Mesmo com a ilusória contenção de despesas no legislativo, o homem gastou mais de R$ 5 mil da “viúva” apenas em comes e bebes em restaurantes da cidade no mês passado. A fatura foi apresentada e os demais membros da Mesa Diretora da Casa não querem assinar os processos de pagamento.
Loiola foi o autor de denúncia de desvios de aproximadamente R$ 1 milhão em esquemas que, segundo ele, envolvia vereadores e ex-diretores da Casa. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta para investigar a denúncia não anda, pois ninguém quer oferecer o pescoço à guilhotina.
Entre os nobres edis, cresce cada vez mais a certeza de que o único a dançar na lama da Câmara será o próprio presidente, acusado de ser perdulário e gastador. Não à toa, fazem sucesso cópias de notas fiscais de viagens nababescas de Loiola supostamente custeadas com dinheiro público.
Mas o que promete ferver a pizza legislativa é a denúncia de contracheques “esquentados” e que aumentavam em até 320% o valor dos empréstimos consignados tomados por funcionários comissionados da Casa. Estes empréstimos teriam como destino final bolsos “nobres”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, encontra-se em missão na China, onde se reúne com empresas e tenta abrir caminhos para novas parcerias e investimentos para a Bahia. Integram a comitiva o coordenador da Área Portuária da Seinp, Geraldo Magela, e representantes do Grupo Votorantim.
Investidores chineses estão antenados nas oportunidades que deverão surgir com a instalação do Complexo Intermodal Porto Sul, na Bahia. A empresa chinesa Xinwen Mining Group Co., que recepciona o secretário baiano, é sócia da Votorantim, proprietária de uma jazida de minério de ferro no estado de Minas Gerais.
A Votorantim já firmou compromisso de utilizar o Porto Sul para exportar o seu minério e também montar uma peletizadora  numa das zonas industriais do Complexo Intermodal. Na última terça-feira, 5, a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia emitiu a anuência para o Terminal de Uso Privativo da Bamin na Ponta da Tulha, em Ilhéus. A estrutura será utilizada para o escoamento da produção de minério de uma jazida situada em Caetité.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O PT repetiu em âmbito estadual o bom desempenho obtido na eleição do último domingo (3) para o Legislativo federal, quando conseguiu a maior bancada na Câmara dos Deputados e a segunda no Senado.
Segundo dados compilados pelo G1, a sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu 149 deputados estaduais e distritais (do Distrito Federal) pelo país, um aumento de 18% em relação à eleição de 2006.
Com o resultado, o PT se tornou o partido com o maior número de deputados estaduais no país, seguido pelo PMDB (147 deputados) e pelo PSDB (123).
O PMDB, que liderava o ranking em 2006, perdeu 17 deputados (queda de 10%). Já o PSDB perdeu 29 cadeiras (queda de 19%).
Entre os dez partidos que integram a coligação que apoia Dilma Rousseff (PT) à Presidência, apenas o PMDB reduziu sua bancada de deputados estaduais e distritais. Os outros nove partidos da coligação governista (PT, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC) ampliaram suas bancadas, entre eles o PRB do vice-presidente José Alencar, que passou de três representantes em 2006 para 18 a partir de 2011.
Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conselheiros de saúde de dez municípios do sul da Bahia participam, hoje e nesta sexta-feira, 8, na Unime, em Itabuna, do segundo módulo do treinamento do Mobiliza/SUS. O objetivo é fortalecer a gestão democrática e participativa do SUS no Estado.
O treinamento é realizado pela 7ª Dires, juntamente com a Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (Degets), instâncias vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado. Os participantes deste módulo representam os municípios de Almadina, Buerarema, Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Itajuípe, Itapé e São José da Vitória.
Numa segunda etapa, programada para os dias 17 e 18 de outubro, serão capacitados os conselheiros dos municípios de Aurelino Leal, Camacan, Gongogi, Ibirapitanga, Itapitanga, Itaju do Colônia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Administração (Saeb) informa que não haverá expediente nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira, 11, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida.
A determinação vale também para as 42 unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) tanto na capital como no interior do estado.
De acordo com a Saeb, os servidores estaduais tiveram carga horária estendida em uma hora por uma semana para compensar o “feriadão”. Serviços considerados essenciais, a exemplo de hospitais, funcionam normalmente na próxima segunda.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Em 2002, quando estava ficando claro que Lula venceria a eleição para a presidência da república, após três tentativas frustradas, tentou se criar um clima de pânico, especialmente entre o eleitorado menos esclarecido.
Aquele tipo de eleitor que nas eleições de 1989 sucumbiu às baixarias que incluíram uma denuncia de sugestão de aborto feita por Lula a uma ex-namorada e uma edição criminosa de um debate na Rede Globo, perpetrada pelo Jornal Nacional.
Leia mais no Blog do Thame
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em um pequeno comício realizado no dia posterior às eleições, a presidente do diretório petista de Itabuna, Miralva Moitinho, exagerou na puxada no… ego da correligionária Juçara Feitosa. Após fazer seu pronunciamento, a presidente convocou a esposa do deputado federal Geraldo Simões, nestes termos:
– Vamos ouvir agora a nossa senadora… Juçara Feitosa! (fogos)
Antes de Miralva anunciar o nome, muita gente pensou que era Lídice da Mata em pessoa quem iria se apresentar no minitrio estacionado na Praça Otávio Mangabeira. Mas não… Era apenas Juçara, que ocupa tão-somente a honrosa segunda suplência de Lídice. Menos para a “generosa” presidente do PT local, que já alçou a companheira aos píncaros da glória.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Operários do projeto Residencial Nova Vida, no bairro Santa Inês, em Itabuna, entraram em greve depois que a empreiteira responsável decidiu instalar o registro de ponto a fim de controlar o intervalo do almoço. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Itabuna, Edson Cruz dos Santos, a paralisação é por tempo indeterminado.
O sindicalista relata que, anteriormente, os empregados da obra tinham uma hora para o almoço, mas não podiam sair do local de trabalho durante esse intervalo. A construtora oferece as refeições.
Os empregados protestaram contra o impedimento de se ausentar no intervalo e entraram na justiça, que considerou justa a reivindicação. Agora, eles podem sair, desde que retornem em 60 minutos. E a empresa achou por bem controlar esse tempo, o que a peãozada também não aceitou.
Uma reunião para tentar resolver o impasse foi agendada para esta quinta-feira, 7, no Ministério Público do Trabalho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Alexandre Lyrio, do Correio da Bahia, é dono de belo texto e usou a sua criatividade para presentar os leitores do seu blog, Moqueca de Fatos, com uma entrevista diferente com o governador reeleito Jaques Wagner. Abaixo, as perguntas possíveis e, ao final, o link para você saber o porquê da (constante) interrupção do diálogo.
Governador. Quem ganhou a eleição no estado? O senhor ou Lula?
– Olha, isso é jogo de palavra de quem perdeu. O meu adversário tem que entender que…
Governador, os 20 milhões de votos de Marina vão para quem?
– Olha, voto não tem dono. Eu acho que…
Confira a íntegra aqui