Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Carlos Veloso Leahy, promoveu cena das mais lamentáveis deste início de campanha eleitoral. Por volta das 13h, insatisfeito com o conteúdo de entrevista concedida pelo prefeito Capitão Azevedo ao PIMENTA, Leahy partiu para a censura contra um dos jornalistas deste blog.

Fez pior.

Extremamente nervoso e aproveitando-se da vantagem física, forçou o profissional a lhe entregar a gravação. A entrevista apenas abordava os pedidos de impugnação sofridos pela candidatura de Azevedo.

O prefeito tratou do assunto sem objeções e foi respeitoso com a nossa equipe. Nada justificava a atitude arrogante e prepotente do senhor Carlos Leahy, que reduziu a própria biografia de empresário e secretário a leão de chácara sem causa.

Após tomar o aparelho do jornalista, Leahy sumiu e somente entregou o equipamento por volta das 18h30min, depois de várias ligações da direção do blog.

Ele foi além da intimidação física e a pressão psicológica praticada contra um profissional com mais de 30 anos de estrada e respeitado. Com o gravador em mãos, Leahy simplesmente deletou a entrevista. Após a devolução, o secretário saiu em disparada quando constatamos que o conteúdo havia sido apagado.

A ação de Leahy, que também se apresentou como coordenador do comitê eleitoral da campanha, é incompatível com os novos tempos democráticos. Incompatível, inconcebível e inaceitável para quem é homem público e diretor comercial e sócio de uma emissora de rádio em Itabuna.

A atitude descabida do secretário-coordenador de comitê exige da campanha do prefeito um posicionamento público firme quanto ao ocorrido. Ou corre-se o risco de manchar a candidatura e um nome que – até onde sabemos – sempre respeitou a liberdade de imprensa.

Carlos Leahy, no círculo, coagiu repórter e deletou entrevista de prefeito (Foto Pimenta).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma criança de nove meses que foi internada no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, com suspeita de ter ingerido cocaína, morreu na noite de sexta-feira (13). A criança foi submetida a exames toxicológicos, cujo resultado deve ser divulgado na segunda-feira.

A criança deu entrada no hospital com crises convulsivas, apresentou três paradas cardiorrespiratórias e estava inconsciente na UTI. De acordo com a diretora administrativa do hospital, Aline Nery, no momento da internação os pais da criança relataram que ela havia lambido um papelote de cocaína.

Segundo Nery, os pais estão abalados e não querem se pronunciar sobre o caso. Um representante do Conselho Tutelar esteve na manhã de ontem no hospital e acompanhará o caso.

Lenon Fontes, que representa o Conselho, disse que já comunicou o fato à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescente e que o caso ainda poderá ser encaminhado ao Ministério Público, caso seja confirmada a ingestão de drogas por parte da criança. Informações do Correio da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna e candidato à reeleição, Capitão José Nilton Azevedo, disse não temer os pedidos de impugnação à sua candidatura apresentados à Justiça Eleitoral pelo Ministério Público Eleitoral e o PC do B. As ações foram protocoladas na sexta-feira, 13.

Capitão Azevedo e o candidato a vice-prefeito Renato Costa (PMDB) fizeram um corpo-a-corpo pela Avenida do Cinquentenário.

Para o candidato à reeleição, a campanha começa bem. “Estamos começando a caminhada com muita humildade, confiando na avaliação positiva da população ao nosso trabalho”, disse Azevedo.

O prefeito afirmou que muitas obras estão sendo realizadas com recursos do governo federal numa prova de que os projetos apresentados pela sua gestão têm qualidade para a captação de recursos.

O candidato a vice-prefeito Renato Costa também se disse confiante na vitória pelas demonstrações de carinho que a chapa recebeu do público durante a caminhada pela artéria comercial da cidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Juçara Feitosa (PT)

14h30min – Visita ao Pré-vestibular do São Pedro
16h – Forró da Cutia – Área Verde da Gávea (Jaçanã)
18h – Lançamento da candidatura de Vitório (S. Inês).

Vane do Renascer (PRB)

15h – Santo Antônio (Corpo a corpo – concentração na praça do Santo Antônio)
18h – Encontro de Lideranças na Escola Espaço da Criança (Praça Bairro de Fátima)

@ – redacao@pimentanamuqueca.com.br

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeitura de Itabuna desrespeita lei de informação.

A Lei de Acesso à Informação completa 60 dias em vigor neste sábado, 16. Infelizmente, as normas estipuladas nesta lei estão sendo descumpridas pelas prefeituras de Ilhéus e Itabuna e das maiores cidades baianas em população.

Ainda não são apresentados nos sites dos municípios (www.itabuna.ba.gov.br e www.ilheus.ba.gov.br) os dados relativos à folha de pagamento de servidores concursados e comissionados e aos fiscais.

O acesso aos dados é direito constitucional dos cidadãos às informações públicas e seus dispositivos são aplicáveis aos três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Os sites das prefeituras de Salvador, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas e Jequié não têm links com as informações exigidas pela lei nem a logomarca.

Apesar de os sites de Feira de Santana e Juazeiro ter links e logomarca não trazem dados sobre a folha de pagamento dos servidores. A segunda apenas cita nomes dos servidores por distritos.

No final de maio, o Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação sobre municípios com mais de 10 mil habitantes da área da Vara Única da Justiça Federal de Itabuna. A fiscalização visa o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O procurador federal Eduardo Ribeiro Gomes El Hage quer saber as providências adotadas pelos gestores para colocar os dados fiscais e financeiros na internet.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito e candidato à reeleição Capitão Azevedo (DEM) promove primeira atividade de rua da campanha em 2012. Acompanhado do candidato a vice, Renato Costa, fará corpo a corpo na Avenida do Cinquentenário, neste sábado, às 8h30min.

Azevedo está em coligação composta por 11 partidos (PMDB, PSDB e PR são alguns deles) e 208 candidatos a vereador. Ele será o segundo dos candidatos a participar de atividade na avenida. Nesta semana, Vane do Renascer (PRB) também fez o tradicional “corpo a corpo” na Cinquentenário, principal termômetro de campanha política em Itabuna.