A UnexMed Itabuna promoveu roda de conversa com profissionais da Medicina e alunos para discutir o cuidado e a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), o evento abordou o autismo para além do diagnóstico e integra a programação do Abril Azul. O evento foi promovido no campus da UnexMed, na última semana.
De acordo com a organização, o evento buscou ampliar o debate sobre o acolhimento, diagnóstico e estratégias interdisciplinares no cuidado às pessoas com TEA. O médico João Hermínio de Oliveira, médico clínico-geral, pediatra, farmacêutico e autista com formação em Transtornos do Neurodesenvolvimento, e Vanessa Paulo, pedagoga, advogada, estudante de Medicina e autista, trouxeram relato sensível sobre suas vivências pessoais e acadêmicas.
João Hermínio veio especialmente do Paraná para contribuir presencialmente com a roda de conversa. “Hoje, na minha região, virei referência. Atuo em nove cidades, duas com foco em pediatria, sete em clínicas especializadas em autismo, além de uma ONG. Minha trajetória é marcada por desafios, mas também por muito aprendizado e vontade de transformar realidades”, afirmou o médico.
O coordenador do curso de Medicina, Eric Ettinger Júnior, destacou a relevância da discussão, especialmente diante do crescente número de diagnósticos de TEA no Brasil. “Cada vez mais o diagnóstico de autismo vem sendo feito. Com isso percebemos a presença de pessoas com TEA em diferentes espaços do nosso cotidiano — como pacientes, colegas de trabalho, médicos, enfermeiros. Precisamos estar preparados para acolher, entender e cuidar com respeito e conhecimento técnico”, enfatizou.
REFLEXÕES
Durante a roda de conversa, os convidados abordaram temas como escuta ativa, abordagens multidisciplinares, inclusão escolar, empatia e o papel da formação médica humanizada no atendimento às pessoas com TEA.
De acordo com a coordenação do NAP, a proposta foi estimular reflexões e práticas que preparem os futuros médicos para uma atuação mais sensível às necessidades da população, especialmente em contextos que exigem compreensão, respeito às diferenças e cuidado integral.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.
Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.
“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.
O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.
“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.
O presidente lembrou ainda os encontros que teve com o Papa, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, como momentos de carinho e partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.
Ao finalizar a nota, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.
ENCONTROS
O presidente Lula e o Papa Francisco se encontraram oficialmente em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu em 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano. A reunião, de caráter privado, foi realizada na Casa Santa Marta, onde o Papa costuma receber convidados em um ambiente mais reservado e informal. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre a importância da solidariedade, do combate às desigualdades e da construção de um mundo mais justo e fraterno.
Já eleito, Lula voltou a se reunir com o pontífice em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Na ocasião, além de reafirmarem os laços de amizade, discutiram temas da agenda global, como a promoção da paz, a preservação ambiental e a luta contra a fome e a pobreza. O presidente convidou o Papa Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante a celebração do Círio de Nazaré, em Belém (PA).
O terceiro encontro aconteceu em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, realizada na região de Apúlia, no sul da Itália. O Papa participou pela primeira vez como orador no evento, destacando a necessidade de um uso ético da inteligência artificial e condenando o desenvolvimento de armas autônomas letais. Em uma reunião privada, Lula e Francisco voltaram a discutir temas como o combate à fome, a promoção da paz e a necessidade urgente de reduzir as desigualdades globais
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35min pelo horário de Brasília, 7h35min pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Leia mais aqui.
![]()
Sua morte, neste domingo, 20 de abril, ressoa como um batuque triste no peito dos que amam a cultura brasileira em sua forma mais autêntica. Mas seu canto segue reverberando nas esquinas, nos quintais e nas rodas que resistem — como ela resistiu.
Luiz Carlos Jr
Cristina Buarque de Hollanda partiu neste domingo, aos 74 anos, após um ano de luta contra o câncer de mama. Seria injusto dizer que a cultura brasileira perdeu apenas uma cantora. Cristina foi muito mais. Foi resistência, foi escolha. Escolheu viver como quis: perto do samba, longe da fama — mesmo sendo filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, da intelectual Maria Amélia e irmã de dois ícones da música brasileira, Chico e Miúcha.
Avessa aos holofotes, fumante contumaz e fiel às rodas de samba, Cristina morava na bucólica Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro, de onde comandava uma das rodas mais celebradas do país. Ali, como em tantos outros quintais, manteve viva a chama de um Brasil profundo, ancestral, rítmico e combativo.
Portelense, entre suas gravações marcantes, está Quantas Lágrimas, de Manacéa — talvez seu maior sucesso como intérprete. Mas há uma canção que a coloca em outro patamar da história: Morro do Sossego, de Candeia. Um samba censurado pela ditadura de 64. Um hino da luta de classes. Cristina foi a primeira a gravá-lo, em 1988, como quem resgata não apenas uma canção, mas uma memória.
A história por trás desse samba é digna de filme. Morro do Sossego nasceu de um poema de Arthur Poerner, militante, jornalista, autor censurado e perseguido pelo regime. Foi escrito numa sexta-feira da paixão e, anos depois, ganhou melodia pelas mãos de Candeia. Mas o regime o engavetou. Censurou. Silenciou. Dissera que os versos incitavam a luta de classes. E como incitavam!
“Não vou ser esvaziado, pro meu patrão engordar / Homem não consome o homem”, dizia a letra que os censores tanto temeram. Cristina, com sua voz grave, serena e firme, deu corpo e alma a esses versos. Cantou o que muitos não ousavam nem ler. E sem alarde, sem estardalhaço, apenas com coragem e coerência.
Sua morte, neste domingo, 20 de abril, ressoa como um batuque triste no peito dos que amam a cultura brasileira em sua forma mais autêntica. Mas seu canto segue reverberando nas esquinas, nos quintais e nas rodas que resistem — como ela resistiu.
Cristina Buarque de Hollanda viveu como quis. E isso, talvez, seja seu maior legado.
Luiz Carlos Jr é diagramador e amante da cultura popular.
A Cantata de Páscoa Ressuscitou, da Igreja Batista Teosópolis, será neste domingo (20), a partir das 18h, o templo da Igreja, na Avenida Félix Mendonça, 75, no Conceição, em Itabuna. A apresentação contará com a participação do Coral Teosópolis, reconhecido como patrimônio imaterial de Itabuna pela Câmara Municipal.
O espetáculo incluirá músicas, narrações e mensagens que ressaltam o verdadeiro significado da Páscoa. De acordo com a médica e regente do Coral Teosópolis, Carolina Torquato, a cantata é oportunidade para reflexão e comunhão. “Será um espetáculo muito bonito, onde o público poderá apreciar boa música e refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa”, destacou.
A expectativa é que o evento reúna grande público, levando mensagem de fé, renovação e esperança para a comunidade. “A Cantata é um momento especial, onde, através da arte e da música, poderemos refletir o sacrifício de Jesus, o significado da salvação e a esperança da vida eterna. Não percam”, convida o pastor titular da Igreja Batista Teosópolis, Geraldo Meireles. O evento seria no Teatro Candinha Doria, porém foi confirmado no Templo da Batista Teosópolis devido a questões estruturais.
O prefeito Augusto Castro (PSD) publicou a nomeação de mais 34 candidatos aprovados no último concurso da Prefeitura de Itabuna, de 2023. A maioria dos futuros servidores ocupará vagas no magistério municipal, em disciplinas como Letras, História, Matemática, Geografia, Ciências e outras. Acesse a lista aqui.
Os convocados têm prazo de 30 dias, contados desde o dia da publicação da chamada (16 de abril), para se apresentarem ao Departamento de Recursos Humanos, localizado no Edifício Jequitibá Trade Center, 2º andar, na Avenida Aziz Maron, bairro Jardim Vitória. O atendimento está disponível de segunda a sexta, das 8h às 14h.
A Prefeitura de Ilhéus informou que o transporte público da zona rural funcionará em horários específicos para as comunidades atendidas pela Dzset, até a próxima quarta-feira (23). Iniciado ontem (18), o período abrange o feriadão de Semana Santa e Tiradentes, que, no município, será emendado com o Dia de São Jorge (23), um dos padroeiros da cidade. serviço será ofertado gratuitamente até
Os horários, que podem ser conferidos nas tabelas abaixo, valem para Lagoa Encantada, Búzios, Banco do Pedro, Acuípe, Maria Jape, Itariri, Ribeirão Branco e Sapucaeira. Aos moradores e visitantes dessas comunidades, o serviço continuará gratuito até o próximo dia 30.
A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de “um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, explicou.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Hoje, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
Para não deixar os leitores aflitos, perdidos numa discussão alheia, dou algumas coordenadas, informando que hoje a UFSB funciona na mesma área em que a Ceplac, hoje doente terminal. E concedo todos os méritos ao ex-diretor Juvenal Maynart em engajar a luta de abrigo na área da Ceplac, projeto ao qual me incorporei, com a finalidade de dar utilidade à área federal antes que fosse invadida.
Walmir Rosário
Imortalizada na voz do cantor paulista Sérgio Reis, a música Panela Velha, composta pelo Celmar de Moraes, o Moraezinho, deu o que falar e ficou famosa como um mote para vários significados. Desde a simples vasilha para preparar a comida, ou a experiência da pessoa em determinada função, muitas das vezes ditas em forma de gracejo.
Não temos como negar que é uma meia verdade se a dissermos na forma figurada, conotativa, do jeito como o povão gosta e entende. E tomo a frase para lembrar os bons tempos da Ceplac, melhor dizendo, do restaurante que a instituição manteve por muitos anos na sede da Coordenaria Regional, na rodovia Ilhéus-Itabuna.
Não tenho qualquer informação fidedigna da quantidade de refeições (almoços) que servia aos seus servidores no dia a dia. Posso assegurar que esse número passava dos dois mil, incluindo as marmitas para os operários de campo. Alimentação saudável, balanceada, conforme os estudos do pessoal da nutrição, apropriada para todas as idades e regimes de trabalho a preços subsidiados.
Filas enormes eram formadas diariamente e nos admiravam os tamanhos dos pratos servidos para uma turma já conhecida e que pegava pesado. Ali comiam desde os diretores ao mais simples operário, conforme o padrão burocrático. E garanto: a comida era de boa qualidade, com cardápio que não se repetia na mesma semana. Com o sucateamento da Ceplac, o restaurante pereceu.
Esta semana soube por velhos colegas que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai colocar em funcionamento um restaurante universitário para professores e estudantes. Animei-me com a informação, pois o local, hoje abandonado, voltaria a ter serventia, deixaria de ser um elefante branco, como são conhecidos os equipamentos públicos abandonados.
Mas como tudo o que é bom dura pouco, na sequência soube pelos colegas que não seria bem assim. A universidade iria construir um prédio novinho em folha e não aproveitaria o prédio antigo e seus equipamentos, por mais que continue imponente. De pronto achei, como os colegas, que seria uma aberração gastar nossos parcos recursos retirados a título de impostos.
Foi então que fui interpelado e questionado se meus conhecimentos técnicos e científicos seriam suficientes para analisar o aproveitamento de um prédio velho, se bem que em bom estado, para atender aos padrões de modernidade exigidos por um restaurante universitário. Quedei-me silente por instantes até recuperar a carcomida memória.
Fiz ver aos meus interlocutores que o nível dos clientes era o mesmo, pois serviria aos doutores, pós-doutores, mestres, especialistas, técnicos das mais diversas áreas, bem como outros em formação. E insisti que os clientes do futuro restaurante ganhariam muito mais com a rápida entrada em funcionamento, bastando alguns ajustes e a aquisição dos equipamentos.
Meus oponentes não deixaram por menos e voltaram a questionar quais os meus dotes nas áreas da gastronomia, nutrição, finanças, arquitetura e engenharia, me desqualificando para o debate de alto nível. Confesso que senti o golpe, mesmo assim exaltei minhas qualidades como chef de cozinha, sabendo lidar com forno e fogão, arrumação de mesas e outros tais ofícios.
Para não deixar os leitores aflitos, perdidos numa discussão alheia, dou algumas coordenadas, informando que hoje a UFSB funciona na mesma área em que a Ceplac, hoje doente terminal. E concedo todos os méritos ao ex-diretor Juvenal Maynart em engajar a luta de abrigo na área da Ceplac, projeto ao qual me incorporei, com a finalidade de dar utilidade à área federal antes que fosse invadida.
Além do mais, nada mais justo do que uma instituição do governo federal seja implantada na área ociosa da outra. Quem sabe, poderiam trabalhar em conjunto em projetos de pesquisa, aproveitando os laboratórios e o cabedal de conhecimento da Ceplac, antes que os poucos cientistas que restam se aposentem e que as informações sejam perdidas, fique no limbo.
Área e prédios não faltam, dependendo apenas de ajustes básicos para sua adequação, inclusive na cozinha e refeitório, satisfazendo todas as necessidades da universidade. De minha parte peço todas as escusas por cair de paraquedas em seara alheia, dando intrometidos pitacos, mesmo sem ter sido convidado a tecer comentários poucos interessantes.
A finalidade dos meus questionamentos, por mais que desinteressantes sejam, apenas têm o fito de dar utilidade ao conjunto de prédios daquela área, quem sabe economizando os parcos recursos públicos. Somo à minha bisbilhotice sempre gastar menos, focado na maximização das obras e a minimização dos investimentos.
Não é bem uma reclamação e sim apenas saudosismo. Quem sabe a galinha velha poderá dar um caldo melhor…
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de autor de livros como Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.
O governador Jerônimo Rodrigues nomeou Adélia Pinheiro para cargo de assistente especial na Secretaria da Casa Civil. A nomeação está na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado. Correligionária de Jerônimo no PT, a ex-secretária estadual foi candidata a prefeita de Ilhéus no ano passado e obteve 38.928 votos, mas acabou derrotada pelo agora prefeito Valderico Junior (UB), escolhido por 41.567 eleitores.
O novo cargo permitirá que a ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz tenha interlocução direta com o governador e autonomia para circular no estado, especialmente na região sul, conforme apuração do PIMENTA. O cargo diretamente ligado ao Palácio de Ondina assegura legitimidade institucional à aliada do governador e, ao mesmo tempo, sinaliza que Adélia tende a seguir o caminho da política na arena eleitoral, de olho em 2026, quando poderá ser candidata ao Legislativo.
Apesar da experiência no comando de três secretarias estaduais (Ciência e Tecnologia; Saúde; e Educação), eventual retorno de Adélia ao primeiro escalão do Governo implicaria em passar mais tempo em Salvador e em outras regiões baianas, em detrimento da proximidade com as bases sociais que a conferiram competitividade eleitoral em 2024.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna cassou o Alvará de Sonoridade do Rubens Bar, localizado na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano. Segundo a decisão, o estabelecimento está proibido de utilizar equipamentos sonoros e ruidosos que perturbem a vizinhança. Na prática, a medida proíbe música ao vivo, mas autoriza som ambiente.
A medida encerra processo administrativo. Segundo a Prefeitura, os empresários tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório. O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, explicou que o bar já tinha sido denunciado várias vezes, sendo objeto de ação judicial, fiscalização da Prefeitura e procedimentos na Polícia Civil.
Além disso, a Prefeitura foi processada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) O órgão exigiu que o governo municipal adotasse medidas para coibir a perturbação do sossego. Antes da cassação do alvará, o bar teve sua autorização de uso de som suspensa por 90 dias e foi multado em cerca de R$ 20 mil.
Humberto Mattos acrescentou que o bar vizinho fez acordo, depois de mudar de dono, e recebeu Alvará de Sonoridade com a permissão de apenas utilizar som ambiente e karaokê, mas está impedido de promover shows que resultem na perturbação do sossego da vizinhança.
Foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira (17), no Cemitério do Campo Santo, em Itabuna, o corpo de Waldemir Alves de Santana, ex-presidente do Clube Social do Pontalzinho, na década de 1980, e ex-diretor Administrativo do Hospital Santa Maria Goretti, no bairro da Mangabinha. Ele tinha 77 anos.
Por três décadas, de 1960 a 1990, Demi, como era conhecido, teve destacada atuação social e recreativa, principalmente como dirigente do clube do alto da Colina. Seu velório ocupou sala do SAF, prestigiado por amigos e familiares.
Deixa a viúva, Maria Nilma, os filhos Marlovy, Junior e Polliyanna e seis netos.
A Polícia Civil prendeu uma funcionária de uma loja de variedades, nesta quinta-feira (16), em Itabuna. Flávia Rodrigues, de 29 anos, é suspeita de furtar dinheiro do estabelecimento, onde trabalhava como caixa. O suposto crime teria se sido repetido várias vezes e causado desfalque de cerca de R$ 200 mil no balanço da 10&Cia, localizada na Avenida do Cinquentenário, no Centro.
A gerência da loja monitorava a funcionária, que estaria desviando dinheiro do caixa. Com imagens de videomonitoramento, chamou atenção da equipe a diferença do volume dos bolsos da calça da suspeita. Num mesmo dia, segundos os observadores, Flávia chegou à loja com os bolsos vazios e, no final do expediente, parecia estar com eles cheios, a julgar pelas imagens do circuito interno de segurança entregues à Polícia.
Flávia Rodrigues trabalhava na loja há cerca de 5 anos. O padrão de consumo da funcionária, com direito a viagens internacionais, reforçou a desconfiança dos empregadores, pois era incompatível com a renda obtida formalmente pela jovem. No depoimento à Polícia, a suspeita teria alegado que acumula outra fonte de renda, proveniente da venda de lingerie.
No final do expediente desta quinta-feira, a gerência da loja notou movimentação suspeita e acionou a Polícia Civil, que apreendeu dinheiro na bolsa de Flávia e a autuou em flagrante por furto qualificado por abuso de confiança. De acordo com a Polícia, a presa confessou o crime.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) promoveu mudanças na Polícia Civil. No sul do estado, a delegada Katiana Amorim Teixeira deixou o comando da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Ilhéus, para assumir a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Itabuna.
Já o delegado André Aragão Lima fez o caminho inverso da Rodovia Jorge Amado, deixando a 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, em Itabuna, para comandar a 7ª Coorpin, cargo que já ocupou na década passada. As modificações estão publicadas na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado.
Município com forte expansão imobiliária, Ilhéus ganhou nova loja do Grupo Pai Mendonça. Com projeto arquitetônico da loja assinado pela arquiteta Débora Santa Fé, o Home Center Pai Mendonça, na Avenida Conselheiro Antônio Francisco Fernandes Badaró, no Malhado, possui área de 2.500 metros quadrados, com ambiente climatizado, estacionamento próprio e mix amplo de materiais de acabamento da construção civil.
Matriarca da família, Maria Marlene do Nascimento Mendonça cortou a fita de inauguração da nova loja que está há 30 anos em Ilhéus e tem 40 anos de mercado desde a primeira loja em Itabuna, ambas no sul da Bahia. O ato foi acompanhado pelos filhos Luiz Orleans, Robson Luiz, Marcos Antônio, Sônia Cristina e Ana Angélica, além do sócio Valdomiro Magalhães Morais.
A nova loja começou a ser planejada em 2017 e as obras foram iniciadas um ano depois, segundo o diretor-executivo do Grupo Pai Mendonça, Luiz Orlenans. “A pandemia da covid-19 trouxe novos desafios para o nosso projeto, mas a força do empreendedorismo e a certeza de um mercado forte e uma cidade pujante, nos motivaram a retomar a obra, hoje transformada em realidade”, afirmou Orleans.
Durante a inauguração, Luiz Orleans revelou que o grupo já planeja novos investimentos na Terra da Gabriela. “Ilhéus sempre merece algo novo para acompanhar o ritmo de expansão e desenvolvimento do município”, disse. O novo home center gera cerca de 130 empregos diretos e indiretos.
A inauguração reuniu autoridades políticas e empresariais do sul da Bahia, a exemplo da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, representanndo o prefeito Valderico Junior, que estava participando de evento internacional de turismo em São Paulo, o secretário de secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Ganem, e os presidentes das CDLs de Ilhéus e Itabuna, Anselmo Clement e Carlos Leahy, respectivamente.
Os dirigentes da Associação Comercial de Ilhéus, Paulo Sérgio dos Santos (Céo), e do Sicomércio, António Costa, também participaram, além do presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky, e de executivos de veículos de comunicação, a exemplo de Carol Fajardo (TV Santa Cruz) e Leandro Teixeira (TV Cabrália).