Tempo de leitura: < 1 minuto

Eloísio foi assassinado quando saía de formatura.

A arma do policial militar Eloísio dos Santos Andrade, morto em 8 de janeiro em Ilhéus (relembre aqui), no sul da Bahia, foi entregue na sexta-feira (20) na delegacia da cidade, segundo a polícia.
De acordo com o delegado Irineu Andrade, coordenador da 7ª Coorpin, que acompanha as investigações, um jovem de 24 anos, que já havia sendo monitorado pela polícia, se apresentou na unidade policial acompanhado por um advogado e devolveu a pistola 380 que pertencia ao PM.
O jovem é usuário de drogas, filho de um advogado em Ilhéus e tem passagem pela polícia. Na delegacia, o suspeito contou que no momento do crime a arma do policial caiu no chão perto do local onde ele estava. O suspeito disse ainda que pegou a arma por medo. Ele contou à polícia que não sabia que a vítima do crime era policial.
O jovem, segundo o delegado, não participou da morte do PM, mas que o registro das câmeras de segurança do local onde o crime ocorreu mostram que ele pegou a arma espontaneamente e que até ameaçou pessoas para levar a pistola. Um homem assumiu a autoria do crime (veja aqui). Com informações do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dilma: aprovação recorde.

A edição dominical da Folha apresenta números da mais recente pesquisa Datafolha sobre a aprovação ao governo da presidenta Dilma Rousseff.
O instituto dos Frias foi às ruas e ouviu 2.575 eleitores nos dias 18 e 19. Para 59% deles, a petista faz um gestão ótima ou boa, 33% a classificam como regular e apenas 6% a consideram ruim ou péssima. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Nem mesmo o ex-presidente Lula obteve feito semelhante. Após um ano de governo, em janeiro de 2004, a gestão de Lula era aprovada por 42% dos brasileiros.
Depois de um ano de gestão, Fernando Henrique Cardoso obteve 41%, início de 1996. Fernando Collor registrava 23% ao final do primeiro ano, em 1992 – exatamente o ano em que sofreu impeachment.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcos Silva assumirá TV Record de Campos (Foto O Trombone).

Mudança na direção executiva da TV Cabrália/Record News em Itabuna. Dentro de aproximadamente dez dias, Marcos Silva deixa a emissora após dois anos e meio de casa. Ele parte para um grande desafio dentro da rede ao assumir a direção da TV Record em Campos (RJ), a cidade do petróleo.
Marcos será substituído por Marcelo Almeida, que ocupava a direção-executiva da Record em Goiás. O novo diretor chega nesta segunda, mas assumirá o cargo no próximo dia 30.
Antes de partir para Campos, Marcos Silva coordenará uma das suas marcas no período em que esteve na TV Cabrália, o Alerta no meio do povo, que tem apresentação de Tom Ribeiro e será realizado no sábado (28) na Beira-Rio, em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pais de crianças e adolescentes se revoltaram nesta manhã de sábado (21) ao buscar atendimento no Hospital Manoel Novaes. Por algumas horas, o hospital ficou sem médico pediatra.
Anderson Lima tem uma filha de três anos e a levou ao hospital após constatar que a criança apresentava febre alta. “O porteiro e a recepcionista foram logo informando que não tinha pediatra”, afirma Anderson. “De nada adianta ter plano de saúde”, indigna-se. A criança conseguiu atendimento no Ipepi (Cemepi).
O PIMENTA entrou em contato com o hospital. A primeira informação dada por funcionários era de que somente haveria médico pediatra no pronto-atendimento a partir das 19h. A equipe do blog foi até o hospital. Funcionários confirmaram que por duas horas o Novaes ficou sem pediatra, mas que o atendimento havia sido normalizado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A petista Juçara Feitosa concedeu entrevista ao blog Políticos do Sul da Bahia e confirmou que será ela a candidata petista à Prefeitura de Itabuna. As respostas da ex-secretária de Desenvolvimento Social do município são recheadas de petardos contra a administração do prefeito Capitão Azevedo, classificada por ela como “desafinada e sem rumo”.
Juçara fala em conversar com partidos aliados para definir projetos e indica que teria como prioridades reduzir índices como os da dengue e da mortalidade infantil.
Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A exoneração do professor Ednei Mendonça da Direc 6, de Ilhéus, não foi publicada neste sábado no Diário Oficial do Estado, mas é dado como certo que ocorrerá nos próximos dias. Assim como é praticamente certo que Mendonça assumirá a Secretaria de Educação do município, substituindo a professora Lidnei Campos.
Lidnei era filiada ao PSB e permaneceu no governo, a despeito da saída desse partido da base do prefeito Newton Lima. O próprio Newton era do PSB e mudou para o PT. Para sobreviver no cargo, Lidnei também precisou assinar a ficha do partido e se comprometer a apoiar a reeleição da vereadora petista Carmelita Ângela.
Agora, a secretária está de férias e corre o risco de não encontrar cadeira quando voltar ao batente. Em lugar da neopetista de ocasião, os “donos” do cargo deverão colocar Mendonça, petista antigo e puro-sangue.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Doriedson não aceitou rejeição da ex-mulher

Uma tragédia abalou a cidade de Ipiaú na manhã deste sábado, 21. Segundo o blog Notícias de Ipiaú, Doriedson Moreira, que era conhecido como Dino, de 30 anos, assassinou sua ex-mulher, Cristina Pereira, de 24, e em seguida tirou a própria vida.
O blog relata que Doriedson abordou Cristina quando esta abriu a loja de nome “Sacola Cheia”, que pertence ao  pai dela e era seu local de trabalho. Como a mulher se recusou a conversar com ele, Doriedson a agarrou e deu dois tiros na cabeça da vítima. Ato contínuo, atirou contra a própria cabeça.
O autor do crime já havia feito ameaças de morte à Cristina.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Deraldo Barreto Piton, de 66 anos, que cumpria seu terceiro mandato como prefeito do município de Dom Macedo Costa – região de Santo Antônio de Jesus – faleceu na tarde de hoje (21), no Hospital Espanhol, em Salvador. Piton tinha cirrose hepática e aguardava por um transplante de fígado.
De acordo com o blog Voz da Bahia, o prefeito, que era filiado ao DEM, será velado na Câmara de Vereadores de Dom Macedo Costa e o sepultamento está marcado para as 17 horas deste domingo.
A Prefeitura será assumida pelo vice, Edvaldo Oliveira

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Na areia movediça da política, não há espaços para os ingênuos e os desprovidos de espírito público.

Os pré-candidatos a prefeito de Itabuna não podem ficar chateados com os comentários sobre suas pretensões políticas, que são legítimas e merecedoras de respeito.
Quem pretende entrar na vida pública, assumindo o poder pelo voto popular, sem dúvida o maior instrumento da democracia, não pode ficar tiririca com o pessoal da comunicação.
O projeto político interessa a todos. A vida privada, se fulano ou fulana gosta disso ou daquilo, aí incluindo a preferência sexual, é problema de cada um.
Comentários sobre o particular dos prefeituráveis, com picuinhas, insinuações maldosas e coisas outras, são ridículos. Não merecem nem a lata do lixo.
Até as freiras do Convento das Carmelitas, por exemplo, sabem que candidatura até o fim do processo eleitoral só com alguma possibilidade de vitória.
Quem não pontuar bem nas pesquisas, tendo como limite a primeira quinzena do mês de setembro, terá, compulsoriamente, que entrar no jogo da cúpula estadual das agremiações partidárias.
Os interesses lá de cima, que envolvem os chamados “mangangões”, os que se acham donos vitalícios dos partidos, são como grandes elefantes na frente de pequenas formigas.
Essa conversa de autonomia de diretório municipal para decidir sobre candidatura é conversa pra boi dormir. Se os diretórios não têm autonomia, imagine as coitadinhas das comissões provisórias.
Um acordo na sucessão soteropolitana, envolvendo os partidos de oposição ao governo Wagner, principalmente o PMDB, DEM e o PSDB, é mortal para as articulações interioranas.
Seria de uma ingenuidade gigantesca, de uma infantilidade inominável, alguém pensar que o ex-ministro Geddel não iria fazer um acordo com ACM Neto porque o PMDB de Itabuna pretende ter candidatura própria.
Ou, então, ACM Neto apoiando o candidato do PMDB em Salvador sem exigir como contrapartida o apoio do peemedebismo de Itabuna ao segundo mandato do prefeito Azevedo (reeleição).
Na areia movediça da política, não há espaços para os ingênuos e os desprovidos de espírito público. O melhor conselho é desistir, sob pena de ficar no meio do caminho.
PDT SEM CARGO

Acácia e Félix (Foto Política Livre).

Em decorrência de um acordo entre os deputados Félix Mendonça e Geraldo Simões, respectivamente patronos das pré-candidaturas de Acácia Pinho e Juçara Feitosa, o PDT ficou sem cargos no governo Wagner.

A dobradinha Félix e Geraldo, de olho também na sucessão do prefeito José Azevedo (DEM), deixou os pedetistas de Itabuna a ver navios. Muita gente insatisfeita nas hostes do brizolismo tupiniquim.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa da empresa Sócio-Estatística realizada nos dias 12 e 13 de janeiro, com 714 entrevistados, revela quais parlamentares a população itabunense vê como os mais atuantes. Entre os estaduais, quem aparece na frente, com 18% das opiniões, é o tucano Augusto Castro, seguido pelo Coronel Gilberto Santana (PTN), com 11,8%.
Já entre os deputados federais, o deputado Geraldo Simões (PT) foi apontado por 27,7% dos entrevistados como o de melhor desempenho, seguido de perto por “Não sabe” (24,1%) e ainda por “Nenhum deles”, que foi a alternativa escolhida por 18,3% das pessoas consultadas na pesquisa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano ampliou em Itabuna as vagas para cursos técnicos com a transformação do Colégio Estadual Lourdes Veloso, no São Caetano, em Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). A escola vai oferecer vagas para Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Comércio e Técnico em Comunicação visual.
De acordo com a diretora do Cetep, Crystina Bonin, os cursos têm duração de quatro anos e podem se matricular pessoas que já concluíram o ensino fundamental (8ª série). Será oferecido no período noturno o curso modular de Técnico em Comércio, na modalidade Proeja Médio e com duração de dois anos e meio.
O interessado deve apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O período de matrículas vai até 27 de janeiro e existem vagas para os turnos da manhã e tarde. O telefone do Cetep é o (73) 3613-7875. Além do Lourdes Veloso, outra escola transformada em centro de educação profissional em Itabuna foi o Polivalente, onde já são oferecidas vagas em áreas como enfermagem, nutrição e segurança do trabalho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Amontoado de lixo em frente a uma das empresas do polo de informática…

Empresas instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus voltam a sofrer com a irregularidade na coleta de lixo. Desde o início do ano, os resíduos ficam amontoados nas portas das indústrias à espera do caminhão compactador que quase sempre não aparece, conforme uma das vítimas.
“Realmente a situação é vergonhosa para nossa cidade, principalmente quando empresários de fora, interessados em se estabelecer no distrito industrial de Ilhéus, se deparam com essa vergonha”. A crítica é de uma das vítimas da sujeira no distrito e que trabalha na captação de empreendimentos para o município.
… E, aqui, a composição imperfeita para a fabricante. Cadê a prefeitura?