Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia, repete prática delituosa que já foi denunciada em outras administrações municipais da região. No contracheque dos servidores, são religiosamente descontados valores referentes a empréstimos consignados, mas o dinheiro não é repassado à instituição financeira. Resultado: o barnabé paga, mas continua inadimplente.
No Código Penal, isso se chama peculato e, na teoria, dá cadeia. O problema é que o costume da impunidade estimula o crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O sindicalista Luiz Fernandes tem andado por Itabuna com uma ficha de filiação ao PCdoB nas mãos. Pretende, a todo custo, fazer com que o jornalista Kleber Torres preencha e assine o documento, tornando-se o mais novo comunista da cidade.
Kleber é direita até a raiz do cabelo, mas caiu na besteira de apostar que a então candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) perderia no segundo turno para José Serra. Ele combinou com Luiz Fernandes, este sim um comunista das antigas, que se filiaria ao PCdoB caso Dilma levasse a melhor sobre o tucano.
Como se sabe, a petista faturou a parada e agora o jornalista foge do sindicalista como o diabo foge da cruz. Mas Fernandes não abre mão de ver Kleber filiado e entoando a Internacional de cor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nélis: ação penal por morte de delegado.

O Ministério Público estadual ofereceu denúncia contra o delegado Nélis Araújo e José Cavalcante de Souza. Os dois são acusados de participação no assassinato do delegado André Serra, executado em 29 de outubro do ano passado numa praça de Ipiaú, no sul da Bahia.
Eles responderão à ação penal que corre na Vara do Júri, Execuções Penais e da Infância e Juventude da Comarca de Ipiaú. O juiz Vicente Reis Santana Filho poderá levá-los a júri popular pelo crime.
De acordo com as investigações, Nélis se juntou a pistoleiros e grileiros da região de Ipiaú para executar o colega André Serra, que havia sido transferido do extremo-sul para Ipiaú, após desavenças com Nélis.
Os dois presidiram, em momentos diferentes, inquérito sobre a série de assassinatos relacionados ao Caso Maurício Cotrim. Já em Ipiaú, Serra começou a investigar os passos de Nélis na região. O arqui-inimigo tinha planos políticos em Ubatã. E teria descoberto “muita coisa”. Devido ao assassinato de André Serra, o ex-delegado regional de Itabuna e Teixeira de Freitas foi preso em agosto deste ano (relembre aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Que a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna eleita no dia 30 de novembro é governista, não há dúvidas. Apesar de contar com o apoio do que resta da oposição, a mesa tem todos os seus cargos ocupados por membros da situação.
Ruy Machado, o possível futuro presidente (porque há outra mesa anteriormente eleita e não se sabe ao certo qual será confirmada), afirma independência, mas suas relações políticas são tão complicadas, que ninguém acredita muito nessa tal liberdade.
Tornou-se versão aceita e difundida que a disputa pela Mesa da Câmara se travou entre duas “facções” do governo Azevedo. Uma liderada pelo secretário da Administração Gilson Nascimento e outra sob o comando da secretária particular do prefeito, Joelma Reis, que na curiosa estrutura da administração municipal tem status de primeira-ministra.
É verdade que esses dois próceres do governo Azevedo vêm duelando há algum tempo e realmente disputaram a Mesa do legislativo, inclusive com loteamento prévio de cargos.
Venceu Machado, o escolhido de Gilson Nascimento. Mas há quem diga que, independente do nome escolhido, há um secretário de Azevedo que não perderia de jeito nenhum. Ele se chama Carlos Burgos, o titular da Fazenda e que, em tese, apoiaria Gramacho…
Em tese, porque alguns fatos sugerem que a coisa não é tão simples. Machado entrou com uma ação judicial contra Roberto de Souza, que reivindica a condição de presidente eleito, com o benefício da anterioridade e sem a mácula de ter invadido o plenário para garantir sua eleição.  E o advogado do autor da ação faz parte do escritório de um certo Carlos Burgos.
Ou seja, tudo em casa… E a independência, ó…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus aparecem na relação de 24 cidades brasileiras que correm risco de sofrer epidemia de dengue no próximo verão. A lista foi divulgada pelo Ministério da Saúde e se baseia nos resultados do Levantamento Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa).
O levantamento detectou que 9,1% das residências de Itabuna possuem larvas do mosquito transmissor da dengue. Em Ilhéus, o percentual de casas com focos do Aedes aegypti alcançou 6,3%. Outro município baiano que pode ter epidemia da doença neste verão é Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, com 5,3% de infestação.
Os percentuais apurados nos três municípios estão bem acima do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 1%. Tanto Ilhéus como Itabuna registraram casos por morte de dengue hemorrágica em 2010. No ano passado, Itabuna enfrentou epidemia que matou 9 pessoas e a cidade registrou mais de 15 mil casos da doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Complexo Porto Sul é, por enquanto, apenas uma "imagem meramente ilustrativa". O Coeso quer celeridade na execução

Um movimento intitulado Coeso (Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região) elaborou uma pequena pauta de reivindicações para apresentar ao presidente Lula em sua estada em Ilhéus, nesta sexta-feira, 10.
A proposta é cobrar celeridade na execução das obras de duplicação da BR-415, manutenção e dragagem do Porto de Ilhéus e construção do Complexo Intermodal Porto Sul.
A lista foi fechada em uma reunião na manhã desta segunda-feira, 06, na sede do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus. Representantes de sindicatos, associações de moradores, parlamentares e governo municipal estão engajados na causa e só falta mesmo articular a entrega das demandas diretamente às mãos do presidente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não obstante a variedade de datas informadas para a visita do presidente Lula a Ilhéus, ao que tudo indica está mesmo batido o martelo para a sexta-feira, 10, à tarde. Um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República estará ainda nesta segunda em Ilhéus para os aprontes finais relacionados à visita. Ele se reunirá com representantes da Secretaria de Governo do município para detalhar a agenda. O prefeito Newton Lima se encontra em Brasília e, por isso, não participa da reunião.
No sul da Bahia, Lula marcará o início das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol). O primeiro lote da estrada de ferro, entre Caetité e Ilhéus, já obteve sua licença de instalação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias rodoviárias Federal e Estadual registraram um total de 12 mortes em estradas sul-baianas no final de semana. Além da tragédia que ceifou oito vidas no acidente com o ônibus que transportava sacoleiros de Itabuna a Caruaru (PE), mais quatro pessoas morreram em colisões ou saídas de pistas.
Uma das mortes ocorreu no trecho entre Maraú-Algodões, da BR-030, quando o motociclista Geso Brás Xavier perdeu o controle de uma Honda Bros. Ele ficou gravemente ferido e a carona, Regina dos Santos Nascimento, 21 anos, morreu no local.
Outras três mortes foram registradas na BAs 262 e 263. No trecho Ilhéus-Uruçuca da BA-262, uma pessoa morreu na colisão de um caminhão e uma moto. O nome da vítima não foi divulgado. Na BA 263, duas pessoas morreram numa colisão no trecho Itororó-Itapetinga. Uma das vítimas chamava-se Getúlio Pereira Cruz, 49. Informações do repórter Costa Filho, do programa Tribuna Livre, da rádio Jornal.
Atualização às 13h50min – Foi identificada a oitava vítima que perdeu a vida no acidente com um ônibus de sacoleiros do sul da Bahia. Etevaldo Gomes Barbosa foi atendido no Hospital de Gandu, no sul da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Virou motivo de piada a última visita de Lula ao sul da Bahia ainda na condição de presidente da República. Já foram divulgadas três datas da vinda do mandatário-mor do País a Ilhéus, para dar a largada na obra de construção da Ferrovia Oeste-Leste. Agora, a última é que Lula virá na sexta-feira (10), à tarde, depois de cumprir agenda em Salvador.
Será?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ari: "foi uma falta de respeito muito grande".

Promete terminar na Justiça o atrito causado pela produção do músico paraibano Zé Ramalho com o vocalista do Cacau com Leite, Ari PB, no último sábado (4), na apresentação no Boca Du Mar, em Ilhéus.
Ari PB entoava a primeira música quando foi obrigado, pelo produtor de Zé Ramalho, a encerrar a apresentação especial. “Foi uma falta de respeito muito grande comigo e com o público”, disse o vocalista do Cacau com Leite ao PIMENTA.
Ari subiu ao palco ainda na apresentação de Zabumbahia, e cantavam Morena Tropicana. Foi quando o produtor levantou o braço e mostrou o relógio, indicando que deveria acabar ali a apresentação.  “Eu perguntei se ele era o dono da casa”. O produtor nada respondeu.
O músico do Cacau com Leite disse não ter entendido a falta de profissionalismo do produtor de Zé Ramalho e, por isso, ainda cantou Volte logo, sucesso da banda itabunense. Foi ovacionado, mas teve que encerrar a apresentação especial antes do esperado.
Ari foi ao produtor exigir explicações, quando finalmente descobriu a “ocupação” do moço. “Disse a ele que deveria ter educação e ser mais profissional, pois o que ele fez não condizia com o posto de produtor de Zé Ramalho”.
O músico grapiúna acionou a sua advogada para que entre com processo judicial contra o produtor. “Espero que a Justiça seja feita. E que ele não faça mais isso nem comigo nem com ninguém”. Eu precisava esclarecer isso ao meu público.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leley: assassinato em ritual (Teixeira News).

O vocalista e empresário da banda Bonde da Tarraxinha, Wesley Pereira dos Santos (Leley Sampaio) foi recapturado ontem, em Teixeira de Freitas.
O cantor era foragido da Justiça e havia sido condenado a 18 anos de prisão em regime fechado por ter matado um homem durante ritual satânico em Itaúna (MG), em 2003. O julgamento ocorreu no ano passado.
Leley morava há quatro anos em Teixeira de Freitas, onde montou um estúdio. A banda comandada pelo empresário e vocalista tinha 14 shows marcados no sul e extremo-sul somente neste mês de dezembro, informao Teixeira News.
Quando foi preso, ontem, Leley admitiu que participava de rituais de magia negra e confessou a morte de um homem. O cantor também era conhecido no extremo-sul por sua veia humorística e produção para emissoras de rádio da região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio da Bahia:
Um adolescente de 15 anos morreu ao cair do terceiro andar em meio à decoração natalina do Salvador Shopping na noite deste domingo (5). O jovem, de prenome Henrique, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu de traumatismo craniano.
O acidente aconteceu por volta das 20h. Segundo lojistas, foi tudo muito rápido e o jovem recebeu atendimento logo – ele estava desacordado, segundo testemunhas. Seguranças do shopping impediram que as pessoas se aproximassem e a decoração foi recomposta antes da chegada da polícia.
Segundo a assessoria do shopping, o jovem estaria escorregando na escada de vidro que liga o piso L2 ao L3, em uma brincadeira conhecida como “surfar no corrimão”, quando caiu. O acidente causou muita confusão no shopping, que estava cheio no momento. Ainda segundo a assessoria do Salvador Shopping, todas as providências foram tomadas para prestar socorro ao jovem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acontece no próximo domingo, dia 12, a partir das 8h30min, em Ilhéus, a terceira edição da Corrida Temática da Costa do Cacau. A prova terá largada na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, e os atletas irão percorrer dez quilômetros, incluindo a Avenida Soares Lopes e as principais ruas do centro histórico ilheense.
O objetivo é exatamente promover uma interação entre esporte e a divulgação do patrimônio histórico-cultural da Terra da Gabriela.
A Corrida Temática distribuirá R$ 8 mil em prêmios, além de notebooks para os primeiros colocados no masculino e no feminino. Juntamente à corrida, será realizada a Caminhada Solidária, que arrecadará alimentos para instituições beneficentes.
Clique aqui para entrar no site oficial da prova, obter informações e até fazer sua inscrição.