Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornal A Tarde inaugura novo portal e a promessa de template mais fluido e visual moderno e limpo. A ideia, conforme comunicado, foi “renovar e reforçar a marca” do jornal justamente quando a publicação completa 100 anos, permitindo maior interatividade com o leitor.

Gerente de Mídias Digitais d´A Tarde, Ana Carolina Casais explica que o novo layout permitirá à redação ter “liberdade para organizar as páginas como quiser, dando destaque a matéria ou imagem de acordo com a sua importância”. As novidades serão conhecidas nesta quarta, 1º.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner e Dilma, hoje, em Brasília.

O governador Jaques Wagner obteve da presidente Dilma Rousseff a garantia de que o decreto que concede benefícios à JAC Motors será publicado em breve. Segundo nota da Secretaria Estadual de Comunicação, o decreto está pronto e será publicado quando for aprovada a Medida Provisória 563/12, por parte do Senado Federal.

A MP estabelece regimes fiscais diferenciados para alguns setores, dentre eles o automotivo. No domingo, o presidente da JAC Motors Brasil, Sérgio Habib, concedeu entrevista em que anunciou a suspensão de investimentos no País e na construção da fábrica da JAC em Camaçari, na Bahia.

Ele reclamou da valorização do dólar (R$ 2,00) e do fato de o IPI para a importação de carros da JAC pagar 36,5%. Habib cobra que seja aplicado outro regime, estabelecendo IPI de 6,5%, o mesmo aplicado para carros nacionalizados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cidadãos que fazem consultas à edição eletrônica do Diário Oficial de Itabuna afirmam que a página, simplesmente, sumiu!  Talvez seja algum problema logístico, mas chama a atenção que isso venha ocorrendo – justamente – em período eleitoral.

Este blog também fez vários testes e a edição eletrônica não foi… encontrada. O link disponibilizado na prefeitura remete à página da ONG Associação Transparência Municipal (confira aqui). E não sai disso.

Esperamos que, após a denúncia, o caso seja resolvido – e logo – e os arquivos das edições anteriores também reapareçam.

Tempo de leitura: 2 minutos
Sílvio usava imagens da namorada para difamá-la em sites e redes sociais (Foto PC).

O ex-policial militar e professor de informática Sílvio Ricardo Sobral Gomes, de 40 anos, foi preso nesta terça, 31, na Pituba, em Salvador, após investigação do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), da Polícia Civil. Ele é acusado de difamar a ex-namorada por meio da internet e celulares. A prisão preventiva de Sílvio Ricardo foi decretada pela juíza Márcia Lisboa, da Vara de Violência Doméstica da Comarca de Salvador.

Segundo o delegado Charles Leão, coordenador do GME, o professor e a vítima tiveram relacionamento que durou cinco meses e acabou. Sílvio não se conformou com a separação em março deste ano. Decidiu criar três perfis falsos no Facebook e oito blogs usando o nome da ex-namorada. Neles, a vítima era apresentada como garota de  programa.

A investigação apontou que Sílvio publicou imagens da ex-namorada ao lado de outras, pornográficas, sempre informando número de celular e o telefone de trabalho da vítima. Conforme a polícia, o ex-policial também invadiu a conta de email da vítima.

– Ele usou seus conhecimentos de especialista em informática para criar um meio de atingir a imagem da vítimade forma implacável – disse o delegado. A vítima foi obrigada a deixar Salvador e a residir em Livramento de Nossa Senhora, a 600 quilômetros de Salvador, onde passou a viver com a família.

Sílvio perseguiu e reencontrou a vítima. No último dia 21, ele ateou fogo no carro da ex-namorada, em Livramento de Brumado, a 600 quilômetros da capital baiana. Ele fez parte da PM, segundo a investigação, sendo expulso em 1994, quando atirou contra o filho de um sargento da corporação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Juçara terá PSD na coligação.

A candidata petista Juçara Feitosa vai ganhar 1min56s de rádio e TV do PSD por programa, além das inserções. A questão foi resolvida durante audiência entre representante do PSD, o juiz da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas Vieira, e representante do Ministério Público Eleitoral.

Após apresentar ata em que coligava com Vane do Renascer (PRB), o diretório local protocolou pedido em que informou ter a maioria dos filiados ter feito opção pela petista. O protocolo foi apresentado ontem, 30, mesma data de publicação da sentença do juiz André Vieira no mural do cartório da 28ª Zona.

A coligação do candidato Vane do Renascer informou ao PIMENTA, por meio da assessoria, que não irá recorrer da decisão. No prazo final de registro das coligações e candidaturas, no início do mês, a direção do PSD local havia feito escolha por Vane, mas a direção estadual impôs o nome de Juçara.

Atualizado às 1840min

Tempo de leitura: 2 minutos
Juiz Antônio Carlos Moraes disse que será rigoroso (Foto Pimenta).

A definição do tempo no rádio e TV dos partidos e coligações nas eleições de prefeito e vereador em Itabuna somente será conhecida dia 7 de agosto, conforme anunciou o juiz da 27ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos Rodrigues de Moraes. Hoje, representantes de partidos e candidatos e de emissoras de rádio e televisão se reuniram com o juiz no Fórum Ruy Barbosa.

Segundo o magistrado, a impugnação da candidatura do prefeito Capitão Azevedo determinou a mudança. Antonio Carlos Moraes esclareceu dúvidas quanto à propaganda eleitoral no rádio, TV e internet. O juiz recomendou aos candidatos usar apenas sites pessoais ou de suas coligações de acordo com a resolução do TSE.

INTERNET NA CAMPANHA

Ao lado do chefe do cartório, Marcelo Brito, o juiz fez críticas à colocação de placas em locais públicos de uso comum em desacordo com a legislação, ao volume dos carros de som e à propaganda ilegal em blogs e sites.

“Os partidos serão notificados, assim como os blogueiros”, disse o juiz Antonio Carlos Moraes.  Acrescentou que três decibelímetros serão usados em locais públicos para fiscalizar os carros de som para que limitem o volume em 85 decibéis.

Já o chefe do cartório, Marcelo Brito, criticou o uso de emissoras de rádio AM para atingir adversários e elogiar candidaturas amigas, em Itabuna e cidades circunvizinhas. “As rádios também serão notificadas. Em caso de reincidência, serão aplicadas multas, cujo máximo é de até 100 mil unidades fiscais de referência (Ufirs)”, comentou Brito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatos a prefeito em Floresta Azul, Itacaré e Ibicaraí, no sul da Bahia. Os candidatos que tiveram registros indeferidos em Itacaré foram o ex-prefeito Jarbas Barbosa (PSB) e Dr. José Alves (PHS). Já em Ibicaraí, a atingida pela Justiça foi a ex-prefeita Monalisa Tavares (PRP).

José Alves teve a candidatura indeferida por ter conta rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ser considerado inelegível, conforme sentença do juiz da 203ª Zona Eleitoral, Eduardo Gil Guerreiro.

O ex-prefeito Jarbas Barbosa também ficou na mesma situação porque teve contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em Itacaré, foram deferidos apenas os pedidos das candidaturas de Tonho de Anízio (PCdoB) e Genilson da Silva (PT).

A candidatura de Monalisa Tavares (PRP) teve o registro indeferido também porque teve sua prestação de contas rejeitada pelo TCM e reprovada pela Câmara de Vereadores. Ela terá de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A rejeição de contas também levou a Justiça Eleitoral a não conceder o registro da candidatura do ex-prefeito de Floresta Azul, Carlos Amilton, o Garrafão. Os registros de Garrafão e Monalisa foram analisados pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, André Britto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna, Roberto Lima Machado, negou que esteja promovendo encontros com os prefeituráveis. Ele considerou equívoco a divulgação da agenda da candidata Juçara Feitosa (PT), que previa reunião com agentes de saúde e de combate a endemias na sede do Sindicato.

“Esclarecemos que a sede de nossa entidade não está aberta para apresentação de propostas de nenhum candidato”. O dirigente afirmou, ainda, que o sindicato não apoia nenhum dos candidatos, apesar de “respeitar e defender o direito de cada um dos seus diretores e diretoras, individualmente, terem suas preferências político-partidárias. Confira a nota do sindicato clicando no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição em ranking de inclusão digital. Divulgado hoje (31) pela primeira vez, o Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic) de Inclusão Digital mede o acesso das pessoas ao computador, à internet e à telefonia, segundo cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup.

De acordo com o índice, 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo. A média mundial é 49,1%. O país com maior índice de inclusão digital é a Suécia (95,8%), seguido pela Islândia e Cingapura, empatadas com 95,5%. Nas últimas colocações da lista, estão a Etiópia (8,25%), República Centro-Africana (5,5%) e Burundi (5,75%), todos no Continente Africano.

Na América Latina, Venezuela (62%) tem o maior índice de acesso às tecnologias da informação por pessoa, seguida pelo Chile e Uruguai, ambos com 55%. Na Argentina e na Colômbia, os percentuais são 54% e 51% respectivamente, acima do indicador brasileiro.

Na avaliação do economista da FGV e responsável pela pesquisa, Marcelo Neri, o Brasil está no meio do caminho em termos de inclusão digital. “O Brasil é um copo meio cheio ou meio vazio, depende da maneira como se vê”, disse, durante a divulgação dos dados. Para ele, nos próximos anos, o acesso ao telefone celular será decisivo.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um equívoco do jornal Tribuna da Bahia criou grande confusão na disputa eleitoral em Itabuna nesta terça. Segundo a publicação, nove candidatos a prefeito tiveram registro indeferido na Bahia.

A Tribuna cita o caso de Capitão Azevedo (DEM) e ouviu o advogado Ademir Ismerim, defensor do prefeito e candidato à reeleição em Itabuna. Mas a publicação de Salvador erra quando envolve Vane do Renascer (PRB) no rol dos candidatos com registro indeferido.

A verdade é que o registro de Vane ainda não foi julgado e a coligação do candidato, junto com o Ministério Público Eleitoral, foi quem pediu a impugnação de Azevedo.

A mistureba da Tribuna foi largamente usada por emissoras de rádio em Itabuna. É prato cheio para desembocar em indigestão eleioral.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Romarinho, preso pela PF.

Uma ação de policiais federais baianos e capixabas resultou na prisão do traficante Romário de Oliveira Brito, 24 anos, conhecido como Romarinho. Ele seria um dos líderes do comércio de drogas em Porto Seguro. Foi recapturado no domingo, 29, no município de Ibatiba, no Espírito Santo.

Romarinho estava em um automóvel VW Golf e apresentou documento de identidade falso, em nome de Gustavo Ferreira da Silva, segundo a Polícia Federal, informa o Radar64. Ele estava foragido há um ano e três meses da cadeia de Porto Seguro. O bandido conseguiu escapar da carceragem da Polícia Civil, junto com outros nove detentos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O sanfoneiro Pescoço de Mola faleceu nesta segunda, 30, vítima de complicações clínicas. O corpo do músico será sepultado às 14h no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Na foto cedida gentilmente por Luiz Carlos Júnior, Pescoço de Mola se apresenta numa das edições do Forró dos Comerciários, em Itabuna. O corpo do músico está sendo velado no SAF, ao lado do Campo Santo.

Clériston, filho de Pescoço de Mola, afirmou que o pai passou cerca de cinco meses entre hospital e residência. Ele havia perdido um dos pulmões e era também cardíaco. Itabunense de nascimento, “Pescoço” tinha 62 anos e foi registrado como Manoel Messias Nunes de Souza.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner afirmou que não existem obstáculos para a publicação do decreto que concede incentivos nacionais à indústria automobilística e reduz, gradualmente, o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de 36,5% para 6,5%.

No final de semana, a JAC Motors chegou a anunciar a suspensão de novos projetos no Brasil devido ao IPI alto para importados e o dólar na barreira dos R$ 2,00. Durante o programa Conversa com o Governador, Wagner disse ter certeza que o decreto da redução de IPI, que beneficia a JAC Motors, sairá em agosto.

– Eu tenho certeza de que a presidenta Dilma [Rousseff], focada em desenvolver a nossa região, publicará esse decreto, e a gente vai ter mais uma empresa automobilística, aqui, na Bahia, em Camaçari.

Wagner disse que todos os incentivos possíveis por parte do Estado estão “acontecendo”. O governador também comemora a geração de 30.300 empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano na Bahia. Confira o programa clicando aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Sócio-Estatística e a Gasparetto Pesquisa, ambas do sociólogo Agenor Gasparetto, vai aprimorar ainda mais o controle externo sobre as pesquisas feitas pelo grupo. As empresas decidiram informatizar a coleta de dados. Entrevistadores agora vão a campo com terminais eletrônicos com sistema Android.

Os terminais começam a ser utilizados nas pesquisas eleitorais feitas nesta semana, segundo Alda Pereira, da Sócio-Estatística. Como os terminais possuem sistema de localização GPS, é possível saber, com exatidão, se o questionário foi mesmo aplicado – e onde -, por exemplo.

A informatização também é forte aliada em períodos eleitorais, quando qualquer pesquisa é ou pode ser contestada.