Tempo de leitura: < 1 minuto

A inauguração de um bar onde funcionaria uma “locadora de mulheres” causou polêmica na pequena cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Após protestos de políticos, religiosos e parte da população, a prefeitura do município decidiu negar, nesta quinta-feira (31), o pedido de alvará para funcionamento do local.

De acordo com proprietária do bar, Carla Simone Braga, os clientes receberiam, junto com o cardápio, um catálogo com nomes, perfis e telefones de mulheres, mas não teriam quartos à disposição. Após toda a polêmica, Carla desistiu da idéia e resolveu se converter à religião evangélica. Informações do Universo Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um professor que dá aulas particulares em sua residência, na Rua Francisco Benício, próximo ao supermercado Meira, em Itabuna, teve uma péssima surpresa na tarde desta quinta-feira, 31. Ao abrir a porta da casa para um aluno, ele acabou, sem querer, dando oportunidade para um ladrão que se encontrava à espreita.

Armado com um revólver, o bandido entrou na casa e anunciou o assalto.  O larápio levou a moto Honda Bros vermelha, placa NYP-2931, que pertencia ao professor.

A vítima registrou ocorrência logo em seguida, no plantão da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação do ex-chefe de habilitação do Detran de Itabuna, Wesley Andrade, complicou ainda mais com as novas descobertas feitas pela polícia civil. Hoje, foram encontrados mais 200 gramas de cocaína em um VW Gol que estava no caminhão-baú apreendido na noite de quarta-feira, 30.

Ainda ontem à tarde, policiais civis da equipe do delegado regional Moisés Damasceno apreenderam cerca de 400 gramas de cocaína na residência de Wesley, na travessa Juca Leão, próximo ao bairro Mangabinha. No imóvel, também foram encontrados peças roubadas e documentação de veículo em branco.

Além de receptação e tráfico de drogas, Wesley ainda responde pela autoria ou participação em homicídios, dentre eles o de Zenildo Lacerda e Lacerda Neto. As duas vítimas eram tio e primo de Wesley.

Tempo de leitura: 2 minutos

Do Política Et Cetera:

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

O sujeito prevenido acorda em 1º de abril com o espírito armado, esperto para não cair em pegadinha e ficar com cara de trouxa. Diante da primeira história não muito verossímil, é preciso ter pronto aquele ar superior de desdém e mandar na lata do engraçadinho um belo “vá procurar o que fazer!”.

Meu amigo Luiz Conceição, jornalista perdigueiro (não por ser cachorro, mas por ter um faro considerável), estava todo desconfiado com uma notícia publicada no site do jornal espanhol El País. Dizia lá que uma universidade brasileira desenvolvia uma espécie de polímero, feito com banana, abacaxi e coco, para utilizar na indústria automobilística.

Lula duvidou: “rapaz, isso aqui é um 1º de abril clássico”. Mas, depois de uma rápida pesquisa no Google (é bom ser desconfiado, mas não refratário), acabou descobrindo que a notícia é verdadeiríssima. Os pesquisadores brasucas realmente estão elaborando um “plástico” com aquelas inusitadas matérias-primas, para uso em painéis e outras partes dos veículos. Não era piada com os muitos “abacaxis” do país e com os “bananas” que não têm competência para resolvê-los. Aliás, que matéria-prima farta!

O jornalista se lembrou de um 1º de abril impagável, que fez a revista Veja comer a maior barriga nos idos de 1983. Naquele ano, a publicação inglesa New Science inventou a fantástisca história do “boimate”, que seria produzido a partir da fusão de células do boi e do tomate. Isso geraria uma incrível carne que já viria do curral com molho e tudo! Acredite: o responsável pela editoria de ciência da Veja comeu a farofa e a publicou como coisa séria, inclusive entrevistando um biólogo para repercutir a novidade.

Neste 1º de abril, em um debate na Ceplac, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) despertou nosso detector de lorotas. No meio da conversa com cacauicultores, ele contou que, em São Paulo, a Anvisa proibiu os restaurantes de vender galinha ao molho pardo. Segundo o deputado, para aproveitar o sangue da galinha após o abate, só falta agora exigirem a presença de uma equipe composta de cirurgião, anestesista, além de biólogo e outros profissionais graduados.

Para mim, a história seria mais uma pegadinha de 1º de abril, mas… ledo engano. Era pura verdade, em mais uma demonstração de que muitas vezes o que parece absurdo pode ser real.

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA e também escreve no Política Et Cetera.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Carvalho: agora no PRB

O médico ilheense Ruy Carvalho, que havia mudado recentemente do PT para o PV, partido no qual viveu uma curta temporada, decidiu fazer mais uma guinada radical em sua trajetória política, iniciada há muito tempo atrás no antigo MDB.

Sem legenda, Carvalho vinha sendo cortejado pelo PSB da senadora Lídice da Mata. De outro lado, vinham uns chavecos do PT, por intermédio do vereador Alysson Mendonça e do deputado federal Geraldo Simões.

O médico desconfiou que nesses partidos não teria espaço para realizar o projeto que lhe move: ser candidato a prefeito em 2012.

Eis que surgiu o PRB do Bispo Marinho, braço político da Igreja Universal do Reino de Deus. Este, se não ofereceu ao ex-petista um cantinho no céu, pelo menos prometeu a candidatura, o que para Carvalho só vale se não for para negociar depois. Assim ficou garantido e juramentado

Compromisso feito, resta apenas marcar a data para conversão (aliás, filiação) do médico, o que deverá ocorrer nas próximas semanas.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo radialista Gil Gomes, da rádio Santa Cruz de Ilhéus

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vitória da Conquista reduz homicídios em 46,2%, conforme Niac.

Com 306 mil habitantes, Vitória da Conquista conseguiu reduzir em 46,2% o número de homicídios no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2010, segundo o Núcleo de Inteligência e Análise Criminal da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin). Os dados foram divulgados no início da tarde desta sexta, 1º. O número de assassinatos no município caiu de 67 para 36 no período analisado.

O Núcleo de Inteligência e Análise Criminal atribui a queda ao trabalho sistemático de combate ao tráfico de drogas em Conquista. De acordo com as estatísticas, 80% dos homicídios e outros crimes como assaltos ou furtos são cometidos por usuários do tráfico.

Um disque-denúncia criado auxilia a polícia na investigação e solução de crimes. As pessoas acionam o 197 e podem fazer a denúncia de forma anônima. A quantidade de drogas apreendidas aumentou 880% no comparativo entre o ano passado e este ano. Também aumentou o número de pessoas presas em flagrante por tráfico: 61 ante apenas 28.

Além da colaboração da comunidade, a polícia civil trabalha de forma integrada com as companhias independentes da Polícia Militar. Conforme o Núcleo de Inteligência, as ações do Pacto pela Vida reduziram número de assaltos a ônibus (96,4%), roubo de carro (13,2%), motos (29,6%) e roubos em residências (40,7%).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Presidenta tem avaliação pessoal alta em três meses de governo.

A primeira pesquisa CNI/Ibope revela que 74% dos brasileiros aprovam os primeiros três meses de Dilma Rousseff na presidência da República. Ainda de acordo com o levantamento, 12% disseram desaprovar e 14% não souberam ou não quiseram responder.

No quesito avaliação de governo, 56% consideram a gestão de Dilma ótima ou boa, 27% avaliam como regular e o universo dos que acreditam que está ruim ou péssima atinge 5%. 11% não souberam ou não responderam.

O percentual de aprovação ao governo só é inferior ao obtido por Fernando Collor de Melo em fevereiro de 1990: 59%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessos, de dias 20 a 23 de março, em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A CNI/Ibope ainda revela que 64% acreditam que o governo Dilma é igual ao do antecessor, 12% avaliam como melhor do que a gestão de Lula e 13% opinaram que a gestão passada era melhor. O percentual de não souberam ou não responderam chegou a 11%.

68% dos brasileiros acreditam que Dilma fará um ótimo ou bom governo, percentual superior aos 62% aferidos em dezembro. O percentual dos que confiam no governo é similar ao daqueles que aprovam a presidenta: 74%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito de Itabuna e deputado federal Geraldo Simões (PT) participou da abertura do Seminário de Marketing e Propaganda, ontem na Uesc, e desceu o porrete na Rede Globo e na afiliada Rede Bahia.

Na avaliação do parlamentar, as emissoras platinadas jogam pesado contra o desenvolvimento do sul da Bahia ao fazer campanha contrária ao Complexo Intermodal Porto Sul.

O ‘malho’ de Pedinha criou um ligeiro mal-estar: à mesa do evento, havia representante das emissoras – e adicione que a Rede Bahia é uma das patrocinadoras do seminário de marketing.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Anota a edição online d´A Região que Itabuna atingiu, na última quarta-feira (3o), a triste marca de 42 mortes violentas apenas em 2011. E, como na maioria dos casos, a vítima foi um jovem de 22 anos, assassinado com quatro tiros a queima roupa, na Vila Vital Teixeira.

De acordo com a polícia, entre 70% e 80% dos assassinatos ocorridos guardam alguma relação com o tráfico de drogas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

“Nem só os países de Língua Portuguesa promovem suas mudanças ortográficas. As embaixadas de Áustria e Alemanha acordaram, junto ao Ministério da Justiça com publicação no Diário Oficial da União, e o CNJ (Conselho Nacional da Justiça) já comunicou aos cartórios de Notas que somente os oriundos da Áustria e Alemanha poderão usar a letra K nos sobrenomes.

Os descendentes Tchecos e Poloneses terão que substituir a letra K pelo Q de queijo. Na nossa região, o impacto da mudança não será muito grande, porque não existem muitos descedentes de austríacos e alemães, mas haverá muito corre corre nos cartórios do Paraná e Santa Catarina. Aqui, pelo que se tem notícia, os maiores oriundos são os Kruschewsky, que terão que substituir o K pelo Q de queijo.”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas faixas e convites alusivos ao aniversário de 89 anos do PCdoB, os comunistas itabunenses afirmam que são a “bola da vez”. Como já registrou este blog, a mensagem tem tudo a ver com o processo sucessório de 2012, no qual o partido objetiva lançar candidato próprio.

Quem se acostumou a ver o PCdoB acoplar-se ao projeto do PT em Itabuna, nos últimos 11 anos, ainda vê o arroubo de autonomia com ceticismo. E põe o senão, a la Tadeu Schmidt: “resta saber se essa bola da vez é mesmo bola cheia, ou se é bola murcha”…

Só o tempo irá dizer.

Tempo de leitura: 3 minutos

Luiz Tito | luizvitorianotito@gmail.com

Pautado para cobrir uma possível epidemia de dengue na cidade, fui logo informado de que o índice de proliferação do mosquito no município tá abaixo de 1%.

Nessa manhã, acordei e encontrei tudo mudado em Itabuna. O Rio Cachoeira voltou a ser o cartão-postal da cidade, ele está reluzente como a luz do dia, belo e formoso como as ondas do mar. Como foi excelente fazer minha caminhada às suas margens, sem um só buraco na calçada, lixo acumulado e mato numa crescente, e, melhor, ter o prazer de ouvir os pássaros cantando como se fossem uma sinfonia.

Após uma hora deslumbrado com esse lindo cenário, lamentavelmente tive que retornar para casa. Tomei meu banho, me alimentei feito um rei e parti para o batente. Nas ruas, tudo mil maravilhas. Até parecia conto de fadas. Trânsito fluindo maravilhosamente bem, com suas sinaleiras em perfeito estado. Não havia ninguém dormindo nas calçadas e os motoristas dando prioridade aos pedestres que atravessavam as ruas nas faixas. Gentileza benéfica para os cegos e pessoas com outras deficiências.

Cheguei ao trabalho e resolvi dar um rolé em busca de uma boa foto jornalística. Peguei um ônibus, paguei apenas R$ 1,50 e parti para a Vila da Paz. No decorrer da viagem, tudo beleza: ruas sem buracos, tudo asfaltado, ônibus limpo, todo organizado e o melhor nisso tudo foi a informação passada pelo cobrador: “não teremos aumento no preço da passagem tão cedo”.

Ao chegar à Vila da Paz, que maravilha!, a paz reina no local, assim como em todos os outros bairros periféricos do município. Não poderia ser diferente, afinal, as nossas polícias estão muito bem equipadas, com armas de primeiro mundo, viaturas blindadas e um efetivo acima da média. No local, há anos que ninguém é assassinado. É só alegria.

Pautado para cobrir uma possível epidemia de dengue na cidade, fui logo informado de que o índice de proliferação do mosquito no município tá abaixo de 1%. Leptospirose?  Que bicho é esse? No bairro Jaçanã, os escorpiões são criados em cativeiros e exportados para países adeptos desse prato. No Antique, seus moradores viraram especialistas em cobras e as mandam direto para o instituto Butantã. Esse negócio ta rolando muita grana.

A pauta da dengue caiu e fui designando a ir ao famoso bairro Califórnia, o nome é tão sugestivo que tem até a Nova Califórnia. Fiquei deslumbrado com o local, é coisa de Hollywood, o cenário é bem apropriado para a produção de bons filmes. Fui informado que os políticos todos os dias estão no pedaço. Lá, a assistência é constante, não falta nada e, assim como na Vila da Paz, a paz também é predominante no local.

Montei no cavalo e parti para o futebol. Logo de cara, encontrei no estádio Luís Viana Filho (coisa de primeiro mundo, a FIFA já aprovou e teremos jogos da Copa ) placas de publicidades do poder público e de empresas privadas que estão unidos na luta do Itabuna para retornar à Primeira Divisão. Falaram-me em off, que estão trazendo algumas feras renomadas para reforçar o elenco.

Nas escolas, tudo informatizado, professores alegres com os seus salários e ensino “de prima”. A nossa saúde, que esteve doente, como num toque de mágica, levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima, e hoje o diagnóstico é outro. Mudou para melhor.

E como todos os anos aqui tem carnaval, festa que agita a rede de hotelaria, restaurantes, bares e afins, conseqüentemente gera trabalhos e receitas para a terra de Jorge Amado, só me resta lembrar-se dessa música: Eu queria que essa fantasia fosse eterna. …Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado, um sonho de um sonho, magnetizado. Na verdade, não sonhei. Hoje é primeiro de abril! 

Luiz Tito é repórter-fotográfico da agência A Tarde e sonha com uma Itabuna melhor.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Chuvas e tráfego intenso de caminhões provocou cenário de "terremoto" na José Coelho.

Quem trafega pela rua José Coelho, no Santo Antônio, em Itabuna, tem sofrido riscos com o estado crítico do calçamento da via. A rua dá acesso ao Abrigo São Francisco de Assis. O calçamento está afundando devido às chuvas de 10 dias atrás e o tráfego intenso de caminhões das obras do residencial Colina Park.

O paralelepípedo começou a destravar (soltar) com a erosão do solo e o tráfego de veículos pesados. Carros de pequeno porte enfrentam dificuldades para circular pela via. Uma enorme cratera “ganha corpo”.

A rua José Coelho, além de acesso à obra do Colina Park e ao Abrigo São Francisco, também abriga empresa gráfica e trata-se, ainda, de uma via usada por estudantes de cursos preparatórios para concursos. As pedras de paralelepípedo soltas são também um risco para quem por lá trafega.

Lá vai o calçamento "descendo a ladeira" e levando aflição a moradores e pedestres.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) estará logo mais no auditório do Cepec, na rodovia Ilhéus – Itabuna, participando de um debate sobre o projeto do novo Código Florestal, do qual é relator. O evento, previsto para começar às 9 horas, é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau (APC), com apoio da Ceplac, site Mercado do Cacau e institutos Cabruca  e Biofábrica.

O debate dará ênfase às previsões do futuro Código relativas aos sistemas agroflorestais, como a cabruca.