Tempo de leitura: < 1 minuto

Liderança do PCdoB no movimento estudantil, Hellade Xavier entrou em contato com o PIMENTA para esclarecer que está na banda do partido contrária ao reajuste da tarifa do transporte coletivo em Itabuna. “Nós não fazemos parte do Conselho Municipal de Transportes nem votamos a favor do aumento”, afirmou a estudante.

De fato, os membros do partido que fazem parte do Conselho representam o Sindicato dos Comerciários (Gilson Araújo) e a União das Associações de Bairro de Itabuna (Edson Gomes, o Pule). Foram estes os comunistas que votaram a favor do aumento e este blog supõe que não o fariam sem a orientação da legenda.

Ou seja, o PCdoB escalou alguns filiados para votar a favor do reajuste e outros para brigar contra o decreto que o autorizou. Continua complicado…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O contribuinte itabunense que optou por pagar o IPTU deste ano de forma parcelada deve ficar atento. Apesar da primeira parcela ter vencido na semana passada (dia 20), o prazo para pagamento da segunda vence nesse sexta-feira (29). É isso ou terá de pagá-la com juros e multas. Resumindo: desrespeito ao contribuinte.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Local onde o adolescente Joilson Batista foi assassinado (blog Notícias de Barra do Rocha)

A violência associada ao tráfico de drogas chegou de vez também às pequenas cidades, como a antigamente pacata Barra do Rocha, que fica na região de Ubatã, sul da Bahia, e tem pouco mais de 6 mil habitantes.

Na noite desta quinta-feira, 28, o jovem  Joilson Batista de Oliveira, de apenas 15 anos, foi alvo de tiros quando se encontrava num ponto de ônibus com a namorada. Os autores dos disparos teriam chegado encapuzados, em um carro preto.

O menor foi conduzido para o hospital de Ubatã, mas chegou sem vida. A namorada conseguiu fugir do local onde ocorreu o homicídio, mas a polícia suspeita de que o objetivo dos assassinos era matar somente Joilson Batista.

Segundo o blog Notícias de Barra do Rocha, há indícios de que o crime esteja relacionado ao tráfico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha:

Os Correios estão autorizados, a partir de hoje, a montar uma empresa de telefonia celular, a ter uma frota de aviões própria para o transporte de carga e a investir na construção do trem-bala.

A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.

A permissão consta em medida provisória assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, que reforma o estatuto dos Correios, de 1979.

Clique AQUI e leia matéria completa (se for assinante da Folha ou UOL).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Rio de Janeiro, que vai sediar as Olimpíadas de 2016 e as finais da Copa 2014, acaba apresentar uma grande inovação no futebol: jogo à meia-noite. É o que está acontecendo no Engenhão, onde Fluminense e o paraguaio Libertad se enfrentam valendo a primeira partida da segunda fase da Libertadores. E tudo porque, pela segunda vez consecutiva, falt energia elétrica no estádio. A primeira, lembremos, ocorreu no domingo passado, no Fla-Flu.

Tempo de leitura: < 1 minuto


O espetáculo de ilusionismo, as trapaças, as articulações dos partidos em torno da sucessão municipal de 2012 em Itabuna são tema da edição deste final de semana da revista Contudo. No picadeiro, os prefeituráveis de PT, PCdoB, PMDB, PP e DEM. Cada um tenta vender o seu peixe para atrair “público” às sessões do circo do próximo ano. E a revista conta como cada um deles quer se apresentar ao eleitor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) publicará na edição de amanhã (30) do Diário Oficial do Estado a relação de mais 700 profissionais aprovados aprovados no último concurso público do setor. Os convocados deverão se apresentar na sede da Sesab, em Salvador, na quarta ou quinta (dias 5 e 6) para imediata contratação.

Pelo cronograma da secretaria, 3 mil concursados serão chamados até 2013. Estes profissionais vão substituir os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um deslizamento de terra no entorno da rodoviária de Ilhéus prejudicou o trânsito durante boa parte da tarde no terminal e nos acessos a Itabuna e às praias do Norte, incluindo Serra Grande e Itacaré. Uma empresa que presta serviços à Coelba estava no local refazendo as redes de distribuição de energia elétrica danificadas.

O trânsito transformou-se num verdadeiro caos entre as 14h e as 16h, com agentes de trânsito tentando botar ordem na coisa. Só que em vez de fluir o tráfego em mão de contramão pela conhecida rua do Mosquito, ônibus, caminhões e veiculos de passeio tinham que fazer malabarismo para se dirigir a Itabuna ou às praias do Norte,  tal a “desinteligência” do desvio criado.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sena: preferência entre os leitores.

Está encerrada a enquete sobre quem o PCdoB deveria lançar como candidato a prefeito de Itabuna. A maioria dos 1.239 votos apurados indica preferência pelo ex-vereador e diretor do Sindicato dos Bancários, Luís Sena, que em 2008 ocupou a vice na chapa encabeçada pela petista Juçara Feitosa. Agora, os comunistas dizem não haver possibilidade de repetir a parceria com o PT na cabeça.

Na enquete do PIMENTA, Sena teve 40% dos votos, seguido de perto pelo vereador Wenceslau Júnior, que somou 34% das preferências. Em terceiro e último lugar ficou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, que seria o melhor candidato comunista para 26% dos leitores.

A partir deste momento, o blog quer saber quem deve ser o candidato do PT a prefeito de Itabuna. As opções são Geraldo Simões, Juçara Feitosa e Vane do Renascer, e a escolha é sua. A enquete está no lado direito do blog. Boa votação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Nilton e Martinelli, à esquerda, deram um alô ao casal real britânico…

Diretamente de Londres, o empresário Nérope Martinelli e o memorialista Nilton Ramos (Nilton Jega-Preta), dirigentes do bloco Casados I…Responsáveis, mandam notícias do casamento do príncipe William com a agora duquesa Kate Middleton.

“Infelizmente, nem todos da bateria do Casados I…Responsáveis puderam ir, mas apresentamos nossas sinceras desculpas à realeza”.

A bateria do I… Responsáveis fizeram questão de presentear o casal com suvenirs do sul da Bahia e que lembram também o mais tradicional bloco carnavalesco de Itabuna. “Eles agradeceram muito as doses de catuaba selvagem, o mel de cacau e o chocolate concentrado”. O bloco chega a Itabuna na próxima segunda e promete uma exposição de fotos… Coloridas, claro!!!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Para melhorar um pouco sua imagem com o funcionalismo municipal, o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, anunciou que o governo fará nesta sexta-feira, 29, o pagamento dos salários de toda a folha de pessoal. A promessa é de que o dinheiro estará nas contas bancárias a partir das 18 horas de hoje, antevéspera do feriado do Dia do Trabalhador.

Na verdade, o calendário de pagamentos de salários começou a se normalizar no início deste ano, depois que Geraldo Pedrassoli assumiu a Secretaria da Fazenda. Antes, sabe-se lá porque, o dinheiro nunca sobrava para pagar os barnabés em dia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O reajuste que passa a vigorar no preço das passagens de ônibus urbanos em Itabuna a partir deste sábado, 30, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal dos Transportes, que tem entre seus integrantes lideranças comunitárias e sindicais ligadas ao PCdoB.

Hoje, véspera da majoração da tarifa, o mesmo PCdoB articulava protesto, exigindo a revogação do aumento. Uma curiosidade: como é que pode o mesmo partido que aprovou no conselho fazer parte da manifestação contrária?

Desse jeito, fica parecendo que há dois PCdoB ou que o protesto de hoje foi só para enganar a “classe trabalhadora”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As atividades referentes ao Dia do Trabalhador começam nesta sexta-feira, 29, em Itabuna. Às 15 horas, sindicatos ligados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil abrem a série de eventos com uma manifestação na Praça Adami.

Para este sábado, 30, a partir das 18 horas, está agendado o 1º Encontro Gospel dos Trabalhadores de Itabuna, que acontece na Vila Olímpica com a presença de bandas e cantores evangélicos.

A programação culmina no domingo, 1º de maio, com uma festa que começa às 8 horas da manhã na sede da Usemi. Está agendada a participação das bandas Nova Era, Bis e Zabumbahia.

Também na Usemi, alunos da FTC vão oferecer aos trabalhadores serviços de assessoria jurídica, fisioterapia, aferição da pressão arterial e teste de glicose. Haverá ainda no local atendimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Sine/Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

 

De repente, num ato cinematográfico, ele se joga nas águas.

 

José de Almeida Alcântara (1904-1968), o maior populista da história do sul da Bahia, (duas vezes prefeito de Itabuna e uma vez deputado) costumava se emocionar em quase todos os discursos.

Certa vez, numa sala de aula formada por crianças no colégio Emílio Garrastazu Médici (é vergonhoso uma instituição de ensino permanecer com este nome), o prefeito falou sobre educação e, quando se lembrou de uma negra que dele cuidava, chorou.

Calmamente, puxou um lenço branco do bolso e enxugou as lágrimas.
Alcântara foi o protagonista das duas maiores ações demagógicas que já ouvi falar na história política. Na primeira, um engraxate lustrava seus sapatos na Avenida do Cinquentenário quando um eleitor se aproximou e pediu dinheiro. O prefeito argumentou que já havia feito as doações do dia e puxou as partes internas dos bolsos vazios. Mas, observando que o pedinte estava descalço, surpreendentemente, tirou os sapatos e entregou-lhe.

Alcântara não tirou as meias e foi caminhando para sua casa na rua Ruffo Galvão. Os cabos eleitorais fizeram o maior barulho e saíram espalhando a noticia sobre a bondade daquele “santo homem”.

Outra cena (esta parece ficção) aconteceu em Itapé, à época distrito de Itabuna. O Rio Colônia estava cheio e o prefeito foi ver a situação das pessoas que moravam às suas margens. Uma moça começa a se afogar. Alcântara ameaça se atirar ao rio para salvá-la, mas ninguém leva a sério a encenação. De repente, num ato cinematográfico, ele se joga nas águas. O mais grave: não sabia nadar, detalhe que quase provoca a morte da pobre moça já que os salva-vidas deram prioridade ao “herói”.

 

Marival Guedes é jornalista.