Tempo de leitura: < 1 minuto

Carro foi recuperado no Nova Itabuna (Foto Pimenta).

Uma mulher teve o carro roubado na porta de casa no bairro Monte Cristo, periferia de Itabuna, no início da noite desta quarta-feira, 24. Dois homens fortemente armados anunciaram o assalto ainda em cima de uma moto e tomaram o Volkswagen Gol Trend (JST-0649) de Ana Cláudia Coelho, 24 anos.
Os bandidos levaram o veículo e a jovem acionou a polícia logo em seguida, informando do roubo. O carro rebaixado e as ruas esburacadas dificultaram a vida dos bandidos.
A perseguição começou ainda no Monte Cristo e terminou cerca de oito quilômetros distante dali, na primeira rua da Nova Itabuna (BR-415).
Um dos homens fugiu e o outro decidiu enfrentar uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Rodoviária Estadual. O marginal atirou contra os policiais, que revidaram.
O assaltante foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, onde chegou já sem vida. Ele não possuía nenhum documento de identificação, de acordo com os policiais. O carro está no pátio do Complexo Policial de Itabuna.
Às 9h15min – O assaltante morto no confronto foi identificado nesta manhã pela polícia. Romilson Ferreira Guimarães, 41, caminhoneiro e ex-presidiário, era também traficante de drogas. A esposa fez o reconhecimento do corpo no Complexo Policial. Romilson havia deixado o Conjunto Penal de Itabuna há oito dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Momento hilário no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna na tarde desta quarta-feira, 24. O primeiro-secretário Roberto de Souza (PR) lia as propostas de emenda ao Regimento Interno, nas quais identificou (e comentou) diversos erros ortográficos, de concordância e até de informação mesmo. A cada equívoco descoberto, o orador alardeava o seu espanto.
De repente, Roberto de Souza é aparteado pelo colega Ruy Machado (PRP), que é do tipo que perde o amigo, mas não desperdiça a piada:
– Roberto, quero lhe dizer que tenho amigos muito influentes em Salvador e gostaria de indicá-lo como gestor do TOPA (programa Todos Pela Alfabetização) – disse Ruy.
O plenário “veio a baixo”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A dinâmica da entrevista não foi a ideal, certamente. Mas era a única possível: só uma pergunta por entrevistado, sem possibilidade de réplica, para que os outros blogueiros pudessem perguntar também (em coletivas “convencionais”, repórteres brigam pelas perguntas, atropelam uns aos outros muitas vezes; os blogueiros combinaram de agir de outra forma).
Além disso, faltaram as mulheres (só Conceição Oliveira entrou, via twitcam). Fizeram muita falta.
Mas o importante é registrar o fato histórico: blogs sem ligação com nenhum portal da internet foram recebidos pelo Presidente da República numa coletiva hoje cedo, no Palácio do Planalto. E os portais tradicionais (quase todos) abriram janelas na capa para transmitir a entrevista – ao vivo.
Não sei se os leitores têm dimensão do que isso significa: quebrou-se o monopólio. Internautas puderam perguntar, via twitter. O mundo da comunicação se moveu. Foi simbólico o que vimos hoje.
A velha mídia vai seguir existindo. Ninguém quer acabar com ela. Mas já não fala sozinha. Ao contrário: Estadão, UOL e outros ficaram ligados na entrevista com o presidente. Entrevista feita por blogueiros que Serra, recentemente, chamou de “sujos”. Os sujinhos entraram no jogo…
Foi só o primeiro passo. Caminhamos para a diversidade. O que é muito bom.
Quanto ao conteúdo, importante registrar que Lula anunciou: quando “desencarnar” da presidência (expressão repetida várias vezes durante a coletiva), vai entrar na internet. “Serei blogueiro, serei tuiteiro”.
Leia o texto na íntegra (clique aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Diferentemente do que o PIMENTA informou ontem (dia 23), o médico Bruno Araújo não se filiou ao PT de Ipiaú, mas sim no da vizinha cidade de Ibirataia. O ingresso do filho do prefeito ipiauense Deraldino Araújo nas fileiras petistas irritou parte dos membros do partido da Lula, que observam o fato de Bruno ser acusado de maracutaias com recursos do SUS.
O médico não passa recibo e diz que será “mais um soldado nas fileiras do Partido dos Trabalhadores no sul do Estado”. Bruno Araújo contou ter entrado no PT a convite de “membros históricos” da legenda.

Tempo de leitura: < 1 minuto

RISCO É DE SURTO EPIDÊMICO DA DOENÇA

Itabuna foi o quarto município brasileiro dentre os de maior índice de infestação por larvas do mosquito da dengue, segundo apurou o Ministério da Saúde. O estudo detectou que 9,1% das residências visitadas em Itabuna pelos agentes tinham focos do Aedes aegypti.
O percentual é superior aos registrados em municípios como Ilhéus (6,3%) e Simões Filho (5,3%), antes apontados como os campeões baianos. Os números de Itabuna foram conhecidos somente agora porque a prefeitura local retardou o envio dos dados para o Ministério da Saúde.
O percentual foi colhido no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), aplicado pela prefeitura com a supervisão do Ministério da Saúde em outubro.
No LIRAa 2010, os municípios campeões foram Afogados da Ingazeira (PE), com 11,7% de infestação, Ceará-Mirim (RN), com 11,4%, e Bezerros (PE), com 10,2%. Itabuna vem em seguida com 9,1%. O percentual é mais que nove vezes o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O município sul-baiano registrou mais de 15 mil casos de dengue em 2009, sendo a maior epidemia da doença no município e acabou matando nove pessoas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma personagem que se identifica como “Patrícia Lima” usou a internet para contar como funcionava o esquema de aliciamento e tráfico internacional de mulheres na região de Buerarema.
A quadrilha foi desarticulada nesta quarta (24) pela Polícia Federal, que chegou aos nomes de Sara Pinheiro, Dilma Pinheiro, Vilma Ferreira e Jocelma Cardoso. Sara é filha de Dilma e sobrinha de Vilma. Jocelma é amiga do trio. Todas estão presas (leia mais).
ABORDAGEM NO ORKUT
“Sara passa o dia todo olhando orkut das meninas de Buerarema e outros lugares e estudando o perfil [para] ver o quanto ganha com isso”, contra “Patrícia”.
Após analisar os perfis, Sara buscava aproximação com a “presa” e dizia que necessitava de alguém para ajudá-la em Reus, na Espanha, onde residia e trabalhava supostamente como telefonista.
Nas contas de “Patrícia”, Sara lucrava entre nove mil e dez mil euros por mês com o tráfico e exploração de mulheres. “Ela tem ajuda da mãe, da Vilma, da mulher de cá e de outras pessoas”.
TRAFICANTES SÃO “AMIGAS DO HOMEM”
A traficante teria levado cerca de 50 jovens para a Espanha nos quase oito anos de tráfico. As presas preferidas eram as jovens pobres com filhos ou sem estudos, “sem condições para se manter”.
Somente quando chegava na Europa, a vítima descobria que teria de pagar seis mil euros em supostas dívidas contraídas com Sara e as demais participantes do esquema.
Patrícia diz que as mulheres agem de forma ousada porque são “amigas do homem”. A Polícia Federal deverá trabalhar para descobrir quem é a autoridade que agia como protetora do esquema de tráfico e prostituição. “Patrícia” também afirma que a quadrilha agia sem temor porque “tem autoridade ao redor delas”.
15 PROGRAMAS POR DIA
A suposta vítima diz que havia um esquema de intimidação das famílias das vítimas do esquema de prostituição. Cada uma delas eram obrigadas a fazer até 15 programas por dia. Além de Buerarema, mulheres de Pau Brasil também eram aliciadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mesmo sob os protestos do vereador Roberto de Souza (PR), ficou marcada para a próxima terça-feira, 30, às 14 horas, a votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna. Por 9 votos a 3, o plenário aprovou os projetos de emenda ao Regimento Interno, que estabelecem nova data para a eleição da Mesa.
Em 2009, os oposicionistas alteraram o Regimento e conseguiram emplacar, em junho daquele ano, a Mesa Diretora que assumiria em janeiro de 2011. Agora, os governistas deram o troco, anulando a última eleição.
Roberto de Souza protestou e disse que entrará com um requerimento na Secretaria Parlamentar, pedindo a anulação da sessão desta quarta-feira. A derrota na Câmara é certa, mas ele disse que pretende ter subsídios para uma futura ação judicial.
O vereador acusou o prefeito José Nilton Azevedo e o secretário da Fazenda do Município, Carlos Burgos, de interferir negativamente no legislativo. “É uma brincadeira o que estão fazendo na Câmara de uma cidade tão importante como Itabuna”, reclamou Roberto de Souza.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de ter dito que o prefeito de Itabuna o colocou de castigo, retirando os cargos que detinha no governo, o veread0r Raimundo Pólvora não tem mais sossego. A cada votação de matéria de interesse do Executivo, a própria base governista adverte Pólvora para a devida atenção na hora de se manifestar contra ou a favor da matéria.
Sob os gritos de “olha o castigo!”, o vereador não titubeia. É governo até a alma.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acontece neste momento a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Itabuna em que será apreciado o projeto de emenda ao Regimento Interno, que pode anular a eleição antecipada da Mesa Diretora. Se aprovado, o projeto tira a coroa do vereador Roberto de Souza, que seria o próximo presidente. No entanto, como o PIMENTA já adiantou hoje, existem maquinações para que Souza não fique à míngua.
O possível “ex-quase-futuro presidente” andava há pouco no plenário, brincando de fazer “boca-de-urna”. E lamentava a ausência do vereador Wenceslau Júnior (PCdoB), que está em Vitória da Conquista cumprindo obrigações profissionais com a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A assessoria da indústria de componentes eletrônicos Unicoba informou que retomará as suas atividades em Ilhéus em um prazo de 15 dias. A unidade da empresa no polo de informática foi destruída por um incêndio na madrugada de segunda-feira, 22.
A empresa assegura a manutenção de todos os empregos. “Já iniciamos as tratativas para restabelecer as operações em outro local do Distrito Industrial de Ilhéus”. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
A Unicoba informa que a unidade ilheense possui seguro integral. Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo causado pelo incêndio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Adminstração da Bahia (Saeb) informou a suspensão do pagamento do salário de novembro a 250 policiais militares aposentados que não se recadastraram. O dinheiro será liberado assim que o militar regularizar a sua situação. Segundo a assessoria do governo baiano, o recadastramento durou de abril a novembro.
Confira a relação de quem teve o salário suspenso (clique aqui).


Tempo de leitura: < 1 minuto

Calundu de um lado, bronca do outro, ameaça de litígio judicial, guerra de liminares, rodízio de presidentes… Era essa a expectativa para o quadro que se criou na Câmara de Vereadores de Itabuna, com o projeto de emenda ao Regimento Interno, que anula a eleição antecipada da Mesa Diretora que assume em 2011.
Analisando juridicamente, há quem diga que o projeto é inconstitucional, por ofender o princípio de que a lei não pode modificar o ato jurídico perfeito. Outros sustentam que a eleição antecipada foi pura armação e, portanto, passível de ser fulminada.
Argumentos à parte, ao que tudo indica não haverá os esperados conflitos e o mais provável é que tudo se ajeite numa bela composição entre governistas e oposicionistas.
O projeto que estabelece nova data para a eleição da mesa será votado nesta quarta-feira, 24. E, de antemão, já se sabe que o futuro presidente deverá ser Milton Cerqueira (DEM), correligionário do prefeito José Nilton Azevedo.
Mas Roberto de Souza, que seria o presidente da mesa destronada, não ficará a pão e água. Na “casa do povo”, tudo sempre se ajeita…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Loiola, à esquerda: expulsão do PPS.

O presidente da Câmara de Itabuna, Clovis Loiola, foi expulso do PPS em decisão tomada pelo diretório local da legenda. Loiola é acusado de infidelidade partidária e por desvio ético na presidência do legislativo itabunense. Quem anunciou a expulsão de Loiola foi a presidente do PPS em Itabuna, Mariana Alcântara, informa o repórter Fábio Luciano. A decisão ainda careceria de ratificação por parte da Estadual do partido.
Loiola foi julgado por apoiar a candidatura a deputado estadual de um tucano, Augusto Castro, quando a legenda, no sul da Bahia, defendia a candidatura de César Brandão, do PPS. Outro porém: o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou denúncias de corrupção na Câmara apontou “malfeitos” de Loiola.
Dentre as traquinagens de Loiola no cargo de presidente, estão envolvimento na tomada irregular de empréstimos consignados e viagens dele e a esposa, Poliana Barreto, custeadas pelos cofres públicos. O próximo alvo do diretório é o vereador Raimundo Pólvora.
Às 12h31min – A presidenta do PPS itabunense, Mariana Alcântara, informou ao Diário Bahia que a expulsão de Loiola ainda não foi sacramentada. O vereador ainda terá prazo para defesa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A investigação aberta pela Polícia Federal e que desarticulou uma quadrilha de tráfico de mulheres em Buerarema tem a participação de quatro mulheres e um homem. Três delas moram no município e uma quarta reside na Espanha, onde recepcionava mulheres adolescentes e adultas oriundas de Buerarema.
A brasileira que reside na Espanha e recepcionava as aliciadas pelo tráfico é filha da escrivã Dilma Rodrigues Pinheiro. Sara Pinheiro foi presa em Salvador, quando retornava ao Brasil. Ela seria responsável pela “exportação” das vítimas. O esposo de Dilma, Alan Mendes, também foi detido para averiguações, mas foi liberado ainda em Buerarema.
Vilma Ferreira Pinto, irmã da escrivã do fórum local, também foi presa por ter participação no tráfico de mulheres. A quarta mulher é Jocelma Cardoso, conhecida no município como “Selma da Sucata”. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira em Buerarema.
Os detalhes da Operação Nêmesis serão conhecidos ainda nesta manhã. As prisões foram comandadas pela delegada Denise Dias. Quem reside no município diz que é grande o número de mulheres bueraremenses que foram aliciadas pela “rede” e hoje estão na Europa. Uma empregada doméstica aliciada pela quadrilha foi quem denunciou todo o esquema.
Atualizado às 11h24min