Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Deraldo Damasceno, do PSL, foi internado na tarde desta segunda-feira, 14, depois de sentir dores na região do abdome. Segundo a assessoria do parlamentar, ele sofre de diverticulite, uma inflamação no intestino grosso. Após sentir as dores, Damasceno foi encaminhado à UTI do Hospital Português, onde ainda se encontra.

Delegado licenciado, Damasceno tem 60 anos e está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Ele já atuou na 6ª Corpin, em Itabuna, e nos últimos anos ficou famoso por sua atuação como policial no subúrbio de Salvador. A notoriedade conquistada em programas que enfocam o noticiário policial garantiu o mandato do delegado.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Soldado morreu horas depois em hospital de Conquista (Foto Rodrigo Ferraz/Resenha Geral).

O policial militar Ronilson Alves Ribeiro, 37, não resistiu aos ferimentos causados por dois tiros que disparou contra si e morreu ao final da tarde em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Antes de atirar contra a própria cabeça, Ronilson atingiu a ex-esposa, de prenome Maria Aparecida, no interior de uma loja na área central de Conquista.

Ronilson foi levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e chegou a ser anunciada a morte do policial, que conseguiu ser reanimado. O estado dele era grave e veio a falecer no final da tarde. O crime ocorreu por volta das 13h.

Ronilson entrou na loja, disparou contra a ex-esposa e, em seguida, tentou contra a própria vida. Ele foi socorrido e morreu horas depois no Hospital Geral. O estado de Maria Aparecida ainda era considerado grave. A mulher está internada no Hospital São Vicente. Com informações do Blog do Anderson e Resenha Geral.

Tempo de leitura: 2 minutos

Luiz Tito

Sabemos que o Leão é o rei da Selva, porém, quem deveria mandar na “Selva de Pedras”, do estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, deveria ser sempre o Tigre, certo?

Não, engano!

O Vitória deitou e rolou, no aconchego do Colo Colo,  no último domingo,venceu  pelo placar de 3 x1, e, um pouco mais de seriedade de seus atletas, poderia ter aplicado uma goleada histórica no confronto entre ambos.

Um Tigre desnutrido, desdentado e sem garra foi o que a torcida amarela e azul assistiu na tarde de ontem. Domado por seu adversário, o Tigre, virou tigrinho e, para tristeza dos torcedores do sul, principalmente do eixo Itabuna-Ilhéus, o prazer do futebol de primeira divisão aos finais de semana (esse quadrangular da morte é coisa de segunda), foi adiado para 2012. Isso, se o Itabuna subir e o Colo Colo, não cair.

Essa situação é lamentável, já que o futebol, além de paixão, é uma das formas de lazer preferidas de todas as classes sociais. Além de entretenimento, esse esporte universal gera também receitas. Ganha dinheiro a vendedora de acarajés, o vendedor de pipocas, de refrigerantes, o taxista, o mototaxista, o flanelinha etc…

Ganha também o município. Imaginem a mídia que Ilhéus ganhou em 2006, ano que o Colo Colo rugiu de verdade e quebrou a hegemonia futebolística no estado da dupla BA- VI? Jornal A Tarde, Globo Esporte, Fantástico, Revista Placar, Jornal Nacional, Band Esportes, Pimenta na Muqueca, Rádio Globo, enfim, todos os veículos impressos, televisionados, on-lines e falados do país, todos os dias tinham como pauta, o Colo Colo de Ilhéus.

Porém, é preciso mais consciência pública e privada em investir nessas grandes marcas do sul do estado. Fazer o Dragão e Tigre ressurgirem das cinzas e darem voos altos não é um dever, é mais do que uma obrigação. É também um grande investimento de quem ama Itabuna-Ilhéus. Não basta comer filé, é preciso também roer o osso.

Luiz Tito é repórter-fotográfico d´A Tarde e amante do bom futebol.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Azevedo, Augusto Castro, Solla, Luiz Argôlo e Magela na reunião que discutiu o retorno da plena

 

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), bateu nesta segunda-feira, 14, às portas da Secretaria da Saúde da Bahia, para reivindicar o retorno da gestão plena da saúde ao município. Da conversa com o titular da Sesab, Jorge Solla, participaram o secretário municipal da pasta, Geraldo Magela, o deputado federal Luiz Argôlo (PP) e o estadual Augusto Castro (PSDB).

Segundo Magela, que em 2008, quando era secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, votou pela cassação da plena em Itabuna, agora a situação é outra e não há mais justificativa para manter o quadro atual. “Demonstramos que hoje não existem os problemas causadores da retirada da plena, o que foi comprovado pelo secretário Solla”, afirma Magela.

O secretário municipal acredita que, dentro de 60 dias, Itabuna já terá recuperado a gestão plena da saúde, mas isso ainda depende de alguns procedimentos. Primeiro, o município precisa apresentar um plano operativo ao Conselho Municipal da Saúde e aguardar que este emita seu parecer. Posteriormente, a situação será avaliada no âmbito da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que dará a palavra final sobre o caso.

O PIMENTA tentou falar sobre o assunto com a presidenta do Conselho Municipal da Saúde, Maria das Graças Santos, mas não conseguiu o contato.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O processo de criação do PDB (Partido da Democracia Brasileira) segue em ritmo acelerado. Para tratar sobre a seção baiana, cuja implantação é tocada pelo vice-governador Otto Alencar (atualmente no PP), haverá reunião no próximo domingo, 20, a partir das 9 horas,  no Hotel Fiesta, em Salvador.

A nova legenda será o ninho de políticos das mais diversas legendas e tendências, que utilizarão uma importante brecha da regra sobre fidelidade partidária.

Pelo que está estabelecido, o político perde o mandato se migrar para um novo partido… Mas o conserva se a mudança for para um partido novo, como é o caso do PDB.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rua onde aconteceu o crime ficou bastante movimentada (Foto Blog do Anderson).

Um policial militar invadiu a loja no centro de Vitória da Conquista e tentou matar a tiros a própria namorada e depois tentou cometer suicídio. O crime ocorreu no início desta tarde na rua 2 de Julho. Ronilson Alves Ribeiro e a namorada encontram-se internados em estado grave no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O soldado invadiu a loja onde a comerciária trabalha e efetuou os disparos contra o alvo e tentou contra a própria vida.

A equipe médica chegou a dar Ronilson como morto, mas o policial conseguiu sobreviver em seguida a uma parada cardíaca longa, após os profissionais conseguir reanimá-lo. O setor de comunicação do hospital informou ao Blog do Anderson que “felizmente, [Ronilson] sobrevive e está sendo monitorado, embora ainda em estado grave”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa de qualificação profissional Mina de Talentos, da empresa Bahia Mineração em parceria com o Senai, começa a receber inscrições nesta terça-feira, 15. Em Ilhéus, os interessados deverão dirigir-se ao Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual), no bairro do Malhado. Não é cobrada nenhuma taxa.

Os documentos necessários ao candidato são xerox de RG, CPF, comprovante de quitação do serviço militar (homens), além de comprovantes de escolaridade e residência.

Também haverá pontos de inscrição em Caetité (Praça Benjamin Teixeira) e na cidade de Guanambi (Avenida Nilo Coelho). Em todos os locais, o atendimento ao público será prestado de segunda a sexta, no horário das 8h ao meio-dia.

O programa Mina de Talentos irá oferecer um total de 6.500 vagas de formação profissional, visando produzir mão-de-obra qualificada para atuar nas fases de construção e operação do porto e da mina da Bamin. Em Ilhéus, inicialmente haverá oportunidades para capacitação nas áreas de carpintaria, auxiliar civil, técnicas administrativas e marcenaria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiu intensificar a fiscalização contra veículos que rodam com excesso de peso nas vias administradas pelo governo federal. Jeferson Moraes, chefe de policiamento da PRF em Itabuna, afirma que esta é a primeira etapa da Operação Carga Pesada 2011.

De acordo com Moraes, embora a fiscalização tenha sido intensificada nos últimos dois anos, ainda é grande o número de motoristas que incidem neste tipo de irregularidade de trânsito. O resultado são rodovias ainda mais danificadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A TV Cabrália/Record News realizou uma enquete de avaliação dos itabunenses sobre a gestão do prefeito Capitão Azevedo (DEM).

O resultado está publicado no site da emissora, e mostra que o prefeito está em baixa com os telespectadores-internautas.

Os números finais da enquete coincidem com aqueles captados pela Compasso Consultoria, em fins de fevereiro último. Impressiona o percentual de rejeição ao governo.

Eis os resultados:

Ótimo –  6,55%
Bom –  6,55%
Regular –  12,76%
Ruim –  74,14%

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fabiana Vieira é moradora do Novo São Caetano e está pedindo providências urgentes à prefeitura de Itabuna. A situação da Rua D, onde reside, é crítica e comum a todo o bairro: está cheia de valas que ficaram ainda mais profundas depois das últimas chuvas, problema que uma patrulha mecânica resolveria facilmente.

Fabiana é deficiente visual e diz que o abandono do bairro por parte do município dificulta a vida de todos e a dela em particular. “Está difícil a minha locomoção e até mesmo a de vizinhos”. E exclama: “O Novo São Caetano pede socorro!!!”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Essa vem lá do sudoeste baiano. Ontem, agentes que trabalhavam no Complexo Policial de Itapetinga descobriram que manteiga deixou de ser apenas recheio ou ingrediente para um bom prato. Um vaso com o produto seria entregue ao detento Renato Reis. Mas a simples conferência identificou em meio à manteiga recheio mais do que inusitado: chip de celular da operadora Claro e oito cigarros comuns.

O produto foi entregue no Complexo Policial pelo motoboy James Gustavo Rocha. À polícia, ele disse apenas que estava prestando serviço para um homem identificado pelo prenome Solon, que mora no bairro Clodoaldo Costa, também em Itapetinga, segundo a Tribuna. O motoboy foi liberado após o depoimento prestado ao delegado Roberto Leal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Bahia Notícias

Foi publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (14), a terceira lista de municípios que serão beneficiados com a construção de creches e quadras poliesportivas, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A relação, elaborada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contempla nove cidades da Bahia – Alagoinhas, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Serrinha, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis e Juazeiro.

Destas, em apenas uma o prefeito não apoiou o governador Jaques Wagner (PT) nas eleições do ano passado. Trata-se de Iracy Andrade de Araújo (PR), de Campo Formoso, que ficou do lado de Geddel Vieira Lima (PMDB). No grupo dos beneficiados, há também o tucano Paulo Cezar (PSDB), de Alagoinhas, e José Robério Batista de Oliveira (ex-PRTB), de Eunápolis, que contrariaram a determinação de seus partidos nas eleições para apoiar o petista.

Ao todo, serão cinco creches e 15 quadras poliesportivas. Chamou a atenção ainda a quantidade de quadras que serão construídas em Juazeiro – oito, a maior quantidade entre todas as prefeituras do país. Curiosamente, o prefeito da cidade, Isaac Cavalcante de Carvalho, é o do mesmo partido do ministro dos Esportes, Orlando Silva, o PCdoB.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A criação do Partido da Democracia Brasileira (PDB) despertou muita gente interessada em novo abrigo partidário. De origem diversa à do PDT, o deputado federal Félix Júnior afirma que apoia a criação da nova sigla, mas continuará na legenda brizolista.

– Apoio totalmente a criação do PDB, novo partido que terá Otto [Alencar] à frente na BA, uma excelente opção mas, ficarei no PDT, onde fui eleito! – disse, via Twitter.

Na Bahia, o PDB abrigará dissidentes de legendas oposicionistas, como DEM, PSDB e PPS, mas também de governistas, a exemplo do PP, de onde sai o vice-governador Otto Alencar. Este, será o manda-chuva do novo partido que, no plano nacional, tem como principal referência o prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz da Comarca de Buerarema, Antônio Hygino, provocou mais um terremoto na política local. Conforme o Políticos do Sul da Bahia, o magistrado declarou inelegível, por oito anos, o ex-candidato a prefeito José Agnaldo Barreto dos Anjos, Guima (PTB), em processo no qual o petebista é acusado de crime eleitoral em 2008.

Na última disputa daquele ano, Guima ficou em segundo lugar no pleito e era apontado como favorito para prefeito do município sul-baiano em 2012. A decisão é tornada pública às vésperas do juiz deixar a cidade. Ele requereu promoção para a Quinta Vara Cível da Comarca de Itabuna.