Tempo de leitura: < 1 minuto

Lúcio vira vice-líder no Congresso.

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) foi escolhido vice-líder do governo no Congresso Nacional. O parlamentar, que também é presidente estadual do PMDB, credita a escolha à “conduta de defesa da presidente Dilma Rousseff” no parlamento.
Lúcio disse estar “lisonjeado com a indicação” e antecipou que manterá sua postura de combate ao governo do petista Jaques Wagner na Bahia.”Fico muito feliz de ter meu trabalho reconhecido”, disse, por meio da assessoria. “Vou fazer todo o possível para superar esse desafio”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador  Jaques Wagner fez jus à fama, nesta noite, na abertura do Festival do Chocolate em Ilhéus. Ao discorrer sobre as propriedades do cacau, ensinou receita de tira-gosto para saborear com uísque. Dizia ele que basta torrar a amêndoa com um pouquinho de sal e preparar gelo e o legítimo escocês.
Depois, confessou:
– Eu ainda não comi o tira-gosto, mas o uísque eu já bebi.
A plateia, conhecedora da sede do novo cidadão baiano, não segurou o riso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner voltou a prometer a construção da segunda ponte Ilhéus – Pontal. Diante do prefeito Newton Lima e de um auditório lotado no Centro de Convenções, o gestor baiano declarou que “a construção da ponte é um compromisso assumido” e será iniciada em breve.
Wagner disse que a obra somente ainda não foi iniciada porque não havia projeto. “O projeto não estava pronto, mas vai ficar pronto porque já encomendamos”.
Dirigindo-se ao prefeito, o governador afirmou: “pode escrever que antes de você sair da Prefeitura, vai ver essa ponte começar a ser construída”. Lógico que não vai ter tempo de inaugurar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia conseguiu virar o jogo na Ressacada em apenas dois minutos no primeiro tempo, mas vacilou na segunda etapa e acabou empatando com o Avaí, há pouco. O placar deixou o time ainda longe do grupo dos melhores do campeonato e da zona de classificação para a Libertadores 2012.
O primeiro gol do jogo foi marcado por Rafael Coelho, aos 19 minutos do primeiro tempo. O Bahia conseguiu empatar aos 23min, com “Júnior Diabo Louro”, e ampliar aos 25 numa cabeçada certeira de Paulo Miranda. O Avaí empatou aos 13 do segundo tempo, com Gustavo Bastos.
O resultado deixou o tricolor baiano em 11º, com 9 pontos. A rodada ainda não foi encerrada. Pior para o Avaí, vice-lanterna com 3 pontos. O tricolor baiano volta a jogar no sábado, às 16h, contra o Botafogo, no estádio de Pituaçu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mesa oficial na abertura do evento (foto Maurício Maron)

Nesta sua terceira edição, o Festival do Chocolate da Bahia traz a proposta de expandir suas fronteiras. A intenção, segundo o publicitário Marcos Lessa, da M21 e do Convention Bureau, é dar ao evento uma dimensão nacional.
Tem a ver com essa estratégia a presença de jornalistas da grande imprensa, inclusive especializada, no evento. Entre outros veículos, mandaram profissionais para cobrir o festival o Correio Braziliense, o Jornal do Commércio (Recife) e o Estado de Minas.
As publicações Jornal de Turismo (Porto Alegre), Mercado e Eventos (São Paulo) e o site especializado em turismo Brasilitur também estão na cobertura, que também conta com uma equipe especializada em turismo e gastronomia do jornal A Tarde, de Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora ilheense Brena Gonçalves brilhou na abertura do III Festival do Cacau da Bahia, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus. Logo em seguida à apresentação da intérprete, outro momento marcante nessa abertura: de pé, o público acompanhou a execução do Hino Oficial da Bahia (o belíssimo Hino ao Dois de Julho).
O site Mercado Cacau transmite ao vivo o evento. Para assistir, clique aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Devido ao atraso, foi limitado em 15 minutos o tempo da entrevista coletiva do governador Jaques Wagner no Festival do Chocolate. Só que o barbudo se superou em matéria de concisão: exatamente 8 minutos e 56 segundos depois de iniciado o pingue-pongue com a imprensa, a coletiva foi encerrada.
Também por conta da exiguidade do tempo, houve limitação de quantidade e tema das perguntas. Apenas uma por jornalista e exclusivamente sobre o festival.
Gente que queria aproveitar a oportunidade para perguntar sobre assuntos como a segunda ponte Ilhéus – Pontal, a duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna e o abandono da BR-251 (uma rodovia federal estadualizada) ficou na saudade.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prevista para começar às 19 horas, a entrevista coletiva com o governador Jaques Wagner no Centro de Convenções de Ilhéus ainda não iniciou. No local, acontece hoje a abertura oficial do III Festival do Chocolate da Bahia.
Wagner chegou ao Centro pouco antes das 20 horas e, no momento, dá um passeio pelos estandes do festival. Em ritmo lento.
Jornalistas que esperam pelo governador na sala de imprensa aproveitam para fazer piada com a demora. Dizem que o governador está mais tranquilo, fazendo jus ao recém-adquirido título de cidadão baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A coordenadora do curso de Direito da Unime-Itabuna (ex-Facsul), Fernanda Lima, discorda da conceituação emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no exame realizado em dezembro do ano passado. Ontem, a OAB divulgou a lista de 90 faculdades reprovadas no exame aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O curso de Direito da Unime situou-se entre os dez com zero de aprovação na Bahia.
Apenas um aluno do curso da Unime participou do Exame e, segundo a coordenadora, não possuía aptidão para fazer o exame. “Nosso curso ainda está no oitavo semestre. O aluno não poderia fazer a prova porque ainda estava no sétimo semestre”, diz a coordenadora. Apenas estudantes do nono semestre de Direito são autorizados a fazer a prova, de acordo com a professora.
O aluno não foi identificado pela faculdade. Ele passou na primeira fase do exame, mas foi reprovado na segunda etapa. “Se o aluno é treineiro e do sétimo semestre, não poderia constar na avaliação, pois nem mesmo quando concluísse o curso teria direito à carteira de advogado”, afirma a coordenadora do curso. A Unime cobrará da OAB Nacional uma explicação sobre os critérios para avaliar o curso mesmo com o aluno considerado não-apto.
O PIMENTA entrevistou o presidente da subseção itabunense da OAB, Andirlei Nascimento. Ele confirmou o resultado atribuído à Facsul.  O presidente da entidade disse uma explicação quanto ao conceito da faculdade deverá ser obtido com a nacional da OAB ou a Fundação Getúlio Vargas (FGV),  que aplicou as provas.

Tempo de leitura: < 1 minuto


Lira: integração entre polícias e comunidade.

A taxa de homicídio na área atendida pelo Ronda no Bairro caiu em mais de 50% na região do São Caetano, desde quando foi lançado o programa, segundo o comando da Polícia Militar em Itabuna.

O programa foi implantado em 18 bairros situados à margem direita do Rio Cachoeira (região do São Caetano) e conseguiu reduzir de 19 para 9 o número de homicídios na área abrangida. “Mas ainda continua alto”, reconhece o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Inácio Paz de Lira Júnior, numa entrevista exclusiva ao PIMENTA.
A polícia comparou os cinco meses anteriores ao Ronda no Bairro e os dez meses iniciais do programa. Entre março e agosto, foram 19 homicídios. Nos cinco primeiros meses do programa, caiu para 14 e nos últimos cinco meses (até maio último) ocorreram nove homicídios.
Reportagem completa sobre as ações contra a violência no município você confere neste final de semana no blog. A polícia diz o que foi feito para reduzir o número de homicídios na região e cita as deficiências de infraestrutura da cidade como entrave na guerra contra o crime. Os moradores falam do programa e dá sugestões para aperfeiçoar o programa que ainda é tido como piloto, segundo o comandante.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois do afastamento de quatro integrantes do Ministério dos Transportes, caiu nesta tarde o titular da Pasta, o senador Alfredo Nascimento (PR). O pedido de exoneração foi entregue à presidenta Dilma Rousseff em “caráter irrevogável”. Na missiva, o ministro-senador autoriza a quebra dos sigilos bancário e fiscal.
A saída de Alfredo era esperada, mas a denúncia de privilégios e aumento extraordinário da fortuna do filho do político, Gustavo Morais Pereira, foi a mão que faltava. As denúncias de corrupção no ministério pipocaram em edição do final de semana da revista Veja.
Dois nomes são cotados para substituir o ministro-problema e sua turma: o senador Blairo Maggi e o secretário executivo do ministério, o baiano Paulo Sérgio Passos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem, às 11h30min, marginais assaltaram uma farmácia na praça da Califórnia, em Itabuna. Os meliantes prenderam funcionários, dono e clientes no banheiro do estabelecimento.
Há um posto da Polícia Militar em frente à farmácia. Os policiais nada viram. Isso, porque – a mando e ao gosto do chefe -, a entrada da companhia de polícia agora se dá num trecho de rua transversal à praça, que ficou desprotegida.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Como se diz por aí, “alegria de pobre dura pouco”. Logo após comemorar o convite para embarcar no mesmo voo do governador rumo a Ilhéus, a deputada Ângela, seu filho Marão e o prefeito Newton Lima foram comunicados que rolou uma espécie de “overbooking”.
Resultado: a vaga no avião de Jaques Wagner foi reservada a outras autoridades e os ilustres representantes ilheenses tiveram que se virar.
Marão e Newton Lima providenciaram suas passagens em voo comercial, enquanto a deputada se juntou a outros parlamentares num voo fretado. Além dela, vêm a Ilhéus os deputados Rosemberg Pinto, Fátima Nunes, entre outros.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Cemepi vinha pagando funcionários graças a empréstimos. Não dá mais para continuar

O Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) poderá fechar as portas a qualquer momento. A notícia triste foi transmitida aos funcionários nesta terça-feira, 5, pela diretoria do hospital.

Sufocado pela falta de recursos, o Cemepi se arrasta desde que Itabuna perdeu a gestão plena da saúde, há três anos. A instituição sobrevive quase exclusivamente com os atendimentos prestados via Sistema Único de Saúde (SUS), que estão longe de cobrir todas as despesas. Há dívidas acumuladas com funcionários e fornecedores, sendo que os últimos pagamentos foram realizados graças a empréstimos.
Na reunião de ontem, a diretora do hospital, Lícia Mastique, disse que não seria mais possível seguir em frente com o rombo financeiro do Cemepi só aumentando.
Segundo a pediatra Thayane Mara Reis, o Cemepi realiza mensalmente cerca de 5 mil consultas e cada uma delas é remunerada a R$ 11,00 pelo SUS.  Na tentativa de conseguir algo mais para assegurar a sobrevivência da instituição, sua diretoria solicita há quatro meses um auxílio do Governo do Estado, mas até o momento nada foi sinalizado.
Logo mais, no Centro de Convenções de Ilhéus, vereadores itabunenses aproveitarão a presença do governador Jaques Wagner para lhe apresentar novo pedido de ajuda para o Cemepi. A esperança é convencê-lo da importância do hospital pediátrico, que atende 98% de seus pacientes pelo SUS.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-vereador e prefeiturável Luís Sena (PCdoB) foi surpreendido nesta semana durante visita à Diretoria Regional de Educação (Direc 7), em Itabuna. O órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação é coordenado pela presidente do PT local, Miralva Moitinho, o que, naturalmente, já daria margem a boatos. Quem não perdeu a chance foi o colega de legislativo itabunense, Emanoel Acilino – que convidou Sena para o PT. “Aqui você não será fritado”, brincou.
Também em tom de galhofa, Sena respondeu que aceita entrar no PT. Para isso, aguardaria convite do presidente nacional, Rui Falcão, e do presidente de honra, Lula, além de chancela da mandatária-mor do Brasil, Dilma Rousseff. Acilino já iniciou os contatos com a cúpula petista…