Tempo de leitura: < 1 minuto

A decisão da juíza da Vara do Júri da Comarca de Itabuna, Cláudia Panetta, de soltar presos sem oitiva de promotor foi considerada pelo Escritório do Ministério Público Estadual (MPE) “desserviço à sociedade, que clama por justiça”.
A juíza havia marcado audiências para esta semana, mas a promotora titular, Cínthia Portela, estava doente e apresentou licença médica. A magistrada alegou excesso de prazo e pôs pelo menos dois réus em liberdade. O escritório do MP diz que a medida da juíza Cláudia Panetta é “incompreensível (…) em razão de uma licença saúde de apenas 05 dias”.
– A ausência de Membros do Ministério Público em razão de doença, com apresentação de licença médica, está de acordo com a legislação e não constitui razão para soltura de réus, mas simples remarcação das audiências, tal como ocorre nas férias e licenças dos magistrados – diz o MP, em nota.
Em nota, o Escritório do MP questiona a produtividade da Vara Criminal. “Das 195 audiências marcadas na Vara do Júri, no ano de 2010, apenas 115 foram realizadas na data marcada, inclusive por afastamentos da juíza titular”. Nestas oitenta audiências, observa, “não houve, salvo engano, relaxamento de prisões em decorrência de tais adiamentos”.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO MP

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gileard foi assassinado com seis tiros (Reprodução Radar Notícias).

Gileard Trindade da Cruz Sampaio, de apenas 17 anos, foi assassinado hoje à tarde, no bairro São Lourenço, em Itabuna.  Dois homens efetuaram seis disparos contra o jovem, que estudava no colégio Josué Brandão.
A polícia diz que Gileard estava envolvido com o crime e fora proibido de entrar no São Lourenço, apurou o Radar Notícias. Ele residia na avenida Itajuípe, no Santo Antônio. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para necropsia, e depois liberado para sepultamento.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ministério Público do Estado da Bahia

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Os representantes do Ministério Público em Itabuna estranharam a informação vinculada na imprensa, referente à soltura de presos, pela Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Itabuna, em decorrência do não comparecimento de Promotor de Justiça. A ausência de Membros do Ministério Público em razão de doença, com apresentação de licença médica, está de acordo com a legislação e não constitui razão para soltura de réus, mas simples remarcação das audiências, tal como ocorre nas férias e licenças dos magistrados.
A soltura de réus de modo temerário, deve ser entendida, neste contexto, como um desserviço à sociedade, que clama por justiça. É incompreensível a liberação de réus em razão de uma licença saúde de apenas 05 dias. Na verdade, o que se deve questionar, e que certamente exerce especial influência na ocorrência de excesso de prazo, é a produtividade da referida Vara Criminal. Das 195 audiências marcadas na Vara do Júri, no ano de 2010, apenas 115 foram realizadas na data marcada, inclusive por afastamentos da juíza titular. Ou seja, 80 audiências não foram realizadas na data estabelecida, conforme dados do próprio Tribunal de Justiça da Bahia,  não havendo, salvo engano, relaxamentos de prisões em decorrência de tais adiamentos (http://www5.tj.ba.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=77599&Itemid=279).
A título de exemplo, pode-se mencionar, ainda, a quantidade de sessões do Júri realizadas em Itabuna no ano de 2010, apenas 12, contra 45, realizadas na Vara do Júri de Ilhéus. Em outras palavras, os números referentes à Comarca de Itabuna, no ano de 2010, são inexpressivos quando comparados com a produtividade, tanto do anterior juiz titular desta Vara, que ainda acumulava competência na área da Infância e Juventude e Execuções Penais, quanto do juízo da Vara do Júri de Ilhéus.
A alegação de que o Ministério Público é uno e indivisível e que, portanto, deveria haver Promotor na audiência também é falaciosa, uma vez que os Promotores de Justiça não possuem o dom da ubiquidade e não podem estar em duas audiências ao mesmo tempo, visto que exercem atribuições em outras Varas Criminais e Civis.
Mais estranho ainda foi a referência a eventual impedimento ou suspeição da Promotora em relação ao advogado, questão essa absolutamente restrita a discussão processual, pois, é fato notório, que  a juíza titular daquela Vara se declarou suspeita  para julgar inúmeros processos em que atuavam mais de cento e cinquenta advogados militantes nesta comarca, fato que gerou forte reação da OAB.

Sendo o que tinha a esclarecer, na oportunidade, o Ministério Público reafirma o compromisso institucional  de continuar atuando com a independência garantida na Constituição Federal, sempre com o necessário bom senso, responsabilidade e respeito ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, e zelando pelo interesse público, no âmbito de sua função de guardião da sociedade.

13ª PROMOTORIA REGIONAL DE ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Bahia Notícias:
Apesar da decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 15 de agosto pela cassação da prefeitura Ioná Queiroz (PT), de Camamu (baixo sul do estado), por abuso de poder econômico e político, ela se mantém no cargo. Em decisão publicada nesta sexta-feira (16), o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, decidiu suspender a ordem pela destituição da petista até que sejam julgados os embargos declaratórios interpostos pela defesa da prefeita. “A jurisprudência desta Corte autoriza, em casos excepcionais, que se aguarde (…) para que ocorra a execução do acórdão”, afirmou o magistrado, na decisão. A prefeita, condenada por ter distribuído alimentos e roupas durante a campanha eleitoral de 2008, chamou a Justiça de “corrupta” em reunião com correligionários, após a decisão desfavorável.

Tempo de leitura: < 1 minuto

– Município registrou 1.052 agressões contra
a mulher em 2011, segundo a polícia

A “Marcha das Vadias” em Itabuna já tem data definida e convocação intensa por meio das redes sociais, como o Facebook. O movimento de protesto será realizado no dia 8 de outubro, às 10h, com concentração no Jardim do Ó e caminhada pela avenida do Cinquentenário.
As discussões e organização do evento começaram em agosto, após a Bahia registrar a primeira “Marcha…”, no 2 de Julho, em Salvador. A mobilização envolve grupos de pessoas sensíveis ao combate à violência contra a mulher. O município registrou 1.052 agressões contra a mulher em 2011, segundo a polícia.
As líderes locais explicam que a Marcha das Vadias trata-se de movimento que começou em Toronto, no Canadá, após um policial alertar estudantes sobre a probabilidade de estupro por estarem se vestindo como “vagabundas/vadias” (slut).
Na interpretação do policial, vestir-se como “vagabunda” ou “vadia” seria trajar, veja só!, calça justa, minissaia ou blusa decotada, por exemplo. O alerta ocorreu em meio à sequência de estupros na universidade local. A comunidade acadêmica reagiu à fala da autoridade policial com a Marcha das Vadias (SlutWalk). O movimentou ganhou o mundo.
A organização do movimento em Itabuna diz que a Marcha protestará contra “toda sorte de violência que as mulheres sofrem”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será realizado na próxima terça-feira, 20, em Itabuna, o sorteio de cerca de 400 famílias para assinatura de contrato habitacional com a Caixa Econômica, dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O sorteio será realizado a partir das 9 horas, no Grapiúna Tênis Clube.
Após a assinatura do contrato com a CEF e a vistoria dos imóveis, as famílias sorteadas ocuparão os apartamentos do condomínio Pedro Fontes I. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Itabuna, as unidades estarão prontas para morar num prazo de 30 dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os organizadores da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita) realizam neste sábado, 17, em Itabuna, uma desfile pelo centro da cidade, com o objetivo de divulgar o evento programado para começar no final deste mês.
Os participantes do desfile saem do Jardim do Ó, às 10 horas, e vão percorrer a Avenida do Cinquentenário e a Beira-Rio. Animais, charretes e um minitrio com a Turma da Festa do Cafona estarão na passeata.
A Expofenita será realizada de 25 de setembro a 2 de outubro, no Parque Antônio Setenta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geraldo, Bento Ribeiro, Juçara e Cícero na audiência para discutir barragem.

O contrato para a construção da barragem do rio Colônia, em Itapé, será assinado ainda em novembro deste ano, segundo o deputado federal Geraldo Simões (PT). Ele e a suplente de senadora Juçara Feitosa estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o  diretor-presidente da Companhia de  Engenharia Ambiental da Bahia, Bento Ribeiro Filho, hoje.
Eles discutiram os passos da obra, avaliada em cerca de R$ 61 milhões e é tida como solução para o abastecimento de água em Itabuna pelos próximos 50 anos. Antes havia a discussão se a obra seria executada pelo governo federal ou o estadual, mas o governo baiano comprometeu-se a investir os R$ 61 milhões para a construção da barragem.
A obra é defendida pelo parlamentar desde a segunda gestão como prefeito (2001-2004), quando o próprio município financiou o desenvolvimento do projeto conceitual da barragem. A construção da barragem foi prometida pelo governador Jaques Wagner em dezembro de 2009.
Ainda segundo Geraldo, o projeto prevê prazo de um ano para conclusão da barragem. A primeira etapa contempla a desapropriação de 3,6 mil hectares de terras entre os municípios de Itapé, Jussari e Itaju do Colônia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação de um idoso que vive no bairro Santo Antônio, em Itabuna, comove vizinhos e exige atuação urgente do Ministério Público, Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso.
O ancião, conhecido como Domingos Maria, sofre com ferimentos crônicos há mais de 20 anos e, recentemente, teve sua doença agravada devido à falta de material para curativo nas unidades básicas de saúde. Devido à falta de cuidados, as feridas infeccionaram e o idoso não consegue mais sair de casa.
Casa, aliás, é modo de falar. Seu Domingos mora na 3ª Travessa dos Trovadores, em um barraquinho de madeira, que não tem energia elétrica nem água encanada. O idoso está desidratado, sua higiene é precária e, segundo informações, tem um benefício da Previdência Social, mas quem está de posse do cartão é um parente. Que, pelo jeito, apropria-se do dinheiro do coitado.
É desumano!

Tempo de leitura: < 1 minuto

O PT conseguiu fisgar mais um nome comunista entre os pré-candidatos a vereador pelo PCdoB. A última aquisição foi Irando Conceição do Nascimento (Bioró).  Ele arrumou as bagagens para a legenda da estrelinha e disputará uma das 21 vagas à Câmara de Vereadores em 2012.
Bioró era assediado pelo PT há quatro meses e aceitou o convite da cúpula do diretório local após receber garantias de que terá espaço para disputar vaga no legislativo.
Liderança na região do Fátima e Califórnia, Bioró diz que saiu do PCdoB para evitar o mesmo “zig” sofrido em 2008, quando prometeram candidatura e retiraram na última hora.  A carta de desfiliação (em duas vias, para evitar contratempos) foi entregue na noite de quarta. Bioró trabalha área de sonorização há 18 anos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leitor do PIMENTA ficou p… da vida e reclama com toda razão do descaso da Emasa com a manutenção das bocas-de-lobo em Itabuna. Dirigindo seu veículo, o sujeito passava pela Avenida Nações Unidas, próximo à Catedral de São José, quando foi obrigado a frear bruscamente para não enfiar o pneu em um bueiro sem tampa. Populares,como de costume, improvisaram um “aviso”, com dois pedaços de madeira.
A impressão é de cidade abandonada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sucesso total o Curso de Básico de Fotografia que está sendo ministrado pelas comunicólogas Anabel Mascarenhas e Tacila Mendes em Itabuna. Tanto que as duas “doutoras em cliques” resolveram abrir nova turma para a próxima semana.
Quem não conseguiu se inscrever para esta primeira edição do curso em Itabuna, pode garantir vaga no treinamento marcado para os dias 22, 23 e 25, na Clínica Reviva (Rua Sóstenes de Miranda, 291, Centro).  As inscrições podem ser feitas no site http://descobrindoafotografia.blogspot.com , sendo que a taxa é de R$ 60,00 (depósito em conta) ou R$ 66,00 (cartão de crédito).

Atenção: comente esta nota, dizendo o que a fotografia representa para você. A melhor frase dará direito a uma cortesia na taxa de inscrição do curso.

No comentário, não esqueça de deixar o número de telefone para o nosso contato. Boa sorte e boas fotos!

(Obs.: Somente o comentário vencedor será postado. As frases poderão ser enviadas até este domingo, 18)

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Técnicos falam sobre os impactos positivos e negativos do empreendimento

O Governo do Estado, com apoio da empresa Sondotécnica, está promovendo encontros preparatórios para a audiência pública do Porto Sul em várias comuidades de Ilhéus. Até a audiência, haverá 18 reuniões em locais situados na área de influência do projeto, abrangendo um total de 31 comunidades.
A chefe da Casa Civil do governo, Eva Chiavon, explica que essa preparação está prevista no processo de licenciamento e tem como objetivo assegurar que todos participem da discussão sobre os impactos positivos e negativos do Porto Sul. Segundo ela, a metodologia “combina com a ação política do governo, na qual o envolvimento popular é considerado peça fundamental”.
Eva diz ainda que o projeto Porto Sul representará um marco para o desenvolvimento da Bahia. “Estamos virando uma página na história da região, que enfrentou uma crise severa e agora se abre a novas oportunidades”, afirma.